quarta-feira, janeiro 30, 2008

O cristianismo no Japão


Centenário da Imigração
Japonesa
BANZAI!

Photobucket
Monte Fuji

João Cruzué

texto revisado

O cristianismo chegou ao Japão em 1542 levado pelo sopro dos ventos que impulsionavam as caravelas portuguesas. Comerciantes e jesuítas portugueses aportaram na Ilha de Kyushu levando duas coisas bem diferentes: armas de fogo e a religião cristã.

O Shogum,
(sho = comandante, general, + gun= exército, tropas, militar) o senhor feudal japonês, deu as boas-vindas ao comércio exterior e aceitou os missionários católicos, fascinado apenas pelas armas. Diante das demonstração do fogo das armas municiadas à polvora, eles concluiram que o dai-shô (a katana e a wakizashi), o conjunto de espadas longa e curta dos samurais, precisava da companhia de uma arma de longo alcance.

Os jesuítas liderados por São Francisco Xavier chegaram a converter e batizar a muitos, incluindo tanto camponeses quanto pessoas da classe dominante, próximas do shogun. Xavier orientou seus companheiros para aprender o Kanji, e daí surgiu o "romanji" - um mistura de latin com a língua nativa para uso no catecismo e na celebração das missas. Duas missões foram construídas, sendo uma delas no ano de 1550 na capital imperial - Kyoto. Havia interesse indireto do shogunato em permitir a introdução de uma nova religião em seus domínios, pois planejavam com isso quebrar a força dos monges budistas e do shintô.

Por volta do
fim do século XVI, uma idéia sombria pairava sobre o sucesso da primeira missão, no Oeste do Japão. O shogunato passou a suspeitar de que os comerciantes e jesuitas eram na verdade infiltrados de táticas de conquista das potências ocidentais. A isso também foi levado em conta a forma grosseira com que alguns comerciantes tratavam os nativos. Já não eram mais vistos com bons olhos.

Por isso, em 1587,
o xogum Toyotomi Hideyoshi proclamou um edito expulsando os missionários cristãos da Ilha de Kyushu. Nenhum franciscano ou jesuíta poderia mais desembarcar ali, a partir de 1593. Mesmo assim os jesuítas continuaram ativos no país. Então Hideyoshi intensificou a perseguição. Em 1597 ele proclamou um novo edito de banimento e como aviso executou ao fio da espada 26 missionários franciscanos em Nagasaki.

Depois dele
outro xogum, Tokugawa Ieyasu, e seus descendentes continuaram a perseguir os camponeses cristãos nativos através de vários editos. Em 1637 houve uma revolta conhecida como a rebelião de Shimabara, onde 30.000 camponeses cristãos enfrentaram o exército de 100.000 guerreiros samurais do Castelo de Edo, da família Tokugawa. A rebelião foi esmagada com um alto custo para o exército do Shogum. No ano seguinte - 1638 - o cristianismo estava oficialmente extinto no Japão.

Em 1853, o Japão
saiu do isolamento e reabriu as portas para uma nova interação comercial com o Ocidente. Missionários de todas as religiões: católicos, protestantes e ortodoxos foram enviados para lá, apesar da proibição. Em 1871, depois da restauração Meiji, a liberdade religiosa foi introduzida definitivamente pela Constituição Meiji, dando as comunidades cristãs existentes os direitos de existência legal e da livre pregação do evangelho.

A restauração Meiji foi uma sucessão de fatos que levaram o Japão a deixar o obsoleto sistema feudal para se tornar uma potência mundial nas décadas a seguir. Um desses acontecimentos foi a quebra da tradição com a mudança empreendida pelo Imperador Meiji, de Kyoto, a capital imperial, para estabelecer sua residência oficial no Castelo de Edo - a sede do shogunato da poderosa família Tokugawa. O Castelo de Edo e seus arredores vieram a se transformar em Tokyo (Capital do Leste), a grande metrópole japonesa. Com a mudança do imperador e a reabertura dos portos para o comércio exterior a era dos samurais e do feudalismo no Japão chegou ao fim.

A liberdade religiosa não foi o bastante para fazer do cristianismo uma religião popular no Japão. Ele tem crescido a taxas minúsculas; os cristãos são apenas cerca de 1 a 1,5% de uma população de 127 milhões.

Os símbolos cristãos
têm sido mal compreendidos no Japão porque a forma de transmitir a mensagem do evangelho talvez não esteja adequada à compreensão nativa. A cultura japonesa tem olhos diferentes para pesar o valor das coisas. Para um japonês é incomum e até mesmo considerado de péssimo gosto, por exemplo, a construção de um templo em uma rua ou avenida movimentada, afirmam alguns analistas cristãos.

Por outro lado
há coisas que os atraem no cristianismo, como por exemplo, a celebração da Santa Ceia. eles entendem bem a mensagem de um memorial de Cristo cujo corpo é o pão que é partido por nós. Eles são simpáticos a oportunidade que existe no final da missa/culto, principalmente de celebração da eucaristia/ceia, para por em dia o relacionamento social, reportou um padre católico. Leia aqui: A História do Pentecoste no Japão

Fontes de pesquisa
: textos em inglês na WEB de autorias não conhecidas.




João Cruzué
Para o Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com



segunda-feira, janeiro 28, 2008

Bem-aventurados os que sonham


Photobucket


João Cruzué

Hoje, fui caminhar à tarde no intervalo do almoço; como de costume aproveitei para orar. Ao final, tive a visão de escrever uma vez mais sobre como é importante sonhar. É claro que não vou tecer um rol de frases cheias de palavras como: conquistas, vitórias e afins, pois creio que isto cansa, principalmente àqueles que de fato precisam muito de uma bênção – muito esperada - mas que nunca vem. Sei que no Sermão das Bem-aventuranças não está incluso o tema deste texto “Bem-aventurados os que sonham”, mas que ele está implícito em outros contextos do Evangelho, isso está.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis;
batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe;
o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”
Mateus 7.7-8.

O sonho não pode morrer. Ele precisa da fé para continuar vivo. E ter fé é teimar em acreditar, mesmo quando não existe a mais remota chance de sucesso. É teimando, insistindo em seus sonhos, que você vai encontrar a porta, vai bater nela, quantas vezes precisar até que consiga realizá-los. O Senhor concede a oportunidade de realizar grandes sonhos apenas para os mais teimosos, os mais insistentes, aqueles que sempre se levantam do pó de uma batalha perdida e continuam até ganhar a guerra. Há vários personagens da Bíblia que travaram batalhas e venceram suas guerras. Vamos citar quatro exemplos.

Abraão não tinha herdeiro. Ele era próspero, tinha um lar, uma esposa, amava e era amado por ela, tinha muitos criados, gado sem conta e o respeito dos vizinhos. Apesar de tudo isso ele tinha uma grande frustração. Faltava-lhe uma coisa, que todos tinham, e ele não – um filho. Quanto ao sonho, se algum dia teve, já o havia sepultado definitivamente. Não havia mais a mínima possibilidade de que Sara e ele, já velhos e secos, tivessem um filho natural. E por isso o Senhor mandou Abraão contar as estrelas do céu para ressuscitar o sonho morto. E um dia, muitos anos à frente, Isaque encheu de riso o lar de um casal de velhos. Ao ser provado pela última vez, quando Deus pediu sacrificasse Isaque em holocausto, não titubeou. Se no passado andou vacilando e mentindo, agora esbanjava fidelidade.

José teve dois sonhos. O sonho de um molho de trigo que se levantava enquanto os molhos de seus irmãos inclinavam-se diante dele, e o sonho do sol a lua e onze estrelas que também se inclinavam diante dele. Os sonhos eram de Deus e mesmo que José não insistisse sobre o assunto, o Senhor os cumpriu literalmente na sua vida. De filho minado a escravo; de escravo a governador do Egito. José não se embaraçou com mágoas, pois tinha um coração perdoador.

Neemias ouviu uma triste notícia a respeito da cidade de Jerusalém, cujo povo vivia em grande miséria e desprezo, os muros estavam fendidos e suas portas queimadas a fogo. E ele chorou, e orou, e jejuou, mas a seguir começou a pensar na reconstrução da cidade. Por trás daquela tristeza de Neemias estava trabalhando a vontade de Deus. Ele, como simples copeiro do rei, tinha pouquíssimas chances de realizar aquele sonho, mas não ficou apenas no choro e nas lamentações. Insistiu em oração e jejum, para que o Senhor preparasse o tempo de falar com o Rei. O impossível ficou por conta de Deus, que um dia, dispôs o coração do rei não apenas para ouvir mas para suprir com materiais e dinheiro exatamente o que fosse necessário para reparar os muros da cidade de Jerusalém e suas portas. Neenias mostrou-se um homem compassivo e não se portava com indiferença diante das necessidades de seu povo e de sua pátria.

E como último exemplo, a viúva do profeta, que além de endividada, ficou desesperado quando o credor veio bater a sua porta para avisar que levaria seus dois filhos para a servidão. Em seu desespero não conseguia ver uma saída, e nunca iria descobrir que só um pouco de azeite, dentro de uma simples botija, daria para pagar todas as dívidas e ainda que sobraria o bastante, para viver do resto. Uma virtude ela possuia: a do não-conformismo e também sabia o que fazer, pois foi reclamar com a pessoa certa - o profeta Eliseu - homem de Deus.

Não julgue inconveniente as grandes frustrações ou aflições de sua vida. Elas podem levar a dois destinos: ao atoleiro da murmuração de onde ninguém sai ou para o caminho da realização de seus sonhos.

Abraão era frustrado. José do “Egito” sofreu com o desprezo dos próprios irmãos. Já Neemias fazia parte de um povo envergonhado e aparentemente abandonado pelo próprio Deus, por causa do pecado. E a viúva de 2 Reis capítulo 4, não aceitava o fato de que, tendo servido a Deus com seu esposo por tanto tempo, viria ficar além de viúva, endividada e desamparada dos filhos.

Frustração, desprezo, vergonha e dívidas. Qual destes espinhos ferem dolorosamente sua alma? Sei que é muito difícil conviver com qualquer um deles, mas o Senhor instruiu a minh'alma para escrever sobre este assunto e prontamente lembrá-la(o) de que há uma porta por abrir, e que isso depende de você. O Senhor também lhe pergunta: O que queres que eu te faça?

O que você quer do Senhor? Onde é a sua dor? Qual é o motivo da sua tristeza? Talvez já tenha contado ou reclamado sobre ela para muitas pessoas ou quem sabe nunca falou sobre isso para ninguém. Mas o Senhor quer que você conte para Ele. Acredite.

Se você já fez isso e nada aconteceu, é sinal de que é preciso ir em frente. Comece a fazer planos, ou volte a sonhar com eles; sonhe com coisas grandes que possam resolver seus problemas, coloque pessoas amigas dentro de seus sonhos - pare de lamentar a sua situação.

Li um sermão há pouco tempo em que o pregador ensinava que não devemos levar causas pequenas diante do Senhor, pelo fato de que ninguém solicita uma audiência com o Presidente apenas para levar ao conhecimento dele algo pequeno. Não é o Senhor maior que qualquer rei ou presidente? Mostre seus grandes sonhos a Ele. O Senhor sabe tudo, mas está lhe perguntando: O que queres que Eu te faça? Seja teimosa(o), insistente.

Não existe nenhuma bem-aventurança em frustrações, desprezo, vergonha e dívidas. Mas bendito será você se aproveitar a oportunidade que elas trazem tanto para aumentar sua comunhão com Deus quanto para receber dele as grandes bênçãos. De todos os exemplos citados nesta mensagem, os problemas serviram de causa a grandes e maravilhosas bênçãos.

Então, volte a pedir, a buscar e a bater. Há uma bem-aventurança declarada na palavra do Senhor para você. Quem pede, recebe; quem busca, acha; e quem bate, a porta abrir-se-lhe-á. É Por isso que ainda vale a pena voltar a sonhar.

João Cruzué
http://olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com

.

domingo, janeiro 27, 2008

Shoah - uma carta de despedida

Homenagem do Blog Olhar Cristão
ao Dia Internacional para Lembrança das
Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro de 2008.
PhotobucketMonumento ao Holocausto (Shoah*) em Berlin, Alemanha

Testemunho escrito
Carta de despedida escrita por Cilli Dzialowski

Tradução: João Cruzué


Com a ajuda de uma mulher holandesa, Cilli Dzialowski da Holanda, enviou esta carta de despedida para seus quatro filhos que residiam na Inglaterra, durante a Guerra. Seu filho Hy sobreviveu em um esconderijo na Holanda. A carta foi remetida para o Yad Vashem por uma das filhas de Cilli, asenhora Jakobovitz, que hoje mora no Canadá.

"Enschede, Holanda, 1º de abril de 1943.
Amados e preciosos filhos

Nestes momentos finais, antes de me juntar ao seu querido pai, e perderei, como ele, minha liberdade, há uma compulsão urgente dentro de mim para dizer a vocês o seguinte.

Vocês estão em nossos pensamentos dia e noite; nosso amor por vocês faz de nossa vida, mesmo sob as circunstâncias desta presente dificuldade, valer a pena viver; nós ansiamos pelo momento quando outra vez seremos capazes de abraçá-los com os braços estendidos - a vocês, nossos bens mais preciosos – e temos fé no futuro, que esta suprema alegria nos será concedida.

“Amados pardais” - Eu devo chamá-los assim uma vez mais, como costumava fazer quando vocês eram ainda muito jovens, as circunstâncias deveriam alterar o curso para nós, e nós, segundo a vontade do Todo Poderoso, podemos não nos encontrar outra vez. Eu peço a cada um de vocês, de todo meu coração, para levar sempre vidas francas e honestas e suportar uns aos outros sempre que for necessário. Sua jovem e única irmã deve receber seu máximo cuidado e amor. E Hy, seu irmão mais velho, tem sentido saudades de vocês, não mais que todos nós, em todos estes anos e tem sofrido muito esta agonia e medo, deve estar sempre bem perto de vossos corações.

Desafortunadamente, desarraigados como ficamos na Holanda, nunca fomos capazes de dar-lhes o cuidado paternal e o clima de um lar pelo qual nós desejávamos tanto. Muitas vezes o anseio por vocês e o desejo de estarmos reunidos foram tão dominantes e fortes em nós, tanto quanto nele, que nós ficamos com medo de não poder carregá-lo mais.

Eu sei que temos um tesouro em vocês, meus queridos, e que vocês são comprometidos e de caráter firme e forte, que – Baruch Hashem – vocês são abençoados com aquela essência de personalidade a qual faz de vocês queridos por seus colegas e encontrarão certamente favor diante dos olhos do Criador. Este conhecimento traz-me consolação.

Nunca desviem o comportamento do caminho do temor de Deus e sempre sejam guiados pelo exemplo de vosso querido pai. Nossos pensamentos constantes sobre vocês os têm acompanhado de muito longe, através da estrada da vida de vocês, e nossas bênçãos nunca irão deixá-los.

Esta carta irá chegar até vocês através dos esforços de uma ótima senhora holandesa que sempre foi maravilhosa para conosco e constantemente nos deu coragem para enfrentar o futuro, o que nós aceitamos sempre cheios de gratidão.

Meus filhos preciosos – Eu abençoo a cada um vocês à distância com a benção tradicional, também em nome do Paizinho: Que vocês possam ser felizes e cheios de sucesso na vida; apeguem-se uns aos outros, e nunca desviem nem um só passo do caminho, dos preceitos de nossa Torah.

Eu abraço e beijo vocês, e agora, sinto-me verdadeiramente unida com vocês
Da sempre sua Mamãe."

Álbum do Holocausto
The Auschwitz Album
http://www1.yadvashem.org/exhibitions/album_auschwitz/10-13.html
Cartas de despedidas
http://www1.yadvashem.org/odot_pdf/Microsoft%20Word%20-%202493.pdf

* Shoah, vem do hebraico e quer dizer holocausto, palavra usada depois da II Guerra mundial para definir o extermínio de 6 milhões de judeus praticados a mando dos nazistas alemães, liderados por Hitler.


Veja + em nosso antigo blog

http://theholocausto.blogspot.com

.

Cuba - análise de agosto de 2007


fidel
Alô - Fidel? Aqui é da parte de JEOVÁ...


Joao Cruzue

Achamos conveniente fazer primeiro esta consideração, antes de convidar você, a uma leitura da matéria postada imediatamente abaixo. A razão é simples e o motivo importante: para que esteja atenta(o), e orando por uma grande porta de oportunidade que vai abrir-se muito em breve em Cuba. Por ela vão passar muitas coisas, mas principalmente o Evangelho . É Por isso que achamos importante nosso OLHAR CRISTÃO naquilo que Deus sempre abençoa: um plano de ação bem consturado com orações. É hora fazer ou tirar da gaveta nossos planos para ajudar na evangelização de Cuba.

Para que ninguém se surpreenda, é recomendável a leitura de duas postagens nossas, traduções de 2007, a respeito da Igreja evangélica, já bem estabelecida em Cuba. Isso quer dizer podemos ajudar as Igrejas Cubanas na evangelização daquele querido povo.

Deus ama o povo cubano e deseja intensamente que ele seja abençoado e próspero. Mas para que isso aconteça, esse povo precisa ouvir livremente o evangelho e crer no Senhor Jesus. E para que ouçam e creiam, é preciso que haja alguém muito disposto a pregá-lo ou a contribuir com a Igreja Cubana. Isto é um grande desafio! As hostes da miséria estarão reunidas para que nada mude naquela nação, a não ser para pior.

Cerca de 10 anos atrás, o Papa João Paulo II esteve em Cuba; naturalmente para abrir espaço à Igreja Católica. Lendo o blog católico "Religión e Revolución" o resultado esperado na forma de mudanças foi exatamente isso: nada! - uma verdadeira decepção.

Ao Continuar com minhas leituras sobre os cristãos envolvidos com política em Cuba, também descobri que existe uma grande empatia do povo cubano pelas religiões afro, mais até do que pelo cristianismo. Reflita sobre isto, para que, quando a oportunidade chegar não achar nossos departamentos de missões des-pre-ve-ni-dos.

O Presidente Lula, não foi à Cuba apenas para fazer uma visitinha a um enfermo. Na verdade, atrás desta visita, ele foi conhecer o novo chefe de governo - o então irmão de Fidel - Raul Castro Cruz - para assinar tratados comerciais, inclusive sobre prospecção de petróleo, na tentativa de competir com o presidente Venezuelano Hugo Chavéz - por tais grandes oportunidades de negócio que estão se abrindo com o enfraquecimento do velho "Comandante". E agora voltemos ao nosso comentário de 2007, para que entendendo os considerandos, possamos ler o desfecho do assunto na postagem logo abaixo. João Cruzué


"Cuba e os próximos cinco anos"

Publicado na primeira semana de agosto 2007 no Blog Olhar Cristão
e depois re-postado no blog-arquivo de reportagens.
http://olhar-cristao2.blogspot.com/2007/08/cuba-e-os-proximos-cinco-anos.html

Comentários
De João Cruzué para o Blog Olhar Cristão(2007)
"Dia 13 de agosto de 2007, Fidel vai completar 81 anos. Ele está no poder desde desde 1959, há quase 50 anos. Cinqüenta é um número bíblico muito significativo. A julgar pela saúde de "el comandante", Cuba deve passar de verdade para o controle de seu irmão, cinco anos mais novo, Raul Castro. Se algum dia a revolução foi boa para Cuba, deixou-lo de sê-lo há um bom tempo. a Ilha tem ensino, esportes, educação, saúde - mas não tem dinheiro. Não se acha nem pasta de dente para comprar nas mercearias. Os atletas cubanos voltaram do "Pan" com as mochilas cheias de produtos de higiene e limpeza, comprados no comércio do Rio.

Nos próximos cinco anos, Fidel não deve estar mais no comando daquele país. A transição do poder pode não ser tão calma quanto Maristela Castro espera. Será uma rara oportunidade, depois de 48 anos, para que o povo cubano alcance a prosperidade que ainda não tem. O próximo governante - seja quem for - terá que proceder uma abertura.

Vai acontecer disputa pelo poder entre Raul Castro e algum lider militar cubano. Quanto tempo esta disputa levará, é o "xis" da questão. Cuba, sem dúvida, vai deixar de ser comunista.

Quanto ao lado religioso, assim que a transição se definir, o povo vai estar com uma sede espiritual tão grande, que buscará por qualquer coisa. Por isso, as lideranças evangélicas latino-americanas devem fazer planos, tirar da gaveta seus projetos de missões, porque a hora está chegando; o povo cubano merece ouvir coisas melhores que os discursos de dez horas de Fidel Castro.

Onde o Evangelho de Cristo é bem recebido, a prosperidade é uma conseqüência. Preparemo-nos, pois, para [ajudar a] pregá-lo em breve na pátria cubana. Oremos por isso".

Maranata!
autor: João Cruzué

Hoje, seis meses depois, li na Folha de São Paulo que a análise do assunto desse mesmo comentário continua correta, de acordo com as confidências que o Presidente Lula deu ao Reporter da Folha, abaixo reproduzidas

.

Presidente Lula em Cuba

A ENCENAÇÃO

Photobucket
Jo estoy "muy bien"....

Comentários de João Cruzué:

"O Presidente Lula esteve recentemente em Cuba com o propósito aparente de visitar um "amigo" que está convalescendo-se de um câncer no intestino. Suas palavras, durante as 26 horas que esteve na Ilha, foram cuidadosas e bem medidas, devido as circunstâncias, e mesmo após sua volta, continuou afirmando que Fidel estáva "muy bien" e pronto para voltar ao poder em Cuba. Até ontem, quando deixou de lado sua parte na encenação e expressou livremente o quê na verdade foi fazer em cuba.

O excesso de otimismo mostrado nas imagens divulgadas pelas autoridades cubanas, principalmente na despedida de Fidel, deixaram a nítida e verdadeira impressão de jogo de cena, pois aos 81 anos ,"El Comandante" está mesmo é muito perto de acertar as contas das barbaridades e acertos que fez, com EL SHADAY. Ouvindo o comentário de uma irmã, tanto ela quanto eu ainda oramos para que o Presidente Fidel ainda tenha tempo de aceitar Jesus Cristo como Senhor da sua vida e Salvador de sua alma.

Cerca de três semanas depois, da viagem à Cuba, a verdade veio à tona conforme pode ser deduzido nesta reportagem publicada hoje, 27/01/2008, na Folha Online, feita pelo reporter Kennedy Alencar". João Cruzué.

A REALIDADE

Photobucket
Lula ao lado de Raul Castro
a nova face do governo cubano


"Para Lula, Cuba já faz rápida transição pós-Fidel"

KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online

"Da recente viagem a Cuba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou com algumas impressões e uma certeza.

As impressões: Fidel Castro, 81 anos, não voltará mais ao poder na ilha, Raul Castro consolidou liderança com doença do irmão e será rápida a transição para maiores graus de liberdade política e abertura econômica.

A certeza: o Brasil e seus empresários devem aproveitar a boa relação que o país tem com o regime cubano para fazer investimentos na ilha e usar a proximidade dela com os EUA para aumentar o acesso ao mercado da maior economia capitalista.

Em conversas reservadas, Lula disse que esperava encontrar um Fidel mais alquebrado. Reuniu-se, segundo suas palavras, com um homem frágil fisicamente, mas muito lúcido. Lúcido a ponto de dar a entender que não voltará mais ao centro do poder cubano.

Mais: Raul Castro, historicamente visto como uma sombra sem o carisma de Fidel, pareceu, aos olhos de Lula, bastante senhor da situação. Até demonstrou um senso de humor que o brasileiro desconhecia. Aos 75 anos, Raul aparenta boa saúde.

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tem sido uma espécie de substituto da antiga União Soviética na relação com a administração cubana. O petróleo que fornece à ilha a preço camarada é indicativo disso.

No entanto, Lula avalia que a diversidade e a complexidade da economia do Brasil colocam o país em posição superior à da Venezuela para formar parceria econômica com a ilha caribenha.

Barbeiragem - Quando transmitiu o poder ao irmão, em julho de 2006, Fidel teve um tumor extraído da região do abdômen. Tumor maligno, segundo fontes do governo brasileiro em Cuba. Houve complicações pós-cirurgia. E nova intervenção, desta vez não para tratar de um tumor, teve de ser feita, ainda de acordo com informações de petistas que têm acesso ao núcleo do poder cubano".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/brasiliaonline/ult2307u367244.shtml


CONCLUSÃO: Pelo mesmo caminho que passa os negócios pode seguir o Evangelho. Foi assim que aconteceu, por exemplo, durante a febre do comércio entre a Europa e o Oriente nos séculos XV a XVIII. Então, conforme já analisamos é hora de fazer planos para ajudar na evangelização de CUBA. Vamos orar, sim; mas planejar é fundamental.

João Cruzué
Para o Blog Olhar Cristão
http://olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com


.
.

sábado, janeiro 26, 2008

Kennedy e Martin Luther King


A Lei Americana dos Direitos Civis

Photobucket
Pastor Martin Luther King, Lyndon Johnson e o Presidente John F. Kennedy

Tradução: João Cruzué

"Durante a campanha de eleição presidencial, John Fritzgerald Kennedy argüiu em favor da Lei dos Direitos Civis. Depois do pleito, descobriu-se que 70% dos votos da população negra americana foram para Kennedy. Entretanto, durante seus primeiros dois anos de presidência, Kennedy falhou em levar adiante sua promessa de mudar a lei.

Em 1963, o projeto dos Direitos Civis de Kennedy foi levado ao Congresso Americano. Em seu discurso pela televisão em 11 de junho, Kennedy pontuou que: “O bebê negro, nascido na América hoje, dependendo do região de onde ele veio, tem cerca de 50% a menos de chances de completar o colegial, comparado com o bebê branco, nascido no mesmo lugar e no mesmo dia. Tem só 25% chances de terminar a faculdade; apenas 25% de chances de se profissionalizar; duas vezes a mais de chances de se tornar desempregado; cerca de 14,2% de chances de ganhar apenas 10 mil dólares por ano; tem uma expectativa de vida menor em sete anos; e uma perspectiva de ganhar apenas a metade de $, em toda sua vida, quando muito.

Na tentativa de persuadir o Congresso Americano a aprovar o Projeto da Lei Kennedy, o Congresso para a Igualdade Racial (CORE) e a Conferência Sulista de Liderança Cristã ( SCLC) organizaram a famosa Marcha para Washington. Em 28 de agosto de 1963, mais de 250 mil pessoas marcharam pacificamente para o Lincoln Memorial para exigir justiça igual debaixo da lei para todos os cidadãos. Ao final da marcha, Martin Luther King fez seu famoso discurso “Eu Tenho um Sonho.”

A Carta dos Direitos Civis ainda estava sendo debatida pelo Congresso, quando John F Kennedy foi assassinado, em novembro de 1963. O Novo presidente, Lyndon Baines Johnson, que tinha um pobre histórico em questões de direitos civis, assumiu a causa. Usando sua considerável influencia no Congresso, Johnson conseguiu que a Lei dos Direitos Civis fosse aprovada.

Photobucket
O Presidente Johnson assina a Lei dos Direitos Civis na presença do
Pastor Martin Luther King, em 02 de julho de 1964.


Em 1964 a Lei dos Direitos Civis fez da discriminação em lugares públicos, tais como teatros, restaurantes e hotéis, um ato ilegal. Também foi exigido dos empregadores que providenciassem oportunidades iguais de emprego. Projetos que envolviam verbas federais agora poderiam ser cortados se houvesse evidência de discriminação baseada em cor, raça ou nacionalidade".

Excerto de
http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/USAsitin.htm

Tradução de João Cruzué
cruzue@gmail.com


sexta-feira, janeiro 25, 2008

O que voce diria


Se pudesse voltar no tempo e visse um
garoto tal como este na rua, por volta de 1939,


Photobucket
diria que ele se parece com quem?

E, para entender do que estamos falando eu a(o) convido para ler a tradução, que está logo abaixo, sobre uma pessoa com missão e talento muito especiais. Sei que Deus tem um maravilhoso hábito de nos surpreender, pois está sempre usando gente simples e humilde para confundir as sábias. Por isso, quando olhar para uma criança, tal como esta, andando pelo meio da rua, abençoe-a. Lembre-se de que ela também pode tornar-se um grande instrumento do amor de Deus - como aconteceu com Martin Luther King.


Esta leitura tem seqüência na próxima postagem.



quinta-feira, janeiro 24, 2008

Sintomas da febre amarela

ENTREVISTA COM O INFECTOLOGISTA
DR. VICENTE AMATO NETO

Photobucket

Transcrição: João Cruzué

SINTOMAS
"A febre amarela é uma doença febril, tem início com febre, mal-estar, dores no corpo e dores de cabeça, manifestações iniciais iguais a várias outras doenças infecciosas. Quando vai evoluindo para para situações mais graves aparecem condições muito preocupantes: estado de choque, lesão renal importante e lesão hepática importante. A febre amarela é uma doença hemorrágica".

COMPARANDO COM A DENGUE
"A dengue tem alguma coisinha diferente: dores nas articulações, dor muscular muito forte, que àz vezes a pessoa tem dificuldade para andar e numa certa porcentagem de casos aparecem umas manchinhas vermelhas no corpo. Outra coisa na evolução para a doença hemorrágica é muito mais rara. Existe mas é muito mais rara. Na febre amarela o maior número de doentes evolue para a fase hemorrágica".

VACINA
"A vacina é produzida com virus da febre amarela atenuado ele causa imunidade, mas ele perde a força de invadir orgãos no organismo do indivído vacinado. É um virus atenuado.

NÃO PODEM SER VACINADOS
Crianças com menos de seis meses e mulheres grávidas não devem tomar a vacina, quem tem defeito de imunidade, quem está tomando remédios de quimioterapia, remédios outros que baixam a imunidade da pessoa, o caso da infecção pelo virus da aids, por exemplo, eles diminuem a imunidade da pessoa a defesa da organismo e o virus pode adquirir uma virulência que ele não tem".


ÁREA DE RISCO

"As pessoas que vão para área de risco e podem penetrar em matas em áreas silvestres, devem estar, muito, muito bem vacinadas. A área de risco infelizmente é muito grande no Brasil: Região Norte, Região Centro-Oeste, e agora ela pode estar se expandindo por uma faixa que vem desde o Piaí até o Rio Grande do Sul, que é chamada de área de Transição".

EFEITO DA VACINA
Ainda segundo o Dr. Amato, a vacina passa a ter efeito dez dias após aplicação e tem validade por dez anos.

INFORME-SE
www.cve.saude.sp.gov.br - São Paulo
www.anvisa.gov.br/paf/febre/postos.htm - demais estados
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u366311.shtml

Transcrição de vídeo: João Cruzué

http://blogueiroscristaos.blogspot.com


.

sábado, janeiro 19, 2008

Tributo a Martin Luther King, Jr

15 de janeiro 2008
Data comemorativa do nascimento de
Martin Luther King, Jr.
Version in English

Photobucket

Tradução de João Cruzué


Texto aumentado e revisado
SOBRE A PAZ
"Mais cedo ou mais tarde todos os povos do mundo terão de descobrir um modo de viver juntos em paz, e por meio disso transformar esta elegia cósmica inacabada em um salmo criativo de fraternidade. Eu recuso aceitar a visão de que a humanidade é tão tragicamente atada à uma meia-noite sem estrelas de racismo e de guerras que a aurora brilhante da paz e da fraternidade nunca possa tornar-se uma realidade. É por isso que o direito, temporariamente derrotado, é mais forte do que a maldade triunfante." (1964)

Photobucket

AS PALAVRAS DE M.L.K.
"As palavras de Martin Luther King têm notável poder e graça, quase 40 anos depois da sua morte em Memphis, no dia 4 de Abril de 1968. Em homenagem ao dia comemorativo do aniversário do Pr. King - 15 janeiro de 2008 - apresentamos uma galeria de fotografias do famoso defensor do movimento dos direitos civis, feitas pelo fotógrafo Flip Schulke da Time.com, acompanhadas pelo texto, traduzido por nós, das próprias palavras de King sobre: não-violência, raça, paz, movimento Black Power, sonhos, etc. Nosso propósito com a publicação é trazer à consciência de que as palavras devem ser cimentadas com atitudes. No início ninguém presta muita atenção, mas o tempo da realização vai chegar para quem persistir em pedir, bater e buscar. Venham conosco aprender do Pastor M.L.King". João Cruzué.

Photobucket

A ORAÇÃO DO PEREGRINO
Em 1957, aproximadamente 250 mil militantes ajuntaram-se no Memorial Lincoln de Washington D.C, por três horas de cânticos e discursos, exigindo do governo federal o cumprimento do Estatuto da Educação, contra a segregação racial nas escolas americanas, declarada inconstitucional pela Corte Federal. O último discurso do dia foi proferido por King.

Photobucket
Manifestação em Washington contra a segregação racial nas escolas

O SONHO DA LIBERDADE
"Então, mesmo que enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho. Tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado do seu credo... de que todos os homens são nascidos iguais. Eu Tenho um sonho, que um dia até o Estado do Mississippi, um estado que sofre com o calor, com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu Tenho um sonho, que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação onde eles não mais serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. E se a América está para ser uma grande nação, isto deve tornar-se verdadeiro(1963).

Photobucket

DETIDO
Em Três meses de greve, 156 manifestantes, inclusive King, foram detidos por violar uma lei de 1921 por " impedimento" de um ônibus. King foi condenado a pagar uma multa de 500 dólares ou passar 386 dias na cadeia. Ele passou duas semanas na prisão, e o movimento explodiu porque ele chamou a atenção nacional para seu protesto.

Depois da prisão de Rosa Parks, King e seus amigos: Ralph David Abernathy, Edgar Nixon e Bayarde Rustin, ajudaram a organizar protestos contra a segregação nos transportes coletivos. Foi decidido que os negros de Montgomery recusariam-se a andar de ônibus até que os passageiros fossem completamente integrados. King foi preso e sua casa sofreu um atentado à bomba. Outras pessoas envolvidas no boicote dos transportes coletivos de Montgomery também sofreram assédios e intimidação. Mas o protesto continuou.

Durante 13 meses, os 17 mil negros de Montgomery andaram a pé para trabalhar ou conseguiram carona em pequenos carros da própria comunidade negra da cidade. Conseqüentemente, com a perda de receita e a decisão da Suprema Corte, favorável a King, forçaram a Companhia de Transportes Coletivos de Montgomery a aceitar a integração. E assim, o boicote terminou em 20 de dezembro de 1956.


Photobucket
Ônibus "batendo lata" em Tallahassee

SIMPATIA PELA GREVE
Comunidades negras de outras cidades organizaram boicotes similhares.

Photobucket

Photobucket
negros e brancos assentados no mesmo ônibus

VITÓRIA!

Em Junho de 1956 a Corte do Distrito Federal determinou que a segregação racial em ônibus era inconstitucional. Depois de sobreviver a desafios até a Suprema Corte, a norma tornou-se regular; no dia 20 de Dezembro de 1956 King declarou o fim do boicote. No dia seguinte, os membros da comunidade negra, inclusive Rosa Parks, embarcaram nos ônibus pela primeira vez, em mais de um ano.

Photobucket
Na cadeia, com o filho

NÃO-VIOLÊNCIA
"Em seu comunicado,[falando ao jornalista] você afirmou que as nossas ações, apesar de pacíficas, devem ser condenadas porque elas precipitam a violência. Isto não seria como condenar Jesus porque a sua consciência de um único Deus e a devoção incessante à vontade de Deus precipitou o mau ato da Crucificação?"Cartas da prisão de Birmingham, 1963.

Photobucket

OS NEGROS NA AMÉRICA
"Antes que os peregrinos aportassem em Plymouth, estávamos aqui. Antes de que a caneta de Jefferson grafasse, com tinta indelével através das páginas da história, as palavras majestosas da Declaração da Independência, estávamos aqui. Se as crueldades inexprimíveis da escravidão não nos puderam parar, a oposição que agora enfrentamos seguramente falhará. Ganharemos nossa liberdade porque a herança sagrada da nossa nação e a vontade eterna de Deus é personificada nos ecos de nossas exigências."Cartas na prisão de Birmingham, 1963.

Photobucket
NÃO CONFORMISMO
"Nesta hora da história é preciso um círculo dedicado de nonconformistas transformados. As paixões perigosas de orgulho, ódio e egoísmo estão entronizadas em nossas vidas; a verdade está prostrada nas colinas ásperas de Calvários sem nome. A salvação do nosso mundo do juízo virá, não pelo complacente ajustamento da maioria de conformados, mas pelo desajuste criativo de uma minoria não conformada."(1963).

King viajava pelo país fazendo discursos e inspirando o povo a se envolver no movimento pelos direitos civis. Além de defensor da não violência no protestoestudantil, King também incitou boicotes econômicos similares ao que acontecera em Montgomery. Ele alegava que os afro-americanos eram 10% da população e tinham um poder econômico considerável. Através de compras seletivas eles poderiam premiar empresas que era simpáticas ao movimento dos direitos civis enquanto que ao mesmo tempo puniriam aquelas que ainda segregavam sua força de trabalho.

Photobucket

MOVIMENTO BLACK POWER
"O desespero de hoje é um pobre formão para fincar a justiça de amanhã. O movimento "Black Power" é uma crença implícita e muitas vezes explícita no separatismo dos negros. Todavia atrás da preocupação legítima e necessária do Black Power de uma unidade de grupo e identidade negra, jaz numa crença que pode ser para o negro uma estrada separada para o poder e realização. São idéias curtas e irreais. Não há nenhuma salvação para o Negro através do isolamento" (1967).

Photobucket

MARCHA PELOS DIREITOS CIVIS
"Como uma idéia cujo tempo chegou, nem mesmo a marcha de exércitos poderosos pode parar-nos. Estamos nos mudando para a terra da liberdade. Vamos marchar para a realização do Sonho Americano. Vamos marchar sobre o alojamento segregado. Vamos marchar sobre escolas segregadas. Vamos marchar sobre a pobreza. Vamos marchar sobre as urnas eleitorais, marchar sobre as urnas até que os molestadores de raças desaparecerem da arena política, até que os Wallaces da nossa nação estremeçam longe, em silêncio." (Selma a Montgomery, 1965).

Photobucket

LIBERDADE
"Deixe a liberdade raiar. Dos cumes das colinas prodigiosas do Novo Hampshire, deixe a liberdade raiar. Das montanhas poderosas de Nova York, deixe a liberdade raiar. Das Elevações dos Alleghenies da Pensilvânia, deixe a liberdade raiar. Mas não só isto; deixe a liberdade raiar no Monte Stone da Geórgia. Deixe a liberdade raiar em cada colina e até nos montículos de terra das toupeiras do Mississippi. E quando isto acontecer, quando nós a deixamos raiar, vamos nos apressar para aquele dia quando nós, todos os filhos de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e pagãos, Protestantes e Católicos, seremos capazes de nos dar as mãos e cantar as palavras do velho Negro Espiritual:

"Livres por fim, livres por fim,
Graças ao Poderoso Deus,
Por fim, nós estamos livres."

Photobucket

O ÚLTIMO SERMÃO
Dito na noite de 03 abril de 1968, anterior ao seu assassinato:
traduzido do vídeo abaixo
"Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas isso realmente não importa para mim agora. Porque eu tenho estado no cume do monte. Não me importo. Como qualquer um, eu gostaria de viver uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Somente quero fazer a vontade de Deus. Ele permitiu que eu subisse até o cume do monte. Eu dei uma olhada, e vi a Terra Prometida. Posso não chegar lá com você, mas quero que, nesta noite, saiba que nós como pessoa alcançaremos a Terra Prometida. Portanto estou feliz nesta noite. Eu de nada tenho medo; não temo nenhum homem; os meus olhos já viram a glória da vinda do Senhor."





Tradução: João Cruzué
Critique, elogie - dê sua opinião.
Vou ficar contente com sua participação.
cruzue@gmail.com

Fonte:

http://www.time.com/time/photoessays/




sexta-feira, janeiro 18, 2008

Homenagem aos Arautos do Rei

VAMOS CANTAR COM OS ARAUTOS DO REI

Photobucket
Arautos do Rei - 21ª formação
Acapela desde a primeira formação em 1963

Letras de seus hinos:
http://vagalume.uol.com.br/arautos-do-rei/directory/

Algumas músicas - selecione para ouvir
http://vozdamensagem.com.br/louvor ou: ouça este CD

Partituras
http://www.vozdaprofecia.org.br/arautos_partituras.asp

Formações desde 1963 - fotos
http://www.vozdaprofecia.org.br/arautos.asp

Comentário:
O melhor grupo cristão brasileiro do gênero Acapela

Another honour at:
www.christianlook.blogspot.com

.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Consuelo González de Perdomo

liberdade depois de seis anos de cativeiro

Photobucket
foto: flickr

Fabiano Maisonnave - excerto de entrevista

FOLHA: Quais são as estratégias que os seqüestrados utilizam para manter viva a esperança da soltura?

CONSUELO GONZÁLEZ: São várias, mas há uma muito especial, que é entender que vale a pena fazer o esforço para viver. Quando se conclue que vale a pena viver, então vale a pena fazer o esforço. E se toma como estratégia viver o dia-a-dia. Colocar toda a atenção no presente e pensar o menos possível no futuro, porque não sabemos o que vai acontecer.

"A oração foi um reforço muito importante para mim"

A parte espiritual é fundamental. Pessoalmente, a oração foi um reforço muito importante para mim. E a parte familiar é outro recurso importantíssimo, anima muito ouvir os filhos, as mulheres, os pais, pelas mensagens de programas de rádio.

Isso fortalece e dá uma capacidade de superar todos os obstáculos e todas as dificuldades. Hoje, que estou em liberdade, penso que valeram a pena todos os esforços que fiz parasobreviver, porque a felicidade hoje é infinita.

RAIO X
Nome:
Consuelo González de Perdomo
Cargo político:
2º mandato na Câmara dos Representantes.
Idade:
57 anos
Natural de :
Pialito
Departamento (Estado):
Huila
Região:
Sul da Colômbia
Seqüestro:
em 10 de setembro 2001
Por:
um comando das FARC
Destino:
Montanhas de Caquetá
Duração do Seqüestro:
06 anos e 04 meses
No Cativeiro:
ficou viúva, suas duas filhas casaram-se e ganhou uma neta.
Sequestrados: ainda existem cerca de 700 pessoas em poder das FARCs
FARC: Grupo guerrilheiro denominado "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia".

Fonte: Jornal Folha de São Paulo
SP 17/01/2008


.

A China quer falar inglês

As Olimpíadas de Beijing
provocam febre de aprendizagem de inglês.




As aulas estão por toda a parte de Pequim, em um esforço para conseguir que sua população fale inglês, para dar as boas-vindas a milhões de estrangeiros, esperados para inundar a cidade neste ano Olímpico.

Preocupados com seus cidadãos, que têm um pobre domínio da língua, e que isso pode embaraçar o país ao levar a equívocos infelizes, o governo chinês empreendeu um maciço programa para ensinar o inglês básico à população.

Fonte: agência Reuters.

Comentário cristão: isso é muito bom para a comunicação do evangelho. Meses atrás troquei muitos e-mails com um universitário de Wuhan, interessadíssimo em melhorar o inglês. Ele dizia que isso era bem mais difícil para um chinês, pois a escrita em mandarim é muito diferente do alfabeto ocidental.

É possível que em 2016 o Rio de Janeiro venha sediar os Jogos Olímpicos. Considero muito importante que o povo evangélico aprenda a falar e principalmente escrever em inglês. Os primeiros discípulos cristãos, apesar de homens simples, muito possivelmente falavam o grego - que era o "inglês" da época.

Não me esqueço de uma estratégia bem simples, ensinada por um de meus professores de inglês: se você praticar frases com pelo menos três palavras por dia, em um ano seu vocabulário estará enriquecido em 1.000 verbetes.

Pense nisto.

João Cruzué
Http://olharcristao.blogspot.com

.

O Quênia no caos

PRIMEIRO VÍDEO


Polícia do Quênia entra em choque com manifestantes

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Os 56 povos da China

Photobucket
chineses em trajes étnicos típicos

Tradução: João Cruzué

"A China é uma nação multi-étnica formada pela união de 56 grupos étnicos. Como a maioria – 91,6% - da população é do grupo Han, os outros 55 grupos são comumente chamados de minorias étnicas.

De acordo com os dados do 5º censo nacional, realizado em 2000, 18 minorias étnicas têm uma população com mais de 1 milhão de indivíduos, são eles: Zhuang, Manchu, Hui, Miao, Uygur, Yi, Tujia, Mogolian, Tibetan, Bouyei, Dong, Yao, Korean, Bai, Hani, Li, Kazak and Daí. Entre eles, o grupo étinico Zhuan tem a maior população, com 16 milhões, 179 mil indivíduos.

Há 17 grupos com uma população entre 100 mil e um milhão, são eles: She, Lisu, Gelao, Lahu, Dongxiang, Va, Sui, Naxi, Quiang, Tu, Xibe, Mulam, Kirgiz, Daur, Jingpo, Salar e Maonan.

E, 20 grupos com uma população entre 10 mil e 100 mil pesoas, são eles: Blang, Tajik, Primi, Achang, Nu, Ewenki, Gin, Jino, Deang, Ozbek, Russian, Bonan, Monga, Oroqen, Drung, Tatar, Hezhen, Gaoshan ( excluindo o grupo étinico Gaoshan de Taiwam) e Lhoba. O Grupo étnico Lhoba, com 2.965 indivíduos, tem a menor população.

O povo Han pode ser encontrado através do país, principalmente nos médios e baixos vales dos Rios Yellow, Yantzé, Pearl e nas planícies do Nordeste. As outras 55 minorias étnicas também estão espalhadas ao longo de vastas áreas e podem ser encontrados em aproximadamente 64,3% da China, distribuídos principalmente nas áreas de bordas do Nordeste, Norte, Noroeste e Sudoeste da China.

A Província de Yunnan, lar de mais de 20 grupos, tem a maior diversidade étnica da China.

Através da longa história da China, exemplos de repetidas migrações de grupos étnicos para abrir novas fronteiras de cultivo, emigração, realocação pelas dinastias no governo, e outras razões, deram origem à uma situação de convivência ao longo de vastas áreas enquanto outros grupos convivem em comunidades muito concentradas, em pequenas áreas.

Isto continua fornecendo a base prática da interface política, econômica e cultural entre o Han e vários povos das minorias, e para o funcionamento do sistema de autonomia étnica regional."

Fonte: site do governo chinês
http://english.gov.cn

Tradução: João Cruzue
Blog Olhar Cristão - http://olharcristao.blogspot.com
SP-16/01/2008

.