quarta-feira, outubro 31, 2007

Louis Pasteur

Louis Pasteur
(27-12-1822 a 28.09.1875)

Certa vez, na França, um senhor de 70 anos viajava de trem, e ao seu lado, um jovem universitário lia o um livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta, que o jovem percebera tratar-se da Bíblia, aberta no Evangelho segundo Marcos. Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.

- É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe seu cartão que eu lhe enviarei material sobre o assunto pelo correio, com a máxima urgência. O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.

Quando o jovem leu o cartão, ficou pálido e saiu cabisbaixo de vergonha.

No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur -Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França.

O fato acima, descrito na biografia de Pasteur, teria ocorrido em 1892.

Autoria desconhecida.

Vida e obra de Louis Pasteur


Ilustre pesquisador francês que descobriu a vacina anti-rábica e impulsionou a criação do Instituto Pasteur de Paris e várias outras instituições, que receberam o mesmo nome no mundo todo.

Louis Pasteur nasceu em Dôle, parte oriental da França, em 27 de dezembro de 1822.

Em 1847, completou seus estudos de doutorado na Escola de Física e Química em Paris.

Em 1848, foram anunciadas suas primeiras descobertas sobre assimetria dos cristais.

Em 1854, tornou-se Professor de Química e Reitor da Faculdade de Ciências de Lille.

Em 1857, iniciou manuscritos sobre a fermentação láctea e recebeu a medalha da Sociedade Real de Londres por seus estudos sobre cristalografia. Pasteur também pesquisou muito sobre a geração espontânea.

Em 1861, recebeu um prêmio da Academia de Ciências por seus estudos sobre fermentação.

Em 1865 iniciou estudos sobre o processo que mais tarde levaria seu nome - a pasteurização.

Em 1880 Pasteur começou seus estudos sobre a raiva, lançando no ano seguinte os primeiros manuscritos sobre essa zoonose.

Em 1881 publicou estudos sobre a vacina contra o antrax e contra a cólera aviária.

Em 1884 apresentou, em Copenhagen, um trabalho sobre "Patogenia microbiana e vacinas". Iniciou estudos sobre vacinação anti-rábica em animais.

Em 1885 efetuou o primeiro tratamento contra a raiva humana. Os primeiros pacientes foram Joseph Meister e Jean Baptiste Jupille.

Em 1886 obteve licença internacional para fundação do Instituto Pasteur, devotado ao estudo e tratamento de raiva, assim como a outros estudos microbiológicos.

Em 14 de novembro de 1888, o Instituto Pasteur de Paris foi inaugurado.

Em 1892, o Jubileu de Pasteur (70 anos) foi comemorado na Sorbonne de Paris com grandes solenidades.

Louis Pasteur faleceu aos 73 anos, em 28 de setembro de 1895, em Chateau de Villeneuve l'Etang, perto de Paris.

http://www.pasteur.saude.sp.gov.br/historia_02.htm

joao cruzue
www.olharcristao.blogspot.com
Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com


.

terça-feira, outubro 30, 2007

O resultado dos fiascos

O significado bíblico do não.

não!

Não deixe de ler: as mensagens de João Cruzué
João Cruzué

Dias atrás iniciei uma pesquisa bíblica sem grandes pretensões sobre o amor de Deus. Tive o maior trabalho de compilar todos os versículos no bloco de textos do Windows, depois exportei para o ms-excel e na base do Ctrl+L comecei a contar quantas vezes a palavra SIM está escrita nos quatro livros do Evangelho. Depois, fiz a mesma coisa com o verbete NÃO.


O curioso é, que no meu local de trabalho, um colega deixou uma Bíblia Digital da Sociedade Bíblica Trinitariana, chamada Bíblia América - e ela tem um contador de palavras.

Coincidência?

Então fui avante, e acrescentei mais uma palavrinha - TALVEZ!

O escore da pesquisa foi este: A palavra SIM está registrada 462 vezes na bíblia, em 435 versículos. A palavra NÃO tem 8.409 registros, em 6.772 versículos. E, a palavra TALVEZ consta 09 vezes, sendo que apenas uma vez no Novo Testamento em Lucas 20:13 - "E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez, vendo-o, seja respeitado".

Assim pude registrar algumas impressões. Deus realmente nos ama e uma de suas palavras de amor mais freqüentes é o NÃO. O Decálogo é uma das maiores provas disso. Quando Deus ordena - Não matarás , Ele está ensinando a preservar a vida. Em tempos de tanta violência a vida das pessoas às vezes vale menos que 40 centavos. Quando Deus diz não furtarás, está ensinando que devemos viver com produto do suor de nosso rosto. Quando Ele ordena Não cobiçarás as coisas do próximo, Ele quer que saibamos agradecer aquilo que temos, enquanto espera que oremos pedindo exatamente o que nos falta - para que Ele nos ajude a conseguir. E assim por diante. Quem ama verdadeiramente está sempre dizendo NÃO!

Um exemplo concreto são as palavra de u'a mãe. Em todo o contexto de suas advertências aos filhos pequenos está patente o seu amor quando ela diz NÃO. Da mesma forma faz o Senhor.

Outra impressão interessante é que nosso nosso Deus não é um Deus de talvez! Os profetas da Bíblia usaram esta palavra por quatro vezes e em todas elas condicionavam a possibilidade de uma perdão se houvesse arrependimento.

É um fato comum em nossa forma de desejar que Deus sempre diga SIM as nossas orações. Fazemos centenas delas e concluímos com estas quatro palavras "mágicas" - Em nome de Jesus! E quase sempre o emprego não vem, o namorado não é fulano, o salário nunca aumenta, o pastorado cada vez mais distante, você já está indo para o terceiro, quarto vestibular, e nada da Universidade, aquela dívida que você nunca recebe - aborrecimentos.

Se Deus nos ama, por que Ele insiste em dizer NÃO?

Somos peritos em nos apresentar diante Dele como "chorões" esperando que com uma oração bonita, chorosa, vamos receber tudo o que queremos, bênçãos e mais bênçãos caindo do céu em nosso colo. No princípio de nossa fé, isso costuma mesmo acontecer, mas Deus não deseja que sejamos eternos bebês. Ele tem uma característica interessante: de abençoar os que trabalham, aqueles que "ralam" no dia a dia. É por isso que há incrédulos que prosperam, materialmente falando, enquanto muitos crentes não. Por que? Porque a bênção quando é possivel de ser conquistada é 90% pelo trabalho e 10% pela oração. É possível que alguém consiga o que precisa ao longo da vida somente orando. Mas esta possibilidade é bem remota se você tem um cérebro, dois olhos, braços, mãos, pernas e pés - perfeitos. Fique meia hora em um hospital de câncer ou em uma enfermaria de hospital público para observar...

Deus somente renovou a promessa na vida de Moisés depois que ele saíu do ócio do Palácio do Faraó e foi trabalhar no meio do deserto cuidando dos rebanho do sogro. Deus não chamou nenhum dos filhos de Jessé que estavam à toa em casa, mas escolheu e mandou ungir a Davi que estava no campo, debaixo de sol, trabalhando.

Já ouvimos muito isso: "Se eu soubesse quem inventou o trabalho eu mandaria matá-lo!" Trata-se de uma asneira ímpar, pois Deus é um ser que trabalha; foi Ele quem primeiro trabalhou. Em João 5:17 está registrado outra característica divina do trabalhar: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também". O ócio, na Bíblia, levou o Rei Davi ao pecado, e o maior ocioso da história é o diabo. Por duas vezes ele repetiu para Deus, no Livro de Jó, o seu atributo básico que é a vagabundagem: "Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:7 e 2:2.

Sua bênção não vem? Sente-se diante de Deus e comece a planejar o que pode fazer, enquanto continua orando. Deus não moverá um milímetro da vontade Dele, se você por si mesmo(a) for capaz de alcançar o que precisa, através do trabalho. Alguns crentes na sua pressa de atender as próprias necessidades começam a ir atrás de jogos de azar. Se você faz isto, por favor, reconsidere sua atitude, pois o dinheiro mal ganho é amaldiçoado, e uma maldição pode destruir um lar, uma família, e até tirar a sua vida. O dinheiro de jogo é um laço do diabo, cuja especialidade é enganá-lo para depois destruí-lo da forma mais triste e lenta possível.

Não culpe a Deus pelas coisas que lhe faltam, talvez você não estivesse vivo se Ele lhe desse tudo como resposta de qualquer oração. Certo pastor era um homem famoso por ser muito abençoado. O que ele orava, recebia, e durante muito tempo assim foi. Mas aquela temporara de SIMs terminou. Deus queria que ele experimentasse o outro lado da moeda. Um tempo veio que ele orava e não acontecia nada de bom. Ele era um completo fiasco. Aquele pastor foi se irritando com a situação, e um dia em oração ele desabafou.

-- Senhor! Como vou ter minha fé aumentada se para tudo que eu tenho orado agora o Senhor só diz não? Então o Senhor, ouviu e lhe fez saber isto: " A sua fé aumenta enquanto espera pela minha resposta. Então aquele pastor entendeu que durante o tempo que orava e Deus a tudo respondia, tinha pouca fé.

Para finalizar, Filipenses 4:13. "Irmãos, quanto a mim, NÃO julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim."

Querido(a), mãos à obra! E a boa mão do Senhor vai prosperar SIM o seu TRABALHO.

autor: João Cruzué
www.olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com
Obrigado pela sua visita.

.

sexta-feira, outubro 26, 2007

A visão de um blogueiro cristão

Da Galileia à WEB
IDE
por João Cruzué

Estou aqui para parabenizar sua iniciativa de criar um site ou editar um blog cristão. Apesar de muitos pastores satanizarem a WEB (a semelhança do passado) dizendo que ali só existe pornografia, dou graças a Deus, pois, também tem a palavra de Deus, graças ao seu, ao meu e ao nosso esforço.

Há quatro anos atrás quando digitei o verbete inglês "church" na barra de endereço do Internet Explorer, esperava que abrisse um site de alguma igreja cristã. Surpreendi-me, quando em lugar disso, abriu-se o site de uma igreja de satã, com a cabeça de um bode negro, chifrudo, de barbicha grande, sobre uma estrela vermelha.

Fiquei admirado de ver a lentidão dos crentes no uso da tecnologia - que a bem da verdade não foi criada pelo diabo. Meses atrás quando fui registrar o domínio Olhar Cristão, vi entre a lista de domínios muitos sites de prostituição e poucos de cristãos. Fiquei de fato mais consciente da gravidade da situação.

A WEB com todos os dispositivos e programas que lhe deram forma são uma tecnologia digital à nossa disposição para espalhar o Evangelho de Cristo, pois, através dela, gratuitamente, você pode (se quiser) pregá-lo ( em inglês ) aos quatro cantos da terra. O diabo usurpa as coisas que os homens criam sob inspiração de Deus, mas não ele nada cria. Em seu ódio, amargura e desespero só pensa em roubar, matar e destruir.

Oro, sinceramente, para que pessoas como você, possam escrever coisas boas e plantar o "trigo" do Evangelho tanto em português quanto em inglês para o Brasil e mundo. Quanto aos religiosos evangélicos míopes, também vamos orar por eles a mesma oração do profeta Eliseu, para que vejam os três bilhões (três?) de almas perdidas que precisam de Cristo.


autor João Cruzué
cruzue@gmail.com
http://blogueiroscristaos.blogspot.com




.

quinta-feira, outubro 25, 2007

O momento da virada


Quando estava no segundo ano da faculdade, meu professor de matemática ensinou sobre o "ponto de inflexão". Ouvi, também, uma mensagem de um pregador sobre "O momento da virada" em I Samuel 30.6. Suas palavras foram muito úteis para mim, na época, enfrentando os anos finais de uma longa provação de 11 anos de desemprego.

Escolhemos o mesmo tema , isto é, o ponto de inflexão, usando o "momento da virada" na vida de Davi para trazer uma palavra para elevar o ânimo de quem precisa ouvir algo de Deus.

A luta com Golias deixou Davi famoso. A partir daí, ele começou a ser considerado inimigo do trono pelo próprio rei Saul. Foram poucos os seus dias de fama. Caçado como um animal, escreveu um salmo que diz assim: Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! "Salmo 42:1". Este cervo, o Orix, se escondia nas rochas mais altas dos montes , fugindo dos caçadores. Quando estava no limite de morrer de sede, ele descia do monte , bramando de angústia , diante dos caçadores, em busca de água. A sede o fazia decidir procurar por água mesmo sab
endo que seus algozes o estavam esperando.

Davi conhecia, na própria pele, este este detalhe.
E, Davi foi descendo da fama para ser um foragido. O inimigo sabia do propósito de Deus em sua vida e procurava levá-lo a erro ou a matá-lo pelas mãos de Saul. Davi era ungido de Deus, mas seus dias de glória ainda estavam no futuro. Quanto ao presente, ele andava se escondendo por cavernas
, desertos e até entre os inimigos, os filisteus.

A ele, foram se juntando os homens aflitos, endividados, amargurados; se fez chefe de 400 desses homens.
O momento da virada na vida de Davi aconteceu quando ele passava por uma aflição duríssima.

Estando fora da cidade, onde pousavam, vieram os inimigos amalequitas e deram com ímpeto sobre a cidade de Ziclague, incendiando todas as casas e levando cativas as famílias de Davi e de seus 40
0 seguidores.

Quando estes homens viram a cidade queimada, saqueada, suas famílias levadas cativas, entraram em um desespero tão grande que deciram apedrejar Davi. Eles o culpavam pela má sorte. Seguiam um homem azarado.


Enquanto eles procuravam por pedras, Davi chegou ao seu limite. Mas ele era diferente. Naquela hora de desespero ele tomou a decisão correta: foi buscar a face do Senhor. Mandou chamar o sacerdote Abiatar, que colocou o éfode, e Davi consultou ao Senhor: Perseguirei e alcançarei esses amalequitas? E o Senhor respondeu: Persegue, porque, decerto, os alcançarás e tudo libertarás! E foi assim mesmo que aconteceu.

Ah! meu amigo(a) leitor(a), como esta palavra fez bem ao meu coração em meus dias de aflição...

Foi naquele momento, que Davi foi posto a última prova, antes de seguir para um reinado de 40 anos. O diabo apertou Davi na beira do "precipício", mas saiu "derrotadíssimo" porque Davi em vez de murmurar, blasfemar, se desesperar, ele foi buscar a presença do Senhor.

Foi o momento da virada na vida de Davi. Ali, ele parou de descer e começou a subir. Dias depois, Saul morreu. Davi foi aclamado rei de Judá. Sete anos mais tarde, rei de todo Israel.

Ele tinha razão, quando escreveu:" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Salmo 46, 1-2.

Esta mensagem foi escrita para quem estiver em situação parecida.

Se você ceder ao desespero diante do seu limite, seu adversário - o diabo, vai se alegrar, vai gargalhar às escondidas da sua derrota enquanto você vai estar culpando a Deus pela sua queda. Mas se em lugar de se desesperar, você se levantar da poeira e buscar a Deus, como Davi buscou, quem vai beijar a poeira vai ser o seu inimigo!


Amigo(a) leitor(a), quem sabe você esteja em luta duríssima, igual a de Davi.

Pela fé, eu posso ver rosto Deus sorrindo quando você buscar a face Dele e clamar por ajuda!
E, este também será o momento de sua virada!

Autor: João Cruzué
http://olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com



Vencendo na adversidade

.

sua bênção está lá em cima

Nossas atitudes diante das adversidades da vida são um fator determinante para sairmos ou não delas. Para escrever sobre isso, tomamos por base experiências pessoais e reais. Se você anda a procura de uma palavra de Deus, se Ele quiser pode falar com você através deste texto.

Todo dia, escutamos muitas palavras; algumas ficam guardadas em nossa memória, e, da maioria delas nos esquecemos completamente. Uma palavra pode nos animar, levantar, mudar nosso ânimo. Provações, aflições, perseguições e dificuldades, ninguém gosta disso, mas estão presentes, em algum tempo e de formas variadas, na vida de cada um de nós. Você pode fazer delas os degraus da sua vitória ou sua própria "sepultura" dependendo da sua atitude.

Podemos começar aprendendo a distingüir a voz de Deus dentre as muitas vozes que escutamos. Apenas ela é verdadeira dentre tantas que gostaríamos que fossem. Se você é cristão sabe: Deus fala na adversidade . Se ainda não o é, e quer ser abençoado por Deus e sair do fundo do poço, vai ter que tomar uma decisão sincera: aceitar Cristo como Senhor da sua vida. Procure uma Igreja evangélica. Quanto tempo mais vai protelar sua reconciliação com Ele? Caso queira saber mais detalhes quanto a isto consulte aqui .

.Tanzanita

Então, Para ouvir a voz Deus temos aproximar dEle. O primeiro passo é aceitar Jesus com Senhor de nossa vida e Salvador de nossa alma.Depois, Abandonar velhos hábitos, vícios, companhias mundanas e até pecados ainda não confessados. Corrigir nossos rumos. Uma vez cristãos, isto é, seguidores de Jesus Cristo, nossa vida não pode ser nem hipócrita, nem corrupta. A escolha é sua: se quer mesmo ouvir as orientações de Deus, para achar sua porta de escape e seu lugar na prosperidade de Deus - anime-se e aja. Seu bom destino depende desta atitude.

"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável". Provérbios 28:9. "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ouve". João 9:31 . Para ouvir Deus falar, seu coração deve estar limpo do pecado.

Os santos não estão livres de provações. Elas tanto atigem a pecadores quanto a justos. Os pecadores ( quem peca por prazer ) precisam de arrependimento e santificação; os justos de paciência e perseverança. Veja isto no texto abaixo:

"Confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus". Atos 14:22 . "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo". João 16:33 . "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas". Salmos 34:19 .


O segundo conselho é olhar sempre para Cristo, o autor e aperfeçoador da nossa fé. Pedro estava no barco; com ele, outros discípulos enfrentando uma forte tempestade . "Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Mateus 14:24 . Pedro viu Jesus de longe e disse: " Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas ".
.

barco de pesca no mar

E, Pedro ouviu a voz de Cristo: Vem! Pedro. ele desceu do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus". Sob a voz de Cristo, ele começou a caminhar por sobre o mar. E, quando deixou de olhar para Cristo e passou a olhar para a força do vento e a altura das ondas, sentiu medo e começou a afundar. Clamou por socorro e Cristo lhe estendeu a mão e de novo ficou por cima do mar.

Nossas tribulações e aflições diárias têm um objetivo: são degraus de uma escada que pode nos levar a um lugar próspero mais perto do Senhor. Romanos 5:3-5 diz: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Quem vence na tribulação, pode, depois, confortar outros em situações semelhantes.

Uma de nossas atitudes diante das tribulações deve ser a de perseverança. Esperar com paciência o dia da vitória: "Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. I Coríntios 15:57".

Certo Pastor, era muito abençoado em suas orações. Tudo que ele orava, Deus respondia. Todavia, chegou um tempo que isso parou de acontecer. Ele orava, e Deus ficava em silência. Pedia, e nada recebia. Batia, e a porta estava bem trancada. Então, muito decepcionado com Deus reclamou:

- Senhor, eu tenho passado vergonha. Tenho orado e o Senhor não me ouve mais. Como minha fé pode crescer se tenho orado mas o Senhor não me responde?

Tempos depois, ele ouviu a seguinte resposta de Deus: A fé vem durante o tempo que você espera pela resposta da oração. Se todos orassem e recebessem respostas imediatas, não haveria necessidade de Fé! Depois de ter aprendido essa lição, aquele pastor voltou novamente a ser abençoado com respostas do Senhor.

Outra atitude muito eficaz é se ocupar em fazer algo para o Senhor durante o tempo que passar no "vale da aflição". Há muita coisa que pode ser feita, mesmo sem um único centavo no bolso. O Mar Vermelho estava à frente e o exército do faraó se aproximando pela retaguarda. Moisés clamava ao Senhor no meio daquele infortúnio. Foi aí que Deus o repreendeu: "Por que clamas a mim Moisés, diga aos filhos de Israel que marchem! " Estende o teu cajado , estende a tua mão sobre o mar e divide-o" Exodo 14; 15-16. Deus exigiu ação!

O Senhor abriu o Mar, mas veja, Ele exigiu uma ação de Moisés. Não estará também o Senhor esperando que você tome uma atitude? Arranje algo para fazer, tanto na vida material quando espiritual. Precisa haver este equilíbrio nisso, pois não podemos trabalhar só nas coisas espirituais, pois os olhos da sociedade observa nosso testemunho principalmente o cuidado com nossa família. Abandonar a família nessa época dizendo que estamos realizando o chamado do Senhor é vergonhoso e aos olhos da comunidade Deus vai ser escarnecido.

No nosso caso pessoal, na área espiritual o Senhor nos incumbiu de arranjar literatura usada e, usando o correio, enviá-la para grupos informais de presidiários crentes dentro de penitenciárias paulistas. Começamos em março de 2001, logo após a primeira grande rebelião de presos do PCC no Estado de São Paulo. Se não tivéssemos ocupado nossas horas, além de nossos afazeres, com essa missão, teríamos perecido.

É importantíssimo fazer algo na obra do Senhor durante a tribulação.


Se ficar parado, se lamentando, murmurando, prostrado, ou nos velhos vícios e pecados - se ainda não é crente - é bem possível que você esteja mesmo cavando sua própria cova, ou se escondendo na "caverna" dos desanimados. Você não é um coelho que ficar em tocas! O Senhor tem bênçaos maravilhosas para lhe dar . Elas, entretanto estão em um nível mais alto. Ele quer que você construa, durante as suas aflições, uma escada para subir até a presença dEle. Essa escada é construída com santificação, orações, ações espirituais, paciência, esperança. Fé!
.
cuidado com a cova

Reepreenda os pensamentos de desânimo, de frustração. São malignos. Ore ao Senhor, toda vez que pertubarem sua mente. Por trás deles, pode estar um espírito maligno, que age muito bem enquanto não é identificado.

O Senhor Jesus Cristo ama você. Guarde bem isso. Não se de
ixe enganar. E por fim, lembre-se da atitude de Paulo: E uma coisa faço, e é que, me esquecendo das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, pela soberana vocação em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14.

.sua coroa da vitória depois da adversidade!

Olhe para frente, onde estão as bênçaos do Senhor e o Dia da retirada do seu cativeiro. Que Deus, em Cristo, lhe conceda, em breve, o desejo do seu coração.



autoria: João Cruzué
www.olharcristao.blogspot.com
cruzue@gmail.com

.

domingo, outubro 21, 2007

Igreja evangélica cubana II

Alfredo Gomes, Juan Carlos Escobar - da AADD* da Espanha
e Eliseo Villar, vice-superintendente da AADD de Cuba.
*AADD - Assembleas de Dios

Por João Cruzué

Na primeira postagem sobre a Igreja Evangélica em Cuba, publicamos a tradução de um entrevista com o Superintendete Geral das Assembléias de Deus cubanas, Pastor Hector Hunter Wright, feita em 1999, pela AG americana com sede em Springfield - Missouri.

Nesta segunda reportagem trouxemos informações mais recentes ( 2005) a partir de um informativo da Sociedad Biblica de España, assinado por seu diretor, reportando um visita às Igrejas cristãs cubanas. Ao fazer a comparação entre os números de 1999 com os de 2005 pode se ter uma idéia do crescimento do Evangelho na Ilha de "El comandante" Fidel Castro.

Não sou perito em tradução de espanhol, quem quiser ler o original, por favor acesse o Blog Mirar Cristiano .



Tradução de João Cruzué
para o Blog Olhar Cristão


"
Visita da Sociedade Bíblica de Espanha às Assembléias de Deus em Cuba – Próximo da meia noite do dia 03.jun.2005, chegaram a Cuba a expedição missionária das Assembléias de Deus da Espanha para compartilhar os próximos três dias de ministério intenso. Com a delegação chegam os líderes das AADD da Espanha: Juan Carlos Escobar, Presidente; José Maria Romo, Secretário executivo; Alfredo Gómez Moneo, Diretor de missões e Irmã Consuelo, responsável pelo projeto de cooperação com as igrejas cristãs de Cuba. Com eles, duas equipes de 09 e 05 pessoas, respectivamente, que nos próximos 15 dias, trabalharam com as Igrejas Assembléias de Deus em diversas partes da Ilha.

Os três dias,
incluindo o de nossa partida à noite, foram cheios de reuniões, visitas ás Igrejas e um culto especial de orações pelas 20.000 bíblias doadas nesta ocasião. Na ausência do Superintendente geral das AADD em Cuba, Pastor Hector, em viagem fora do país, nos recebeu o vice-superintendente , Pastor Eliseo Villar. “Nosso único lema é Cristo, e não as ideologias – nos disse ele – e isso é o que estamos experimentando em Cuba, onde há fome e sede da Palavra de Deus. Nos anos 1988 -1990, aconteceu em Cuba uma grande sacudida de milagres, coincidindo com uma grave crise econômica. Desde aquele momento o crescimento da Igreja tem sido extraordinário”

20.000 Bíblias da ADDD da Espanha
para os irmãos cubanos
junho - 2005

Alfredo Gomes Arce, secretário executivo geral da AADD cubana, nos conta que nos anos 80, havia no país 86 templos e 120 pastores, na denominação. Hoje são 720 templos e 3.280 casas de cultos, que fazem um total de 4.000 congregações com um rol de que passa de 250.000 membros e mais de 500.000 congregados freqüentando a Escola Dominical. O corpo ministerial credenciado forma-se com 721 homens e 539 mulheres de Deus, um total de 1.260 pastores e pastoras. Ademais, existem 600 presbíteros e 2.400 ministros (diáconos)laicos, com credenciais. Em todo país ainda há 6.000 grupos de leitura orações e leitura bíblica, que se reúnem nas casas, alguns deles nos lugares mais remotos das montanhas ( Sierra Maestra?) onde ninguém chega. Irmão Andavert (Diretor da SB de Espanha)tem muita demanda de bíblicas – disse-nos Alfredo – alguns se batizam e têm tão somente um Evangelho ou um Novo Testamento.

Estamos muito gratos por estas Bíblias, que serão uma grande bênção para os crentes, mas necessitamos muitas mias, pois há grande escassez. Também necessitamos Bíblias para o cárcere. Centenas se convertem na prisão. Irmão, há fome no povo cubano por ler a Bíblia,inclusive entre os crentes. Todos querem possuir um Bíblia. O Pastor José Cabrera nos conta como sua igreja de 1.000 membros se repartiu em oito congregações menores em bairros distintos e, hoje, são congregações independentes que passam, cada uma delas, de 700 membros e uma de suas maiores necessidades é poder dar uma Bíblia para cada crente.

No domingo, dia 05/06/05, pude comprovar muito do que havia ouvido em uma igreja AD do Bairro “El Diezmero” pastoreada por Samuel Saavedra, onde compartilhei a palavra em um templo completamente cheio. Em uma noite fui em um culto extraordinário, o templo do Bairro de “Infanta” da Igreja Fonte da Vida, estava que não cabia mais um alfinete. Um longo culto de três horas de adoração e pregação da palavra de Deus sob uma mensagem inspiradora do Pastor Juan Carlos Escobar (AADD Espanha) além das participações de todos os visitantes. Temos vindo para penetrarmos profundamente de Cuba – disse o Presidente das AADD da Espanha – e nostra convenção espanhola está totalmente comprometida convosco. É maravilhoso ver que instituições com a AADD e a Sociedade Bíblica se unem para glorificar e dar a Palavra.

Poderia continuar e não terminar mas creio que este relato oferece uma síntese bastante precisa do que foi esta viagem e das portas que se abrem para ser uma benção para outros. Com estas linhas quero render uma sincera, mas sentida homenagem a este povo cubano batalhador pelo Evangelho com quem em poucos dias tenho aprendido muitas coisas das quais vale a pena não esquecer. Minha gratidão especial a todos os que têm me recebido e ajudado nesta viagem e em especia a José Lopez, Secretário da Comissão Bíblica em Cuba, herdeiro infatigável da Palavra eterno – meu colega em Cuba.

Pepe, como o chamam todo mundo carinhosamente, é um homem comprometido, queridíssimo por todo mundo e eficaz em seu ministério. É conhecedor da obra em Cuba como ninguém e um grande amante de todo patrício em Espanha. Ele foi meu guia e anfitrião, de luxo. Também meu reconhecimento e gratidão as Assembléias de Deus de Espana, verdadeiro artífice desta ação missionária e em especial Jose Maria Romo, Alfredo Gómez e Juan Carlos Escobar, por sua visão. Com eles passamos momentos maravilhosos de companheirismo cristão no campo de trabalho. Todos eles comungam paixão por missões".

José Luis AndavertDiretor Geral da Sociedade Bíblica de Espanha.

Tradução de João Cruzué para o Blog Olhar Cristão.

Espero que tenham gostado
cruzue@gmail.com

sábado, outubro 20, 2007

A oração da boa velhinha


A oração da boa velhinha

adaptação de João Cruzué

"Quando nasci minha primeira oração foi um berro. Durante nove meses eu estava numa "boa" quando de repente, "vapo!" abri os olhos e não sabia respirar. Uma dor aguda foi aumentando, aumentado, até que não suportei mais; com todas as forças dei o maior berro que podia. Deus ouviu e como resposta respirei.

E continuei orando.

Com fome, eu orava; com dor de ouvido, eu orava; quando sujava a fralda, de novo. Isto foi ficando rotineiro e minha "oração" tornou-se chata. Até que aprendi a falar. Primeiro foi "mamãe", depois "papai", "vovô" - menos vovó, que naquela ocasião já estava com Deus. Não antes de pegar-me nos braços, pequenina, e também sussurar uma oração. Talvez seja por disso que eu tenha o mesmo dom espiritual.

Cresci orando. Cheguei à Universidade, orando. Casei-me, orando. Agora estou batendo às portas dos 50. Precupada, ontem a noite orei assim:

"Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia. Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo, em toda e qualquer ocasião. Livra-me, também, Senhor, deste meu desejo enorme de querer pôr em ordem a vida dos outros. Ensina-me a pensar neles em como ajudá-los sem jamais me impor sobre eles. Mesmo considerando, com modéstia, ser uma lástima não passar adiante a sabedoria que acumulei até agora.

Senhor, Tu sabes que preciso preservar os amigos e uma boa relação com os filhos, e que posso por tudo a perder se ficar intrometendo-me na vida deles. Guarda-me também Senhor da tolice de querer contar tudo muito detalhado e dá-me asas para voar diretamente ao ponto que interessa.

Guarda-me de falar mal de alguém.

Senhor, eu sou doida por novelas, mas elas hoje estão muito "modernas". Outro dia, meu netinho, o Paulinho, entrou de repente na sala, justamente, na hora em que, do nada, apareceu na telona coisas que me fizeram ficar "vermelha". Senhor, o Paulinho me deu a maior "bronca", mais eu sou inocente. Eu preciso de alguma coisa nova para fazer que valha a pena.

Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças. Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa. Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir muito.

Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência. Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errada em algumas ocasiões. Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis. Mas, sobretudo Senhor, nesta prece de envelhecimento peço que mantenha-me mais amável possível.

Livra-me de ser uma santarrona, pois é difícil conviver com os santos. Mas uma velha muito rabugenta, Senhor, pode ser uma obra prima do diabo!

Poupe-me!

Amém!"

Oração da velhinha
adaptada por João Cruzué - cruzue@gmail.com
quando souber o nome do autor, colocarei os créditos.



sexta-feira, outubro 19, 2007

Ética cristã na arte de blogar


caixa preta 

João Cruzué

"Disse o Apóstolo Paulo " Todas as coisas me são lícitas, mas nen todas elas covêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". ICor. 6:12.

Irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios que podem nortear nossa conduta cristã no uso desses maravilhosos espaços digitais que são os BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar aqui há cerca de uns quatro anos não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja. Não quero omitir-me, pois sei que o tempo de falar é agora.

Somos cristãos e por isso temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Estamos aqui para fazer a diferença; para somar, para não perder tempo com querelas miúdas. Bom seria que os visitantes de nossas páginas sempre encontrassem assuntos construtivos, alegres que os surpreendessem e cativassem.

Sobre tudo o que devemos respeitar penso que em Mateus capítulo cinco pode estar nosso código de ética. Três coisas ali chamam-me a atenção mais que as outras. A Paz, o sal e a luz.

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. Não estamos aqui para derramar "gasolina e acender um fogo" sobre pessoas e instituições. Isso compete aos filhos do diabo, que têm prazer em ver defeitos e enxergar maldade em tudo ( como no Livro de Jó ). Estamos aqui para construir algo. Um blog pode evangelizar em qualquer lugar do mundo, basta que se saiba inglês. Se perdermos o nosso tempo postando coisas ruins, além de afastar as palavras de Deus de nossos dedos, tornarmo-nos homens e mulheres vazios, vamos causar asco nos visitantes.

"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo. O sal serve para duas coisas: conservar e dar um tempero equilibrado. A Luz é muito necessária hoje quando bilhões ainda estão nas trevas. Vamos ter o devido cuidado de antes de escrever alguma coisa, fazer aquela pergunta cristã: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei um peso excessivo nas palavras? por ventura não estou difamando as pessoas? Em tempo de tantas coisas ruins, já existem muitos porta-vozes para transmiti-las. Sugiro um espaço particular para que possamos alertar e criticar construtivamente uns aos outros.

E, por fim, todo cuidado com a política com "p" minúsculo. Toda pessoa deve exercitar-se politicamente por que há muitas injustiças e desequilíbrio social no Brasil. Mas daí, um blogueiro evangélico, usar um espaço abençoado e gratuíto desses para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias políticas ou por vingança, eu o compararia a Judas, que depois da canalhice tentou um arrependimento que não veio. Olhe de vez em quando o nível do óleo da graça meu querido!

Por que a foto da caixa-preta? Os blogs são públicos; qualquer pessoa pode vê-los. Se elas não gostarem, a primeira impressão é a que fica. É nosso desejo ao "descascar" o verbo nesta postagem, que as impressões alheias sobre o trabalho de cada um de nós posam ser sempre boas e agradáveis surpresas.

Para fazer a diferença, temos que desafiar-nos uns aos outros com o propósito do bom jornalista, sempre procurando por uma foto melhor, um assunto melhor, um português melhor, uma melhor forma de apresentação do blog. Melhorar sempre! Com isto vamos conseguir, dia após dia, o respeito das pessoas.

Menos que isso, não valeria a pena.



terça-feira, outubro 16, 2007

Quando o sonho se realiza


Testemunho da missionária G.T, de Curitiba
sobre sua viagem de missões a São Tomé e Príncipe, na África.

Missões em Sao Tomé e Príncipe



belas princezinhas de São Tomé

Miss. G. T.

Logo que me converti tive meu chamado missionário, a princípio eu tinha a idéia de que ser missionário era o mesmo que padecer por amor a Cristo, pois tinha lido a respeito de Richard Wurmbrand que foi missionário na Romênia na época do comunismo. Pensei que missões era assim: "fazer a obra de Deus, doa a quem doer, a qualquer custo", porém, mesmo assim, aceitei o desafio.

Nas férias seguintes presenciei um impacto evangelístico e dois meses depois já estava fazendo uma escola de treinamento missionário; foi bem rápido. Isso ocorreu em 2000; quando ouvi falar pela primeira vez da nação africana de São Tomé e Príncipe, uma nação composta por duas pequenas ilhas com a população de mais ou menos 150.000 habitantes. E Deus me disse: Você vai para lá.

Nos sete anos seguintes perdi a conta de quantas vezes as pessoas duvidaram, zombaram e chamaram-me de louca, mas enfim, os planos de Deus não se frustram e Ele tinha colocado em meu coração uma certeza tão grande deste sonho que eu perseverei, crendo, mesmo sem saber como eu poderia servir a Deus, lá. E, Deus é tão maravilhoso que o talento como que Ele me usaria por lá, eu conhecia já desde criança: Artes!!!

Viajei no dia 22 de maio de 2007 e retornei ao Brasil dia 05 de Julho, fomos a Cabo Verde e a São Tomé. Eu vi muitas coisas chocantes, mas o que mais chocou foi a ausência do conceito de família que Deus instituiu desde o princípio. Ali há poligamia, as mulheres têm muitos filhos desde muito jovens, mas logo são trocadas por seus parceiros. Como elas precisam trabalhar, assim que suas crianças aprendem a andar, já precisam aprender a viver sozinhas.

No mercado grande em São Tomé, ofereceram-me: "Branca, quer criança?" e no outro dia, uma criança que estava em meu colo chorou desesperadamente quando a mãe veio buscá-la. Estas experiências foram marcantes para mim. Chorei muito aos pés de Jesus e perguntei: "Senhor, em tão pouco tempo, como posso mudar isso?" E Deus falou ao meu coração que eu estava lá para ser um instrumento do Seu amor. Demonstrar àquelas meninas e àquelas crianças o amor de Deus que nunca tiveram a chance de conhecer.

Certamente não seria mais a mesma depois desta viagem, muitas outras coisas me impactaram profundamente, como o amor, o carinho, o cuidado e a dedicação dos missionários da JOCUM em São Tomé. Eles dão o melhor de si, pagam sim um preço alto, mas estão vivendo o Reino, estão agradando ao coração de Deus vivendo uma vida simples mas cheia de significado. Creio que ainda voltarei lá, e o que puder fazer por aqueles amigos sãotomenses, certamente farei. Eles precisam do renovo do Senhor, todos eles estão há muitos anos na base missionária vivendo por fé, trabalhando apenas na obra de Deus, dependendo Dele, crendo que o Senhor levantará homens e mulheres com o coração na obra, para lhes ajudar a ir, intercedendo e contribuindo, mas eu, por experiência própria, estive por lá e posso dizer... irmãos, é URGENTE.

No dia 05/11/07, terá início a uma escola de treinamento e discipulado (ETED) lá em São Tomé, convido os irmãos a orar para que o Senhor envie alunos; isso vai ajudar muito no sustento da base, e também quem sabe, alguns deles possam permanecer e tornarem-se obreiros por lá?


Nota : A pedido da Miss. seu nome foi retirado.



divulgação - blog olhar cristão
cruzue@gmail.com



segunda-feira, outubro 15, 2007

Sermão de Jonathan Edwards



"Pecadores nas mãos
de um Deus irado"

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
quadro de David Olere



Sermão disponível em: / Sermon availabe at:


Português: www.sermoescristaos.blogspot.com

English: www.christianlook.blogspot.com

Español: www.mirarcristiano.blogspot.com

Deustch: www.christlicherschauen.blogspot.com





cruzue@gmail.com


.

sábado, outubro 13, 2007

Curiosidades bíblicas


Capa da Bíblia de Genebra


Quantos versículos tem a Bíblia?
A Bíblia, edição Revista e Corrigida na tradução de Almeida, possui 31.105 versículos.

Em quantos capítulos a Bíblia está dividida?
A Bíblia está dividida em 1.189 capítulos.

Quem dividiu a Bíblia em capítulos?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos pelo inglês Stephen Langhton, teólogo, Bispo de Canterbury - Inglaterra, e professor da Universidade de Paris - França, entre 1234 e 1242.

Quem dividiu a Bíblia em versículos?
A divisão do Antigo Testamento hebraico, em versículos foi concluída entre os séculos IX e X pelos "massoretas", estudiosos judeus das Escrituras Sagradas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês, que morava em Gênova, Itália, chamado Robert d’Etiénne, concluiu a divisão do Novo Testamento em versículos no ano de 1551.

Qual foi a primeira Bíblia completa publicada em capítulos e versículos?
A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pela sua divisão em capítulos e versículos, porque chegaram a um consenso de que isso seria muito útil para a memorização, a localização, e a comparação de assuntos bíblicos.



cruzue@gmail.com


.

sexta-feira, outubro 12, 2007

Tropeçando no Salmo primeiro


Por João Cruzué

Hoje, 12 de outubro de 2007, faz 12 anos daquele triste episódio do "chute" na santa protagonizado pelo Bispo Von Helder, da Igreja Universal, numa atitude de desequilíbrio que, além de desrespeitar nossos irmãos católicos que a consideram "padroeira" do Brasil, desrepeitou a todos os crentes que pregam o evangelho de forma mansa e humilde.

O Bispo Edir Macedo Bezerra em seu livro mais recente diz: "... O Sérgio criou um problema na Igreja. Atrasou nosso trabalho em dez anos. Ficamos parados no tempo por causa daquele chute. Atrapalhou a Igreja, atrapalhou todos os nossos projetos. Poderíamos ter ajudado muito mais gente se não fosse aquele ato impensado."

Quem acompanhou, na época, sabe que a TV Globo gravou as imagens da "pregação" do Bispo Sérgio Von Helder, feita na madrugada, e a tornou assunto principal de seus jornais, movendo maciça perseguição à Igreja Universal. Nos dois meses seguintes, serviu perfeitamente como cortina de fumaça para o lançamento do famigerado PROER. um programa de socorro aos banqueiros , o famigerado PROER, pelo governo FHC, que só foi atacado pela grande imprensa a partir de fevereiro de 1996. O primeiro banqueiro socorrido foi o Banco Nacional - de contra-parentes de FHC.

Para tornar mais eficaz a sua campanha de destruição contra a Igreja Universal, a Rede de TV Globo foi buscar na seara evangélica o apoio do Reverendo considerado com o príncipe dos pregadores e escritores evangélicos do Brasil, o presbiteriano Caio Fábio D'Araújo Filho. Diante do microfone daquela emissora, ele ajudou a TV Globo a cravar vários pregos naquilo que achavam ser o caixão do Bispo Macedo e da Igreja Universal.

Doze anos passaram-se. O Bispo chutou a santa, mas quem tropeçou no Salmo Primeiro foi o Reverendo. O Tempo, e não eu, está sendo o juiz daquela causa. De um lado houve um arrependimento consciente e sincero e por isto a boa mão de Deus prosperou a causa do Bispo Macedo. Diz a Bíblia que diante da humildade vai a honra. Não que o Bispo tenha minha aprovação em todas as coisas que faz. Pode ser que até seja mais falho que o próprio Reverendo, mas não tem por costume pisar na cruz dos outros, em dias de amargura.

Contudo, diante de Deus algumas faltas são consideradas maiores que as outras, e a razão do Salmo Primeiro estar exatamente ali, como primeiro, deve ser porque Deus nunca aprovará que o crente tropece no seu primeiro versículo (ainda mais se ele for um mestre) que só para recordar diz assim: "Bem-Aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores".

ooo

Nota do Blog Olhar Cristão: nós, o povo crente, queremos dizer com toda humildade, que não prestamos culto a nenhuma outra pessoa que não seja Jesus Cristo, o Senhor de nossa vida e Salvador da nossa alma. Também não temos imagens de "santos " em nossos lares, porque seguimos o que está escrito em vários lugares da Bíblia.

Principalmente no que está escrito em Deuteronômio, no capítulo 5:8-9. "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem."

Uma imagem dentro de um lar traz maldição, segundo a Bíblia, porque está associada ao pecado da idolatria, muito comum no passado. E, se a Bíblia é a Palavra escrita de Deus, é a Ele que devemos obediência. Quem sabe, a razão da falta de paz dentro de sua casa, não seja exatamente devido àquelas imagens ou esculturas que você tanto valoriza? É melhor obedecer a Deus e receber Sua bênção, do que tentar agradar a homens.


João Cruzue - cruzue@gmail.com

.

Três conselhos de Davi


de pai para filho

Por João Cruzué

E, chegando os dias de sua morte, Davi chamou o Rei Salomão e deu-lhe alguns conselhos. Esta tomará três deles par nossa meditação. Esforça-te; sê homem; guarda e observa.

Esforça-te - esforço significa para mim: compromissos, planejamento e suor. Compromissos com Deus, consigo mesmo, com a família, com a Igreja e com a comunidade. Uma escada com cinco degraus, onde no mais alto deve estar o Senhor. Planejamento para não perder tempo e energias nadando contra maré, ou como diz a sabedoria popular: "dando murros em ponta de faca". Planejar significa pensar, pesar os recursos, meditar no contexto das coisas - mas principalmente ouvir bons conselhos.

Há Conselhos e conselhos. Em meu local de trabalho vez por outra surgia uma situação difícil. Então, procurava conversar com meus auxiliares, separadamente. Fato interessante é que um conselho depende muito da capacidade de discernimento de quem ouve. Uma característica determinante para pesar se ele é bom ou ruim pode ser encontrada em Mateus 05:9. Ali diz que os pacificadores serão chamados Filhos de Deus. Por causa disso, dava mais atenção à palavra de meu auxiliar mais jovem. O mais velho aconselhava "chutar o pau da barraca" e o mais novo recomendava continuar o diálogo, ter um pouco mais de paciência. Por isso, fui bem sucedido na solução daqueles problemas.

O conhecimento suficiente para colocar os planos em prática, não será perfeito se vier apenas de uma cabeça. É muito bom ouvir a esposa, os amigos das horas difíceis, os pais, irmãos mais equilibrados. É muito conhecida a história dos cegos apalpando o elefante. De acordo com o que apalpavam, cada um tinha uma visão diferente. As coisas futuras também são como "elefantes". As vezes conhecemos uma parte, e ao ouvir a visão de outros, podemos ter uma imagem do futuro, bem mais clara no presente. As chances de uma plano dar certo sem ouvir conselhos são as mesmas de sair com uma vela acesa ao vento. Um detalhe curioso é que quanto maior é o sucesso que alguém alcança, mais difícil será sua capacidade de querer ouvir conselhos. O Rei Davi era muito experiente na arte de se aconselhar. Sua humildade nisso, levou-o a ser o maior dos Reis de Israel.

Salomão, entretanto, parece que confiava na sua grande sabedoria, na fama e no sucesso de seus negócios. Se ele possuia conselheiros, creio que não os ouvia. É muito difícil conservar uma atitude humilde diante do sucesso.

Ouvir para planejar melhor, e esforçar sobre os melhores planos. É um suor que vai valer a pena.

O segundo conselho que Davi deu para Salomão foi: Sê Homem! Isso tem a ver com um espírito de coragem. Não guardo muitos versículos na mente, mas de II Timóteo 1:7 não me esqueço: "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mais de fortaleza, e de amor, e de equilíbrio." De todos meus colegas de trabalho, no Hospital, não me esqueço do Ricardo Santos.
Qualquer que fosse a dificuldade do problema ele nunca dizia uma palavra desanimadora. Havia coisas impossíveis, mas nós nunca o víamos mostrar-se frouxo.

Alguém já disse com muito acerto que para conseguir as coisas impossíveis que estão no futuro, basta fazer o possível de cada dia.

Esforçar-se com coragem, amor e moderação.

E para concluir, o terceiro conselho de Davi para o Rei Salomão foi - Guarda no coração os mandamentos do Senhor e os pratique para que prosperes em tudo quanto fizeres, e onde quer que estiveres. Como o modo dos verbos estão no subjuntivo, neste conselho estava implicito o livre arbítrio de Salomão, ou seja, obedecer ou deixar de obedecer. Os três conselhos foram dados por um pai, homem experiente, ungido de Deus e fiel.

De nada adiantou a sabedoria de Salomão, pois não tinha ouvidos para ouvir.

Meditação em IReis 2:1-3.


Por João Cruzué - cruzue@gmail.com