terça-feira, julho 23, 2013

Uma palavra de socorro para suicidas


.

"Desde o nascimento do sol até ao ocaso,
seja louvado o nome do Senhor." Salmo 113:3.

João Cruzué

Uma característica comum entre muitos suicidas é que eles confiam cegamente em uma análise errada dos fatos. E na sua conclusão acham que não existe mais qualquer saída. Que todas as portas estão cerradas com grossos cadeados e que a única alternativa é se autodestruir para se livrar dos problemas. Errado! Existe, sim, uma alternativa real: o grande amor de Deus.

Aprendi de um pastor finlandês, da experiência de seus noventa e tantos anos, que nossa mente precisa de um "firewall", um guarda para vigiar e barrar a entrada de certos pensamentos. Como cristão e leitor da Bíblia sei que a mentr pode ser influenciada tanto pelo Espírito de Deus quanto por espíritos malignos. A possessão demoníaca é uma realidade. E da sua sabedoria quase centenária o Pastor Eurico Bergstein aconselhava guardar a própria mente e identificando os ataques malignos que só funcionam à sombra de nossa percepção.

Podemos ter pensamentos de variadas formas, mas há uma grande possibilidade de que pensamentos maus, de grande tristeza, de impulso à morte, que ocorram ininterruptamente, sejam alimentados de fora para dentro. Recordo-me da carta de um preso, já convertido ao evangelho, dizendo que depois de ter sido condenado e sentenciado à prisão, tinha dores de cabeça muito frequentes. E além das dores de cabeça, um havia um pensamento constante, que silenciosamente dizia: "Você magoou sua família, seus vizinhos, seus amigos - você não presta. Não tem mais nenhuma utilidade. Você é um lixo! Ninguém mais gosta de você. Por isso, precisa agora resolver este problema desta forma: mate-se!"

Aquela dor de cabeça terrível, e junto dela aquele pensamento frequente: Tire a sua própria vida! E de vez em quando aquele irmão se apercebia que estava em cima de uma cadeira com o lençol amarrado no pescoço e a outra ponta no teto. 

Assustado ele descia da cadeira. E ele contava que às vezes voltava a si, lembrando dos bons tempos de criança quando ia passear com o pai na feira do bairro. Seu pai segurava sua mão e os dois felizes iam comprar pastéis. Aquele moço tinha uma tia crente que orava por ele. E certo dia ela o visitou na prisão e lhe disse coisas que perturbaram seu coração e o fizeram enxergar o perigo que passava por andar longe de Deus.

Analisando os pensamentos daquele moço, eu posso interpretar a ação de um ser maligno procurando levá-lo ao suicídio. E também a ação do amor de Deus quando ele sonhava segurando a mão do pai, passeando pela feira em busca da barraca de pastéis.

O pensamento de suicídio se sustenta em uma mentira. 

A porta fechada só é vista apenas na mente do suicida, como uma miragem no deserto. E por crer que as coisas não têm solução, milhares de pessoas tiram a própria vida por falta de uma palavra de conforto e de esperança. Nenhuma porta permanece fechada depois de uma oração sincera ao Senhor Jesus Cristo. Ele quebra qualquer ferrolho e faz o milagre da multiplicação. Quando você pensa que não tem mais nada a fazer, é porque não sabe que seu Criador pode achar dentro de você a chave que vai abrir todos os cadeados e trancas da sua vida.

Deus é real. E Jesus Cristo a sua maior expressão de amor. 

Mesmo que você tenha passado a vida inteiro rindo e ridicularizando da fé dos cristãos, não importa. Cristo nos ama não pelo que somos nem pelo que fomos mas porque ele decidiu nos amar, e pronto. Cristo é o Advogado das causas perdidas, ao alcance de uma simples oração: SENHOR JESUS eu preciso que me ajude!

Para você saber se o que digo é verdade, faça um teste. 

Procure um lugar onde possa ficar só e diga para o Senhor Jesus: Alguém me disse que o Senhor é o Advogado daqueles que têm causas perdidas, daqueles que não têm mais nenhuma esperança, daqueles que não têm mais nada, e por isso eu estou aqui para fazer este pedido: Eu tenho uma causa, um assunto, um problema. Parece que para mim não existe mais nenhuma saída, mas que quero fazer hoje um teste. Toma, SENHOR JESUS nas tuas mãos,  a minha causa, a minha vida e se ainda há esperança para mim, eu quero que o Senhor me mostre uma porta aberta.

Ele vai mostrar. 

Depois disso, arranje uma bíblia,  procure uma Igreja Evangélica perto da sua casa e aceite Jesus com Senhor da sua vida e escreva-me contando o que Jesus fez para você.


Para sua reflexão, estes versículos do Salmo 107;

Salmo 107; 15/20:

"Louvem ao SENHOR pela sua bondade,


e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens,

pois quebrou as portas de bronze,

e despedaçou os ferrolhos de ferro.

Os loucos, por causa da sua transgressão,

e por causa das suas iniquidades, são aflitos.

A sua alma aborreceu toda a comida,

e chegaram até às portas da morte.

Então clamaram ao SENHOR na sua angústia,

e ele os livrou das suas dificuldades.

Enviou a sua palavra, e os sarou;

e os livrou da sua destruição.

Louvem ao SENHOR pela sua bondade,

e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.

E ofereçam os sacrifícios de louvor,

e relatem as suas obras com regozijo."







3 comentários:

Thiago Keys disse...

Já fiz tudo isso! Mas ainda não mudei de idéia! Não tive infância, nem adolescência e muito menos família! Só pessoas que se diziam irmãos mas só me maltrataram e abusavam de mim tanto sexualmente como em trabalho escravo! E Busquei a Cristo por diversas vesez mas nada cooperou para meu bem! Eu hoje não tenho mais expectativa de vida pois luto contra um mal grave que está me deixando sem memória! E Cristo e Deus onde estão? E porque me fez nascer em um lar onde todos já tentaram me matar desde q nasci? Não consigo mais acreditar na palavra , pois a minha vida acabou! Estou muito debilitado e não quero mais essas palavras q só me deixam depressivo e nunca acontecem para aqueles q buscam e crêem!

Joao Cruzue disse...

Oi Thiago, abraço. Muito obrigado pelo seu comentário. Se eu for merecedor do seu tempo, dê uma lida neste me outro texto: http://olharcristao.blogspot.com.br/2015/07/as-cinco-direcoes-do-olhar-i.html

Anônimo disse...

Sabe Thiago, já passei por isso. Vivi uma vida quase igual a sua, inclusive paguei traficantes para matar meu pai. Me joguei em frente à ônibus e caminhões, mas nunca deu certo.. . Não sabia o porquê disso. Pensava que era fracassada até para isso. Pensava nem para me matar eu presto! Mas um dia fui levada (à força) para a Igreja Universal. Tinha preconceito por ver muitas pessoas que iam mas continuavam errando, pessoas que iam e viviam de aparência, pessoas que não venciam nada... Mas quando cheguei lá, com a vida destruída, sem perspectiva de nada, depressiva, com bulimia pesando 35 quilos, achando que era mais uma igreja que eu ia... Mas naquela hora, não olhei para placa de igreja, olhei para Jesus!! Ao entrar, não ouvi palavra nenhuma de ninguém, mas sabia que precisava de ajuda e que não poderia esperar nada mais de nenhum "ser humano". Me entreguei chorando de joelhos diante do altar e falei para Deus tudo o que passei. Sei que Ele já sabia de tudo isso, mas e O desprezava desde sempre, então entendi que Ele ficava impotente diante da minha situação.
Então me humilhou pedindo ajuda, nunca falei com ninguém daquele jeito. Mas Ele me ouviu! Levantei dali tão forte, tão diferente que naquela mesma noite eu dormi. E olha eu sofria de insônia vendo vultos e pessoas mortas desde os 8 anos de idade, e não dormia mais a noite desde então, acostumei a dormir só á tarde e olhe lá.
Naquela noite me senti leve É uma paz se explicação surgiu dentro de mim.
No outro dia fui de novo na Igreja e fiz uma oração para Deus dizendo que eu queria ser feliz de verdade, que se Ele existia de fato e se foi Ele que me deu aquela paz, então eu queria Ele dentro de mim.
Passei a ir mais vezes e procurei aprender mais sobre Deus e querer conhecê-Lo de verdade. Tudo começou a mudar de fato em mim.
Hoje, 12 anos despois estou feliz, tenho paz, estou casada e muito bem casada com um pastor da Universal, e vivo para ajudar outras pessoas que vivem o que eu vivi.
Então, posso te dizer não só com palavras de ânimo ou de força, mas com a promessa de Deus de reerguer àquele que O busca. E posso dizer com propriedade que Ele existe e muda mesmo a vida de quem acredita e se entrega de verdade.
Faça como eu, se entregue a Ele já agora que está lendo isso, Não espere ir à uma igreja para então se entregar. Entregue-se, pois este é o primeiro passo. O segundo é procure uma igreja mais próxima de você e peça ajuda a um pastor. Ele vai te orientar e ajudar como fizeram comigo.
Que Deus te abençoe e à este homem de Deus criador deste blog.
Abraço a todos. Sheila
(Espero que não apaguem este comentário)