quarta-feira, julho 21, 2010

Há segurança para o cristão aos pés do Mestre



Feet

Sadhu Sundar Singh*

Tradução: João Cruzué

A Primeira Visão

Certa vez, em uma noite escura, fui sozinho à floresta para orar. Assentei-me sobre uma rocha, contei a Deus as minhas necessidades mais profundas e implorei por sua ajuda. Depois de um breve período, vi um homem pobre vindo em minha direção. Pensei que viesse para pedir alguma ajuda, pois estava com fome e tinha frio.

Então eu lhe disse:
Sou um homem pobre, e exceto esta manta, não tenho mais nada. É melhor você ir até a aldeia mais próxima e pedir ajuda por lá. E enquanto dizia isto, ele resplandeceu como o brilho de um relâmpago, e caindo uma chuva de pingos de graça, imediatamente desapareceu. Ai! Ai! Ficou claro então para mim que fora o meu Mestre querido que veio, não para pedir algo de uma criatura pobre como eu, mas para abençoar-me e enriquecer-me (2 Cor.8:9). E assim fiquei chorando e lamentando minha loucura e falta de discernimento.


A Segunda Visão

E em outro dia, quando meu trabalho terminou, novamente fui à floresta orar. Assentado sobre a mesma rocha comecei a pensar por quais bênçãos deveria fazer minhas petições. Enquanto estava ali compenetrado ,senti que outra pessoa se aproximou e permaneceu perto de mim, e pelo seu discurso e maneira de vestir, parecia-me um honrado e devoto servo de Deus; mas seus olhos resplandeciam com astúcia e brilho estranhos. Assim que falou, senti o mau hálito do inferno.

Então ele se dirigiu a mim: "Santo e honrado Senhor, perdoe-me por interromper suas orações e invadir sua privacidade, mas é o meu dever procurar o bem estar dos outros, e é por isso eu vim até aqui lhe trazer uma importante proposta. Sua vida pura e desinteressada produz uma profunda impressão não só em mim, como também sobre um grande número de pessoas devotas.

Mas embora em nome de Deus você tenha sacrificado seu corpo e alma em favor dos outros, nunca foi realmente reconhecido. Eu creio que sendo um cristão, apenas alguns milhares de outros Cristãos serão influenciados por você, e mesmo alguns deles desconfiarão de você.

Muito melhor seria se você se tornasse um hindu ou um muçulmano, assim não se tornaria de fato um grande líder? Eles estão em busca de um líder assim tão espiritual quanto você. Se aceitar minha proposta, bilhões de Hindus e Muçulmanos tornar-se-ão seus seguidores, e lhe darão uma reverente homenagem."

Tão logo ouvi aquilo, dos meus lábios apressaram estas palavras: Retira-te daqui satanás!. Eu já sabia que era você, um lobo disfarçado com pelo de ovelha. O teu desejo na verdade é que eu abandone a cruz e o caminho estreito que leva à vida, em troca da estrada larga da morte.

Meu Mestre é minha sorte e a porção da minha herança, Ele deu a vida por mim, e convém também que eu ofereça a minha e tudo que eu tenho como sacrifício para Ele que é tudo em todos para mim. Vai-te embora daqui, porque entre você e eu não há mais nada a tratar.

Ao ouvir aquilo ele se foi rosnando e espumando de raiva. E eu, depois disso, em lágrimas derramei a minha alma diante de Deus em oração. Ó meu Senhor e Deus, meu tudo, vida da minha vida e Espírito do meu espírito, olha com olhos de misericórdia sobre mim, e enche-me com teu Espírito Santo para que meu coração não tenha lugar para outra coisa a não ser para o Teu amor. Eu não busco em Ti nenhuma dádiva a não ser a Tua presença. Tu és o Doador da vida e de todas as suas bênçãos.

De Ti não quero o mundo ou seus tesouros, nem ainda pelo céu faço meu pedido, mas somente a Ti eu desejo e em Ti espero, e onde o Senhor estiver aí é o céu. A fome e a sede deste meu coração somente podem ser saciadas em Ti, que me trouxestes à luz.

Ó Criador meu! Criastes meu coração exclusivamente para Ti, e não para outro. É por isso que ele não pode encontrar nenhum descanso ou suave calma a não ser em Ti. Leve embora então do meu coração tudo que é contrário a Ti, e entre nele e habite e governe para sempre. Amém. "

Quando me levantei desta oração, eis que um ser resplandecente, adornado de luz e beleza estava diante de mim. Embora Ele não dissesse uma palavra, e porque os meus olhos estivessem cheios de lágrimas não o vi tão claramente. Dele saíram relâmpagos e raios de amor vivificantes com tanto poder que e penetraram em mim e banharam completamente a minha alma.

Imediatamente, eu soube que era meu Salvador e estava diante de mim. Eu me levantei depressa, da rocha onde estava assentado, e caí junto a seus pés. Vi que segurava em Suas mãos a chave do meu coração. Ele abriu a sua câmara interior com sua chave de amor, e encheu meu coração com Sua presença. Para qualquer lugar que eu olhava, dentro ou para fora, eu nada via a não ser Ele.

Então eu descobri que o coração do homem é mesmo o trono e a fortaleza de Deus, e quando Ele entra ali para morar, começa o céu. Naqueles poucos segundos, Ele encheu tanto o meu coração, e falou palavras tão maravilhosas que mesmo se eu escrevesse muitos livros, não poderia contá-las todas. Porque estas coisas celestiais somente podem ser explicadas em língua celestial, e as línguas da terra não são suficientes para isto.

Fonte: Holy Trinity New Rochelle.org

Comentário: Ô glória!



Sadhu Sundar Singh era um indiano de família Sikh, que se converteu bem jovem ao Cristianismo.



Diálogo, comunhão e o perigo dos mal-entendidos


A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO


A confissao de Pedro
--Senhor, Tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.

João Cruzué

Quero aproveitar este princípio de tarde de um domingo ensolarado, aqui na Capital paulista, para voltar a escrever sobre a importância do diálogo. Vou usar alguns textos da Bíblia Sagrada, para comentar e meditar sobre este assunto, que espero contribua para melhorar tanto a minha quanto a sua capacidade de discernimento e evitar catástrofes.

No capítulo 59 do Livro do Profeta Isaías está escrito que: "A mão do Senhor não está encolhida, para que possa salvar; nem o seu ouvido entupido, para que possa ouvir. Mas são as nossas iniqüidades que fazem divisão entre nós e o nosso Deus, e os nossos pecados que encobrem o rosto de Deus de nós, para que não nos ouça".

Apesar de termos uma boca e dois ouvidos, somos propensos e mal habituados a falar demais e ouvir pouco. Diante de uma situação dessa natureza, ao querer impor nossa vontade sem ouvir o que o próximo tem a dizer, matamos o diálogo e geramos a intolerância. Não há nenhum demérito em primeiro ouvir, e depois responder. Ouvir o que o nosso interlocutor tem a dizer não significa de forma alguma sinais de fraqueza ou aquiescência. Ao contrário: mostra equilíbrio e sabedoria. Deus não precisar ouvir ninguém para decidir sobre o que quiser, mas nem Ele, que é: onisciente, onipresente e todo-poderoso, usa de seus atributos divinos para exercer uma ditadura ou para impor na "marra" sua vontade sobre a nossa. "Não por força; nem por violência, mas pelo meu Espírito", assim diz o Senhor, segundo registrou o profeta Zacarias.

Quantas decisões erradas são feitas, quantos lares, quanta comunhão, quantas amizades podem ser destruídos pela falta do exercício do diálogo e da tolerância? Somos especialistas em entrar em situações constrangedoras ao acreditar em juízos nascidos de mal-entendidos. Não estou escrevendo sobre isto como se fosse Phd. em aconselhamento comportamental. Eu sei quem sou: o primeiro da fila dos necessitados para ouvir o que a Palavra de Deus tem a dizer. Não estou escrevendo fora de mim, pois este é um texto simples e tenho uma mente racional.

Um dos primeiros exemplos de queda por mal-entendidos e falta de diálogo foi o caso de Eva. Aprendo que não se deve dialogar nem com o diabo nem com ímpios, quando o assunto tem a ver com aconselhamento pessoal. Quando a serpente insinou que Deus estava mentindo quando disse que não comessem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, ela estava maliciosamente dizendo que Deus não queria competidores; que a árvore traria todo o conhecimento a ponto de eles se tornasem como Deus. Entre o aviso do SENHOR e a insinuação da serpente nasceu uma desconfiança. Dessa desconfiança, veio o mal-entendido. Como não houve um diálogo entre Eva e Deus, questionando a conversa da serpente, o resultado foi o maior desastre que já se abateu sobre a humanidade - a morte pela força do pecado.

Moral da história: não devemos embarcar numa canoa aparentemente em bom estado, ouvindo apenas os argumentos do "vendedor". Precisamos, principalmente, ouvir a opinião do "especialista" em construção de barcos, para não embarcar em uma canoa furada. Existe muito mal-entendido por aí, consequência de assumir como "verdades", fatos distanciados disso.

Escolhi o segundo caso de falta de diálogo, entre Ló e Abraão, cujas consequências levaram trouxeram a ruína à vida do primeiro. Em certo momento da vida dos dois, começaram as contendas entre os empregados; disputas pelos melhores pastos para o gado. Os pastores de Abraão e de Ló começaram a discutir e brigar por causa de capim. O tio abriu o diálogo. para acabar com a cizânia. Concedeu ao sobrinho a opção de escolher, primeiro. O sobrinho, usando de esperteza, não deu seqüência ao diálogo, mesmo sabendo que a preferência da primeira escolha era do tio Abraão. Ló Escolheu as campinas do Jordão, que eram as melhores pastagens, tão verdinhas que pareciam o Jardim do Edem. Este foi um erro fatal.

Abraão, sentiu-seno prejuízo. Deus vendo a situação, apareceu-lhe para responder às aflições. Enquanto isso na campinha verdinha, o sobrinho começou sua aproximação com os moradores da região. Foi armar suas tendas próximo de Sodoma. Depois passou a morar na própria Sodoma. Levou sua família a fazer parte da sociedade local. Trouxe com isso o costume desta sociedade para dentro de sua casa. A ganância de Ló terminou em miséria. Sem gado e sem família, sua ingratidão foi tão grande que não encontrou forças para voltar para a companhia do Tio, para lhe pedir perdão.

Moral da história: não corra atrás de sonhos de prosperidade com os olhos fechados. Inicie um diálogo com Deus e pergunte a ele sobre o que pode estar escondido nas "campinas do Jordão", agradáveis à vista, mas escondido bem lá no fundo, pode estar um laço do diabo para você e sua família.

Agora em sua companhia vamos meditar sobre diálogo, exercício de tolerância e mal-entendidos na vida do Rei Davi, o home que tinha um coração segundo Deus. Davi é o exemplo típico do homem que tinha um grande diálogo e uma profunda comunhão com Deus. O Espírito de Deus, literalmente, se apoderou da vida de Davi. Todavia, foi o homem que menos diálogo teve com a família, e seu modo de agir representa nos dias de hoje a quase totalidade dos homens que exercem liderança cristã. Não preciso discorrer muito sobre isto. Davi tinha tempo para Deus, para liderar o reino, para sair com o exército, mas deixava os filhos crescendo ao deus-dará. O diabo, astuto, não perdoou isso. No primeiro dia que ficou ocioso em casa, deixando de ir para a guerra com Joabe, poderia ter convidado seus filhos para uma confraternização. Não fez assim. Acordou depois do meio dia, em meio à tarde, e sozinho foi para o terraço do palácio. O resto ficou por conta do diabo. Davi conquistou um trono. Foi o maior rei que Israel já teve. Mas se tornou um pai com um coração transpassado pela dor, porque nunca foi um bom pai de família. É isto que está acontecendo em nossos dias. Grandes pais. Grandes pastores. Grandes líderes. Grandes conquistadores. Mas ao negligenciar o amor devido à família e principalmente aos filhos, estão colhendo uma grande safra de caíns, esaús, absalões, nadabes, acãs, manassés, balaãos e judas.

Moral da história: O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria família para o diabo?

Ainda desejo rever a parábola do filho pródigo para continuar nossa meditação, juntos. A história do filho pródigo é um exemplo típico do moço ou da moça cristã que trocou a comunhão com a família por um diálogo como pecadores aparentemente "mui" amigos. Tão logo colocou na a herança do pai na bolsa, o filho caçula foi se encontrar com seus falsos amigos. Aqueles que lhe venderam sonhos de uma terra de liberdade onde todas as coisas eram permitidas. Beber, dançar, se drogar e prostituir. Uma terra onde era proibido proibir.

Diz o apóstolo Paulo: todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. O pai do filho pródigo tinha algo a dizer, mas percebeu que não seria ouvido, e a contragosto fez as contas e entregou a parte da herança, ainda em vida. Liberdade não é sinônimo de licença para pecar. A verdadeira liberdade é ter a Cristo e não ser escravo de vícios e pecados. A liberdade para pecar e fazer o que quiser não é verdadeira, ela esconde correntes e cadeados, cujas chaves estão nas mãos do diabo. Uma vez aberta a porta para os demônios, para os vícios, para as drogas, para a prostituição, para a pornografia, e para coisas piores a pessoa se descobre presa em um beco sem saída. O filho pródigo chegou a seguinte conclusão: ou morria de fome no meio de uma vida mais do que miserável ou voltava para casa, reabria o diálogo com seu pai, e lhe pedia perdão com sincero arrependimento.

Moral da história: Se esta é a sua situação, tome o mesmo caminho de volta e se concerte com as pessoas que magoou, para receber o perdão de Deus. Não existe liberdade na miséria, mas somente em Jesus Cristo.

E por fim vamos a um exemplo positivo: o do próprio Cristo. Era Deus, mas como homem não usurpou ser como Deus. Não precisava orar, mas amava de estar em comunhão com o Pai. Não precisava convidar homens para restaurar outros homens, mas escolheu doze leigos para o discipulado e os ensinou a ser pescadores de homens. Não precisava nascer em forma humana, para reconciliar a humanidade, mas por compaixão experimentou todos os sentimentos, angústias, solidão e sofreu os preconceitos e mal-entendidos da sociedade. Poderia ter nascido de uma família abastada para ter um berço ao nascer, mas acabou usando uma mangedoura. Jesus se tornou o mais humano dos homens. A cana quebrada não trilhou, e o morrão que fumegava não apagou. Era um especialista em abrir diálogos. Com nicodemos, com a mulher samaritana, com Zaqueu, com a mulher siro-fenícia, com Jairo, com a mulher do fluxo, com o mancebo de qualidade, coms os discípulos de Emaús, e com Simão Pedro.

E quando viu Pedro em amargura e fracasso, fez o que raramente temos visto nos dias de hoje: foi em busca da ovelha perdida. Estendeu-lhe a mão e transformou um discípulo fracassado e amargurado em um apóstolo cheio da graça e do poder de Deus. Jesus restaurou a Pedro pelo diálogo, pela tolerância com as fraquezas humanas.

Se o próprio Deus, em seu maior gesto de amor, enviou seu único filho para estabelecer o diálogopara restaurar os homens e desfazer os mal-entendidos e as outras obras do diabo, você e eu como cristãos não podemos ser intolerantes nem fechados ao diálogo. No exercício do diálogo vêm o entedimento a solução de mal-entendidos, a solução de dúvidas, e por consequinte a comunhão. Um versículo do apóstolo João: Se alguém disser que ama a Deus mas aborrece a seu irmão é mentiroso. Pois, quem não ama a seu irmão, ao qual vê, como pode dizer que ama a Deus, a quem não viu?

Conclusão: por falta de diálogo, às vezes, um pequeno mal-entendido pode se transformar em um grande problema, uma brecha no muro da graça de Deus. E depois que o muro se fender, o diabo vai entrar e sair quando quiser. É melhor pensar duas vezes abrir o diálogo e não deixar o muro cair.

Escrito em 30.11.2008

cruzue@gmail.com


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