domingo, fevereiro 01, 2009

Consciência, inspiração e atitude

.
Uniao de Blogueiros Evangelicos

João Cruzué

O mês de janeiro de 2009 foi uma boa surpresa para nós da União de Blogueiros Evangélicos. Pela primeira vez desde o ano de 2005, quando a UBE foi criada, abrimos nossas portas para receber mais de 400 novos blogueiros. Cristãos evangélicos de muitas denominações, sendo que a grande maioria deles já vem com blogs prontos e com textos de bom conteúdo cristão. O "boom" dos blogs está acontecendo no Brasil e a comunidade evangélica que no passado tinha pouco acesso à educação e à tecnologia, foi muito abençoada por Deus nos últimos 40 anos. Hoje, conta em seu rol com membros graduados, pós-graduados, mestres e doutores em diversas carreiras. Além disso, quase um milhão de jovens evangélicos estão estudando em todas as universidades e faculdades brasileiras. A este incremento de nível cultural, seguiu-se a oportunidade favorável de acesso às novas tecnologias de comunicação digital, destacando-se o um crescente acesso às conexões de banda larga na WEB.

Jovens apreciam e valorizam novas tecnologias, atraindo a atenção dos adultos quando estes descobrem um pragmatismo ainda não percebido nelas. Através de pesquisas próprias sabemos que há cerca de três anos, também aconteceu um "boom" no o Orkut. Milhares de jovens evangélicos migraram para este saite de relacionamento social e ali criaram centenas e centenas de comunidades de Igrejas. A falta de participação dos membros, que apenas colecionavam comunidades sem qualquer participação efetiva, mostrou uma realidade diferente dos sonhos de seus criadores. Houve um plantio, mas não houve participação. E não houve participação por dois motivos: não era o espaço adequado e não havia uma consciência objetiva de uso.

Outros sonhadores vieram e a era dos Blogs chegou. Cada blogueiro, à medida que vai amadurecendo e persistindo, vai conquistando a fidelidade e o incentivo dos leitores. Um blogueiro evangélico precisa de um objetivo para se manter ativo. É preciso primeiro ter uma consciência do que é um blog, e uma consciência da área de atuação para trabalhar seu talento. Uns amam a poesia, outros o jornalismo, outros têm prazer em coisas ligadas ao ensino, outros à apologética, à missões, ao evangelismo, música, crônicas, sermões, traduções e versões de textos. Ainda existem muitas outras áreas: ministério infantil, ministério com adolescentes, com jovens, de terceira idade, compilação de biografias, cultura evangélica esportiva, etc., são muitas as áreas de participação.

É preciso que cada blogueiro construa seu "barco", teça sua rede, compre os remos e estenda a vela para navegar. Isso requer mais sinapses: como uma análise crítica dos talentos pessoais, a fim de se descobrir o que é prazeroso de se fazer. E quando fazemos o que gostamos podemos ir mais longe; ir aonde ninguém nunca chegou. Um blogueiro cristão, para nós, deve ter uma consciência de servir seus leitores com o melhor de si. Isto envolve principalmente uma melhora constante na arte de escrever e de encantar. Aprimorar a redação, conhecer de perto a língua portuguesa, fazer uma leitura do que acontece à sua volta. Eu já ouvi comentários de pessoas que são mestres em redação que trabalharam e retrabalharam por várias vezes o texto para torná-lo menos imperfeitos.

Neste particular a área de atuação seria o barco, e os remos as ferramentas de melhoria de textos. Agora vamos falar da vela: somos blogueiros evangélicos, portanto, a Bíblia é a nosso manual de fé e prática cristãs. A vela é a nossa inpiração. O mastro onde vamos pendurar nossa inspiração é a Bíblia. Quem vai assoprar esta vela para aumentar a velocidade de nosso barco é o Espírito de Deus. Alguns podem até imaginar que este post não passa de baboseiras. Mas a cultura de uma comunidade de 2000 mil blogueiros não pode ser moldada ao acaso. Deus não opera na desordem; Ele é muito detalhista. Para Ele ou é tudo ou é nada! Se queremos atrair o olhar de Deus, precisamos agbradá-lo. Já estamos começando a congregar alguns irmãos blogueiros de língua espanhola. Com as bênçãos de Deus, daqui a alguns anos depois de nossas experiências em língua espanhola, estaremos prontos para o nosso maior desafio: a blogagem na língua inglesa. Se no tempo de Cristo o grego foi a língua usada para pregar o Evangelho, em nossa geração para atingir o mesmos fim, não podemos ignorar os fatos: precisamos aprender a escrever em inglês.

O sonho da UBE não se restringe ao Brasil. Ele vai pela America Latina. Ele precisa caminhar pela Europa, com suas igrejas vazias e crentes secularizados. Ele precisa chegar até os países mais populosos do mundo que estão na Ásia. Necessitamos de sonhos tanto quanto precisamos ter consciência da realidade que nos cerca. Se Deus já nos trouxe até aqui, podemos ir um pouco mais longe, como as ondas que uma pedrinha no lago. O inglês será o remo que vai nos permitir uma comunicação com o mundo. Lá fora não existe nenhuma comunidade de blogueiros evangélicos crescendo a 400 blogs por mês. Temos uma oportunidade única. Precisamos investir em sonhos e trabalhar em pontes. Se a internete precisa de conteúdo cristão que leve a luz e as palavras de Cristo para as nações, a UBE está aqui para aceitar o desafio.

Precisamos de uma consciência de que estamos trabalhando em nossos projetos individuais, mas que estes projetos podem ser partes de um projeto maior. Sozinhos nosso poder de ação vai ser limitado. Mas quando estamos juntos, conversando, orando, incentivando, propondo desafios, criticando, direcionando, nós mudamos de patamar: do bom para o agradável, e do agradável para o perfeito.

A comunicação é o nosso calcanhar de aquiles. É difícil e agradar a tantos blogueiros. Por natureza somos individualistas; usamos com muita destreza os botões do mouse, para selecionar e excluir emails alheios sem piedade. Não temos ainda uma cultura de grupo, mas precisamos moldá-la. Sugeriria a cada um dos membros da UBE que acessassem este blog pelo menos uma vez por semana, para se inteirar das novidades. É preciso ainda uma maior interação com sugestões, críticas, dicas, boas e más notícias. Ainda estamos aprendendo a ouvir. O "fale conosco" deste blog é a nossa melhor e mais rápida opção de comunicação.

Uma pessoa nos perguntou recentemente: Qual é o objetivo da UBE? Então vamos respoder: A UBE é uma comunidade agregadora de Blogs Evangélicos que tem por objetivo incentivar a publicação de conteúdo cristão na Internete. Uma parte deste conteúdo chama-se Evangelização Digital e a outra a difusão de aspectos e eventos da cultura evangélica. A UBE também promove a divulgação do uso de blogs em todas as comunidades evangélicas no Brasil e nos países vizinhos. A UBE tem um serviço de suporte que pode atender a crentes de qualquer Igreja evangélica que queiram publicar conteúdo cristão, ensinando a criar e editar um blog gratuitamente.

Assim, temos consciência de onde queremos chegar. Sabemos o que precisamos fazer. A qualidade do conteúdo das pulicações virá do exercício do talento de cada um sob a inspiração do Espírito Santo. A comunicação entre nós precisa ser melhorada, e nossa vontade é servir a Deus com o que de melhor nós pudermos alcançar. Juntos, nós podemos surpreender.

cruzue@gmail.com

Registre seu Blog evangélico na UBE: Registre-se

.

Um comentário:

Meire disse...

Parabéns, irmão João, pelo trabalho que desempenha na UBE!
Creio que quanto mais nos unirmos e dedicarmos o nosso melhor a Deus, mais seremos abençoados e realizados!
Nosso papel é fazer a diferença, inclusive na Internet!
Que Deus possa abençoar e guiar todos os que têm levado a sua Palavra!

Parabéns pelo trabalho
Deus lhe abençoe
A Paz...