domingo, setembro 06, 2015

Expectativas de João Cruzué neste sete de setembro 2015

POR: JOÃO CRUZUÉ

Caro leitor deste blog, por motivo de bastante serviço no meu trabalho, onde tenho permanecido, todo dia, umas sete horas na frente de um computador não tenho escrevido mais com tanta frequência. Quando chego em casa, não tenho mais coragem de enfrentar as costumeiras três horas para produzir um texto com a qualidade que você merece. Preciso de suas orações por causa disto. Mas, como amanhã é sete de setembro, a data política mais importante desta nação, desejei escrever um singelo post sobre minhas expectativas sobre alguns assuntos, tais como Igreja Evangélica, política, sobre o atual momento que passa nossa nação e coisas pessoais.

O primeiro assunto que vou abordar pela ordem de importância, é o assunto religioso. Com toda certeza, até 2030, o Brasil será mesmo um país mais evangélico que católico. Tenho visto a iniciativa dos evangélicos que abrem mais congregações por dia do que os católicos abrem por ano. Não há um planejamento coordenado, mas milhares de iniciativas pessoais. 

Há prós e contra neste avanço dos evangélicos. O que há de melhor no ensino da Igreja Evangélica são duas coisas: Como aceitar Jesus como Salvador de nossas almas e Senhor de nossas vidas e, naturalmente, não há Igreja melhor que ensine a orar corretamente. Além disso, há uma nova teologia na praça com o uso da  psicologia para atender as necessidades interiores dos fiéis. 

O lado ruim na Igreja Evangélica brasileira, da qual faço parte deste meus 19 anos, é a maneira como seus líderes (com honrosas exceções) se comportam ao longo do tempo. Começaram com ortodoxia, sobriedade, simplicidade, santidade, contentamento, reservas... uma bênção. Todavia, em menos de 50 anos, houve uma mudança inegável de caminho. O caminho estreito tem sido trocado por uma miríade de atalhos.

O que mais se deteriorou nestes últimos 30 anos foi a música evangélica, agora conhecida por música gospel. Se antes eram canções compostas para falar a nossa alma, hoje ela é feita para ser um produto comercial ou para animar baladas e festas de casamento. Quando um artista mundano cai no esquecimento de seus fãs, o primeiro conselho que lhe dão é que se torne evangélico. Depois que ele volta do ostracismo para as páginas da mídia, ele pisa no prato e mostra sua verdadeira face de cara de pau.

Voltando ao assunto do processo de secularização das Igrejas, se por um lado, a Igreja Católica Romana tem sido contaminada e fustigada por problemas de pedofilia e homossexualismo (informações da grande imprensa), no meio evangélico suas lideranças tem sérios problemas com a avareza e a vaidade. Cuidando apenas da seara evangélica, é uma vergonha dizer a evangelização deixou de ser a maior prioridade da Igreja. Prova disso é que os filhos de seus maiores líderes têm sido encorajados por seus pais a trocar o Evangelho pela carreira política, quando não eles mesmos trocam o altar por Brasília. Depois, têm a cara de pau de culpar os membros da igreja pela frieza e abandono dos cultos, como se a nave da Igreja fosse responsável pelas brasas do Altar.

Se por um lado isto é muito ruim para as denominações, creio que é bom para a Igreja.  Vou explicar. É dessa forma que Deus mostra claramente o joio amadurecendo antes do trigo. 

E o que significa este joio? 

São pastores, bispos, apóstolos e sei lá mais o quê, que não foram chamados por Deus, mas separados por seus próprios pais ou amigos, por meio de consagrações humanas sem a vontade de Deus, a fim de fortalecer uma estrutura de poder. 

Quando vem a tentação, eles, naturalmente, seguem seus instintos seculares, porque nunca nasceram de novo. São os pastores "Nicodemos". Sabem tudo de Teologia, pregam como ninguém, mas nunca nasceram de novo. São falsos profetas que não têm o Espírito Santo. Estão nos lugares mais altos dos púlpitos das Igrejas, mas aos olhos de Deus são homens apequenados e desviados da verdade. E porque tanta gente os seguem? Jesus foi muito claro sobre este assunto em seus ensinos: façam o que eles ensinam, mas não façam o que eles praticam. Assim como nos dias de Jesus os sacerdotes e levitas do Templo estavam lá dentro, mas a vontade de Deus estava longe de seus corações, não é diferente daquilo que acontece em nossos dias.

Sobre a grande questão da avareza, vejo que as  maiores denominações evangélicas brasileiras são administradas como grandes corporações. Vivemos em dias de muitas "igrejas" de faz de contas. A maior prova disso é que os demônios já transformaram o Brasil no maior consumidor de drogas do mundo e a corrupção no meio político é  a maior do mundo. É algo tão grande e frequente que já não mais causa espanto as fraudes e desvios de mais de um bilhão de dólares, descobertas toda semana.

Enquanto isso, as maiores lideranças evangélicas de nosso país fingem que estes problemas estão em outro lugar do planeta.  A nação está caída e não há samaritanos. Os sacerdotes, os levitas e boa parte dos membros das Igrejas estão mais preocupados com os ensaios de corais, bandas, orquestras, cantatas, celebrações que se esqueceram do que está acontecendo fora da porta de suas Igrejas. 

Minha expectativa sobre isto? Só vai acontecer mudanças  de rumo, do mal para o bem, quando Deus permitir que  coisas ruins atinjam a nossa nação. Por exemplo: desemprego, inflação, seca, fome, guerra e grande perturbação no meio das famílias.

Falando agora sobre política. 

Nunca vi um governo tão corrupto e políticos tão sem caráter. No meio deste governo há muitos políticos evangélicos. A Presidente que está aí, fez uma campanha mentirosa aos ouvidos do povo. Prometeu o céu e a porta do inferno está abrindo na economia brasileira.  O dólar vai ficar acima dos R$ 4,00  e as empresas como muitas dívidas (por exemplo a Petrobrás) vão ter grandes problemas. Minha expectativa é que se não ainda este ano, no ano que vem o Brasil vai perder o grau de investimento, dado pelas agências internacionais de classificação de crédito. O preço da gasolina, etanol e gás de cozinha vai subir ainda mais. A falta de água não vai ser resolvida, e pode até se agravar nos próximos dez anos. Veja o que aconteceu com as represas da Califórnia, que não voltaram aos níveis dos anos anteriores.

O desemprego está apenas começando. 

Independente de que partido estivesse no governo, com um Presidente em descrédito perante a nação e o mundo inteiro ninguém com juízo coloca um centavo em qualquer empreendimento dentro deste país. E credibilidade não se recupera depois de falar e fazer tantas besteiras.  Minha expectativa é que este Governo vai deixar a presidência, mas será um processo lento. E quanto mais tempo isto levar, maior será o desemprego e a piora nas contas públicas. Credibilidade política não é uma porta arrombada em que é possível colocar um tranca. Quando ela se vai, não há como ser recuperada a não ser com outro presidente.

Não desejo isto para nosso país, mas o que aconteceu com a Argentina e a Venezuela pode acontecer em nosso país. O crime organizado e o movimentos clandestinos que apoiam o governo estão a um passo de formarem milícias que não obedecem a ninguém. 

Irmão João, mais isto é uma coisa muito pessimista... É verdade, mas a quantidade de injustiça que tem acontecido nesta nação. É descomunal a hipocrisia com que o governo sustenta banqueiros e grandes empresários da construção civil enquanto dá migalhas ao pobre, à viúva, aos órfãos e aos velhinhos. Isto é muito vil aos olhos de Deus. Nosso país é muito vulnerável perante a Deus por causa disso. Aqueles que deveriam zelar da paz e da justiça social estão pregando sofismas. Enquanto dão um real para o pobre, dá um bilhão para os que não precisam de sustento, somente para tirar seus 3% por cento dos contratos. Bolsa família não tem como extrair propina.

Por fim, vou falar de mim mesmo. Preciso voltar a cuidar do ministério de literatura para as igrejas do cárcere. Não tenho mais atuado como no passado. Não consegui ainda dividir o foco de um trabalho material que exige grande responsabilidade (Agente de Tribunal de Contas) com o ministério cristão. O primeiro me dá sustento apenas enquanto viver, o segundo é o que me garantirá a eternidade. Peço sinceramente as suas orações. No começo deste século era muito fácil colocar literatura dentro de uma Penitenciária. Hoje, devido a perenização das facções criminosas dentro dos presídios, até os folhetos que tenho mandado são devolvidos pelo Correio. Com certeza, há uma porta aberta para fazer este serviço que me dá muito prazer, mas eu ainda não a encontrei.

Quanto à minha saúde, além das caminhadas que sempre fiz, do carro que aprendi a não mais usar, comprei uma esteira elétrica parta minha casa e estou melhorando minha forma de alimentar. Colhi bons resultados. De janeiro/15 até setembro/15 perdi 10 kg. Minha expectativa é que até dezembro, mantido o atual esforço, devo chegar aos 80. O colesterol, a glicose e os triglicérides estão baixos. Ainda não estou precisando de medicamentos de uso contínuo. Nada mal para quem vai chegar aos 60 em 11 de janeiro de 2016 - se Deus permitir.

Agradeço muito seu carinho em passar por aqui para ler minhas coisas. Ore por mim e por minha família. Principalmente pelo meu netinho Johannes, para que Deus continue abençoando muito com saúde, inteligência e confirme sua chamada para fazer a vontade Dele.

Obrigado. A paz do Senhor Jesus!
















Nenhum comentário: