quinta-feira, fevereiro 05, 2015

A missão integral da Igreja Cristã

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PR. VALDIR RAUL STEUERNAGEL*

Compilação de João Cruzué

O QUE VEM A SER MISSÃO INTEGRAL?

Sempre temos uma pergunta, sobre o que é Missão Integral. Mas em última análise, ela é nada mais do que ouvir o chamado de Jesus uma vez mais, e a obediência e o seguimento a este chamado uma vez mais.

Jesus nos chama para estarmos com Ele. É a pergunta da relação. Jesus nos chama a pregarmos o evangelho, é o anúncio das boas novas. Jesus nos chama a expulsar os demônios. É o anúncio da libertação. Jesus nos chama para curar os enfermos. É a possibilidade de vermos o Shalom da saúde.

Missão integral é a forma que nós temos e buscamos de juntar tudo isto para que o nosso seguimento a Jesus seja o mais profundo, o mais bonito, o mais intenso possível. Jesus nos chama de uma forma integral. Chama toda a nossa vida e nos chama por toda nossa vida. A Missão Integral quer responder a este chamado de Jesus. Envolvendo toda nossa vida e a vida de toda Igreja. A vida de todas as pessoas.

A missão integral é um jeito de respondermos a nossa vocação para sermos cidadãos do Reino de Deus no mundo de hoje. Cidadãos do reino de Deus na nossa sociedade, nas nossas comunidades, nas nossas Igrejas, famílias e pessoalmente falando. Juntando tudo isso em termos de como nós respondemos à missão que Deus nos tem confiado no mundo de hoje.


QUAIS SÃO OS AVANÇOS E RETROCESSOS NO BRASIL?

A segunda pergunta tem a ver com a Missão Integral na vida da nossa Igreja aqui no Brasil. É interessante que nossas respostas ao Evangelho de Jesus Cristo, ao seu chamado, acabam sendo sempre parciais. E também é verdade que sempre buscamos novamente por respostas completas

Paulo fala sobre isso, não é verdade? Paulo fala que nós não as alcançamos agora, mas que estamos sempre em busca. Assim também na nossa Igreja aqui no Brasil, nas diferentes Igrejas deste nosso país, temos muita gente servindo a Jesus Cristo de forma de intensa, de forma bonita, de forma integral. Nas comunidades, nas periferias. São pequenos projetos, pequenas Igrejas, programas de desenvolvimento comunitário que fazemos em nome do Evangelho. É uma nova geração que desperta para a compreensão do Evangelho que seja para a vida toda e que envolva toda vida. Nós celebramos estes sinais no Brasil de hoje.

A Missão Integral também encontra desafios, quem sabe poderíamos dizer que dois dos grandes desafios de hoje são: 1) aquilo que chamamos de Teologia da Prosperidade. Essa ênfase, esta onda que está nas nossas igrejas e que nos impede de ver um E evangelho todo e para a pessoa toda e para todas as comunidades e que de alguma forma materializa apenas o Evangelho essa é uma grande tentação. 2) A outra grande tentação é desencarnar o Evangelho. É fazer dele uma batalha espiritual que não tenha a ver com as estruturas pecaminosas na sociedadade, quando nós precisamos de uma batalha espiritual que tenha a percepção das nossas estruturas, dos nossos vínculos, das nossas relações pecaminosas.

Assim quando procuramos seguir a Jesus Cristo, hoje, tentamos vencer essas tentações, tentamos dizer não, para estes caminhos que nos levam, em última análise, para longe do Evangelho de Jesus Cristo. Voltando-nos sempre e novamente para uma Missão Integral que se encarne na vida das pessoas, das comunidades, das comunidades pobres abandonadas desse nosso país.

O que eu mais celebro no Brasil de hoje é isso: este evangelho que ganha corpo na periferia. É este evangelho que abraça uma geração nova e uma geração nova que abraça este Evangelho, numa expressão nova de obediência ao chamado de Jesus Cristo.

O forum de missão Integral realizado aqui no Brasil no ano passado foi um sinal nesta direção e nessa direção nós precisamos seguir

Fonte: www.youtube.com/watch?v=RXR48kAG_MA


Pastor Valdir Raul Steuernagel é pastor da Igreja Luterana. Entre outras funções, já foi diretor mundial da World Vision. Quem já ocupou um cargo desses, dispensa apresentações. Tive a oportunidade de vê-lo em ação na abertura do  Congresso de Missões da Igreja Batista do Morumbi em outubro de 2008, falando sobre a incapacidade da humanidade em lidar com processos demoníacos destruidores - como em Darfur no Sudão. Não imaginava que um Pr.Luterano tivesse tanta substância pentecostal em suas palavras.

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O encontro de Jesus com a mulher samaritana

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Jesus e a mulher samaritana, junto ao Poço de Jacó.
João Cruzué

Dizem alguns comentaristas, que Jacó perdeu tempo armando suas cabanas em frente a Siquém, na terra de Canaã, pois teria sido melhor ir direto para Betel. Eles podem estar certos de muitas coisas, menos por uma. Siquém foi  o primeiro lugar onde Abrão pousou, quando seguia de Harã a caminho da Terra Prometida. Se Jacó tivesse seguido direto para Betel, sem passar por Siquém, dizem os estudiosos que teria evitado o assédio de Diná e a fúria sanguinária dos filhos Simeão e Levi. Mas, mesmo tendo aparentemente "errado" ao assentar acampamento diante de Siquém, Jacó cumpriu os planos de Deus, ao cavar ali  o famoso poço que supriu com água potável a família e o rebanho, cerca de 1750 anos antes de Cristo.

Quase dois mil anos depois, o Senhor assenta-se  à beira do poço ao meio-dia, cansado e espera. Então, descendo em busca de água a mulher samaritana teve um encontro com Jesus. 

Era estranho que ele, sendo um judeu, quebrasse os costumes locais e começasse a conversar com ela, pedindo para que lhe desse de beber; ela estranhou a ausência de preconceito.

Aquela conversa, um diálogo simples entre Jesus e a samaritana mostra  o propósito de Deus em fazer um novo concerto com a humanidade perdida em males e pecados. Que testemunho, ou que mérito possuía aquela mulher para que em toda Samaria, somente ela recebeu a visita do Salvador? 

Nenhum. 

Pela revelação de Jesus, ela era uma mulher carregada de adultérios. Seu costume era tomar o marido de outras mulheres. Mesmo assim, o amor de Deus se mostra pleno nesta conversa: Mulher, se tu soubesses quem lhe pede água para beber, você é que lhe pediria água, a água da vida, uma água que mata a sede de uma pessoa pelo resto da vida, de forma a que nunca mais tenha sede.

Jesus não disse àquela mulher que ela era uma pecadora, digna do fogo do inferno. Apenas estava interessado em lhe oferecer água da vida e depois lhe dizer que  tempos viriam em que os verdadeiros adoradores adorariam a Deus em espírito e em verdade.

A água de que Jesus estava falando era o Espírito Santo. Quem recebe o Espírito verdadeiro de Deus, nunca mais terá um vazio dentro de si, mas uma fonte de água viva que salta para a vida eterna. E para receber este Espírito que traz uma alegria e satisfação plena, basta arrepender-se sinceramente dos maus caminhos e buscar a presença de Deus.

Quem fuma maconha, sempre vai precisar de  outro baseado. Quem usa cocaína, sempre vai ser escravo do pó. Quem cai no vício do crack, sempre vai precisar de mais uma pedra. O vazio nunca diminui. Mas quem aceita Jesus e se arrepende de coração, tem a promessa de Deus de receber o Batismo no Espírito Santo. E quando isso acontece, não  há mais vazio  nem sede.

Jacó cavou um poço em Siquém para dar de beber à família e o rebanho há 3.750 anos. Jesus, à beira do Poço de Jacó, revelou que existe uma outra água; que Ele é o dono do poço desta água viva, e que ao beber dela, a pessoa nunca mais terá sede, e além disso, seria ela mesma uma fonte de água viva para matar a sede de outros. E nestes "outros" estão incluídos todos os tipos de pecadores - de Paulo a João Cruzué, incluindo a própria mulher samaritana. 


TEXTOS BÍBLICOS 

Apocalipse 21:6: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.  

Apocalipse 22:1: E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.


Apocalipse 22:17: E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.