quinta-feira, agosto 04, 2011

A alegria do Senhor é a nossa força

.
.
João Cruzué


Hoje eu cheguei em casa um pouco cansado, depois de um dia de trabalho, mais uma hora e meia de trânsito. Não é todo dia, nem toda semana que sinto inspiração para escrever o que mais gosto: mensagens bíblicas. Eu entendo assim: Quando a mensagem fala comigo, creio que também pode falar ao coração de mais alguém. Eu tenho recebido nos últimos meses muitos emails, pedindo orações e conselhos, principalmente sobre vida sentimental e desânimo. Por isso,  veio ao meu coração hoje escrever sobre consciência e propósito cristãos. E para fundamentar o post, escolhi a última parte do versículo 10, capítulo 8, do Livro de Neemias que diz assim "... A alegria do Senhor é a nossa força.

Não sei se por falta de ensino ou por excesso dele, muitos cristãos têm perdido a alegria de viver e a outros uma situação ainda pior, ao cair e se enrolarem nos fios invisíveis de uma rede maligna. Sonhos frustrados, casamentos acabados, namoros desfeitos, tristeza dentro da família, perda de oportunidades, enfim... notícias desagradáveis que tiram o sorriso de tanta gente.

Isso acontece por quê?

Bem, haveria uma dezena de respostas, mas eu sinto-me seguro em dizer que nós podemos perder nossa alegria de uma forma tão lenta e tão sutil que não nos apercebemos. Da mesma forma que a água quente de uma vazilha vai perdendo o calor, depois que o fogo for desligado. Lentamente.

O calor em nosso caso é a presença de Deus. A comunhão com o Espírito Santo que vai se apagando com a chegada do sono espiritual. Quem não se lembra daquele texto na "Parábola das Dez Virgens": E tardando o noivo, todas tosquenejaram e adormeceram. E quando acordaram, cinco delas não tinham mais azeite para acender as lamparinas.

A alegria do Senhor se apodera de nós quando estamos dentro da sua vontade. É por isso que um cristão novo convertido é alegre, pois, ele abriu a porta do seu coração para Jesus entrar. Quando o crente procura conhecer a palavra de Deus em busca de sua vontade, ele continua indo em frente, dentro da vontade de Deus. Quando o crente precisa fazer uma decisão e ora,  jejua, e espera pela resposta do Senhor, mesmo na dificuldade a presença do Senhor continua alegrando o coração dele. Dentro da vontade do Senhor não há como sofrer de  tristeza crônica, aquele vazio, aquele olhar caído como se fosse órfão desamparado. Note bem que eu disse crônica, incurável.

Enquanto estamos seguindo dentro da vontade do Senhor, O Espírito Santo se alegra conosco e sua alegria é o que nos dá força para prosseguir vencendo a batalha nossa de cada dia. Mas quando, por algum motivo, inclusive falta de orientação espiritual correta, o crente começa a deixar as coisas do Senhor em segundo, terceiro, em último plano, você pode observar: à medida que o tempo for passando, a presença do Espírito de Deus vai se apagando lenta e imperceptivelmente.

É por isso que há tanta gente cristã triste e cheia de problemas, inclusive, dentro da Igreja. E quanto mais o tempo passa, mais perigoso fica o cair e se enrolar nas redes malignas, no laço do passarinheiro. Disse o Senhor em João 15: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. Tenho vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa".

O que é, então, guardar os mandamentos do Senhor? Isto é inerente aos seus discípulos e a síntese dos mandamentos o Senhor já a declarou: Amar Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo, como a nós mesmos. E dentro do conceito de amar ao Senhor está buscar o conhecimento daquilo que o agrada, para guardar e principalmente fazer.

Se Deus nos deu seu Santo Espírito em resposta à oração de Jesus, para que não ficássemos desamparados, este Espírito só permanece alegre em nós, se procurarmos falar do amor de Deus a outras pessoas. Nós somos como os vasos da viúva que foi ao Profeta Eliseu e o Espírito Santo é água viva que jorra deles para encher outros vasos. Se nos negarmos a testemunhar do amor de Deus, esta água deixa de jorrar e fica restrita ao interior do vaso. Ali se torna uma água parada, sujeita aos grãos de poeira e ninho de mosquitos.

Podemos perder a alegria do Espírito, se não procurarmos descobrir o propósito de Deus para nossas vidas. Podemos também perder esta alegria, se depois de conhecermos o propósito de Deus, o deixarmos de lado, sufocá-lo, qual aconteceu com a planta que foi semeada no meio dos espinhos. As prioridades de conquistas sociais ou profissionais se tornaram como espinhos, ferindo e transpassando os frutos que começavam a surgir.

Quem não se lembra da figueira que o dono foi procurar fruto, e não tenho achado nada, ficou desapontado e mandou cortá-la? E isto só não aconteceu, porque o vinhateiro pediu um prazo de dois anos, para escavar e adubar a vinha. Se depois disso continuasse improdutiva, então não haveria outra forma, a não ser cortá-la para que outra planta ocupasse o espaço.

E por último, e aquele jovem rico que se aproximou de Jesus perguntando: "Bom Mestre, que farei eu, para herdar a vida eterna? Depois de ouvir a resposta, ainda ousou fazer outra: E o que me falta ainda? Ao que o Senhor respondeu: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo que tens, dá aos pobres, vem e segue-me". O que o moço não fez, pois, gostava só do evangelho da prosperidade. Aquele cuja prioridade é receber muito, e dar quase nada.

Há, sim, muitos crentes que perderam a alegria. E perderam a alegria, porque deixaram de ouvir a voz do
Espírito Santos em seus corações. O Espírito de Deus em nos leva a glorificar o nome de Jesus. E quando nos ocupamos com nada, e ficamos na zona de conforto sem assumir compromisso algum com Deus - esse Espírito vai se apagando, apagando até ir embora. No seu lugar, fica um coração vazio e um rosto iondiferente e triste.

E se alguém que já serviu ao Senhor, parou, e quiser ter a alegria de volta, então, que não fique ocioso na vida cristã e procure andar ocupado com alguma obra espiritual para agradá-lo; de preferência trabalhando naquele ministério que é o propósito divino para sua vida.

Quando o crente - por falta de ensino, ou por falta de interesse em aprender a palavra de Deus, começa a colher prejuízos, desilusões e a estrutura do seu lar se desmoronando, a Deus ele não pode culpar, pois sobre tudo que se deve guardar, o crente deve guardar o seu coração, pois é dele que procede as saídas da vida.

Quem quiser ter sua vida abençoada por Deus, para ser próspero a vida inteira, não deve andar ocioso, nem omisso perante o Senhor.

O servo que enterrou o talento, e na hora da prestação de contas o apresentou, todo enferrujado, causou grande desgosto ao seu Senhor. Da mesma forma, quando o Senhor enviar um anjo para lhe trazer aquela grande bênção, certamente que ele virá. Mas se o anjo chegar e encontrar o destinatário ocioso, negligente, sem nenhum sinal de envolvimento com a vontade de Deus, ele leva a bênção de volta, tal qual um encomenda que o carteiro traz, quando encontra a casa fechada.

Se você anda colhendo prejuízos, atrás de prejuízos; os sonhos que lhe são mais caros se desfazendo em pó um atrás do outro - atenção! Pode ser que você se esqueceu de assumir um compromisso de fidelidade e de trabalho com o Senhor.

Quem sabe se você vai a Igreja, assiste o culto e depois volta para casa, achando que é só isto que o Senhor quer de você? Não é assim. O Senhor não paga o bem com o mal. O tempo de espera por uma oportunidade ou uma bênção não é motivo para desistência. O Senhor virá, e se Ele tarda, é porque a bênção é maior do que você imagina. Mas quando o Senhor vir, que ele o ache ocupado. Ocupado nas batalhas pessoais e cotidianas e ao mesmo tempo sem negligenciar o propósito de Deus quanto às coisas espirituais.

Os dois pratos da balança precisam estar em equilíbrio.

Quem sabe você está perdendo o seu casamento, por falta de envolvimento nas coisas de Deus? Quem sabe você é um crente frustrado no amor, e acha que Deus está em falta com você, se na verdade é você que nunca procurou ser fiel no serviço do Senhor? Quem sabe você continua desempregado, ou ganhando tão pouquinho, porque vive murmurando de Deus, sendo que passou a vida inteira sem estudar e agora quer que Deus faça um milagre sobre coisas que foram de são possíveis de você fazer? E quem sabe todas as bênçãos que o Senhor lhe trouxe, você não as recebeu porque seu coração estava sempre fechado para os propósitos de Deus?

Agrade ao Senhor.

Busque agradá-lo com sua vida, com serviço, obedecendo à voz do seu Espírito Santo. Mantenha-se firme nesse propósito. E continue perseverando, insistindo, porque Deus vai atender o desejo do seu coração. E não vai ser por merecimento que Ele vai lhe abençoar, mas porque Ele vê que você está mantendo um compromisso de fidelidade dentro do prósito dEle.

Se você fizer assim, haverá alegria no coração de Deus quando ele olhar para você. E a alegria do Senhor será a "tua" força.


Se você gostou deste texto, a sequência dele está aqui: Café com Jesus 9


-.-








3 comentários:

celoy simões disse...

muito bom este blog ainda bem que existe pessoas dispostas a compartilhar sabedorias e projetos o qual passamos no dia a dia sempre é bom ler comentarios que se reverem ao cotediano dos dias atuais parabens.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Gostei de mais deste seu artigo sobre Alegria
.
O irmão foi direto e ao mesmo tempo nos faz pensar profundamente sobre este assunto ALEGRIA
.
Infelizmente por culpa de certas Igreja e seus líderes, a falsa alegria do consumismo (só estou alegre se compro, ganho algo) entrou na igreja, e hoje faz parte do culto, e do sentimentos de muitos crentes
.
Que só se sentem alegres se recebem a benção de Deus, e para conservarem esta alegria as 'bençãos' tem que ser cada dia melhor que a ultima, e diferente, etc
.
Para pastor João

Daiane Santiago disse...

Bom Agradeço a Deus nesse momento pela tua vida e venho pedir a ele que derrame sobre sua cabeça o oléo da alegria para que possa sempre permanecer firme e constante em abençoar almas com palavras de sabedoria...

Saiba que me ajudou muito estava tentando entender um dilema que acontecia comigo e após ler suas palavras Deus me fez entender o que eu realmente preciso fazer tenha certeza de que você é muito usado por Deus e Hoje a decisão que eu tomei na minha vida com certeza as palavras que o Espirito Santo colocou em vossa mente para estar nos transmitindo tem participação na minha decisão e saiba que é pra melhor...
Muito Obrigado por deixar-se ser usado por Deus para abençoar vidas :)