sexta-feira, maio 07, 2010

Curso de Blogs para Evangélicos

.
Por João Cruzué /

Há algum tempo venho publicando textos sobre blogs e outras coisas neste sentido, compartilhando espontaneamente conhecimento (curso de blog) e tecnologia (como blogar) que reuni nestes últimos cinco anos. Meu propósito sempre foi o de fomentar a criação de blogs e o incremento de publicações de conteúdo cristão para contraponto às ideologias mundanas que se acham espalhadas pela Internet.

Espero com isso aumentar a consciência de muitas lideranças evangélicas para investir no quinto poder (Internet) - a fonte de informação das próximas gerações.
Investir em tecnologia de comunicação é crucial para divulgar BEM a palavra de Deus. O Evangelho não muda, mas as formas de comunicar as Boas Novas precisam ser adequadas para impactar cada geração.

VISÃO - Os formadores de opinião da sociedade brasileira são majoritariamente anti-cristãos. Eles são editores, redatores, jornalistas, escritores, proprietários de jornais e revistas tops que, via de regra, discriminam Igrejas, pastores e crentes. Por outro lado, a influência evangélica hoje se resume a menos de meia dúzia de pessoas. Ainda não fizemos ouvir a nossa voz na sociedade apesar de 20 milhões de crentes. Este é o nosso desafio: produzir um processo de mudança.

MISSÃO - Atuar no meio evangélico para conscientizar suas lideranças a participar de um processo de mudança. Este processo pode ser iniciado por um aumento na publicação de conteúdo cristão na Internet usando blogs como instrumentos de trabalho. Com o aparecimento das "lanhouses" e a gratuidade das plataformas de criação de blogs, toda liderança das áreas de louvor, ensino, ministério pastoral, profissionais liberais, empresários e estudantes evangélicos são blogueiros em potencial.

OPINIÃO - para escrever é preciso disciplina e paixão. A vantagem de um blog é a facilidade de sua criação, gratuidade de publicação e um grande poder de comunicação. Não é preciso ter conhecimentos técnicos em TI para publicá-los, apenas um bom investimento em criatividade e o zelo pela língua portuguesa deve ser buscado, pois um texto agradável e sem erros mostram respeito ao leitor. Isso é nenhum complicador, mas um desafio. Na verdade, a maioria dos grandes escritores tiveram dificuldades e um começo simples. Depois avançaram no conhecimento da língua e na arte de trabalhar com as palavras. Se eles conseguiram isso com disciplina, estudos e horas de revisões, nós também podemos.


A próxima geração de leitores de qualquer pátria e idioma vai usar a Internet como fonte básica de informação. Nós precisamos trabalhar para um presença maciça por lá. Uns fazem isto por vanglória, mas nós vamos fazê-lo para a glória de Cristo e para abençoar a sociedade brasileira.


João Cruzué é o criador da Associação de Blogueiros Cristãos afilie-se:
AQUI.


---------------------------------------------------------------------------------------------------

"Algumas coisas nunca mudam, outras se recusam a mudar,

mas graças a Deus, nós podemos mudar para melhor"


(Parafraseando "Matrix")
---------------------------------------------------------------------------------------------------




SP 13.dez.2009

cruzue@gmail.com



AmBev - e a água que passarinho não bebe


RESPEITE A ÁGUA: NÃO BEBA CERVEJA!

Foto: Eduardo Srur

Rio Pinheiros - São Paulo

João Cruzué

A multinacional AmBev lançou hoje, 22 de março de 2010, uma campanha publicitária milionária denominada: Movimento Cyan. Achei um desrespeito a nossa inteligência. É uma publicidade hipócrita.

Desde quando uma indústria que toma bilhões de litros de água da natureza, para depois diluí-la em álcool, no fabrico de cervejas cujo destino mais tarde será o esgoto, tem algum tipo de moral para tentar conscientizar a sociedade sobre respeito e consumo consciente da água?


Por ventura a AmBev acha que nós brasileiros somos idiotas?

Antes de pretender nos ensinar sobre postura e consumo consciente no uso da água, esta empresa deveria enterrar a carapuça até o pescoço. Sua pedagogia é tão "verdadeira" quanto uma nota de 13 reais.


A foto dos cinco diretores da AmBev (O Estado de São Paulo A10/11) tendo ao fundo um laguinho azul não passa de um sofisma.

Para mostrar a verdade inteira, seria preciso outra foto. Uma que tivesse ao fundo, por exemplo, as águas "cristalinas" do Rio Pinheiros, em uma manhã de sábado (depois da sexta-feira).


"Parabéns!" AmBev. Eu nunca vi tanto cinismo e cara de pau juntos.



.