sexta-feira, maio 06, 2011

Homenagem ao Dia das Mães 2011

.

Parabéns Mam
ãe!


João Cruzué

Uma das mais antigas convocações para celebrar o dia das mães nos EUA foi a Proclamação do Dia das Mães por Julia Ward Howe. Escrito em 1870, era uma reação pacifista à carnificina da Guerra Civil Americana e à Guerra Franco Prussiana. A Proclamação estava ligada ao movimento da causa feminista de Júlia, em que a mulher tinha a responsabilidade de formar a sociedade a partir do nível político.

A comemoração americana do Dia das Mães, no segundo domingo de maio, foi liderada por Anna Marie Jarvis. Ela era filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a mulher que fundou os Clubes de Trabalho Dia das Mães com o propósito de melhorar as condições sanitárias e de saúde das comunidades. Estes clubes também cuidavam de feridos, alimentavam, e vestiam com neutralidade tanto os soldados Confederados quanto os da União.

Em 12 de maio de 1907, dois anos depois da morte da mãe, Anna escolheu uma data memorial para homenageá-la. Depois embarcou em uma campanha nacional para tornar o Dia das Mães um feriado nacional reconhecido. Ela conseguiu isso em 09 de maio de 1914, quando o presidente Woodrow Wilson oficializou a data comemorativa, no segundo domingo de maio.

O Dia das Mães é comemorado em quase todo mundo de formas e datas diferentes.

Com datas fixas: na Rússia, Síra, Egito, Arábia Saudita, México, Bulgária, Grécia, Polônia, Paraguai, Bolívia, Republica Dominicana, Índia, Guatemala, Hong Kong – etc.

Com dias variáveis no mês, principalmente maio África do Sul, Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Holanda, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, Venezuela, Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola, França , Suécia, Argentina, Bielorrússia. Na Argentina ele é comemorado no 3º domingo de outubro.

Com dias variáveis no ano: no Líbano, na Palestina e na Iuguslávia.



Parabéns Mamães!


08 de maio 2011

Fonte: Wikipédia








.

Um comentário:

Missioanario Carlos Pacheco disse...

ola! gostei mto das mensagens de seu blog e vou passar a segui-lo e divulga-lo a partir desse entao! aproveito o ensejo para parabeniza-lo pela iniciativa de difundir a palavra por este tao importante meio, e pço sua ajuda para divulgar meus videos de reflexoes no youtube! tudo para a Gloria do Rei! Deus te abençoe mto!! juntos na obra! http://www.youtube.com/user/carlospachecoluv