quarta-feira, janeiro 18, 2017

A "contribuição" do tráfico de drogas para a Educação no Brasil


Se a Escola fosse respeitada como um templo de Deus,
o brasileiro pobre teria uma renda 3 vezes maior,
 não precisaria mais de bolsa-esmola e 
o Brasil seria rico, apesar da 
maioria de seus políticos.


Desrespeito à Escola
Por João Cruzué
.
Um blogueiro cristão precisa emitir suas opiniões de acordo os princípios bíblicos do amor e da verdade. Não estamos aqui para ofender nem criticar os ninguém, senão para analisar a situação brasileira presente e expor uma opinião para ser lida e analisada. Se ela contribuir para um pensamento construtivo, não fizemos nada mais do que nossa obrigação.

Como ficaria a mente de um cristão, morando em um país, em que mais de 130 milhões de adultos não possuem um diploma universitário?  Outra pergunta pertinente é: Se esses 130 milhões de brasileiros adultos, por ventura, tivessem este famigerado canudo universitário, a probabilidade de que a renda de suas famílias seria menor ou maior?

Vou dar um exemplo. Até os 18 anos eu cresci na roça, caminhava, descalço, 5 km para ir em uma pequena cidade para estudar e outros 5 para voltar. Isto aconteceu durante 5 anos, depois uma bicicleta veio diminuir o sacrifício. Com o conselho de meus pais vim para a metrópole paulistana,  para trabalhar e estudar. Passei no vestibular, mas não conseguia pagar a faculdade por que ganhava muito pouco. Somente 6 anos depois, com um emprego melhor, eu pude voltar aos estudos e, anos mais tarde, conquistar o meu canudo. Com certeza, ele melhorou a minha renda nos anos seguintes.

Trabalhar de dia e estudar de noite, é muito cansativo. Estudar em Faculdade paga com quase todo o salário é ainda mais frustrante. Foi frustrante, mas ao longo do tempo me deu maior facilidade para trazer uma renda melhor para comprar o pão, a camisa e 15 anos de prestação de uma casa na periferia.

Por que no Brasil o pobre paga uma faculdade noturna, enquanto os mais favorecidos estudam de dia - de graça - em uma Universidade pública quando não vão as melhores Universidades no exterior? A resposta é muito simples:  Nosso sistema político não prioriza a Educação. E de que forma não prioriza? pagando pouco aos professores e colocando, via de regra, os piores gestores (secretários e ministros de educação incompetentes). Pagando pouco, a carreira do magistério do ensino fundamental é desprezada pela maioria dos estudantes, que preferem ser advogados, médicos, engenheiros...

E onde entra a tal "contribuição" do tráfico de drogas nesta questão? Invasões de escolas para roubos de computador, merenda, televisão, vídeos players - uma simples investigação vai mostrar o quê? Que por trás destas ações, direta ou indiretamente a droga está presente. O pobre gerando ainda mais pobreza.

Se a maioria dos políticos deste país, não está nem aí para a graduação do povo menos favorecido (as estatísticas de 500 anos da educação confirmam isto), preferindo que a pobreza aumente , por que é que o tráfico está contribuindo para a piorar ainda mais esta situação?

Será que quem está envolvido no tráfico de drogas ilícitas tem interesse que sua família: filhos, irmãos, netos, bisnetos sempre vivam na dificuldade, dividindo uma grana que parece muita, mas que na verdade a parte maior sustenta uma cadeia invisível de "sócios" que não enfrenta riscos? O que estou dizendo não é nenhuma novidade, pois vem da leitura de centenas reportagens de grandes jornais.

Perspectiva: Daqui a outros 500 anos, a julgar pelo pouco empenho das autoridades deste país e, por outro lado, dos roubos de computadores e equipamentos das escolas dos pobres, da falta de segurança de professores para dar suas aulas pela ação direta e indireta do trafico de drogas, o Brasil estaria na mesma situação econômica que está hoje, ou seja, na merda - com todo respeito...

 Com mais respeito e segurança na Escola do pobre, hoje, os mais de 130 milhões* de brasileiros adultos estariam graduados e  a renda desta grande nação estaria multiplicada por 3, ou seja R$ 15 trilhões de reais. É por isso que gosto muito daquele versículo da Bíblia, escrito por São João: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

Jesus Cristo, que pertencia a uma família pobre, aos 12 anos já sabia ler e escrever em pelo menos três línguas: grego,  hebraico e aramaico. 

Na minha opinião o prédio de uma Escola é como um templo de Deus. Aprender a ler e escrever, ter uma educação boa é algo que é da vontade de Deus. Impedir e dificultar a instrução do pobre é um grave pecado, não só sob o ponto de vista espiritual, mas também econômico. Por isso, é melhor escolher a bênção do que a maldição.

* Dados da estatística dos eleitores de 2014 do TSE.

SP. 18/01/17.







Nenhum comentário: