sexta-feira, outubro 19, 2007

Ética cristã na arte de blogar


caixa preta 

João Cruzué

"Disse o Apóstolo Paulo " Todas as coisas me são lícitas, mas nen todas elas covêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". ICor. 6:12.

Irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios que podem nortear nossa conduta cristã no uso desses maravilhosos espaços digitais que são os BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar aqui há cerca de uns quatro anos não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja. Não quero omitir-me, pois sei que o tempo de falar é agora.

Somos cristãos e por isso temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Estamos aqui para fazer a diferença; para somar, para não perder tempo com querelas miúdas. Bom seria que os visitantes de nossas páginas sempre encontrassem assuntos construtivos, alegres que os surpreendessem e cativassem.

Sobre tudo o que devemos respeitar penso que em Mateus capítulo cinco pode estar nosso código de ética. Três coisas ali chamam-me a atenção mais que as outras. A Paz, o sal e a luz.

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. Não estamos aqui para derramar "gasolina e acender um fogo" sobre pessoas e instituições. Isso compete aos filhos do diabo, que têm prazer em ver defeitos e enxergar maldade em tudo ( como no Livro de Jó ). Estamos aqui para construir algo. Um blog pode evangelizar em qualquer lugar do mundo, basta que se saiba inglês. Se perdermos o nosso tempo postando coisas ruins, além de afastar as palavras de Deus de nossos dedos, tornarmo-nos homens e mulheres vazios, vamos causar asco nos visitantes.

"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo. O sal serve para duas coisas: conservar e dar um tempero equilibrado. A Luz é muito necessária hoje quando bilhões ainda estão nas trevas. Vamos ter o devido cuidado de antes de escrever alguma coisa, fazer aquela pergunta cristã: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei um peso excessivo nas palavras? por ventura não estou difamando as pessoas? Em tempo de tantas coisas ruins, já existem muitos porta-vozes para transmiti-las. Sugiro um espaço particular para que possamos alertar e criticar construtivamente uns aos outros.

E, por fim, todo cuidado com a política com "p" minúsculo. Toda pessoa deve exercitar-se politicamente por que há muitas injustiças e desequilíbrio social no Brasil. Mas daí, um blogueiro evangélico, usar um espaço abençoado e gratuíto desses para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias políticas ou por vingança, eu o compararia a Judas, que depois da canalhice tentou um arrependimento que não veio. Olhe de vez em quando o nível do óleo da graça meu querido!

Por que a foto da caixa-preta? Os blogs são públicos; qualquer pessoa pode vê-los. Se elas não gostarem, a primeira impressão é a que fica. É nosso desejo ao "descascar" o verbo nesta postagem, que as impressões alheias sobre o trabalho de cada um de nós posam ser sempre boas e agradáveis surpresas.

Para fazer a diferença, temos que desafiar-nos uns aos outros com o propósito do bom jornalista, sempre procurando por uma foto melhor, um assunto melhor, um português melhor, uma melhor forma de apresentação do blog. Melhorar sempre! Com isto vamos conseguir, dia após dia, o respeito das pessoas.

Menos que isso, não valeria a pena.



2 comentários:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amado

Recebi o convite para ser um dos editores do blog UBE ( http://blogueirosevangelicos.blogspot.com/ )e o aceitei.

Antes disso, com a finalidade de promover a blogosfera evangélica, tinha em mente publicar artigos de irmãos blogueiros em meu blog, com a devida licença e dando os créditos. Mas com essa nova condição frente ao UBE, pretendo fazer essas publicações nele.

Gostaria de saber se aceita que eu publique o artigo Ética Cristã na Arte de Blogar. E caso aceite, peço a sua gentileza de colocar o link do UBE entre os seus blogs indicados.

PS: uma jornalista da revista Enfoque Gospel solicitou entrevista sobre blogs evangélicos e citei o Olhar Cristão.

Paz do Senhor.

Pr. Wagner Fernandes disse...

Gostei muito das suas colocações. Sabe, o meu blog é sobre o meu diário de bordo do projeto missionário que eu participei no Amapá e eu me questiono quanto as informações que posto às vezes... e omito algumas por uma questão de ética...

Um abraço