sexta-feira, junho 12, 2009

Jornal Nacional - Reportagem sobre evangélicos na TV Globo

JN - Primeira Reportagem

ASSEMBLEIANOS E PRESBITERIANOS

Resumo e fotoprints de João Cruzué



Assembleias de Deus

..................Pastor Nelson dos Santos resumiu em sua entrevista o que nós gostaríamos de dizer: Que os pastores evangélicos são difamados pela atitude preconceituosa da imprensa (TV Globo) como charlatães, exploradores da fé dos crentes, mas não mostram a obra social que a Igreja Evangélica realiza.



.................Na reportagem da Igreja Evangélica Assembléia de Deus o destaque é a música. Adolescentes e jovens ensaiando e executando hinos maravilhosos ao som de violinos, violas, violoncelos, trompas, trombones em orquestras lindas. Relevância e solicialização em todos os estados do Brasil. O Maestro Giberto de Oliveira da Assembléia de Deus e músico da Orquestra Municipal do Rio, é coordenador do Projeto Sinfonia da Fé, que ensina música a crianças jovens e adultos da comunidade.



Nos projetos sociais com música, as Assembléias de Deus dão o tom.


Igreja Presbiteriana


..................A reportagem do Jornal Nacional destacou o maravilhoso trabalho de Missões que os Prebiterianos desenvolvem, desde 1928, entre os índios Caiuás em Dourados no Mato Groso do Sul. Um hospital para prevenir e curar as doenças do cotidiano. E escola para a integração da tribo Caiuá com o mundo atual.

.................A missionária inglesa Audrey Taylor e seu esposo, foram os pioneiros em desenvolver e publicar a gramática da língua Caiuá. Houve um resgate da autoestima da tribo e respeito da sociedade brasileira. Depois traduziram a Bíblia para o caiuá. Em missões indígenas no Brasil os Presbiterianos esbanjam sabedoria nas obras sociais.



Jornal Nacional - Segunda Reportagem

METODISTAS






.................Um dos mais belos trabalhos de integração social de moradores de rua da Cidade de São Paulo é realizado no Viaduto Pedroso da Av. 23 de Maio pela Igreja Metodista da Liberdade. O Pastor Marcos Antonio Garcia resume a fé metodista: "Um gesto de alguém que estende a mão, que demonstre o amor de Cristo de uma forma prática. Que mostre às pessoas que elas são criadas à imagem de Deus.





..................O projeto de assistência e integração é coordenado pelo ex-Capitão, ex-presidiário: Luiz Gilson Pereira de souza. Um chuveiro, tanque lavar roupa, um ferro de passar roupa, um prato de comida, um armário.


Na assistência social a moradores de rua de São Paulo os metodistas dão exemplo...


Jornal Nacional - Terceira Reportagem

BATISTAS E ADVENTISTAS


---
Igreja Batista

...................Associação Evangélica Resgate e Ame, REAME, dá atenção e carinho às crianças de Rua, principalmente para crianças que não podem mais ficar com os pais, por decisão da justiça. O pão abençoado que chega à mesa dessas crianças vem do comprometimento social da Igreja Batista Brasileira.




.................A responsável pela REAME, a assistente social Gislaime Monteiro Freitas iniciou este trabalho, conta ela, "De uma forma desprentensiosa, num banco no meio da rua... A coisa foi chegando, crescendo, e a gente conseguiu comprar uma rua para as crianças onde elas não tivessem mais sofrimento.

Igreja Adventista

.................Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário, criado há cinco anos é de iniciativa dos Adventistas. Vem atuando em uma favela do Rio recrutando crianças de um ambiente de muita violência para lhes mostrar uma nova perspectiva de vida através da palavra de Deus e do ensino. Ensinar a palavra de Deus para que ela possa transformar a vida de uma pessoa de dentro para fora.

Justificar.................Tudo começou há cinco anos em uma sala bem pequena. Hoje são 180 vagas para uma comunidade com sede de oportunidades. Alimentação saudável. Sem agrotóxicos. Cerca de 500 crianças da comunidade aguardam uma oportunidade na escola adventista.

..................A coordenadora do projeto, Glaucete da Cruz Batista se emociona ao dizer que "A gente pode porporcionar uma perspectiva de vida melhor para uma pessoa., doando às vezes tão pouco. Gislaine citou uma passagem no livro de Apocalipse que diz: "Não mais ranger de Dentes, não mais pranto, nem dor. Aqui é lugar de gente feliz. Lugar de sorrir. Lugar de esperança


Jornal Nacional - Quarta Reportagem

LUTERANOS




.................Os luteranos são uma bênção que ecoa há 15 décadas na Região de São Lourenço do Sul, a 200km de Porto Alegre. Durante quatro gerações eles foram colonos, e vendiam para atravessadores. A fé os levou a mudar uma história de dependência, movidos pela esperança. A Igreja Luterana acredita na Salvação pela fé, e não pelas obras. Mas isso não impede a forte ação social que a Igreja Evangélica de Confissão Luterana exerce no Rio Grande do Sul


.................Pastor Ellemar Wojahn, coordenador da IECLB, resume o pensamento luterano:da comunidade local: "A fé que tem que se articular com a vida das pessoas e a natureza". O Centro de Apoio ao Pequeno Produtor, devolveu aos pequenos agricultores luteranos a capacidade de sobreviver da terra sem depender de ninguém.

.................Se não fosse a atuação da Igreja não se aprenderia uma nova forma de produzir sem agrotóxico e comercializar a produção diretamente ao consumidor na feira no centro de Pelotas. Valorizar e criar condições para que as famílias tenham possibilidade de ter renda e uma vida digna. E ainda sobra para ajudar a quem precisa.

.................Depois dos cultos moradores da região recebem alimentos dos membros da Igreja. Os luteranos decidiram ainda estender a mão a mais gente. Missões entre os descendentes de escravos, moradores de quilombos e os índios Guaranis.


................Segundo Rita Sorita, coordenadora da ação Luterana junto as duas comunidades, "O Brasil e a Igreja tem uma dívida social com essas populações tradicionais que foram excluídas, marginalizadas, que ainda hoje não têm lugar na sociedade.




................Os irmãos luteranos ajudam essas populações, do quilombo e da reserva guarani, a permanecerem na terra de seus antepassados, estimulando os que mais experiências ajudar e ensinar aos mais novos.


Resumo e fotoprints de João Cruzué
ainda não permitido a cópia
tempo de criação 05 horas

.



16 comentários:

Felipe Wandork disse...

Assustei-me ao ver uma dessas reportagens. Mas também me alegrei, pois finalmente mostraram o que fazemos de bom, facilitando a distinção do trigo do joio.

Agora, sempre que tivermos uma oportunidade como esta, precisamos falar que tudo que temos, que somos e que fazemos é pela graça do nosso Senhor Jesus Cristo.

Pablo Massolar disse...

Oi João parabéns pela iniciativa! Mesmo com toda a exposição na TV, não podemos deixar a matéria esfriar, precisamos promover estes acontecimentos sempre.

A postura da Globo em relação aos evangélicos é inédita, ainda mais porque eles foram dentro da "casa" do Silas Malafaia, o maior ícone anti-globo do meio evangélico, fazer a reportagem.

Alguns ainda estão desconfiando das verdadeiras intenções da Globo, mas o importante é que as reportagens ficaram realmente maravilhosas e agora com o seu resumo muitos outros que não viram, poderão conferir as matérias.




Grande abraço!


Pablo Massolar
Editor do Ovelha Magra

Georges disse...

Belo trabalho, irmão João, uma benção para aqueles que, como eu, não tiveram oportunidade de assistir às reportagens. Costumo dizer que contra fatos não há argumentos, aos poucos a sociedade brasileira vai mudando sua percepção acerca dos evangélicos. De caretas e ultrapassados, chegamos a correr o risco de ficar "com o filme queimado" devido a muitas conversões questionáveis que vimos (principalmente de famosos e celebridades), mas o lado social que surge aqui é uma faceta que demoramos muito a mostrar. É pelos frutos que se conhece a árvore!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzue,
A Paz do Senhor!

Parabéns pela excelente postagem, unindo e resumindo todas as matérias publicadas pelo Jornal Nacional da Rede Globo de TV.

Parabéns!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

theomendonca disse...

Essas reportagens mostram um pouco do muito que nossas igrejas realizam na área Social no Brasil. Cada igreja, cada grupo evangélico tem em seu meio alguém que está sendo ou foi socorrido de alguma forma pela igreja.
Mas a pergunta é:
Qual o interesse da Globo em promover essas reportagens?
Com certeza, tem alguma coisa atrás disso.
Não acredito na Rede Globo.

Quem viver verá!

Edimar disse...

Eu estava assistindo o JN, quando fui surpreendido ao ver o "poderoso chefão do jornalismo da Globo",Willian Boner falando de nós.
Deus é fiel e não há nada impossivel para Ele.
Quem poderia imaginar ha uns 20 anos atrás que um dia a Globo falaria dos evangélicos?
Publiquei as reportagens no meu blog com muito prazer.
Glorias a Deus

Jaime Teixeira disse...

òtimo trabalho, meus parabéns. Enfim a "poderosa" Rede Globo começa a se render aos pés de Jesus. Ainda é pouco, mas já é um começo. A reportagem foi muito boa , eu como jornalista cristão, fiquei muito feliz. Glóra a DEUS!!!!

Maria Aparecida disse...

Fiquei feliz por saber da reportagem,
Através da globo, Glória a Jesus!
Feliz final de semana

Fábio Vaz disse...

Parabéns João pelo trabalho feito.
Realmente é muito bom para nós, evangélicos e servos do Senhor, ver que os meios de comunicação de massa estão começando a se render ao poder da palavra de Deus e, creio eu, em muito pouco tempo todas as portas estarão abertas nestes canais para a disseminação da palavra de Deus e todas as cadeias que prendem muitas das pessoas diretamente envolvidas nestes canais se quebrarão e elas virão a adorar o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Mais uma vez parabéns pelo resumo.

Wilson Moreno disse...

calma pessoal!!!
prudencia e canja de galinha nao faz mal pra ninguem,ainda mais tratando-se de rede globo de televisão.
é sabido q os mesmos nao suportam os evangelicos. para eles somos um povinho sem cultura,massa de manobra!!!
em tempo, a globo nao daria nada sem querer algo em troca, eles nao iriam ceder espaço consideravel como feito a troco de nada. As eleiçoes presidenciais estao aí..nao me espantaria o fato dos mesmos estarem preparando terreno para apresentarem o candidato q estarão apoiando.
O povo evangélico q a cada dia cresce e se firma como referencia de valores morais, sociais etc representa uma fatia consideravel dos votos neste país, somos mais de trinta milhoes espalhados por esta imemsa nação.
Enfim, tenho aprendido ao longo dos meus 43 anos ( os da minha idade poderão confirmar o q digo) quer o tempo é a melhor ferramenta para se testar a real motivação e os verdadeiros frutos q despontam.
Vamos aguardar para ver ..cito o "conselho de Gamaliel" se esse negócio é de Deus ira permanecer (a mudança de opnião a nosso respeito).
Oremos pelas próximas eleiçoes presidencias ,q Deus nos livre dos corruptos e ladroes q como ratos infestam os corredores de Brasilia, q Deus nos livre dos falsos crentes q la estao, como vampiros sugando áquilo q lhes é de interesse próprio.
abs
wilson moreno

Geraldo Majela disse...

Quando o Império Romano decidiu fagocitar o cristianismo, promovendo o sincretismo e a criação de uma religião politeísta, adorando millhares de santos-deuses, dividiu o cristianismo.
Quando o império Global se rende aos fatos de que é impossível impedir o avanço do Reino.
Quando a Igreja sai do templo e avança na implantação do Reino.
É TEMPO DE ORAR E VIGIAR.
ORAMOS PARA SABER O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO.
VIGIAMOS PARA VER O QUE O INIMIGO ESTÁ TENTANDO FAZER.

Paulo Pasini disse...

A paz do Sr. Jesus esteja contigo irmão Cruzué.
Assisti a reportagem da TV Globo sobre os evangélicos, sinceramente achei fantástica. Vamos orar para que outras apareçam, e o nome de Jesus seja engrandecido e propagado na Globo. Deus lhe abençoe.
Abraço fraterno.
Paulo Pasini.

Paulo Mororó disse...

Caro irmão, a Paz do Senhor.

Excelente postagem. De uma forma rápida, clara e precisa foi mostrado algo tão valioso. Parabéns pela habilidade.
um abraço
PAULO MORORÓ

daladier.blogspot.com disse...

Achei excelente a reportagem e sua compilação no seu blog, mas torço o nariz para este "achego" tardio da Globo. Na verdade a intenção é puramente comercial. Não enxergo com bons olhos a intenção da emissora.

Sônia Fernandes disse...

Prezado irmão, quero apenas lhe parabenizar pela excelente iniciativa, temos que dar notoriedade e publicidade sim o trabalho social realizado pelos evangélicos, confesso que me surpreendi quando vi a matéria no Jornal Nacional, quem não se surpreenderia?!rs. Eu já havia publicado os vídeos em meu blog www.soniaphernandes.blogspot.com, mas foi muito bom o resumo, em grande estilo. Deus te abençoe mais ainda. Abraços e ótima semana! Sônia.

Projeto Cristianismo Integral disse...

Aos caros colegas Blogueiros,
Graça e Paz,
A minha opinião é a seguinte: O Silas Malafaia, que atualmente é o maior "formador" de opiniões dos evangélicos; tem colocado com muita frequencia, que a Globo é contra os evangélicos. Ora se é assim, a Globo percebeu que está perdendo audiencia do nosso segmento para a TV Record. Daí a atitude da globo em apresentar estas reportagens para reverter este quadro que lhe é desfavorável,
num momento em que a competição pela audiencia é muito acirrada.Mais cá prá nós, a ação social das Igrejas neo e pentecostais que são as que mais estão faturando na mídia, é insignificante; levando-se em consideração o apelo mercantilísta que estão fazendo, que chega até ser vergonhoso.
Em Cristo,
Pb. Ginaldo Américo
PROJETO CRISTIANÍSMO INTEGRAL