sexta-feira, dezembro 24, 2021

O Entendimento do Significado do Lavapés

 

"...Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei 

os pés, também vós deveis lavar 

os pés uns aos outros."

(Ev. João 13:14)

Lavapés

João Cruzué

Uma das passagens bíblicas que mais me encanta é o ato e o significado do lavapés quando Jesus, depois de ter lavado os pés aos discípulos, perguntou: entendeis o que vos tenho feito? Texto fácil de pregar, mas difícil de por em prática nos dias atuais.

"Entendeis o que vos tenho feito?"

Estamos vivendo um tempo, em plena segunda década do século 21, em que este entendimento se perdeu ou foi contextualizado como uma prática arcaica e fora de questão, pois os "frutos são demorados".

A ordem é mandar, programar, correr e sempre mais depressa. Liderar pelo servir é considerado, hoje, coisa de babaca, sem noção. 

Não vou me estender.

É por isso que a unção se foi e os dons do Espírito Santo foram substituídos por retórica e técnicas de persuasão. 

O Apóstolo Paulo tratou muito bem desta questão ao dizer que "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração  do Espírito e de poder (1Cor. 2:4).

O que fazer? Deixar de buscar atalhos. Parar dar oportunidade ao púlpito a pregadores de muita técnica e zero de unção cujos discursos são pregações de faz de contas. Não funcionam espiritualmente. A Igreja nao merece isso.  

Se Jesus reprovou a malícia dos discípulos ao recusarem,cada um, assumir o papel do servo lavador de pés da casa, foi porque sabia que sem humildade não há unção. Está na hora de orientar aos que pregam que precisam colocar em prática o que está escrito em II Crônicas 7:14. 



SP 24/12/2021.
















Nenhum comentário: