| Subindo de Ur para Harã |
Se Abrão fosse bom ouvinte, faria o planejamento da saída de Ur no começo de março, para depois de 90 a 110 dias, chegar em Harã, no máximo até meados de junho.
Consultado a climatologia da Região do Vale do Eufrates, onde a estação chuvosa acontece principalmente no inverno, Abrão e sua comitiva devem ter saído no final do inverno, ali pelo mês e março, quando a temperatura média estava entre 14º pela madrugada e 29º durante à tarde.
A medida que subiam pelas margens do Rio Eufrates (Ramadi/Deir ez Nor) em direção à Harã, as temperaturas dubiam um pouco. mìnima de 17º e máxima de 33º
Do trecho final da viagem, estariam no mês de maio em que as temperaturas permaneceriam igual, no Sudeste da atual Turquia, com mínima de 17º e máxima de 34º.
Se viajasse durante o período chuvoso, poderia ser surprendido por alguma tempestade. Se viajase depois do mês de maio, as pastagens já não estariam tão verdes. Se viajasse depois de junho, o calor poderia ir além dos 40º.
Quanto tempo ele ficou em Harã, já é assunto para outra pesquisa.
SP-11/11/2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário