segunda-feira, julho 15, 2024

A Oração do Profeta Habacuque e a Terceira Onda do Evangelho

 





Habacuque 3; 2

João Cruzué

A visita do Espírito do Senhor aos corações dos homens é o maior privilégio que pode acontecer à humanidade de tempos em tempos. Duas ondas sacudiram a espiritualidade das nações, sendo uma delas no início do século XVI - com a Reforma. A segunda, veio no início do século XX - com o Movimento Pentecostal a partir da Bonnie Brae/Rua Asusa em Los Angeles. Estamos no começo do terceiro milênio e a terceira onda já está se aproxima.

A comemoração dos 500 anos da Reforma protestante - a primeira onda - ocorrida em 31 de outubro de 2017,  foi assunto predominante na mídia evangélica mundial. Da Reforma emergiram a Igreja Luterana, a Igreja Presbiteriana, os anabatistas e os anglicanos. E por causa dela aconteceu a Contra-Reforma dentro da Igreja Católica Romana. 

Junto com o fundamentalismo da Reforma veio uma das maiores bênçãos que a humanidade ja experimentou - a produção em massa de livros a partir imprensa de Gutemberg. O primeiro produto impresso foi a Bíblia Sagrada em alemão. O invento foi tornando cada vez mais baratos o custo dos livros enquanto mais e mais pessoas tinha acesso a eles. A democratização do conhecimento por mais de 500 anos e principalmente a  leitura da Palavra de Deus na própria língua.

Considero como a segunda onda da visita de nosso Deus aos corações dos homens o Movimento Pentecostal do início do século XX. Uns ainda dizem que é coisa do diabo outros que é uma completa heresia. 

Com base na ideia do conselho de Gamaliel nos primórdios da Igreja Primitiva, os resultados por ela produzidos não foram malignos: em apenas uma década, um avivamento varreu o mundo de Norte a Sul, do Ocidente ao Oriente. Nós brasileiros não podemos negar a força que o pentecostalismo mostrou através de cristãos cheios da presença do Senhor atuando em duas vertentes: na Igreja Cristã no Brasil e  na Igreja Assembléia de Deus (AD). 

No caso da AD, ela começou nos lares mais humildes do Norte e do Nordeste do Brasil.  Destas regiões mais pobres proveu-se de homens e mulheres capacitados pelo Espirito Santo que empreenderam viagens (alguns em "paus-de-arara") rumo as grandes Metrópoles: Rio de Janeiro e São Paulo. Assim como Deus abençoou a Judeia a partir da Galileia, Deus ordenou o mesmo caminho no Brasil. Do Norte e Nordeste para o sul. 

Outros movimentos apareceram em tempos mais calmos e também foram muito bem sucedidos, tais como o da Cura Divina, pela Igreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja O Brasil para Cristo e um pouco mais tarde os ligados ao chamado Neo-pentecostalismo, cujas duas maiores representantes são a Igreja Universal do Reino de Deus do Bispo Macedo, e a de seu contra-parente Igreja Internacional da Graça de Deus - do Missionário Romildo R. Soares. As duas maiores tecnologias de massificação da pregação do Evangelho desta onda foram o Rádio e a Televisão.

Em 2024, estamos às portas de embarcar na terceira onda de evangelização a qual será a mais eficaz de todas pois vai adicionar velocidade à comunicação do Evangelho sem deixar de usar os meios providos por Deus da primeira - a imprensa, e da segunda - o Rádio e a Televisão. A tecnologia da terceira onda será a página eletrônica na WEB.  A mídia que nasceu nos anos 50/60 dentro dos quartéis americanos nos tempos da guerra fria encontrou o protocolo http:// de Tim Berners Lee em 06 de agosto de 1991. De lá para cá, principalmente a partir de 2010, as mídias sociais tomaram conta do mundo (Facebook, Twitter e Whatsapp e nos dois últimos anos a Inteligência Artificial Regenerativa.


Qual é a situação da Igreja do Senhor na  do Século final da segunda década do século XXI? Sinceramente diria que o Velho e Continente é um Vale de ossos secos. Do outro lado do Atlântico, as Américas estão morrendo sob a teologia da falsa prosperidade.

Quanto à sociedade de nossa época (julho/2024) está corrompida e assustada. 

Corrompida, porque nestes 70 anos de relativa paz toda sorte de pecado e impiedade foram aceitos e reenvidicados. Hoje, o liberal e moderno é praticar tudo sem nenhuma restrição de espécie alguma. A inversão de valores secularizou até mesmo boa parte da igreja. Uma boa análise disso é procurar saber o que aconteceu com a Igreja Philadelfia de Estocolmo, berço dos missionários suecos das Assembleias de Deus.

Assustada, porque Deus está começando a dar um basta nesta orgia do novo  bezerro de ouro.  O Covid-19 assustou  foi uma das maiores pragas que já assolou o mundo moderno.

Começando pelos países mais ricos em direção aos mais pobres.  O Dr.  Anthony S. Fauci[1], Diretor do Insituto Nacional de Alergia e Moléstias Infecciosas comentou em tom pessimista que o Coronavírus pode matar de 100 a 200 mil pessoas nos Estados Únidos da Améria. Ás 01:36, horário de Brasília os registros[2] de contaminação mundial atingiram 722.350 casos, com 33.980 mortes em apenas dois meses. Na verdade ele errou em muito sua previsão. Até  15/07/2022, cerca de 1.023.802 mortes estavam relacionadas com a Covid-19 nos EUA [Reuters], data a partir da qual não mais se atualizaram as estatísticas.


A terceira onda com a tecnologia disponível, e com a liderança do Espírito Santo, é possível levar o Evangelho de Jesus Cristo em questão de segundos aos quatro cantos da terra - incluíndo - a China que em 2207 providenciou emenda constitucional para permitir mais liberdade ao culto religioso, e entre eles o cristão. O susto que a Igreja está passando por esses dias causado pelo Covid-19 está fazendo com que desperte de um sono. 

Usando o ChatGPT como auxiliar, é possível escrever um folheto de evangelização em dois minutos em mais de 80 línguas.

A julgar pelo que pode acontecer no Brasil e no mundo, aquela igreja de pregação humanista, politiqueira e avarenta está com os dias contados. 

Quando a  grande guerra estourar e nas prateleiras dos supermercados não mais tiver um produto sequer para comprar e a fome começar a rondar as famílias  cristãs muita coisa vai mudar. 

Nosso SENHOR vai bater na porta da casa dos lares cristãos perto da meia noite. No meio da escuridão, muita gente sairá para comprar azeite, por que compraram produto falsificado.

Como se costuma dizer no meio pentecostal, estaremos diante de um reboliço no meio de um vale de ossos sequíssimos.

Em lugar de conversão, o mundo humanista vai culpar os cristãos pela situação.

Então, a oração que hoje vamos fazer, hoje, é a mesma que fez o profeta Habacuque: 

"Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva ó SENHOR a tua obra no meio dos anos, e no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia" (Habacuque. 3:2)





Um comentário:

joao claudio bueno disse...

A Paz Do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO esteja com tigo essa post é um alerta para o mundo.

Que Deus de sabedoria para os Cristãos verdadeiros sejam libertos como menciona acima (pregação humanista, politiqueira e avarenta está com os dias contados)

Esse tipo de pregação tem dividido e impedido o verdadeiro evangelismo.
peço que deixe sua opinião nos assuntos abordados na minha pagina :
https://missaolevealuz.blogspot.com/