domingo, março 23, 2014

Por falta de Governança Petrobrás perdeu 43% do valor em sete anos.


Petrobrás 2014
JOÃO CRUZUÉ

No curso de Pós-Graduação, meu professor ensinou que as boas práticas de governança corporativa agregam valor a uma empresa. Isto não é o que está acontecendo na Petrobrás. Se você olhar a tabela e depois o gráfico, vai verificar que em 2006 uma ação valia R$24,55 e que  23 de março 2014, vale R$ 13,99 reais. Por ser um ano eleitoral, o preço dos combustíveis vão ser mantidos do jeito que está. Com mais um ano de roubalheira e má administração, esta empresa quebra. E junto com ela, toda a credibilidade dos negócios brasileiros. Quem é que vai querer colocar seu dinheiro nas ações de empresas de um país onde sua maior companhia está fazendo água?



Agora veja os efeitos de uma política estratégica temerária no gráfico:



Trocando em  miúdos, de dezembro de 2006 a março de 2014, em pouco mais de sete anos, a Petrobrás perdeu 43% do seu valor patrimonial. Se isto não é uma péssima administração, por favor me digam então o que é! Até petróleo estamos importando. 

Cadê os bilhões de barris de petróleo do pré-sal? 

Sabe de uma coisa, foi tudo conversa fiada para vencer  as eleições de 2010, quando disseram que a Petrobras era nossa. Se é mesmo, porque esta empresa está fazendo água? 

De quatro em quatro anos ouço as mesmas palavras: estão querenda privatizar a Petrobrás, e nos não vamos deixar, porque ela é nossa. E este "nossa" não é a mesma coisa que ser do povo brasileiro. São apenas conversa para pobre dormir bem. Agora, se usassem a mesma energia que usam para roubar a e da empresa, aí sim, teríamos razão para dizer que o petróleo é mesmo nosso.  Nosso, o caramba!


.



.

sábado, março 22, 2014

A voz de Deus e o voo 370 da Malaysia Airlines


Cockpit do Boeing 777
JOÃO CRUZUÉ

Era sexta-feira, dia 07 de março de 2014.  Perto da meia-noite, um Boeing 777 da Malaysia Airlines decola com 227 passageiros e 12 tripulantes de Kuala Lumpur, Capital da Malasia, com destino a Pequim, Capital da China. Quarenta minutos depois da decolagem, o avião comunica à Torre de controle da Malásia que estava "tudo bem". Foi a última frase que se ouviu de uma pessoa com vida dentro daquele avião. O que aconteceu depois, ainda ninguém sabe, a não ser que o avião estava fora de rota. Em lugar de viajar para o Norte em direção a Pequim, ele seguiu para o Sul em direção ao nada no meio do Oceano Índico.

Uma coisa está fora de questão: Para mudar 180º na rota, alguém digitou de forma incorreta quatro algarismos. Apenas isto.  E tendo isto acontecido, depois de sete horas de voo em direção oposta, pelas notícias e fotos de satélite,  não foi em Pequim que o Jato 777 pousou, mas no meio do Oceano Índico em algum lugar entre a Austrália e o Sul da África.

Crash MH370 Flight

Este triste acidente, que comove principalmente a China,  é o fato análogo que vamos usar, hoje, para nossa meditação. Vamos meditar sobre o voo de muitas Igrejas, lotadas de crentes, tendo na cabine um piloto que pensa que seu sucesso ou seu carisma é suficiente para pousar a nave nos portões do paraíso.  E o reverso desta meditação, também é: você tem certeza de que na cabine do piloto da sua Igreja existe um líder que anda na direção de Deus? Ou ainda, na esfera individual: Será que você está mesmo indo no rumo espiritual certo?

Muita gente estranha o fato de que nenhum contato, nenhuma ligação de celular, nada, depois do comunicação do co-piloto, de que estava "tudo bem". Os especialistas dizem que, além da proibição de manter aparelhos celulares ligados,  na altitude de 10 mil metros não há torre de celular. Além disso, um veículo a mais de 900 km por hora também dificulta qualquer contato. E mais, no meio do Oceano Índico,  os "poderosos" smartphones não passam de aparelhos mudos. Mesmo com tanta tecnologia, ela não não foi de serventia alguma.

Em 1990, aconteceu algo parecido, com o vou Voo 354 da Varig. A rota era São Paulo - Belém do Pará, com escalas em Uberaba, Uberlândia, Brasília e Marabá. O voo foi tranquilo até Marabá, quando o avião chegou às cinco da tarde. Daí para frente, o piloto digitou quatro números e uma vírgula, no computador do avião, e foi tranquilamente assistir o jogo da Seleção Brasileira, nas eliminatórias da Copa contra o Chile. Era sete de setembro de 1990. Em lugar de digitar 027,0, a história mostra que foi digita 0270. E por causa de uma simples vírgula em lugar de ir para Belém do Pará, o avião tomou o rumo Oeste. Tendo acabado o combustível, o comandante aterrizou no meio da Selva do Xingu, matando 13 pessoas.

Fato semelhante deve ter acontecido no acidente do voo MH370 da Malaysia Airlines. O rumo da viagem é digitado no computador. A partir do momento que estes números são inseridos o avião faz tudo sozinho. Até chegar perto do aeroporto, quando o piloto retoma o controle.

Um simples ponto ou uma minúscula vírgula pode decidir o destino de centenas de pessoas dentro de um avião.

Nos dias do ministério de Jesus, os discípulos estavam no nave do Templo em Jerusalém. Admirados com a construção daquela magnífico santuário, eles comentaram sobre a beleza daquelas pedras para Jesus. E ele, respondeu indo de encontro à opinião deles e disse bem claro que não ficaria  pedra sobre pedra naquela construção. E disse que não passaria aquela geração sem que se cumprisse a sua palavra. Quarenta anos depois o Templo foi destruído. E por que foi destruído? Porque os guias espirituais de Israel naquela época estavam fora de rumo! 

Recentemente ficamos perplexos diante do escândalo que aconteceu na Igreja Assembleia de Deus da Coreia do Sul. A igreja do grande CHO. E por que aquele homem que começou tão humilde, e foi tão usado por Deus, caiu de uma forma tão vergonhosa? Certamente porque em algum tempo ele colocou uma vírgula a mais, ou a menos, sobre a voz do SENHOR.

A Bíblia diz que diante da soberba vem a queda. A soberba é querer ser Deus. Tomar com sua a Igreja que é do SENHOR.  E a queda vem sobre um tripé de três escândalos: poder, dinheiro e adultério.

O apego ao poder é o primeiro sinal de perda de direção. Deus quer que o líder religioso desça, para que ele o coloque no monte. Mas quando este líder vai para o monte por conta própria, Deus derrubá-lo no pó de um escândalo, para que conheça de novo a humildade.

Mas o apego ao poder costuma não derrubar sozinho um homem que está na cabine da presidência de uma Igreja. Por contrariar a palavra de Deus, agora, ele está nas mãos do diabo (o primeiro soberbo). É por isso, que a queda de um pastor soberbo vem por um escândalo financeiro, por um escândalo sexual ou pelos dois juntos. 

E o que é uma simples  vírgula? Uma mínima coisa.

Uma mínima desobediência é o bastante para mudar o rumo da vida  um grande servo de Deus. É como se fosse uma brecha, para que o diabo coloque naquele coração um ovo de serpente. Pelos frutos do espírito e que se conhece um verdadeiro cristão. Também, é pelos desejos da carne que se percebe que alguém está moldando  seu caráter na pessoa de seu mentor. Era por isso que Jesus muitas vezes chamou os fariseus de filhos do diabo.

Deus está falando neste momento de perplexidade de uma nação de mais de 1,3 bilhões de pessoas.De perplexidade de 7 bilhões de pessoas.

É comum as pessoas generalizarem a respeito de religião dizendo que "Todos os caminhos levam a Deus".

Será?

Eu digo que não. Se você digitar no seu coração ou na sua mente os números trocados, em lugar de chegar a Deus, você pode descobri tardiamente que foi enganado. Que estava sendo tangido pelas idiossincrasias de outros. A vida espiritual de cada um de nós é de responsabilidade pessoal. Se você estiver procurando por Deus, vai encontrar a porta e o caminho.

A porta e o caminho é Jesus. Foi ele que disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Também ele disse: Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim salvar-se-á. E disse mais: Todo aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora. 

Esteja preparado para a  meia-noite. Da mesma forma que os passageiros do voo MH 370 embarcaram, sem saber, para a última viagem de suas vidas, fique atento a a realidade de sua vida espiritual. Confira se você está indo no avião do "maria-vai-com-as-outras". Fique atento aos sinais da Palavra de Deus.