domingo, setembro 21, 2014

Brasil: 500 anos de atraso na Educação.


POR JOÃO CRUZUÉ

Em fevereiro de 2008, eu publiquei um comentário sobre o discurso do Senador Cristovam Buarque entitulado: País Ameaçado. Na ocasião o ex-Ministro fazia um Raio-x da situação educacional brasileira e dizia que o Brasil sofreria a invasão de 72 milhões de pessoas que por não possuir nem o ensino fundamental poderiam engrossar nos anos seguintes as estatísticas de violência, corrupção, baixa produtividade e falta de capacidade para criar capital/conhecimento. Ele dizia tudo isto com base nas estatísticas eleitorais de 2008. O que mudou de lá para cá? É esta a nossa proposta de análise.

Vou começar apresentando um quadro comparativo de instrução entre o Brasil e Estados Unidos. As bases de comparação são as seguintes: No Brasil, a base é a estatística eleitoral de 2014 do TSE. A base dos Estados Unidos é de 2013, população com 18 anos para cima, publicada pelo census.gov, o ibge americano. Na minha opinião as bases são aceitáveis para uma comparação de índices.

Tabela de João Cruzué
(em milhares)
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BRASIL

Grau de Instrução

ESTADOS UNIDOS
Eleitorado
%
%
18 anos e +
7.389
  5,17
Analfabeto
  0,35
837
67.791
47,47
Sem ensino fundamental
  8,00
18.966
105.603
73,94
Sem ensino médio
12,56
29.759
23.839
16,69
Ensino médio completo
29,54
69.985
134.783
94,37
Sem curso superior
61,71
146.211
8.039
  5,63
Graduados e +
38,29
90.718
142.822
100
Total
100
236.929
BRASIL: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2014-eleitorado - acesso em 7.9.2014
EUA: http://www.census.gov/hhes/socdemo/education/data/cps/2013/tables.html - acesso em 7.9.2014


Vamos iniciar, comparando o déficit de instrução dos dois países. Enquanto nos EUA há 61,71% de pessoas que ainda não possuem graduação superior, no Brasil este índice chega a 94,37%. A tradução disso fica mais fácil assim: para cada 100 americanos, 38 possuem graduação superior. No Brasil  há somente 6 brasileiros graduados em cada 100. Uma vergonha!

A primeira Universidade brasileira, a Universidade Federal do Paraná foi instituída em 1912,ou seja 412 anos depois do descobrimento do Brasil. Harvard, a primeira faculdade americana foi fundada em 1636, passando a ser chamada de Universidade em 1780.

Em 25 de junho de 2014 foi aprovado o novo Plano Nacional de Educação do Brasil, com vigência até 2024. Segundo o Senador Buarque, o Brasil já está gastando 300 bilhões de reais por ano na Educação. Nesta toada, em 10 anos serão despejados no ensino nacional 3 trilhões de reais. A julgar pelos índices do IDEB de 2013, recém divulgados pelo INEP, o país corre o sério risco de ficar estagnado ou mesmo regredir na avaliação dos próximos 10 anos, mesmo despejando 3 trilhões de reais na educação.

Há vários fatores que contribuem para isto. Por exemplo, o magistério do ensino básico é um profissão que ganha um dos menores salários. Em países que se primam por uma educação de alta qualidade (Coreia do Sul, Finlândia) o cargo de professor é cobiçado porque alcança uma das melhores remunerações. Por outro lado, para pertencer ao magistérios nestes dois países, a disputa é acirrada. Somente os que concluem sua graduação entre os 10% melhores são recrutados para o magistério na Finlândia, enquanto que na Coreia do Sul a exigência é ainda maior: entre os 5% melhores. Alta remuneração, para alta qualificação.

Para melhorar o ensino básico no Brasil é preciso contrariar grandes interesses corporativos: os sindicatos de professores, por exemplo. Se hoje fosse decidido que o recrutamento de professores seguisse um padrão "Finlândia" por exemplo, o edital do concurso seria declarado nulo. E se fosse melhorar o salário do professor subindo para 10 mil reais por mês, com base na qualidade de sua formação, os sindicados iriam exigir o mesmo salário para todos, independentemente de formação, graduação ou performance.

Enquanto isso acontece aqui, o mundo lá fora estuda e fala no mínimo duas línguas: a nativa e o inglês.

Desse jeito, sem agregar conhecimento científico à mão de obra,  vamos continuar vendendo uma tonelada de minério de ferro por  R$ 194  reais e comprando um kg de computador por R$ 500 reais.

O mais curioso de tudo isto é que há mais de 130 anos, Rui Barbosa  foi convidado pelo Imperador Dom Pedro II para uma reunião no Palácio. O jovem Rui, militante do Partido Liberal, escrevera o Primeiro Plano Educacional brasileiro, trazia tudo anotado e comentado.  Mesmo sendo da oposição, impressionou sua Alteza Real, que em pouco tempo mandou condecorá-lo com o título de Conselheiro do Império. Sabe qual era o argumento de Barbosa para criação de um curso secundário voltado para o ensino técnico industrial? Que embora os Estados Unidos fossem um país agrícola, lá havia escola para capacitar os moços americanos para processar os alimentos produzidos com a finalidade de agregar-lhes valor. Com isto, em lugar de vender o produto in natura a preço baixo, vende-lo-ia já processado e mais caro.

Infelizmente, hoje, em pleno século XXI ainda estamos vendendo comodities (soja, café, carne e minério de ferro) e importando produtos industrializados - inclusive, 891 mil toneladas de gasolina no último semestre deste ano. Isto com certeza é resultado de termos apenas 6 brasileiros em cada 100, com diploma de nível superior. O outro dado é o recrudescimento da violência, previsto pelo Senador Buarque.





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sexta-feira, setembro 19, 2014

Novo testemunho da irmã Cíntia do Japão



CINTIA KANESHIGUE

Queridos irmãos! Agradeço a todos que intercederam por mim, desde o meu pedido no post anterior!
Volto para testemunhar o que tenho vivido.

Moro no mesmo conjunto de prédios há 7 anos, e somente em abril deste ano reparei em uma vizinha do prédio da frente. Nossos filhos frequentam a mesma pré escola. Desde a primeira vez que a vi, senti vontade de conversar com ela. Ela não é japonesa,e a minha primeira impressão foi de que ela fosse filipina, por haver grande quantidade de imigrantes filipinos nessa região que moro. Depois de um mês a observando todos os dias, resolvi orar para que Deus me desse uma oportunidade de conversar com ela, e falar do amor de Jesus a ela. Irmãos, a resposta veio mais rápido do que imaginei!

Depois de uma semana orando, um dia na porta da escola, a minha filha gritou em português: Mãe, beijo! E eu respondi a mesma coisa. Nesse momento a moça disse: beijo? kiss? E eu respondi em japonês, sim, você sabe falar em português?

Ela: Não, meu marido é brasileiro.

Eu: você é filipina?

Ela: não, eu sou tailandesa!

Eu: Ah! Há quanto tempo você está no Japão? Você só tem esse filho? Qual o seu prédio?
Ela: Ah, desculpe, não estou entendendo, eu não falo japonês...
Eu ( toda corajosa e em inglês): Você fala inglês? Porque eu sei um pouco...
Ela ( empolgada): SIM! Oh meu Deus não acredito que conheci alguém que sabe falar em inglês!

E assim, começamos nossa amizade. Meu inglês estava bem enferrujado, pois havia muito tempo que eu não usava meu inglês, tentei voltar a estudar, mas não estava conseguindo. Mas com a ajuda de um aplicativo de tradução no meu smartphone, as palavras começaram a voltar e nós começamos a nos entender e criar um laço de afetividade muito bom!

Logo de começo, minha amiga tai começou a me contar sobre suas dificuldades em seu casamento, e ela sempre dizia: Eu não sei porque estou te contando isso, mas eu não converso com ninguém há 5 anos, e eu me sinto muito bem com você! E durante esses meses, vivemos muitas coisas juntas, não  vou expor a sua vida pessoal aqui, mas posso afirmar que é uma situação muito delicada. Eu sempre falei de como Deus tinha restaurado meu casamento, mas não conseguia muita profundidade na conversa.

Mas na semana passada. Isso tudo mudou e eu tive a minha oportunidade! Consegui contar detalhadamente meu testemunho a ela e também o testemunho do meu marido e da minha mãe. Isso tudo em inglês! Imaginem, eu só falo o básico do básico em inglês, mas na última semana vi a mão de Deus e o amor dEle por essa alma, pois as palavras em inglês saíram e ela entendeu e creu!

Na Tailândia, a religião predominante é o budismo, e por esse motivo, bati de frente com muitos conceitos que ela tinha, mas consegui colocar em dúvida o karma e a reencarnação expondo textos bíblicos à ela e também falando sobre a história da Criação. Tudo isso me deu uma margem para convidá-la a oração, ainda não chegamos na confissão do senhor Jesus como Senhor, mas eu creio que brevemente chegaremos neste ponto!

No momento, posso testemunha o poder da oração sobre a vida dela! em todos esses meses vi uma moça sem vida, sem alegria, sempre estressada e sem esperança, e durante essa semana em que temos orado quase que diariamente juntas, vi tanta mudança que se não fosse comigo, eu ia achar fantástico demais! Ela voltou a conversar com o marido, pedi a ela para orar por ele também, ela voltou a se cuidar, e agora pouco, na hora da entrada da escola, eu vi outra moça, uma sorridente, com os cabelos cuidados, irradiante! Vida! Vida de Jesus brotando nessa alma!

Agradeço muito a Deus por essa oportunidade de me aproximar dela e poder falar de Jesus. E agradeço a você que sempre intercede por mim, que não se esquece de mim e de minha família em seus momentos com o Senhor!

E eu quero orar pela sua vida também! Deixe aqui um comentário, ou me mande um e-mail em  maecikaneshigue@gmail.com, com seu pedido de oração, ficarei feliz em poder orar com você!

E peço que continuem orando por nós! Estamos com o nosso retorno marcado ao Brasil no ano que vem, e quero que minha amiga tai já esteja firme em Cristo quando eu não estiver mais aqui. Peço a ajuda também a pessoas que tenham conhecimento de material evangelístico em tailandês, pois seri o ideal para que ela entendesse bem. Mas eu vejo Deus operando na vida dessa moça de forma maravilhosa, ela por si só tem procurado assistir a filmes que contam a história de Jesus, e que contenham legenda em tailandês.

Orem também pelo nosso retorno, pelos meus filhos, para que não sofram com o choque cultural!
Deus abençoe sua vida grandemente!