quarta-feira, fevereiro 26, 2020

Meditação em Daniel 12:7


.

"...E quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo,
todas estas coisas serão cumpridas." (ACF)

.
.
Igreja destruída 

Por João Batista Cruzué


Há uma versão diferente para o final do texto de Daniel 12:7,  na  versão Nova Almeida Atualizada 2017 (NAA) onde há uma troca do verbo espalhar pelo verbo destruir:"...E quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão." Gostaria de usar este assunto para voltar minhas públicações neste blog. Creio que Jesus Cristo é o centro do Cristianismo e, nos últimos 20 anos, a quantidade de filmes, peças de teatro,  livros,  paradas que têm procurado desconstruir a pessoa de Cristo diante da Igreja.

A maioria das traduções do texto final do verso 12:7 de Daniel, principalmente as da língua inglesa, francesa, espanhola e italiana usam os verbos espalhar e dissipar:
.
KJV -  "...And when he shall have accomplished to scatter the power of the holy people, al these things shall be finished."
.
MAR - "...et quand il aura achevé de disperser la force du peuple saint, toutes ces couses-lá seront accomplies."
.
EVESA - "...Y cuando se acabare el esparcimiento del pueblo santo, todas estas cosas serán cumplidas."
.
DIO - "...ed allora che colui avrebbe finito de dissipar le forze del popolo santo."

-Dan Brown[1], no livro "Código da Vinci", repisou que Jesus Cristo se casou ocultamente com Maria Madalena e tiveram uma filha;

-Em junho de 2015, uma transexual[2] desfilou de "cristo cruxificado" na 19ª parada gay em São Paulo;

-O quadro da Santa Ceia de da Vinci, com a possível troca do apóstolo João pela figura de uma mulher;

- O "especial" de Natal[3] do grupo "porta dos fundos" que trata de um suposto relacionamento homossexual do Cristo;

- O enredo[4] da escola de samba "Mangueira" retratou o Cristo como frequentador de baile funk;

- Nietzsche[5]:  "O cristianismo foi até o momento a maior desgraça da humanidade por ter desprezado o corpo". Ele reclamava do ensino cristão contra o "erotismo".


Dawkins - "Alguém inteligente como Jesus teria sido um ateu se soubesse o que sabemos hoje."[Gospel Prime]

Ex-presidente Lula - “Os pastores evangélicos jogam a culpa em cima do diabo. Acho fantástico isso. Você está desempregado é o diabo, está doente é o diabo, tomou um tombo é o diabo, roubaram o seu carro é o diabo.”[Estadão - Resposta do Pr. Silas Malafaia]

Por fim, podemos concluir o raciocínio analisando o próprio comportamento de nós, os crentes, membros da Igreja atual, não que eu faça tudo que vai adiante, senão alguma coisa:

-Utilizar boa parte do tempo nas redes de relacionamento social e quase nenhum para a oração e leitura bíblica.

- Utilizar a Igreja para executar projetos políticos e desprezar os projetos de missões tanto nacionais como no estrangeiro.

- Distorcer o Evangelho da graça salvadora, para um evangelho humanista e hedonista.

Todas estas coisas juntas estão acontecendo no nosso tempo. 

Não me esquecendo de lembrar que as leis de igualdade de gênero estão levando as Igrejas de muitos países (as que têm o dinheiro como um dos objetivos principais) estão optando por realizar cerimônias de casamento gay para não perder a imunidade tributária (Canadá[7], Suécia[8]...).

A Bíblia fala da Igreja como o sal da terra e a luz do mundo.  Em Mateus 5:13 está escrito: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. "

Para concluir nossa meditação, temos a opinião do próprio Cristo em Lucas 18:8b: "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? " Entendo que, na verdade, este texto não se trata de uma pergunta, mas de uma afirmação.

Na parábola das virgens, em Mateus 25, todas elas estavam dormindo antes da chegada da meia-noite. De repente ouviu-se um clamor. A metade possuia azeite suficiente para alumiar o caminho, mas a outra metade ficou desesperada porque as lamparinas estavam secas.

Infelizmente, eu creio que estamos perto da reta de chegada. Jesus está voltando. O mundo inteiro conspira contra a Igreja. A Igreja do Senhor é pura e imaculada, mas nem todos que dizem  Senhor! Senhor! andam em santidade à procura da vontade dele. Isto significa que o poder do povo santo está sendo dissipado, apagado, destruído. E por se multiplicar a iniquidade [dentro e fora da Igreja] o amor de muitos esfriará.  O poder de Deus na vida do cristão é como uma brasa de fogo. Quando algumas traduções utilizam o verbo "espalhar", neste caso, entendo que o vento do secularismo e da iniquidade assopra sobre as brasas para que elas se espalhem.

O isolamento, pelo afastamento da Igreja nos tempos atuais, é uma decisão tão mortífera quanto a de se assentar na roda dos escarnecedores.  Que o Senhor nos ajude a conservar nossas brasas acesas.

Siglas:
ACF - Almeida Corrigida Fiel (Versão)
KJV - King James Version (Inglesa)
MAR- Martin (1744)
EVESA - Sagradas Escrituras (1569)
DIO -  Giovanni Diodati Bible (1649)






Nenhum comentário: