sábado, março 02, 2013

Blog Cristão - um recurso gratuito para publicação na internet




Blog - Por que é preciso começar um?



João Batista Cruzué

Recebi o e-mail de uma pessoa amiga contando que ainda estava um pouco atrapalhada sobre o que escrever em seu blog. Contou-me que  dispunha de pouco tempo, enfim... ouvi, parei para pensar, e depois decidi abordar os QUATRO ASPECTOS mais interessantes sobre blogs cristãos. Meu objetivo é  contribuir para a edificação de futuros blogueiros evangélicos, desejando um incremento na publicação de conteúdo cristão na Internet. 

Quero informar no começo que venho publicando   Blogs - gratuitamente - desde 2005. Eu, sinceramente, sempre acreditei que eles são um ótima oficina de trabalho para quem gosta das palavras. A pessoa que começa escrever em um blog, mais dias menos dias vai acabar em saindo de uma editora com um belo livro de sua autoria na mão. Esta é uma palavra profética. Vamos, então, aos quatro aspectos prometidos.


A VISÃO

Quando você conhece de perto a necessidade de escrever e publicar conteúdo cristão na internet, sua consciência se aviva e você descobre que precisa assumir um compromisso com Deus. Blogar simplesmente por modismo ou vaidade, cansa. E um dia perde o entusiasmo e para.  Veja agora porquê eu comecei a blogar.


A visão veio para mim há uns nove anos, quando digitei a palavra "church" no browser do Internet Explorer. Esperava que aparecesse um site de uma  Igreja  cristã, mas não. Fui surpreendido com o portal de uma igreja satanista na tela do meu monitor. Ali estava a imagem da cabeça de um bode com barbicha e chifres, na mandala de uma parede. Eu não estava preparado para a surpresa.

Com tantas Igrejas Evangélicas e Católicas no mundo, por que nenhuma estava na primeira posição do browser? Isso começou a martelar em minha mente; cheguei a pensar que as lideranças das Igrejas Evangélicas em todo mundo eram muito passivas, atrasadas em tecnologia, uma tartaruga anêmica. Uma vergonha, pricipalmente porque há 520 anos, a primeira máquina de Imprensa foi criada para imprimir a Palavra de Deus -  A Bíblia Sagrada.


Analisando depois com mais calma, concluí que a carapuça caía justa na minha cabeça, porque eu havia me esquecido de que era também um líder da  igreja cristã.

Então passei para a ação. Naquela época,pelo ano de 2004, já andava bisbilhotando os modelos de blogs que o provedor UOL disponibilizava para seus usuários. Eram chatos, complicados, tinham pouco espaço. 


Esqueci o UOL e comecei a procurar um Portal que oferecesse uma plataforma gratuita para a construção de Blogs. Encontrei o www.blogger.com do Google. Eu já sabia de que nos Estados Unidos, as eleições presidenciais eram quentes nos blogs. Cheguei a subscrever o Blog do John Kerry que disputou e perdeu a eleição para o Bush filho.

Meus primeiros testemunhos de vida foram publicados em 2004 no antigo site do Pastor Silas. Como eles alcançavam muitos leitores, achei que poderia crescer e publicar minhas coisas em um blog.

Comecei com testemunhos, depois traduções, reportagens, crônicas, etc. Minha família e eu sofremos muitas privações com os 11 anos de desemprego que passei. Achei que seria um bom motivo compartilhar e contar para muitos a vitória que Jesus Cristo me dera. Eu não tinha a intenção de ficar de boca calada. E com a acumulação de meus conhecimentos,  decidi ajudar e incentivar a outros que perguntassem ou tivessem interesse em criar e publicar um blog cristão.


O DISCURSO DE UM BLOG

Como escrever
: é muito simples. imagine que seu melhor amigo ou amiga esteja diante de você. Os melhores mestres da comunicação digital ensinam que para se comunicar bem, você deve escrever como se estivesse CONVERSAR com uma pessoa amiga. Quer ver a diferença?


Este é um discurso de blog: Oi meu irmão, estou aqui, neste momento, escrevendo este texto, porque sei que Deus vai usar você poderosamente em textos que vão levar a voz de Deus diretamente ao coração dos leitores de seu blog.

Ou:

A paz minha irmã, sabe aquele texto que você escreveu ontem, contando aquela vitória que Jesus lhe deu? Você não sabe, (e talvez nunca vá saber) mas do outro lado do mundo, havia um brasileiro que estava navegando na Internet, à noite, e deu de cara com seu testemunho. Durante a leitura daquele texto, que você achou tão fraco, o Espírito Santo começou a falar no coração daquele moço, e entre lágrimas ele renovou sua confiança em Jesus.


Mas evite este discurso: Irmãos vocês devem escrever textos de testemunhos para publicar em blogs para que Deus possa usar o que estejAM escrevendo"Há um erro de posição aqui: é como você estivesse acima do leitor.

A diferença entre os dois discursos: Blogs são veículos de comunicação informal, por isso, o discurso pessoal, direto, olho-no-olho, é a forma de linguagem mais adequada. Ele é forte, intimista e eficiente.

O outro discurso, não fala diretamente. Não olha olho-no-olho. Não considera a pessoa do receptor - a parte mais importante no diálogo. Um fato a ser notado é que o discurso pessoal e direto, o olho-no-olho, pode ter milhões de receptores, cada um deles sendo chamado de "você". Foi assim em todos os emails e posts da campanha presidencial de Barack Obama.



A MISSÃO. 

Por que é importante escrever
? Você vai escrever para glorificar o nome do Senhor, para edificar as pessoas, para dizer coisas sob o ponto de vista de um cristão...Assim como ninguém nasce falando, andando, nem lendo, você vai melhorar com o tempo. 
E tudo que publicar com inspiração, vai encontrar um ou vários leitores ávidos do outro lado do monitor. Não se esqueça que o Espírito Santo é o mestre em planejar coincidências. Colocar seu texto, no momento, lugar e coração certos!

Como dar qualidade ao seu blog: uma paráfrase de Romanos 12:2 "E nunca fique satisfeito com sua bagagem cultural de blogueiro, mas renove dia a dia seu conhecimento da língua portuguesa, para que seus textos gradativamente galguem os degraus da escada da boa, agradável e perfeita escrita de acordo com a vontade de Deus. O primeiro degrau é bom, o segundo degrau é agradável e no terceiro degrau você atinge quando chega à perfeição. Deus gosta do bom, aprecia o agradável, mas ama a perfeição.

Minha sugestão: há bons manuais de redação tanto na internet quanto nas boas livrarias. O meu, "Tecnicas de Redação" é bastante antigo, não sei se ainda existe para venda. O nome do autor é João Bosco Medeiros, da Editora Atlas.



COMPROMISSO

COM DEUS. A cultura do Mundo Ocidental caminha para se tornar mais e mais individualista. Narcisista. Até os cristãos estão sendo atraídos por este desvio Não foi assim que Jesus Cristo viveu no primeiro século. Ele chamou 12 jovens para ESTAREM com Ele. Para ter e crescer em COMUNHÃO com Ele. Eles assistiam ao discurso, mas Cristo ia além das palavras, pois o Reino de Deus é poder para ação. Se nos consideramos CRISTÃOS então devemos assumir um COMPROMISSO de serviço para ter comunhão com ELE. Mesmo nos multiformes tipos e formas de blogar é perfeitamente possível manter este compromisso de fidelidade.

COM O EQUILÍBRIO PESSOAL: temos que levar em conta outro compromisso: o de zelar pelo equilíbrio do virtual com o mundo real. O que fazemos no mundo real é o que dá peso às coisas que publicamos na Internet. Discurso desprovido de substância, de experiência com Deus, não vai produzir fé no coração de ninguém, pois ele será rejeitado pelo Espírito Santo.

COM A IGREJA - A maioria dos formadores de opinião da grande imprensa não são profissionais cristãos. A esmagadora maioria de jornalistas, repórteres, artistas e políticos não veem a Igreja evangélica com bons olhos. Eles nos consideram como os fundamentalistas do atraso. Crentes bobos explorados por pastores ladrões. Como somente eles falam, suas opiniões são aceitas como verdadeiras pela sociedade. Só há um caminho para enfrentar este desafio: compartilhar tecnologia de uso das mídias digitais. As próximas gerações vão se informar PRINCIPALMENTE pela Internet.

Quanto mais líderes evangélicos aprenderem a publicar conteúdo cristão na NET, melhor. Nem todos vão atingir altos patamares de popularidade, mas muitos vão. 

Se nós não expressarmos nossa opinião perante a sociedade, ela vai continuar ouvindo a lógica  dos ateus, homossexuais, ímpios, incrédulos, de autores de novelas cheias de prostituição e maus exemplos.... Precisamos particiapar e convencer nossos amigos e conhecidos a tomar parte do maior veículo de comunicação globalizada, que se cham internet. A porta, o começo deste  caminho são os BLOGS.


Aí está o texto prometido. Dos quatro aspectos abordados, todos são importantes, mas eu creio que a VISÃO é o combustível que pode levar à conquistas de feitos que você ainda nem sequer pensou, mas que estão no coração de Deus a sua espera.


.


|ubeblog.com|

Nenhum comentário: