sábado, março 02, 2019

A Rua Bonnie Brae na História do Avivamento Pentecostal Moderno


Rua Azusa, Los Angeles

Por João Cruzué



Assisti recentemente no Teatro Brigadeiro a peça Rua Azusa - O Musical, de Caique Oliveira. Gostei. É inevitável a entrada da cultura evangélica na dramaturgia brasileira por uma questão estatística. Hoje, 30% da população brasileira é de cristãos não católicos, são 70 milhões de pessoas potenciais consumidoras de cultura. A Companhia sob a liderança de Oliveira, se não for a primeira, é uma das primeiras que surgem neste cenário. 

Mas nosso principal assunto é outro. Se formos justos, a Rua Azusa ficou com a fama, mas o berço do avivamento pentecostal moderno, na verdade,  teve início na Rua Bonnie Brae nº 214. É isso que vamos ver, juntos.


Em maio de 2006 - há quase 13 anos,  publicamos no blog Escola Bíblica a biografia de William Joseph Seymour. Se não houve mudanças, o texto original de nossa tradução (na época) de uma página da Azusastreet.Org.  Analisando toda história, há algumas coisas que precisamos considerar para referenciar se  o começo do Pentecoste moderno veio da Rua Azusa ou da Rua Bonnie Brae.  Claro que isto é uma questão secundária, mas como temos compromisso com a verdade dos fatos, vamos apresentá-los e deixo a conclusão por sua conta.

Um pouco de história. 


ugindo da pobreza e da opressão da vida no Sudeste da Louisiana, Seymour deixou o lar em plena infância. Ele esteve trabalhando em Indiana, Ohio, Illinois e outros estados; possivelmente no Missouri e no Tenesse. Habitualmente trabalhava como garçom em hotéis das grandes cidades.

Foi na cidade de Indianápolis que Seymour se converteu, em uma Igreja Metodista.  Entretanto, se uniu ao movimento da Igreja de Deus Reformada em Anderson, estado de Indiana. Naquele tempo, o grupo era chamado "Os santos da Luz do Alvorecer". Ali, foi separado e chamado para ser pregador.

Em Cincinnati, estado de Ohio, depois de um surto quase fatal de varíola, Seymour se rendeu à chamada ministerial. A varíola o deixou cego de um olho e marcas na face.  Pelo resto da vida ele usou barba para esconder aquelas marcas.

Em 1905, Seymour estava em Houston, estado do Texas, quando ouviu pela primeira vez a mensagem pentecostal. Ele se matriculou na Escola Bíblica dirigida por Charles F. Parham que foi o fundador do Movimento da Fé Apostólica, sendo considerado por alguns, como o pai do reavivamento Pentecostal/carismático moderno, pois foi  Na Escola Bíblica de Topeka, estado do Kansas, que seus seguidores receberam o batismo no Espírito Santo com a evidência bíblica de falar em outras línguas.

Por causa das leis de segregação racial da época, Seymour foi forçado a se assentar no corredor, do lado de fora da sala de aula. O humilde servo de Deus suportou a injustiça com graça. Em poucas semanas ele se tornou bastante familiarizado com os ensinos de Parham, que observou que ele também podia ensinar. Entretanto, não recebera o batismo com o Espírito Santo com a evidência de falar em línguas.

Continuando.

Parham e Seymour dirigiam reuniões juntos.  Em Houston, enquanto Seymour pregava para auditórios negros, Parham pregava para brancos. Parham tinha planos de enviar Seymour para espalhar a mensagem da Fé Apostólica para os afro-americanos do estado do Texas.

Mas foi Neely Terry, uma convidada de Los Angeles, quem se encontrou com Seymour, quando ele pregava numa Igreja regular pastoreada por Lucy Farrar,  empregada da família de Parham no Kansas.

Quando Nelly Terry retornou a Los Angeles, persuadiu os dirigentes  da pequena  Igreja que frequentava para convidar William Seymour para ir até Los Angeles para uma reunião. Sua pastora, a Sra. Julia Huthinson,  foi quem oficializou o convite.

Foi assim que Seymour chegou a Los Angeles, em fevereiro de 1906.

Seus primeiros esforços para pregar a mensagem pentecostal foram impedidos.  Ele foi expulso porta à fora da igreja pastoreada pela Sra. Huthinson. Ela tinha suspeitas da doutrina de Seymour, pois  estava convencida de que ele pregava sobre uma coisa que ainda não tinha recebido.

Seymour mudou-se para a casa de Edward Lee, um zelador de um banco local. Dali, começou a ministrar para um grupo de oração que se reunia regularmente na casa de Richard e Ruth Asbery, na Rua Bonnie Brae nº 214. 
Bonnie Brae House  nº 216 - Los Angeles/Califórnia
O Sr. Asberry também tinha um emprego de zelador. A maioria dos adoradores eram afro-americanos, com algumas visitas ocasionais de brancos. À medida que o grupo foi buscando a Deus por reavivamento sua fome foi se intensificando.  

Finalmente, em 19 de abril, Edward Lee foi batizado no Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas. Quando as novas de seu batismo foram contadas aos crentes da Rua Bonnie Brae, um poderoso derramamento se seguiu. Muitos receberam ali o Batismo do Espírito Santo. Foi dessa forma que o reavimento pentecostal chegou à Costa Oeste.

O culto de oração daquela tarde poderia ser descrito assim: gente caindo pelo assoalho, parecendo inconsciente, outros clamavam e corriam pela casa. Uma vizinha, a Sra. Jennie Evans Moore, tocou piano sem nunca ter tocado antes.

Em poucos dias de continuo derramamento, centenas de pessoas se ajuntaram. As ruas ficaram cheias e Seymour pregava do alpendre da casa dos Asbery. Mas foi somente em em 12 de abril, três dias depois do derramamento inicial, que William Joseph Seymour recebeu seu próprio batismo de poder.

Como a casa da Rua Bonnie Brae nº 214 não mais podia receber tanta gente, rapidamente, o Pregador foi à procura de um local mais amplo abrigar a  igreja. 

Foi assim que eles encontraram um prédio localizado na Rua Azusa nº 312.



Meninas vestem rosa - Damares Alves - Meninos vestem azul


Por João Cruzué

Não importa o que a Ministra Damares Alves fale: a cultura sinistra sempre vai odiá-la. Políticos, jornalistas, comunistas, petistas e desavisados. Em uma imagem, vejo uma multidão de "Caco Antibes" seguindo atrás dela, gritando aquela frase asquerosa "CALA BOCA! DAMARES".


Meninas vestem rosa 
Red Carpet 2019

Meninos vestem azul
Red Carpet 2019

Por que meninos vestem azul e meninas vestem rosa? Não sei o contexto da frase da Ministra, mas acho que a moda é, antes de tudo, prática. 

Assim como não posso mudar o resultado de 2 + 2 mesmo que proteste, deve ser muito cansativo ficar respondendo se o bebê é menino ou menina quando seu macacãozinho é branco.
Já os crentes, são 30% da população brasileira, então, o tempo de papéis sociais secundários passou. Hoje, evangélicos estão  participando de todos os tecidos sociais, inclusive no cargo. Se democracia de verdade tem alternância de poder, e se todos são iguais perante a Lei, chegou a vez da Pastora Doutora Damares Alves.  

Esquisito seria, se toda sociedade a estivesse aplaudindo aplaudindo a Ministra.

Para quem discorda da frase da Ministra "meninos vestem azul e meninas vestem rosa", tenho boa sugestão:   pague o Datafolha para fazer estatística sobre a cor dos macacões de recém-nascidos.