quarta-feira, setembro 10, 2008

Nietzsche e o livre arbítrio

Friedrich Wilhelm Nietzsche
(1844 - 1900)

"A doutrina da vontade foi inventada principalmente para
punir, isto é, com a intenção de encontrar um culpado...
Hoje que entramos nesta corrente contrária e nós os
imoralistas, trabalhamos com todas nossas forças
para conseguir que desapareça mais uma vez do
mundo a idéia da culpabilidade e de punição
"
Nietzsche
João Cruzué


Nietzsch disse em "Crepúsculos dos Deuses" que os teólogos inventaram a idéia do livre-arbítrio para tornar a sociedade responsável por seus próprios atos ou como ele diz: "Dependente dos teólogos..." Então para restabelecer a inocência do devir a idéia de Deus deve ser negada, e não existindo Deus, não existe responsabilidade, e concluindo assim, diz ele: "Salvamos o mundo."


É muito interessante saber que Nietzsche morreu louco. E mais interessante ainda é saber que ele é o filósofo mais lido da atualidade. É a Bíblia que diz no Salmo 49 v.13: "O caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras."


Foi Drummond quem certa vez conjecturou mais ou menos isso: "E se o céu for de verdade, e a vida um vestibular?" 

Com formação em Teologia e Filosofia na Universidade de Bonn, Friedrich Wilhelm Nietzsche em desespero tentava negar a causa para que, como em passe de mágica, não existisse as conseqüências. Entre a idéia de que Deus existe de fato e outra idéia de que Ele não existe, ainda assim entre as duas existe uma área de dúvida. Não vemos o vento, mas ele existe; não vemos o amor, mas ele existe; não podemos pegar a luz, mas ela existe, não temos mais a companhia dos entes queridos mortos, mas eles estiveram conosco.


É preciso muito mais "fé" para um ateu crer que tudo veio de uma ameba, do que crer que Deus criou todas as coisas. Michael Behe em seu livro "A caixa preta de Darwin" escreveu: "acreditar que o Homem com toda a complexidade dos sistemas de seu corpo é apenas o produto de mutações genéticas a partir de uma ameba, é o mesmo que acreditar que uma tábua de madeira, uma mola e um gatilho de arame, evoluíram e se juntaram sozinhos até formar uma ratoeira."


"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" O que é o bem? O bem é algo que todos querem para si. E deixar de fazer o bem? Isto já inerente àquele que tem condições de fazê-lo, pode fazê-lo, mas não o faz ou por indolência ou por vingança ou por maldade. Fazer ou deixar de fazer - livre-arbítrio. Venha (sempre) a nós, e ao vosso reino, talvez ou nunca. Como na Aritmética juntando dois com dois dá quatro, o semear do homem deve produzir uma colheita.


Se a idéia de Deus e do pecado fosse apagada de entre os homens, julga Nietzche que a humanidade voltaria à inocência. Matando, praticando a pedofilia, o incesto, qualquer coisa sem limites, sem culpa e sem punição - inocentemente. Uma sociedade com características assim teria curta duração, aniquilaria a si mesma sem nenhum constrangimento. Pelo menos Deus tem uma promessa de vida eterna para quem os que aceitam uma reconciliação através do caminho que é Jesus Cristo. Que futuro e promessa têm os que não crêem? A resposta é: nenhum! É o Apóstolo Paulo quem escreveu no Livro de Romanos: "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus", mas logo a seguir: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Deus é o criador, o designer, a Lei Moral não foi dada com o objetivo de punir e matar, mas para preservar a humanidade do próprio auto-aniquilamento. Um carro de fórmula um sem os freios.


O Deus que conheci não é um carrasco. Tem sido para mim um pai amoroso, aberto ao diálogo, disposto a ser provocado para se deixar achar. Aceitar um monte de baboseiras como verdades absolutas com base em idiossincrasias alheias é aceitar que a chama do fogo é fria. Foi o Profeta Jeremias quem escreveu esta frase cuja autoria é de Deus "Clama a mim, e responder-te-ei; anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."


Para alguém provar que Deus existe, primeiro teria que orar. Dialogar com Deus. Não com instinto zombador, pois onde não há o mínimo de sinceridade também não haverá respostas. O Deus que conheço aceita o diálogo. Se alguém, por pior que seja, trancar a porta de seu quarto, e ali sozinho conversar com Deus,  expor suas dúvidas e pedir uma prova de sua existência, pela experiência que tenho não vai ficar decepcionado.


Deus é amor. Por que Nietzsche enxergava nele um carrasco? Uma decepção amorosa? Conflitos familiares? Uma vida manipulada pela mãe? Um amor incestuoso para com a irmã? É que ponto da sua vida o teólogo passou a hostilizar os teólogos? A partir do momento que encontrou a "verdade" e se libertou da idéia de Deus? Ou a semelhança de tantos teólogos modernos foi entristecendo e apagando o Espírito de Deus em sua vida ao ponto de dar lugar a um espírito maligno?


Eu creio que a loucura que levou Nietzsche à morte tinha uma natureza maligna. Se ele se torno o filósofo mais lido atualmente, nisso não há nenhuma surpresa: a humanidade também está caminhando para a loucura. Uma multidão de néscios, todo dia, estão por aí dizendo :"Deus não existe", o pecado é uma invenção barata para nos culpar e punir. Queremos de volta nossa inocência. Enquanto isso matam, roubam, bebem, praticam a pedofilia, matam os próprios bebês, matam os próprios pais. O que é isso? Pergunta a sociedade. Eu vou responder: deve ser a "inocência"...


Temos a capacidade, sim, de decidir a partir de escolhas pessoais. "O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom" Jó 34:4.


João Cruzué
SP 10.09.2008
cruzue@gmail.com


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O Salmo 43 - uma mensagem atual


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Galiléia

"Mas graças a Deus que nos dá a Vitória
Por Nosso Senhor Jesus Cristo."
message in english
João Cruzué

Alguma vez você já reparou na mensagem do Salmo 43? Mesmo com tão poucos versículos o Senhor já falou comigo através dele e com certeza pode falar de uma maneira muito especial com você.

Ano passado fui contratado para realizar um trabalho profissional - o treinamento de uma pessoa. Para isso foi combinado e ajustado uma remuneração a ser paga em duas vezes. Realizei o treinamento, mas não consegui ver a cor do dinheiro; nem meu transporte até o local foi reembolsado. Um prejuízo de fato inesperado e como aquele $ fez-me falta. Quem sabe você também esteja passando por dias parecidos? (veja nota no rodapé)

SALMO 43
"Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.

Por que estás abatida, ó minh'alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu."

Nos primeiros versículos do Salmo, o autor, muito chateado, reclama com Deus, pois sendo Ele poderoso por que não resolveu sua causa? Depois, mudou de idéia, e ponderou que não valeria a pena ficar lamentando o prejuízo. isto já aconteceu comigo, e pode estar acontecendo com muitos - inclusive com você.

Nos versículos do segundo parágrafo Davi orou pedindo uma direção para se aproximar mais de Deus em lugar de ficar murmurando. Considerando que o Senhor tem muito mais a dar do que o inimigo para roubar, o salmista,com ânimo renovado, vislumbrava dias vitóriosos, e por isto, já se via louvando ao Senhor com alegria dedilhando sua harpa.

Depois de recobrar o ânimo e sentir a alegria da presença do Senhor, o salmista disse consigo mesmo: "Por que estás abatida ó minha alma epor que te perturbas dentro de mim..." olhando para aquele prejuízo que ficou lá atrás?

Espera em Deus, só mais um pouco, porque logo, mais cedo do que pensa, há de me ver louvando e alegrando-me na Presença do Senhor ao som da harpa, por uma bênção dez vezes maior que está lá na frente.

O prazer do diabo é que você e eu fiquemos eternamente focando o passado e lamentando um prejuízo do passado, eternamente. Se nós, ao contrário, buscarmos a presença de Deus em oração - como fez o salmista - nos alegraremos com a presença de Deus e Ele com certeza tem bênçãos maiores no futuro.

Isto é o que O Senhor sempre falou ao meu coração, e também a esta altura já falou com o seu. "Mas graças a Deus que nos dá a vitória, por nosso Senhor Jesus Cristo." I Coríntios 15:57.

Nota: No dia 1º de maio eu escrevi esta mensagem. Em 08 de setembro/2008, 14 meses depois, o Senhor ouviu minha oração e cuidou para que eu recebesse integralmente pelo trabalho que prestei. Fique sempre em oração; de tempos em tempo cobrava de maneira educada, nunca usando do confronto. Esperei com paciência, pois sabia que se o Senhor quisesse aquela "grana" viria para o bolso de minha família. Eu sabia: o que Deus nos dá, o diabo não pode levar embora. Se não oferecermos resistência, ele voltará sempre, para levar coisas nossas cada vez maiores. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vos".

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João Cruzué
Blog Olhar Cristão
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