quinta-feira, janeiro 07, 2016

Mapa Religioso 2016 e 2020 projeção católicos x evangélicos


Por: João Cruzué/Blog Olhar Cristão


Dados estatísticos do IBGE combinados com cálculos de projeções da população católica e evangélica para 2016 e 2020 de autoria de João Cruzué, para o Blog Olhar Cristão, em 7.1.2016.


Complementando o trabalho do post anterior,  apresento aqui as projeções do mapa religioso do Brasil com foco nas duas  principais correntes religiosas. Considerações técnicas:

Os dados da população brasileira de 1970 a 2020 vieram dos Censos do  IBGE, [1970-2000], da tabela 1.4.2 [2010] e das projeções da população até 2060 revisadas pelo IBGE em [2013].

Os dados das populações católica e evangélica de 1970 a 2010 vieram dos Mapas Religiosos de 1970-2010, publicados pelo IBGE - [1970-2000 -] e tabela 1.4.2 [2010].

Antes de concluir, com prudência quero opinar que dados quantitativos de crescimento desta ou daquela religião não significam que houve o equivalente crescimento qualitativo na moral e no caráter de seus fiéis - o que seria muito desejável.

As projeções das populações católica e evangélica para 2016 e 2020, vieram de meu trabalho de cálculo com estatísticas. Para o cálculo da projeção dos evangélicos utilizei a taxa de crescimento anual (média) de 1991-2010 - 6,32%. Para as projeções de taxa de queda anual da população católica de 2016 e 2020, repeti a mesma taxa obtida no Censo IBGE 2010 de -12,6%, calculando 6 anos para 2016 e 10 anos para 2020.

É importante, também, esclarecer que o IBGE não realiza uma contagem sistemática, domicílio por domicílio, os fiéis desta ou daquela religião. Ele trabalha com questionários diferentes, sendo que no aspecto religioso é feito um cálculo estatístico sobre amostras coletadas. Dessa forma, as populações informadas nos mapas do IBGE e  de outros Institutos de pesquisa são dados estatísticos e não contagens exatas.

Tendo feito estas considerações para justificar minhas projeções conservadoras, uma vez que Institutos de Pesquisa [1] já informavam números semelhantes ao desta tabela há alguns anos, deixo à disposição dos leitores e pesquisadores os dados do meu trabalho que tem como propósito divulgar a informação da maneira mais científica possível.

Assim, de acordo com os dados da minha tabela, é possível que no Censo IBGE 2020 a população evangélica represente 36,8% da população brasileira, enquanto que o número dos católicos decresça  de 12,6% no mesmo período. Dessa forma, em 2020 católicos ainda estariam em vantagem, todavia, neste ritmo, possivelmente antes de 2030, o número de pessoas que vão se declarar evangélicas no Brasil será maior que o de católicas.


Convite à interação: comente, critique, corrija, opine. Sua participação é muito importante para o desenvolvimento desta fonte de informação.

cruzue@gmail.com






.


5 comentários:

Lucas Hibb disse...

Achei sua pesquisa muito equivocada, já que o Brasil é detentor de uma enorme pluralidade religiosa...As estatísticas revelam sim um grande aumento de evangélicos, mas também revela um grande aumento dos Sem religião e dos Espiritas Kardecistas. Mas sua pesquisa só mostrou os Católicos e os Evangélicos, ai ficou muito estranho. Um grupo que segundo muitas pesquisas crescera e muito e os dos sem religião, tenta fazer a pesquisa os destacando também :)

Victor Lara disse...

Continuarão sendo minorias, sem importância para colocar na tabela

Joao Cruzue disse...

Para Victor: Ahã!

elias chagas disse...

Gostaria de ver mais pesquisas a respeito das religioes no brasil,e vejo positivo o crescimento dos evangelicos,penso que se casa vez mais for abertas mais igrejas maior será o crescimento e não precisa criar novas igrejas mais fortalecer as atuais.

LUIZ Claudio Dias disse...

Bom dia .Paz e misericórdia!Essa fonte me parece bastante, bastante segura.O crescimento dos evangélicos muito tem a ver com a migração crescente dos católicos para as igrejas evangélicas.Graça e Paz!!!