sábado, abril 16, 2011

O TELEFONE CELULAR DEVE FICAR DESLIGADO NA IGREJA?

..


João Cruzué

Os aparelhos celulares devem ficar desligados durante o culto ou outras atividades dentro da Igreja. Bem é assim que somos instruídos. Todavia, vou relatar um fato gravíssimo - de simulação de sequestro - acontecido com pessoas conhecidas que me deixou em dúvida. Minha intenção é que isto chegue ao conhecimento de pastores e membros de Igreja.

A mãe de uma pessoa conhecida foi a um culto de aniversário. Ela entrou na Igreja e desligou o celular. Todo mundo sabe dessa determinação na Igreja - até os bandidos. Daí, no caso em particular, houve uma sucessão de acontecimentos ruins.

Era uma sexta-feira. Uma pessoa liga do meio da rua para a filha desta senhora que estava na igreja. A moça tinha acabado de chegar da escola. A pessoa disse que a mãe dela tinha sido assaltada, espancada, que tinha roubado o carro e a bolsa dela. Então a partir daí a filha desta senhora ficou muito nervosa.

Os bandidos puseram uma mulher no telefone: "Filha me dá o número do seu celular porque eu estou tão nervosa que nem me lembro o número dele, estou muito machucada..." 


Apavorada e superpreocupada, a filha pensou que a voz era mesmo da sua mãe. Deu número de telefone, local onde poderiam deixar sua mãe, porque - disseram - ela não tinha condições de vir sozinha.

Dois minutos depois, um bandido liga no celular.:"Nós sequestramos sua mãe, viu sua p. se você não vier agora aqui com dinheiro, eu estou com um revolver na cabeça dela, e vou meter bala." E ameaças muito maiores que estas. A filha desta senhora entrou em pânico. Os bandidos mandaram desligar o telefone fixo da casa. E disseram para não atender nenhum outra chamada no celular. O cerco estava fechado.

"Se ligar para a polícia, sua mãe morre."

A moça entrou em pânico. Juntou suas economias para ir salvar a mãe. Só não o fez isso, por causa dos vizinhos que chegavam, e dali a pouco o pai dela que também chegou. Isto tudo aconteceu por volta das 20:00h. A situação estava fora do controle.

Os vizinhos eram crentes. Primeiro oraram. Depois ligaram para a polícia. Em seguida procuraram por um número de um telefone de amigos na Igreja, na esperança de que alguém estivesse com o celular ligado. Na primeira tentativa tentaram falar com uma pessoa da família do Pastor, mas o celular desligado.

Na segunda tentativa, ligaram para a esposa do Pastor de jovens. Ela tinha se atrasado para culto e acabava de chegar na Igreja. Quando o celular tocou, ela deciciu não atender, pois devia ser assunto de trabalho. Mas não se sabe bem o porquê - ela atendeu.

Paz do Senhor fulana... você pode me dizer se a  minha mãe, está aí no culto...?

"Sim, ela está. Estou olhando para ela neste momento" - respondeu a esposa do Pastor.

E foi assim que a simulação de um falso sequestro foi desmascarada e um sequestro real deixou de acontecer. Real, sim, porque ao levar o $ para trazer sua mãe de volta, aquela moça estava indo direto ao encontro de bandidos reais.

Aí estão os fatos. 


O Celular deve ficar desligado quando você está Igreja? 

Os golpes de sequestros por telefone estão se repetindo no Brasil em uma arga escala ascendente. Até o falecido ex-Vice Presidente José de Alencar caiu (ou quase) nele. Eu sei que o toque escandaloso de um celular durante um culto é uma coisa profana, mas eu creio que há outras formas de mantê-lo ligado,  por exemplo, o vibracall, sem que cause interrupção no culto.

Resumindo: a moça era minha filha mais nova e a senhora que disseram estar sequestrada, minha esposa. Este fato aconteceu há dois anos e eu pude ver o pânico que este blefe causa nas pessoas. 



.


.

13 comentários:

joão disse...

olá joão! Eu também concordo: se saiu com celular de casa, é pra que vc seja encontrado. Não custa nada colocar o aparelho no modo silencioso (vibracall). Se chegar alguma chamada durante o culto, é perfeitamente normal dar uma olhada e ver se o número é importante (por ex., dos pais, filhos, etc). Questão de boa vontade mesmo.

E bom senso. Não é qualquer ligação que vai fazer alguém sair do culto a todo momento.

até mais.

Anônimo disse...

A paz querido João Cruzué,

Sempre fui a favor de que o aparelho celular fosse desligado ao entrar no templo,mas olhando por essa ótica acabei de mudar a minha opinião, desde que esteja no silencioso.Fica com Deus.

valcemir disse...

pois se aqui na terra nos for conversar com um juiz numa sala de Audiência
o juiz manda nos desligar o celular agora imagina dentro de uma igreja e lógico que tem que desligar a final você imagina um irmão recebendo o batismo com o espírito santo ai bem na hora o telefone toca será que o espírito vai dizer para o irmão atende ai que eu vou espera
você imagina um pastor pregando aquela mensagem vindo direto do trono de DEUS ai
de repente 30 celular toca no mesmo tempo ai o pastor tem que para a mensagem de DEUS
para os irmão atender o celular
essa e a minha opinião eu não concordo na casa DEUS NÃO CASA DE BAGUNÇA ISSO QUE FALOU FOI O NOSSO MESTRE AMADO JESUS IRMÃO FICAM TODOS COM DEUS ==BLOG VALCEMIR http://blogvalcemir.blogspot.com/

Carolina disse...

Você tem razão, é melhor colocar na função silencioso, mas não desligar!

Barão - Guaracy I.Martins disse...

Caro irmão uma das saidas para este tipo de golpe e criar e a familia usar de um código que sera usado pela pessoas sob sequestro quando da comunicação que os marginais obrigam a pessoa a fazer, e esse código devera mudar de tempos em tempos.
Já sofri várias dessas tentativas, para ser exato três, e o sistema funcionou.
Funcionou tanto que quando contatado novamente, pédi ao marginal que parasse de amolar...
Guaracy Martins.

Vivi disse...

Concordo. Ninguém é obrigado a desligar o celular, e o vibracall não faz nenhum escândalo.

Wilma Rejane disse...

Não Publicar

Graça e paz irmão Cruzué!

Preciso do seu endereço para enviar-lhe um livro de presente. Se puderes e não for pedir demais rsrsr, peço que publiques uma pequena nota sobre a obra.

Irmão João, sabes ainda estou engatinhando em alguns assuntos na internet e ainda não consegui encontrar o atalho para entrar na comunidade da ABC, acreditas?! Gostaria de o auxilia-lo nas boas vindas dos novos membros, perdoe-me a ignorância rsrsrs.

Deus o abençoe.

No amor de Cristo.

→ M4t3uS L1mA disse...

Opa, entaum...

O celular no silencioso naum atrapalha ninguém ao lado (é claro, se a pessoa não fizer alarde ao atender) então acho q num tem problema.
Bora conversar sobre outros temas legais: lokojesus.blogspot.com

flw

Unknown disse...

Acredito que deixar no silencioso (vibracall) é a melhor alternativa!

Anônimo disse...

meus amados irmão vcs estão vivendo uma vida tão na modernidade que estão esquecendo da santidade... a palavra de Deus diz assim: guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus. igreja não é shoping center, a igreja ainda é a casa de Deus. desligue o celular em reverencia a o Todo Poderoso.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor a Todos, na minha humilde opnião o celular deve ficar desligado, em sinal de reverência ao Senhor Jeová, esse monte de justificativa e preocupações que pode acontecer sequestro real ou acontecer isso ou aquilo bobagem, se voce desligou o celular em respeito a Deus, o que te faz pensar que Deus com toda sua fidelidade e perfeição deixará acontecer algo com voce ou sua familia, estando voce debaixo das asas do Senhor, portanto deixar celular ligado para evitar algo ou resolver algo imporante não tem nada ver, ou voces preferem celular ligado e se espirito desligado qual é melhor? eu e tantas outras pessoas pecamos muito por conta de celular de outras pessoas tocando na hora do culto pois acabo ficando irado, o irmão ( o dono do celular ) peca e faz um monte de outras pecarem, Deus tem que ser prioridade. que Deus tenha misericordia daqueles que ainda tem duvida a respeito deste assunto, " desliguei o celular em respeito ao Senhor e se ligue voce a Deus. a Paz a todos

Anônimo disse...

tudo isso é artimanha do inimigo pra nos tirar a atenção da mensagem na casa de Deus, na minha opinião nem devemos levar o celular pra igreja, isso é um desrespeito com Deus e até mesmo falta de confiança nele, se estamos na casa dele estamos seguros, nada de ruim ele vai deixar acontecer com nossos familiares, é como disse nosso amigo, se vamos a uma sala de uma autoridade aqui na terra precisamos desligar o celular por obrigação, imagina na casa de Deus. Bjos a todos fiquem com Deus.

Anônimo disse...

é simples, "Mãe, pai, das 20 horas até as 21 horas esterei com o celular desligado pois como vc´s sabem estarei no culto. No avião todo mundo é obrigado a desligar o celular pq na casa de Deus não?