quinta-feira, março 14, 2013

Como mudar seu temperamento


.


"Cómo cambiar su caracter"
Efésios 4:22-24

Bayardo Antonio Guadamuz
Tradução de João Cruzué

Todo cristão deve entender que morremos para o velho homem e que já temos crucificado nossa carne com seus desejos e paixões. E que somos livres de todo pecado e de toda condenação, em (I Cor.5:17) Cristo que já nos fez novas criaturas e portanto não mais devemos viver de acordo com nossa velha maneira de viver, pois nós somos agora novas criaturas.

O cristão verdadeiro já não deve andar com o mundo vive. E o mundo anda em ódio, amarguras, em disputas, contendas, gritarias, e em pecados. Já o cristão não vive segundo o sistema deste mundo. Ele tem de aprender a viver debaixo da vontade de Deus.

Lembra como vivíamos antes de conhecermos o Senhor? Antes, nós vivíamos como queríamos, fazíamos o que queríamos, dizíamos o que viesse à boca e ninguém podia dizer nada. Isto porque vivíamos em nossa "livre" escravidão do pecado sem conhecer a moralidade, o respeito, a honra, o Amor, os princípios éticos morais, espirituais e sem conhecer Deus que é a base de toda moralidade e respeito.

Antes se nos diziam duas palavras nós respondíamos com quatro. Tínhamos uma forma má de dizer as coisas. Éramos às vezes grosseiros e justificávamos tudo com aquela frase "Eu não tenho papas na língua"; "digo a verdade a qualquer um."

Vivíamos enojados, com ira, amargurados, com cara de quem chupou limão. Entretanto, como é lindo ver cristãos sorridentes, contentes, felizes, às vezes em provas, mas contentes. Por que? Porque sabem que têm uma viva esperança no Reino dos Céus, e que apesar das circunstâncias, Deus está com eles.

É importante reconhecer que como cristãos necessitamos de viver nossa nova vida em Cristo e que o mundo possa ver em nós algo que realmente não têm. É Por isso que você e eu devemos trabalhar para melhorar a cada dia nosso caráter. Que possa haver uma diferença entre o caráter do mundo e o caráter de Deus. Entre o que serve e o que não serve a Deus. Então eu vou lhe perguntar: Qual é o seu caráter?

Sabe que seu caráter antigo representa sua velha natureza e maneira de viver. A velha natureza representa o sistema do mundo, que tem uma mente religiosa, pelo nossa maneira de ser, de pensar, de falar. Deve existir uma diferença entre o mundo e o cristão, porque somos novas criaturas em Cristo.

As Escrituras dizem " Pois já não vivo eu, mas Cristo vive em mim." O que acontece é que muitas pessoas não querem mudar sua maneira de ser, de pensar, de falar, de viver, porque isto significa despojar-se da antiga maneira de ver. Já que isto tinha se formado como um mau hábito, um mau costume, e acreditávamos que era correto se comportar como procedíamos e assim éramos felizes, contudo agora, em Cristo, nos damos conta que essas atitudes não nos trazem nenhum benefício e que precisamos mudar.

Eu vou definir a palavra caráter e seu significado. E qual é o caráter aceitável aos olhos de Deus? O que agrada e o que não agrada à Deus? Caráter significa: Personalidade, natureza, gênio, temperamento, humor, ânimo, firmeza, vontade, forma, estilo, tipo. Isto significa o mundo e a psicologia que o temperamento das pessoas está dividido em quatro tipos que são: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.

Com qual destas quatro formas você o definem ou são compatíveis coma sua personalidade? Qual lhe agrada ou com qual você se identifica?

Esperar respostas? Este tem sido o problema de muitos cristãos que em todas suas vidas têm confessado que este ou aquele é seu tipo de temperamento. "É assim que sou": "É que eu tenho um temperamento forte"; "É assim que me criaram". Em suas vidas vêm confessando isto, porém já e tempo de mudar, de entender que agora somos diferentes, novas criaturas em Cristo.


AS QUATRO FORMAS DE TEMPERAMENTO:

1 - O temperamento colérico: significa violento, furioso, raivoso, irritado, enjoado, desgostoso, indignado, exasperado, enfadado.

2 - O fleumático: pessoa tranquila, calma, lenta, passiva, não dinâmica, tonta, lerda, moderada e prudente.

3 - O sanguíneo: pessoa pacífica, quase nunca se enjoa.

4 - O melancólico: pessoa com grande tristeza, abatimento, languidez, pesaroso, com grande pena e extrema aflição, que sempre está chorando, afligindo-SE; pessoa muito sensível às más notícias.


Estas formas de temperamento representam o caráter do mundo e não os de Deus. O Senhor não quer que seja assim. Que vivamos debaixo deste sistema. Deus quer que tenhamos o caráter Dele. Já não há sentido em viver confessando: "eu sou colérico", "eu sou fleumático", "eu sou sanguíneo" ou eu sou melancólico. É tempo de mudarmos, então, pois, sejamos diferentes.

Sabe por que as pessoas não estão mudando, ainda que digam ser cristãos? Por que estão vivendo ou querem viver na carne e não no Espírito Santo. Por que não mortificaram suas paixões e desejos? Por que vivem uma velha vida, debaixo de um véu de religiosidade. Por exemplo: se uma pessoa me diz: "É que eu sou assim." O que esta me dizendo? Que sua viva não tem mudado,se as Escrituras dizem que já crucificamos nossas paixões e desejos? Gálatas 2:20; 5;24, Filipenses 1;21 e I Coríntios 5:15-17.

Quero enfatizar o que está escrito em Efésios 4:21 onde se diz: "Se em verdade vós tendes ouvido e se haveis sido por Ele ensinado conforme toda verdade que está em Jesus"

No verso 22 diz : Despojados do velho homem que está viciado conforme seus desejos enganosos." Em outras palavras que está acostumado o que está viciado a viver sua velha vida. Tira isto que não é de Deus. Despojar-se é quando você tira a roupa que se troca a cada manhã e depois que se banha. O que aconteceria se você vestir a mesma roupa, com certeza não ficaria satisfeito.E por que não? Porque está suja, porque já foi usada, porque não é bom andar com roupas sujas, mal-cheirosas. Por isso nós devemos nos trocar não somente de caráter senão também de outras coisas que prejudicam nossa nova vida em Cristo. Como a mentira, o engano, a amargura, o roubo, as palavras torpes de nossas bocas.Efésios 4:25-30.


Em Efésios 4:31 nos diz: Tirai de vós toda amargura, gritarias, iras, maledicências e toda sorte de malícias. Irmãos, enquanto há vida há esperança.E sabem quando é que vou dizer que uma pessoa não pode mudar?Quando o tiverem sepultado. Só assim vou dizer "Pobre irmão não pode mudar, se foi com isso" Mas enquanto tenhamos vida, podemos ser melhores, podemos lograr alcançar o caráter de Deus, porque não é impossível conseguir se quisermos.


COMO TER O CARÁTER DE DEUS?

Efésios 4:32; 5:1-5, e Colossenses 3:1-17, I João 4:8 e Gálatas 5:22-23

Vejamos o caráter de Moisés. Por causa de seu temperamento ele não pode entrar na Terra Prometida. ,Pedro era um homem arrojado, ousado, até o dia que o Senhor o repreendeu, no Jardim do Getsêmani ao cortar a orelha de um guarda. 

Teu caráter pode "te" levar ao fracasso espiritual ao a total vitória em Cristo. Deus quer que você e eu sejamos humildes, mansos, espirituais. Deus é amor, Paz, Justiça, Misericórdia, Perdão, amém.



Fonte: Bayardo Antonio Guadamuz
Ministerio: Piedra Principal del Angulo




.

3 comentários:

Apologeta disse...

Irmão João, paz do Senhor! Só gostaria que me respondesse diante desse utópico artigo como ficam trechos das Escrituras como Romanos 7 e Gálatas 5:16.

Grato,

Apologeta

Joao Cruzue disse...


Olá meu Irmão sem nome.

Obrigado pelo comentário. Lendo seu curto comentário, imaginei que tivesse lido o post apenas uma vez. Sugiro mais uma leitura. Tenho certeza que vai achar fácil uma coisa: Pelo menos umas duas dezenas de versículos em real/aparente contradição. De outro lado, também vai achar uns poucos que são aproveitáveis. A questão é: do ponto de vista do que se procura há sempre razões para o contraditório. O irmão esta certo o texto é utópico, mas eu gosto deste tipo de utopia: um homem homem que anda na presença de Deus não se deixa dominar ou classificar por tipos de temperamento.

Abraço.


Magno Quintano disse...

Pastor, o temperamento é uma manifestação subjetiva da natureza humana, que é espiritual. A única forma de mudar o temperamento, é substituído nossa velha natureza, os demônios que em nós habitam, herança adâmica, pela natureza de Deus. O primeiro passo é aceitar que, apesar de sermos templo do Espírito Santo, Ele não habita em nós, o segundo é buscar a Deus em desespero, para que Ele então habite em nós, pois é o que está escrito no Livro de Jeremias. Deus não quer que sufoquemos nossa velha natureza, mas quer que ela seja removida, o que se dá quando Seu Espírito vem habitar em nós.

Se há temperamento ruim, há demônios.

A relação entre Deus e o homem se tornou totalmente diferente depois do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Antes, existia uma relação de intimidade, após, Deus passou a habitar em nós, através de Seu Espírito, mas para aqueles que se lançam de corpo, alma e espírito em fidelidade à Palavra de Deus.

É impossível ao homem seguir o que está escrito na Bíblia sem o novo nascimento, pois como vamos fazer aquilo que é totalmente contra nossa natureza... É como esperar maçãs de uma laranjeira.

Como o senhor imagina a mente de Cristo? Pois é exatamente esta mente que todo cristão renascido deve ter, mas de modo natural.

Respeitosamente eu pergunto, o Espírito de Deus mora no senhor? Como o senhor tem certeza disso?