quinta-feira, julho 26, 2018

Frida Vingrem e o Apóstolo Paulo: destinos bem semelhantes


Crédito da  foto: arquivo da CPAD
Frida Strandberg Vingren  (1891 - 1940)

Por: João Cruzué

Ultimamente, tenho dedicado pouco tempo ao Blog. Mas, fui compelido a voltar para deixar aqui o que comecei a pensar depois de uma semana para cá, depois da reportagem de Camilla Veras Mota publicada pela BBC News.  Comparando o texto da jornalista  com  o trabalho científico de conclusão do Curso de Teologia de Daisy Mota Ferreira Bispo, na Universidade Metodista de São Paulo, publicado no periódico DISCERNINDO - Revista Teológica Discente Metodista, percebi que há uma grande probabilidade de que há uma grande semelhança entre o sofrimento do apóstolo Paulo e de Frida Strandberg Vingren em seus últimos anos de vida. 


1. Para começar, vamos ao primeiro trecho, da BBC News:

"A história da missionária passou décadas esquecida e, nos últimos anos, vem sendo resgatada tanto na Suécia quanto no Brasil. Foi tema de livro, de tese de doutorado e voltou a alimentar o debate – atual e ainda polêmico – sobre o papel da mulher na Assembleia de Deus, a maior religião pentecostal do país, com 12 milhões de fiéis" 
(...)
"Em 1964, Pethrus fundaria o partido democrata-cristão sueco – o Kristdemokraterna (KD) –, de centro-direita. 
Diante dos reiterados pedidos de Frida, o líder afirma que seu trabalho no Brasil havia prejudicado a missão e dá-lhe um não definitivo. 
Ela levanta então recursos por conta própria e decide ir para Portugal.
Detida na estação de trem de Estocolmo, ela já sai com uma camisa de força em direção ao hospital psiquiátrico. 
A Igreja lhe tira a guarda dos filhos e doa todos os seus pertences. 
Para Kajsa Norell, é difícil dizer se, naquele momento, Frida realmente tinha algum tipo de doença psiquiátrica. "Ela estava esgotada, física e mentalmente, já tinha tido malária no Brasil e, provavelmente, sofria de alguma doença na tireoide". 
Em nenhum dos prontuários médicos, contudo, há o diagnóstico de que ela sofria de algum distúrbio mental"                    

2. Agora vamos a um excerto do trabalho científico de Daisy Mota Ferreira Bispo:

         (DISCERNINDO - Revista Teológica Discente Metodista)
"Com o falecimento do esposo, Frida sentiu o desejo de retornar ao Brasil com seus filhos, pedido rejeitado por Lewi Pethrus que considerava imprudência enviá-la novamente ao Brasil viúva e com cinco crianças . 
Então resolveu que partiria para Portugal onde trabalhava o missionário sueco Jack Hardstedt, mas em 1935 adoece, impossibilitando a viagem.  
Frida permanece enferma por seis anos interruptos. Seu filho Rubens a internou no Hospital Sanatório Langbro. Apenas Rubens e Ivar visitavam a mãe, pois só a partir de quinze anos de idade era permitido visitas. As três crianças menores foram acolhidas pela hospedaria missionária da Igreja Filadélfia. A ausência das crianças agravou ainda mais a sua saúde.  
Após dois anos internada, Frida passou a morar com o filho Ivar, mas não se recuperou e foi novamente internada, desta vez no Hospital Beckomberga. Sentia muitas dores no corpo e tristeza emocional, pelos rumores que transitava entre os pastores de Filadélfia, de que sua doença tratava-se de doença mental"

3. Minhas considerações.


Em1964 o pastor Lewi Petrus era a maior liderança pentecostal da Igreja Philadelphia na Suécia.  Ele esteve à frente da fundação do Partido Democrata-Cristão sueco o Kristdemokraterna. Ou seja, ora estava com o "arado", ora estava na militância política.  Lá em 1932, este mesmo pastor,  sabendo que Frida estava a caminho de Portugal, consentiu/mandou que alguém fosse até a Estação para buscá-la à força. Foi assim que ela veio contida, dentro de uma camisa de força, direto para um hospital psiquiátrico - traduzindo um manicômio.

Apóstolo Paulo, em seus últimos dias estava sozinho. Os judeus (religiosos) o achavam um herético, se não fosse o poder de Roma, já o teriam morto em Jerusalém. Muitos líderes cristãos da sua época o achavam um homem sem fé. Como poderia um filho de Deus, passar por tantos sofrimentos? Tal qual os "amigos" de Jó eles não criam que o sofrimento era algo que glorificava o Senhor. Na cosmovisão deles só o pecado ou a falta de fé causaria tanta má sorte.  Isto está muito claro em nas últimas cartas de Paulo, principalmente as endereçadas a Timóteo.

Diante desta simples comparação, ouso pensar que há mesmo uma grande possibilidade desta senhora ter sido imensamente injustiçada, perseguida, maltratada, internada à força como louca, privada da guarda dos filhos, expropriada de todos seus bens, e EXCLUÍDA da Igreja sob a liderança de um pastor que mais tarde veio a ser um militante político. Aquela aura de santidade dos "grandes" líderes missionários, parece-me que ficou muito chamuscada, pelo sol da verdade do meio-dia. Se isto, assim é, cumpriu-se em 2017  a palavra de Deus: Não há nada que se faça em oculto, que um dia não seja revelado!

Que vergonha! Agora, vamos ver se a minha Igreja, a Assembleia de Deus, vai ter coragem para reescrever algumas biografias. Bom exemplo não falta. Em toda a Bíblia, não há um personagem humano sequer que não tenha suas falhas expostas. Nada de ufanismo ou pseudo santidade.  Infelizmente, caro leitor, não importa a Igreja (organização humana) que pertença, a hipocrisia não foi patenteada pela Assembleia de Deus.

Santo e digno de honra e glória só o SENHOR JESUS!

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COMPLEMENTOS:

1. Fonte: mariosergiohistoria.blogspot.com

Mensagem de Frida Vingren no Mensageiro da Paz de Fevereiro de 1931:

"Despertemo-nos, para atender o chamado do Rei, alistando-nos nas suas fileiras. As irmãs das "assembleias de Deus", que igualmente, como os irmãos têm recebido o Espírito Santo, e portanto, possuem a mesma responsabilidade de levar a mensagem aos pecadores precisam convencer-se que precisam fazer mais do que tratar dos deveres domésticos. 

Sim, podem também, quando chamadas pelo Espírito Santo, sair e anunciar o Evangelho. Em todas as partes do mundo, e especialmente no trabalho pentecostal, as irmãs tomam grande parte na evangelização. 

Na Suécia, país pequeno com cerca de 7 milhões de habitantes, existe um grande número de irmãs evangelistas que sai por toda parte anunciando o Evangelho, entrando em lugares novos e trabalhando exclusivamente no Evangelho. Dirigem cultos, testificam e falam da palavra do Senhor, aonde há uma porta aberta. (Os que estiveram na convenção em Natal e ouviram o pastor Lewi Pethrus falar desse assunto sabem que é verdade). 

Por qual razão, as irmãs brasileiras hão de ficar atrasadas? Será, que o campo não chega, ou que Deus não quer? Creio que não. Será falta de coragem? Na "parada das tropas" a qual teve lugar aqui no Rio, depois da revolução, tomou também parte, um batalhão de moças do estado de Minas Gerais, as quais tinham se alistado para a luta." (MP 1º de fevereiro de 1931 p.6)



2. KAJSA NORELL (LIVRO LANÇADO NA SUÉCIA)

Versão para o Inglês: João B. Cruzué

Rewarded journalist about the poor savior! A wonderful story of Swedish origin A journey to the poor in the fools of God's church, there is no other dare to be at the beginning of the last century, two young Swedes landed on the Amazon River's beach in Belém in northern Brazil. They had no money, they had nowhere to live and they did not understand a word of what was said. But in a revelation, God had told them to go there. The story of Daniel Berg and Gunnar Vingren is now told as a story for the children of more than 10 million pingst friends in Brazil. Halleluja, Brazil! is the book about Daniel Berg and Gunnar Vingren but, above all, the eloquent people in the fools of the fools, for which the church they founded offers perhaps the only opportunity for a good life. 

Kajsa Norell has followed the congregation of God for several years, which is at the forefront of making the world's largest Catholic country a nation of tongue-telling popstresses. She has met Eduardo pastor who has a bullet from the bark war left in the body but now is a Christian warrior. She meets Sônia in a small community next to a dump that managed to build an organization that contributes to the supply of hundreds of women, yet explaining that the woman is in third place after Jesus and the man. We also meet those who are fighting for the money and the power and the perpetrators of the road, as the pioneer's wife, Frida Vingren, who was hospitalized and excluded from the Philadelphia Philharmonic Assembly.

Kajsa Norell has been sighted of teenage boys in shorts, linen, swimwear and automatic weapons on their way up to Rio de Janeiro's slum areas. For the church of God there are no other churches dare to establish themselves. There they play a decisive role for Brazil, which is becoming a modern country, not the way the pingst wetting affected Sweden. And in order to be elected, Brazil's new president, Dilma Roussef, had to promise not to enforce the requirement for legal abortion, although little girls often appear with stupid belly in Brazil's slum. 

What began in childish and simple belief 100 years ago, now affects the daily lives of 192 million Brazilians. Kajsa Norell is a radio and television journalist, active at Sveriges Radio. She discovered the 2006 Assembly of God when she lived in Brazil's capital, Brasília, and discovered that all she felt in the favelan was in the church founded by her compatriots. Kajsa Norell has been awarded the European Parliament's Great Journalist Prize 2010 and the Vilhelm Moberg Scholarship 2000. It is her debut. That's why I'm giving out Halleluja, Brazil !: 

It's an incredibly exciting trip she made, journalist Kajsa Norell. I myself have always been interested in reading about everything that I do not dare or have the opportunity to do. Knowing that I will have an experience-like reading trip with Kasas book / Annika CHARACTER: Kajsa Norell TITLE: Halleluja, Brazil! CIRCUMSTANCES: Hanne Lindberg COLLECTION PHOTO: Charlotte Strömwall EXECUTIVE: Inb 320 pages Published in September 2011 ISBN 978-91-86603-07-6















quarta-feira, julho 25, 2018

A influência da pós-modernidade na Igreja atual

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"metamorfose ambulante"
AUTOR:  JOÃO CRUZUÉ
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Este post foi inspirado em um sermão pregado pelo pastor Américo, no dia 21 de junho 2015. Vou desenvolver o assunto a (má) influência do pós-modernismo na Igreja Evangélica de nossa época a partir dos três aspectos citados pelo pastor: Pluralismo (de verdades) Relativismo (tanto faz) e Antropocentrismo (teologia da prosperidade). Vou utilizar alguns conceitos simples de uma fonte de pesquisa não científica - a Wikipedia). E para  fazer isso um pouco mais denso, fui buscar subsídio no portal da Social Science Research Network (SSRN),  minha fonte internacional de artigos para pesquisa científica.  De forma bem simples: vou escrever sobre a influência negativa da cultura e dos valores mundanos dentro da nossa Igreja Evangélica.

Podemos começar falando sobre o Iluminismo. Segundo Immanuel Kant, 

"O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução [atitude] e coragem para se fazer uso do entendimento, independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Ter coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do iluminismo."

O iluminismo é uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos têm condições de tornar este mundo um lugar melhor. O que pode ser feito pela introspecção, livre arbítrio, espírito voluntário e engajamento político-social. Isto pode ser exemplificado da seguinte forma: de acordo com a pesquisa de SOARES, Evanna  (2011):

"O iluminismo forneceu inspiração teórica para a condenação da escravidão adotada pelo antigo regime, mas não se mostrou forte o suficiente no Brasil para apressar o fim da exploração da mão de obra servil. Os ideais de igualdade e liberdade que ecoaram da Revolução Francesa penetraram na intelectualidade brasileira de forma lenta e com pouca intensidade, a ponto de tolerar a ambiguidade de apregoar o discurso liberal, mas praticar e apoiar-se no trabalho escravo."

Isto quer dizer que na Europa de Spinoza, Locke e Isaac Newton e, depois, Diderot, Voltaire e Motesquieu o Iluminismo trouxe um pensamento novo para a sociedade. No que tange à escravidão, foi através da força dele que os grilhões foram quebrados. Pessoas lutando para fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Depois do Iluminismo veio o Positivismo.

Positivismo parte do princípio de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. O culto à ciência; desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. O que não puder ser provado pelo método científico são considerados crendice e vãs superstições, área de domínio teológico-metafísico.

Para os positivistas, o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços a ciência, o único caminho capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores pensavam existir na vida depois da morte.

A pá de cal sobre o positivismo veio recentemente no projeto de sequenciamento do do DNA humano, através do Projeto Genoma. Explicando: o que era para ser o eureka do código d humano acabou trazendo mais dúvidas. A frustração da sociedade veio da convicção de que a  tal Ciência, a partir do final do século XX não tem as repostas para todas as perguntas. Se no período do obscurantismo, o conhecimento científico foi censurado, tolhido e ameaçado pela religião católica, agora, tendo conquistado sua liberdade, a Ciência percebeu que é ignorante em muitas áreas, principalmente na Biologia e na Medicina. Assim, o deus-ciência perdeu um pouco da sua arrogância.

Segundo a pesquisa de CARDONA e CRUZ (REVISTA INTERNACIONAL ADMINISTRACION , 2014):

O contexto histórico atual corresponde ao pós-modernismo (início depois da segunda metade do século XX), que tem sua origem na Europa, se fortalece nos Estados Unidos e atinge a América Latina pelo contágio ou reflexo devido à globalização e relação econômica, política e cultural americana. A pós-modernidade surge com a perda da confiança em projetos de transformação das sociedades, onde o futuro é sacrificado por um presente livre de compromissos, despreocupado e relativista (tudo depende e tudo vale)

A pós-modernidade se caracteriza por uma rejeição às ideias de grandes proporções, a aversão a comprometer-se com um sentido único da vida, pela subordinação do comum ao individual, proclama o predomínio do sentimento sobre a razão. Não se apega a nada nem sequer a seus próprios critérios, apud SEVERIANO (2005, p. 13)

O consumismo conserva uma estreita relação com o hedonismo, comportando-se este último como facilitador para os produtores. O consumo pós-moderno  é uma atividade que transcende o uso ou a compra de produtos e serviços, é mais que um intercâmbio de valor comercial. É um atividade individual e social, que permite ao indivíduo o desfrutar de coisas para satisfazer suas necessidades, seus desejos, mas também lhe traz o sentido de pertencimento a um grupo determinado, ou ao menos pretendê-lo. 

Por isso, o indivíduo entra em uma compulsão de ter, comprar, renovar modelos e aparelhos para continuar sendo reconhecido e apreciado pelos amigos e por si mesmo.


O pós-modernismo trouxe a ideia de um pluralismo de verdades. Já no capítulo 18, v.38 do Evangelho segundo São João, Pilatos desdenha da afirmação de Jesus, respondendo: "O que é a verdade?" e nem esperou pela resposta. Jesus tinha dito: "Todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz". Ao considerar a existência de múltiplas verdades, a verdade primeira foi relativizada pelo pensamento pós-modernista. E o que é a verdade absoluta: Está em João 14.6 : "Disse Jesus: Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". Ou seja, o único Deus existe, e para haver uma reconciliação individual com Ele, o caminho é Jesus, e o como fazer é ouvir o que diz a Palavra de Deus.

O que há por trás desta ideia falsa de pluralismo de verdades? Meu sentir é que o pós-modernismo quer dizer isto: Todos os deuses de qualquer religião são caminhos possíveis e verdades relativas para o homem. Dessa forma, fica excluída a existência de um Deus único.

Quanto à relatividade, conta-se que Einstein certa vez procurou explicar a Lei da Relatividade mais ou menos da seguinte forma: Fique uma hora com a pessoa amada e vai parecer que ficou só um minuto; coloque a mão no fogo por um minuto e vai parecer que ela ficou uma eternidade. O pensamento da relatividade das coisas vai de encontro ao princípio mais elementar defendido sem concessões pelos Apóstolos Paulo, Pedro e João.

Estamos falando do erro doutrinário. O combate às novidades heréticas que tentavam desconstruir a fé dos novos convertidos era a segunda prioridade de Paulo. A primeira era pregar o Evangelho e a segunda, a defesa da fé. Os três apóstolos sabiam que o fermento, mesmo em pequena quantidade, com o tempo iria apodrecer toda a massa. Quando a Igreja da nossa época permite a pregação de várias heresias em seus púlpitos, por exemplo, o uso da teologia da "prosperidade", ou seja, aquela palavra que dá comichão nos ouvidos dos crentes, está implicitamente considerando que o Evangelho é uma verdade relativa ou uma pluralidade de verdades. Desta forma, a vontade de Deus é encoberta aos olhos e ouvidos dos fiéis. 

Depois do pluralismo, do relativismo, a terceira onde de ataque à Igreja Evangélica é feita pelo antropocentrismo. Uma igreja-de-faz-de-contas para uma congregação inclinada a ouvir aquilo que lhe agrada aos ouvidos. Isto é o que a teologia da prosperidade faz: a relativização do Evangelho. Um evangelho falsificado que produz um pseudo-crente que não tem nem mesmo certeza da salvação, mas, que por outro lado, economicamente é um grande negócio. A mensagem da prosperidade coloca no centro as necessidades do homem e o Evangelho cede lugar aos textos e personagens do Velho Testamento. A palavra mais citada é "vitória".

Por trás deste evangelho da prosperidade há um jesus cristo falso, um gênio, que ao esfregar da lâmpada, está pronto para atender aos desejos de carros, casas, negócios e empresas.

O pluralismo, o relativismo e o antropocentrismo são as cunhas do pós-modernismo para rachar a comunhão da Igreja com o Cristo. Estas três armas trabalham como a ação de um veneno, lenta e gradualmente, causando a inversão de valores morais.

Nicodemos foi de noite até Jesus e, surpreso, perguntou: Como pode o homem nascer de novo, sendo já velho? Ou como pode tornar ao ventre da sua mãe, para tornar a nascer? Nicodemos fazia parte do Sinédrio, o Conselho político-religioso da sua época. Ele estava tão associado a pessoas ímpias e incrédulas que não tinha a menor noção do que seja a regeneração, a obra do Espírito Santo feita no coração de quem aceita o senhorio de Cristo.

Em Mateus 7.14 está escrito: E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. A porta é Jesus. A porta estreita é o novo nascimento, a regeneração. O caminho para a salvação é Jesus. O caminho apertado é a santificação. Sem regeneração e sem santificação ninguém receberá a vida eterna. Uma pessoa regenerada não estará pensando em carros e mansões, mas em aprender a palavra para conhecer o propósito de Deus para sua existência. Uma pessoa que procura andar no caminho da santificação (jejum, oração, sinceridade, retidão e distância do mal) procura chegar mais perto do Senhor Jesus, a fim de prestar um serviço perfeito na obra de Deus.

Quando as portas da Igreja se abrem para a cultura do pós-modernismo, a regeneração é  algo incompreensível, o caminho estreito é substituído por um atalho "intermediário" e os costumes dos adolescentes e jovens da Igreja passam a incorporar, naturalmente, a forma mundana de namoro. O prazer vai na frente e a santificação na berlinda. Os pastores não se importam em combater os evangelhos falsos, passando até a pagar altas quantias para ter os maiores pregadores de prosperidade nos eventos principais da Igreja. 

Sem sal e sem luz, a sociedade ficará exposta aos ventos da pós-modernidade que a cada estação trazem novidades chocantes. Por exemplo, hoje, a consagração mundial do casamento homossexual. Amanhã, conforme previsto no livro "Os quarenta anos finais da terra" o casamento entre pais e filhos. O que de  mais podre houver no coração do diabo, é isto que ele vai revelar às mentes desviadas.

Que Deus tenha misericórdia de nós.





1. SOARES, Evanna. Abolição da escravatura e princípio da igualdade: reflexos na legislação do trabalho domésticoRevista Jus Navigandi, Teresina, ano 16n. 28356 abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.

Evanna Soares: Procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho na 7ª Região (CE). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA, Buenos Aires). Mestra em Direito Constitucional (Unifor, Fortaleza). Pós-graduada (Especialização) em Direito Processual (UFPI, Teresina).
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2 EL CONSUMO EN LA POSTMODERNIDAD
Madeline Melchor Cardona, Universidad Autónoma de Occidente
Carmen Elisa Lerma Cruz, Universidad Autónoma de Occidente
REVISTA INTERNACIONAL ADMINISTRACION & FINANZAS ♦ VOLUMEN 7 ♦ NUMERO 1 ♦ 2014
http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2327901






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