quinta-feira, janeiro 07, 2016

Mapa Religioso 2016 e 2020 projeção católicos x evangélicos


Por: João Cruzué/Blog Olhar Cristão


Dados estatísticos do IBGE combinados com cálculos de projeções da população católica e evangélica para 2016 e 2020 de autoria de João Cruzué, para o Blog Olhar Cristão, em 7.1.2016.


Complementando o trabalho do post anterior,  apresento aqui as projeções do mapa religioso do Brasil com foco nas duas  principais correntes religiosas. Considerações técnicas:

Os dados da população brasileira de 1970 a 2020 vieram dos Censos do  IBGE, [1970-2000], da tabela 1.4.2 [2010] e das projeções da população até 2060 revisadas pelo IBGE em [2013].

Os dados das populações católica e evangélica de 1970 a 2010 vieram dos Mapas Religiosos de 1970-2010, publicados pelo IBGE - [1970-2000 -] e tabela 1.4.2 [2010].

Antes de concluir, com prudência quero opinar que dados quantitativos de crescimento desta ou daquela religião não significam que houve o equivalente crescimento qualitativo na moral e no caráter de seus fiéis - o que seria muito desejável.

As projeções das populações católica e evangélica para 2016 e 2020, vieram de meu trabalho de cálculo com estatísticas. Para o cálculo da projeção dos evangélicos utilizei a taxa de crescimento anual (média) de 1991-2010 - 6,32%. Para as projeções de taxa de queda anual da população católica de 2016 e 2020, repeti a mesma taxa obtida no Censo IBGE 2010 de -12,6%, calculando 6 anos para 2016 e 10 anos para 2020.

É importante, também, esclarecer que o IBGE não realiza uma contagem sistemática, domicílio por domicílio, os fiéis desta ou daquela religião. Ele trabalha com questionários diferentes, sendo que no aspecto religioso é feito um cálculo estatístico sobre amostras coletadas. Dessa forma, as populações informadas nos mapas do IBGE e  de outros Institutos de pesquisa são dados estatísticos e não contagens exatas.

Tendo feito estas considerações para justificar minhas projeções conservadoras, uma vez que Institutos de Pesquisa [1] já informavam números semelhantes ao desta tabela há alguns anos, deixo à disposição dos leitores e pesquisadores os dados do meu trabalho que tem como propósito divulgar a informação da maneira mais científica possível.

Assim, de acordo com os dados da minha tabela, é possível que no Censo IBGE 2020 a população evangélica represente 36,8% da população brasileira, enquanto que o número dos católicos decresça  de 12,6% no mesmo período. Dessa forma, em 2020 católicos ainda estariam em vantagem, todavia, neste ritmo, possivelmente antes de 2030, o número de pessoas que vão se declarar evangélicas no Brasil será maior que o de católicas.


Convite à interação: comente, critique, corrija, opine. Sua participação é muito importante para o desenvolvimento desta fonte de informação.

cruzue@gmail.com






.


15 comentários:

Unknown disse...

Achei sua pesquisa muito equivocada, já que o Brasil é detentor de uma enorme pluralidade religiosa...As estatísticas revelam sim um grande aumento de evangélicos, mas também revela um grande aumento dos Sem religião e dos Espiritas Kardecistas. Mas sua pesquisa só mostrou os Católicos e os Evangélicos, ai ficou muito estranho. Um grupo que segundo muitas pesquisas crescera e muito e os dos sem religião, tenta fazer a pesquisa os destacando também :)

Unknown disse...

Continuarão sendo minorias, sem importância para colocar na tabela

Joao Cruzue disse...

Para Victor: Ahã!

Unknown disse...

Gostaria de ver mais pesquisas a respeito das religioes no brasil,e vejo positivo o crescimento dos evangelicos,penso que se casa vez mais for abertas mais igrejas maior será o crescimento e não precisa criar novas igrejas mais fortalecer as atuais.

Unknown disse...

Bom dia .Paz e misericórdia!Essa fonte me parece bastante, bastante segura.O crescimento dos evangélicos muito tem a ver com a migração crescente dos católicos para as igrejas evangélicas.Graça e Paz!!!

Gabriel disse...

Na verdade o crescimento percentual de evangélicos tende a diminuir nessa década, além disso vem ocorrendo um crescimento muito forte dos sem-religião, de espíritas e de outras religiões menores. Provavelmente em 2020 os percentuais de evangélicos e católicos vai ficar em torno de 55 e 32%

Unknown disse...

Ta bom,vai nessa rsrs

Unknown disse...

Esqueceram de acrescentar o fanatismo, porque poucos são Cristãos,ou Católicos de verdade.

Anônimo disse...

Não acredito nestas pesquisas. Nenhum católico tradicional foi consultado

Paulo M. disse...

acho que a partir de 2016 o crescimento do número de evangélicos vai desacelerar, e o de sem-religião vai crescer bem mais, isso já é tendencia mundial. O secularismo, marxismo e afins são pregados rigorosamente dentro das escolas e universidades brasileiras, e isso vai afetar bastante no crescimento do número de protestantes a partir desses últimos anos.

Unknown disse...

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14

Apenas a profecia se cumprindo.

Unknown disse...

Não só de protestantes mas de católicos Tbem ja q a maioria dos sem religião ou espíritas Tbem estão saindo é do catolicismo p migrarem p esses grupos

Unknown disse...

De católicos Tbem irá diminuir bastante ja q a maioria dos marxistas e sem religião ja fomam católicos assim como os evangelicos

Unknown disse...

O mais provável mesmo é o numero de evangélicos ultrapassar o num de católicos e num futuro mais distante os sem religião se tornarem mais numerosos

Unknown disse...

Vai sonhando,você querendo ou não,o Brasil será evangelico