quarta-feira, setembro 24, 2008

Petrobras - confirmada a grande descoberta de Júpiter

24/09/2008

Confirmada mais uma importante descoberta de gás e óleo leve no Pré-Sal

A Petrobras concluiu a perfuração do poço, conhecido como Júpiter, no bloco BM-S-24, confirmando a ocorrência de uma grande jazida de gás natural e óleo leve no pré-sal, em águas ultra-profundas, na Bacia de Santos. O consórcio, responsável pela exploração deste bloco, é formado pela Petrobras (80%) e Galp Energia (20%). Essa perfuração confirma a descoberta anunciada em 21 de janeiro de 2008.

O poço 1-BRSA-559A-RJS (1-RJS-652A) está localizado a 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 37 km a leste da área do Tupi, em profundidade d'água de 2.187 metros. A profundidade final atingida foi de 5.773 metros a partir da superfície do mar.

A perfuração do poço, que por razões operacionais havia sido interrompida em janeiro, foi aprofundada e constatou a continuidade de reservatórios de gás natural e óleo leve, e de elevado teor de gás carbônico (CO2). Várias amostras de petróleo foram recuperadas e se encontram em análise no Centro de Pesquisa da Petrobras - CENPES para melhor caracterizar as percentagens relativas de seus componentes. Quando em produção, o CO2, preliminarmente identificado, não será descartado para a atmosfera, mas reinjetado, contribuindo assim para o aumento do fator de recuperação de petróleo nestes reservatórios.

A descoberta de Júpiter, que comprovou uma significativa espessura de reservatórios porosos foi integralmente comunicada à ANP nesta data. A estimativa dos volumes de óleo e gás será possível após as analises das amostras de fluidos recuperados neste poço e da perfuração de novos poços.

O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da nova jazida, assim como das características dos reservatórios. Um Plano de Avaliação será remetido à ANP, conforme previsto no contrato de concessão.


ACESSE www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br
E TENHA RELEASES, FOTOS E GRAVAÇÕES PARA RÁDIO E TV


--------

João Cruzué
Jornalista cadastrado na APN
cruzue@gmail.com

.

Nenhum comentário: