terça-feira, janeiro 25, 2011

O azeite, o vinho e o fermento


Barco
Barco
João Cruzué

E um certo doutor da Lei levantou-se e disse: Mestre que farei para herdar a vida eterna? E Jesus devolveu a pergunta: O que está escrito na Lei? E então o doutor citou o grande mandamento: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."

-- Faze isto e viverás! Disse Jesus.

-- E quem é o meu próximo? Insistiu o doutor.

E na sequência o Senhor Jesus Cristo expôs uma parábola, mais tarde entitulada "A Parábola do Bom Samaritano". Hoje pela manhã quando ia para o trabalho, passei pela região do Viaduto do Chá, no Centro de São Paulo. E neste trajeto veio a mim escrever alguma coisa sobre esses três elementos: O azeite, o vinho e o fermento.

Nós encontramos o azeite no Velho Testamento na botija da viúva endividada; no reservatório do candeeiro da Casa do Senhor. Na unção de Davi, ainda adolescente, no quinto verso do Salmo 23, e, entre tantos outros, na visão do profeta Zacarias. Azeite fala de sabedoria; azeita pode ser um rosto brilhando pelo perdão de Deus; azeite é uma bênção surpresa quando tudo o mais se acabou. Azeite é o gosto da vitória; azeite é a unção da promessa de Deus.

Na parábola do samaritano o vinho foi usado para limpar as feridas.

Azeite e vinho falam de solidariedade, de compaixão, de cuidados. Azeite e vinho são as atitudes do cristão verdadeiro que vai além das palavras; além da teologia. A sequência de uso é azeite e vinho. Primeiro a unção do Espírito em seguida a alegria do Espírito. O azeite amacia e refresca um coração ferido e o vinho lava as impurezas e a maldade do pecado. Para adquirir deste azeite e deste vinho é preciso ir à fonte da misericórdia e da compaixão. É preciso depender de Jesus.

Quem ama vai atrás, busca e procura até achar. Quem tem azeite e vinho anda na presença de Deus e navega como um barco cuja vela se faz cheia sob o vento da vontade do Espírito Santo. Isto não se aprende com a leitura de compêndios e comentários. Não vem junto com um canudo de teologia, mas em andar com o Senhor.

O fermento é a substância que incha, estufa, azeda, que enche de vento uma massa. O fermento para fazer efeito precisa ser misturado. Espiritualmente falando o fermento é o mundo sendo misturado no coração cristão. O fermento é a hipocrisia. É uma santidade de aparências. É uma cristã falsificada, mascarada.

O sacerdote e o levita viram o ferido, mas a sua religião estava acima de qualquer coisa. Sabiam o sagrado, mas não tinham mais o Espírito de Deus. Eram vazios de sentimentos, de compaixão. O sacerdote e o levita eram como barcos cujas velas já tinham apodrecido pela falta de uso.

Coisa interessante. Esta parábola é muito atual. Está surpreendentemente contextualizada em nosso tempo e país. Uma geração de sacerdotes e levitas têm ltrabalhado em nossas Igrejas. Eles estão muito ocupados com o que acontece no mundo. Estão encantados com o poder, com a política, com o dinheiro. O fermento já arruinou a vida espiritual deles. Nã têm mais tempo para a compaixão. Não se preocupam mais com os feridos nem com os perdidos, pois já não há mais sinal de azeite e vinho em seus corações. O Espírito Santo já foi apagado de suas vidas, de tantas atitudes mesquinhas, avarentas, falsas aparências. O óleo da unção já não brilha mais em suas faces. É muito provável que também estejam perguntando: E quem é meu próximo? Por que já se esqueceram.

E se eu não tomar cuidado, posso me tornar hipócrita do mesmo jeito. Por isso o exercício da compaixão deve ser sempre lembrado, praticado. Não basta ter uma biblioteca cristã na cabeça, é preciso muito mais que isso para ser um bom samaritano: manter a alegria de servir, de visitar, de sorrir e chorar junto, de ajudar, de amar, de perdoar pela presença do Espírito Santo.



SP 28.09.2010



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Missão Integral na visão do Pastor Valdir Steuernagel

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PR. VALDIR RAUL STEUERNAGEL*

Compilação de João Cruzué

O QUE VEM A SER MISSÃO INTEGRAL?

Sempre temos uma pergunta, sobre o que é Missão Integral. Mas em última análise, ela é nada mais do que ouvir o chamado de Jesus uma vez mais, e a obediência e o seguimento a este chamado uma vez mais.

Jesus nos chama para estarmos com Ele. É a pergunta da relação. Jesus nos chama a pregarmos o evangelho, é o anúncio das boas novas. Jesus nos chama a expulsar os demônios. É o anúncio da libertação. Jesus nos chama para curar os enfermos. É a possiblidade de vermos o Shalon da saúde.

Missão integral é a forma que nós temos e buscamos de juntar tudo isto para que o nosso seguimento a Jesus seja o mais profundo, o mais bonito, o mais intenso possível. Jesus nos chama de uma forma integral. Chama toda a nossa vida e nos chama por toda nossa vida. A Missão Integral quer responder a este chamado de Jesus. Envolvendo toda nossa vida e a vida de toda Igreja. A vida de todas as pessoas.

A missão integral é um jeito de respondermos a nossa vocação para sermos cidadãos do Reino de Deus no mundo de hoje. Cidadãos do reino de Deus na nossa sociedade, nas nossas comunidades, nas nossas Igrejas, famílias e pessoalmente falando. Juntando tudo isso em termos de como nós respondemos à missão que Deus nos tem confiado no mundo de hoje.


QUAIS SÃO OS AVANÇOS E RETROCESSOS NO BRASIL?

A segunda pergunta tem a ver com a Missão Integral na vida da nossa Igreja aqui no Brasil. É interessante que nossas respostas ao Evangelho de Jesus Cristo, ao seu chamado, acabam sendo sempre parciais. E também é verdade que sempre buscamos novamente por respostas completas

Paulo fala sobre isso, não é verdade? Paulo fala que nós não as alcançamos agora, mas que estamos sempre em busca. Assim também na nossa Igreja aqui no Brasil, nas diferentes Igrejas deste nosso país, temos muita gente servindo a Jesus Cristo de forma de intensa, de forma bonita, de forma integral. Nas comunidades, nas periferias. São pequenos projetos, pequenas Igrejas, programas de desenvolvimento comunitário que fazemos em nome do Evangelho. É uma nova geração que desperta para a compreensão do Evangelho que seja para a vida toda e que envolva toda vida. Nós celebramos estes sinais no Brasil de hoje.

A Missão Integral também encontra desafios, quem sabe poderíamos dizer que dois dos grandes desafios de hoje são: 1) aquilo que chamamos de Teologia da Prosperidade. Essa ênfase, esta onda que está nas nossas igrejas e que nos impede de ver um E evangelho todo e para a pessoa toda e para todas as comunidades e que de alguma forma materializa apenas o Evangelho essa é uma grande tentação. 2) A outra grande tentação é desencarnar o Evangelho. É fazer dele uma batalha espiritual que não tenha a ver com as estruturas pecaminosas na socieadade, quando nós precisamos de uma batalha espiritual que tenha a percepção das nossas estruturas, dos nossos vínculos, das nossas relações pecaminosas.

Assim quando procuramos seguir a Jesus Cristo, hoje, tentamos vencer essas tentações, tentamos dizer não, para estes caminhos que nos levam, em última análise, para longe do Evangelho de Jesus Cristo. Voltando-nos sempre e novamente para uma Missão Integral que se encarne na vida das pessoas, das comunidades, das comunidades pobres abandonadas desse nosso país.

O que eu mais celebro no Brasil de hoje é isso: este evangelho que ganha corpo na periferia. É este evangelho que abraça uma geração nova e uma geração nova que abraça este Evangelho, numa expressão nova de obediência ao chamado de Jesus Cristo.

O forum de missão Integral realizado aqui no Brasil no ano passado foi um sinal nesta direção e nessa direção nós precisamos seguir

Fonte: www.youtube.com/watch?v=RXR48kAG_MA


Pastor Valdir Raul Steuernagel é pastor da Igreja Luterana. Entre outras funções, já foi diretor mundial da World Vision. Quem já ocupou um cargo desses, dispensa apresentações. Tive a oportunidade de vê-lo em ação na abertura do Congresso de Missões da Igreja Batista do Morumbi em outubro de 2008, falando sobre a incapacidade da humanidade em lidar com processos demoníacos destruidores - como em Darfur no Sudão. Não imaginava que um Pr.Luterano tivesse tanta substância pentecostal em suas palavras.

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