sexta-feira, maio 07, 2010

Cem mil blogs cristãos até dezembro 2012

.



João Cruzué


Tenho acompanhado o crescimento da blogosfera evangélica brasileira desde 2007. Acredito que ela não atingiu ainda nem 10% do seu potencial de popularização. Depois do Rádio e da TV, a Internet é a maior forma de comunicação e evangelização já disponibilizada. Se a Igreja evangélica brasileira tem mais de 20 milhões, 100 mil representam apenas 5% dos que poderiam aprender a publicar conteúdo na WEB.


O Evangelho foi atingido pelo fenômeno da globalização. A Internet abriu as portas do mundo para ouvir as boas novas da Palavra de Deus. O tempo é curto. Terremotos e mais terremotos. Filmes de ficção científica de meteoros e cometas vem produzindo impacto na terra e na mente de centenas de milhões de pessoas. Diante disso temos duas alternativas: aceitar o impacto da mensagem subliminar passivamente ou aproveitar o contexto para protagonizar um impacto de fé para glória de Deus.

Entre algumas frases quotadas por pessoas notáveis do passado, escolhi uma de Eleanor Roosevelt, que gostaria de comentar mais abaixo.

------------------------------------------------

"Grandes mentes discutem ideias,

mentes medianas discutem eventos


e mentes pequenas discutem sobre pessoas."

------------------------------------------------

Por que 100 mil blogueiros até 2012? Bom, temos as circustâncias a nosso favor, e brevemente teremos mais um: a Microsoft outra gigante do mundo digital decidiu desbancar o Google nos serviços de busca e conteúdo. Isto pode significar mais oportunidades para publicação de conteúdo gratuitamente na Internet. Competição pelo grande potencial de receitas de anúncios virtuais. Um enorme campo de batalha está disposto.

De um lado está a grande imprensa tradicional que gasta uma fortuna com repórteres e jornalistas para produzir jornais e revistas - onde - veiculam anúncios de grandes usuários: indústrias automobilísticas, bancos, cosméticos, petroquímica e bebidas alcoólicas. Do outro lado os grandes portais de serviços da Internet: Google, Bing e Yahoo. O Google tem a maior fatia do mercado de publicação de anúncios virtuais. A imprensa tradicional ainda não sabe faturar na Internet pois perdeu o trem da oportunidade. Discute nos tribunais o abuso do Google que se apropria de conteúdo tradicional sem pagar por isso.

Ao acionar o dispositivo de busca todo usuário começa a sofrer um bombardeio de anúncios. Quando um blogueiro, como você ou eu, começa a produzir conteúdo, notícias originais, reportagens, mensagens, crônicas, testemunhos, críticas, e as publica na WEB é um leitura a menos nos sites tradicionais. Quem ganha com isto? o Google que procura disponibilizar notícias produzidas fora da grande imprensa. É por isso que temos o Blogger gratuitamente, pois isso interessa ao dono na plataforma.

----------------------------------------------------------------------------

Precisamos de 100 mil blogueiros

que tenham o temor de Deus;
que escrevam e publiquem

para sua glória, e não para sua vergonha!

------------------------------------------------------------------------------

Fico me perguntando: por que precisamos de 100.000 blogueiros publicando na Internet até 2012? Bom, é porque eu creio em um sonho. Se criarmos e produzirmos um movimento que leve a maioria das lideranças evangélicas deste país a participar da produção e publicação de conteúdo cristão na Internet teremos levado a Igreja do Senhor a um mais um
shift em sua cultura de comunicação. É preciso deixar de ser apenas um leitor passivo para se tornar se tornar um protagonista atuante neste mundo digital, onde as novas gerações já nascem com o dedo no celular e não se desgruda de um computador.

Cem mil blogueiros evangélicos. Estamos muito ocupados desde 2007 na missão de multiplicar as fontes de conteúdo bíblico - a começar por blogs, e não somente em blogs. É preciso ser um erudito para começar? Não. É preciso ter um diploma de teólogo? Não. É preciso ser um pastor para começar? não. E justamente porque não é a Igreja, nem a Universidade, nem o Seminário que disponibilizam as plataformas de publicação. É por isso que não há barreiras de qualquer espécie, a não ser a forma de pensar da própria pessoa. E quanto a isto, Romanos 12:2 dá uma verdadeira receita: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que conheçais a boa, a agradável e a perfeita vontade de Deus."

Eu prefiro ler o testemunho e a frase de um blogueiro evangélico do que a crônica de um ateu. Sei que Internet tem espaço para milhões de publicadores, de ativistas engajados com a grande comissão. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12. E disse também: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13.

O que é preciso para começar: abrir uma conta de email no Google: www.gmail.com e criar o primeiro blog no portal do Blogger: www.blogger.com . Pronto. Como devo começar? Vou dar uma sugestão: comece publicando com riqueza de detalhes o testemunho de sua conversão. Depois, escreva, revise e publique todas as mudanças e bênçãos que Deus fez em sua vida. Nisso eu tenho certeza, que haverá mais de 200 mil textos edificantes inundando a Internet e sendo fonte de bênçãos e inspiração para milhões de leitores. Basta que cada blog receba 10 visitas de pessoas não cristãs. Se ficarmos apenas e tão somente nisso, já teríamos produzido um poderoso impacto na vida de milhares de pessoas. Só para lembrar: um blog do Google pode ser lido em qualquer lugar do mundo.

--------------------------------------------------------

Só para lembrar:

um blog do Google ou do
Wordpress,

pode ser lido em qualquer lugar do mundo.


--------------------------------------------------------

Tenho ouvido opiniões negativas da maioria dos blogueiros veterenos de que isto é pura perda de tempo, pois - segundo eles - a qualidade dos conteúdos publicados é muito pobre. Em parte eles têm razão: há mesmo muita gente que procura o caminho do sucesso mais fácil e menos trabalhoso de copiar em lugar de PRODUZIR textos de própria lavra. Mas estou falando de uma cultura onde as pessoas adquiram o hábito de usar a internet para escrever e publicar. Uma cultura de uso ativo da Internet. Considero que o esforço e o tempo podem resolver a dificuldade, uma vez que de 2004 para cá eu percebi que melhorei muito e tenho mais de 1.000 leitores diários mesmo não sendo pastor, nem teólogo, nem blogueiro de fofocas.

O que é preciso para conseguir 100 mil blogueiros evangélicos publicando até 2012? Resposta: muita comunicação e conscientização. Cada líder evangélico, não importa se adolescente, jovem, músico, pastor, levita, Batista, Assembleiano, Presbiteriano, Metodista, de todas as Grandes e pequenas Igrejas, comunidades e missões, DEVE SABER e SER CONSCIENTIZADO de que a Internet é boa para o lazer, para ler, pesquisar, mas melhor ainda é produzir textos e publicá-los para outros os leiam. Impactar, sem ser apenas impactado. Formar opiniões em lugar de ter a mente massificada. Conduzir, iluminar, salgar, em lugar de ser tangido e entristecido pela opinião de ímpios e ateus.
----------------------------------------------------------

Eu também tenho um sonho.

E neste sonho, eu posso ver milhares de evangélicos escrevendo

e publicando textos para a glória de Deus.

---------------------------------------------------------------

Eu também tenho um sonho: e neste sonho eu posso ver milhares de evangélicos escrevendo e publicando textos para a glória de Deus. Aprendendo melhor a língua portuguesa para encantar seus leitores. Deixando de lado o foco emperrado no aspecto negativo da vida dos outros para emprestar os olhos a Deus para enxergar mais longe e mais alto. Vejo antigos copiadores escrevendo e publicando conteúdo posicionado na primeira posição de um buscador. Vejo o Pastor despertando seus liderados, os seminários abrindo a visão de seus educandos, a família conscientizando seus membros e a juventude editando notícias e eventos. E tudo isso a custo financeiro mínimo.

Cem mil blogueiros é um número alcançável? Na minha opinião ele é até baixo. Incentivar e fomentar uma nova consciência mais ativa e mais participativa, no mundo digital, é a missão venho implementando desde setembro de 2008 na Associação de Blogueiros Cristãos. Para se afiliar faça sua inscrição e aguarde o trabalho da moderação em Portal da ABC.

Termino dizendo que tenho os pés no chão. Sei que o mundo digital tem produzido impactos sutis dentro de nossas casas. Ficamos menos comunicativos na vida real. Mais isolados. Menos propensos ao dialógo na vida real. Quem já assistiu o filme "O substituto", com Bruce Willis, entende o que estou dizendo. Creio firmemente que a fé cristã precisa de ambiente cristão real.

---------------------------------------------------------

Mas se o mundo se isola e se fecha

em um quarto atrás de uma tela de computador, é nele

que temos uma grande oportunidade de produzir impacto!

----------------------------------------------------------------

Mas se o mundo se isola e se fecha em um quarto atrás de uma tela de computador é nele que temos uma grande oportunidade de produzir impacto! É preciso muito mais que 100 mil blogueiros evangélicos. Não para fazer fofoca, falar mal da vida e da Igreja dos outros, perder tempo com frivolidades - para isto já tem outros que fazem bem este papel. Precisamos de 100 mil blogueiros que tenha temor de Deus, que escrevam e publiquem para sua glória - e não para sua vergonha!


cruzue@gmail.com


terça-feira, maio 04, 2010

Protocolo de Cooperação - para alcançar a Meta de 100.000 publicadores de conteúdo cristão até 2013

Geração Internet
Joao Cruzué

Este texto sugere uma forma concreta de ação que você e eu podemos combinar , para colocar em prática um plano de levar 100.000 líderes cristãos, a serem publicadores ativos de conteúdo genuinamente cristão na Internet. Imagine aquelas pessoas que exercem liderança na sua Igreja, com conhecimento e consciência da necessidade de publicar conteúdo virtual ,destinado a informar e formar esta geração que está crescendo com uma forte atração pela Internet...

Um protocolo pode ter formas operacionais diferentes. Há os protocolos de informação., os protocolos de intenção... este é um protocolo de cooperação. Atitudes, atividades e ações conjugadas para prover a demanda de formadores de opinião das próximas gerações.

Para chegar a ser um respeitado formador de opinião é preciso um começo. E nada melhor que um blogueiro que já aprendeu o caminho das pedras, para participar deste grande desafio: de levar muitos líderes para dar seus primeiros passos no aprendizado da publicação de conteúdo.

Há duas imagens bíblicas que podem retratar este assunto de forma bem fiel: As informações que Deus transmitiu para que Moisés voltasse ao Egito para libertar o Povo de Israel. E as instruções que Ananias recebeu para ir á Rua Direita em Damasco para orar por Saulo de Tarso. O que admira-me: foram pequenas ações que produziram grandes resultados no futuro. Quem imaginaria que um velho pessimista e um fariseu perseguidor pudessem ir tão longe e ser tão eficientes?

Agora com seu consentimento vamos ao que interessa:


Considerações - Considerando a necessidade de se multiplicar a participação cristã na publicação de conteúdo na Internet, que vá ao encontro das necessidades das futuras gerações que já escolheram o meio virtual como fonte de formação, lazer e informação,

O papel da ABC - A Associação de Blogueiros Cristãos, comunidade virtual, agregadora de Blogs Evangélicos, que tem como seu objetivo principal o fomento de criação de espaços digitais (blogs, microblogs, lightblogs e sites), vem, na pessoa do irmão João Batista Cruzué propor de forma humilde e consciente, à grande comunidade evangélica brasileira, um Protocolo de Cooperação em atividades voltadas para atingir uma meta de 100 mil publicadores até o final de 2012.

Definição de Protocolo de Cooperação: no caso específico da ABC, trata-se de uma aceitação voluntária e pessoal, de seguir ou estabelecer estratégias de mínima organização para atingir o objetivo proposto. Uma meta ambiciosa, difícil, mas factível.

São os termos deste protocolo:

1 – Adquirir uma consciência plena de que a Internet hoje é um meio de grande potencial para difusão do Evangelho e da cultura cristã voltada para o serviço do Senhor Jesus. Justificativa: a menos que isto esteja bem claro, todo outro tipo de esforço tenderá ao fracasso no longo prazo.

2 - O papel da ABC não será corporativo. Ela vai buscar de todas as formas santas e possíveis, incentivar a criação de blogs, e de outras comunidades ou blogs de publicação coletiva, para que na multiplicação dos esforços a meta principal seja atingida. O grande potencial de evangelização da Internet precisa ser melhor explorado - enquanto há oportunidade e gratuidade.

3 - As comunidades agregadoras de blogs podem continuar suas atividades de forma autônoma, ou trabalhando conjuntamente em alguns pontos quanto ao mesmo fim. A comunicação entre seus administradores, antes restrita ao silêncio, precisa ser estabelecida, fraternalmente, e para mútuo encorajamento. Será preciso um grande esforço para conjugar pessoas e grupos nas atividades desenhadas para atingir e ultrapassar a meta dos 100.000 blogs

4 – Atividades. Analisar o perfil de cada liderança evangélica da própria Congregação. Aproximar, comunicar e conscientizar aqueles com potencial adequado. Professores, Superintendentes de EBD, Líderes de Crianças, Líderes de Adolescentes, Líderes de Jovens, Pastores, Evangelistas, Maestros, Jornalistas cristãos, Funcionários Públicos e Profissionais Liberais cristãos. Se possível: cada líder deve ser conscientizado da necessidade aprender a publicar conteúdo na Internet.

5 – Treinamento – Um curso de criação e publicação de blogs já está à disposição para transmitir, a distância, os rudimentos necessários para o começo e algumas dicas básicas de aumento do número de leitores. Endereço: www.cursodb.blogspot.com .

6 – Comunicação e Interação – a comunicação de avanços, conquistas, solução de dificuldades e sugestões para multiplicação de resultados é bem-vinda por que renova o ânimo de todos.

7 – Autonomia. Não haverá interferência por parte da ABC – Associação de Blogueiros Cristãos no seu espaço. Nossos vínculos de trabalho são em torno de um objetivo. Os novos blogueiros que surgirem deste esforço conjugado não serão “propriedade” da comunidade A ou B. Eles são livres (como nós) para aderir espontaneamente às comunidades que quiserem. O importante é a conquista da meta.

8 – A Meta 100 mil publicadores cristãos de conteúdo na internet. Meta prevista para o final de 2012. Não se trata de um número absoluto, mas de um esforço para multiplicar por cinco a quantidade de blogueiros cristãos que existem hoje.

9 – O conteúdo das publicações – a título de sugestão: a primeira publicação pode ser um texto com o testemunho pessoal de conversão e salvação do publicador. A segunda sugestão, pode ser a descrição bem detalhada das atividades da própria congregação em todas as áreas, apontando a que melhor trabalha e uma crítica ao que poderia ser melhor. Depois, a experiência e a oração vão mostrar o conteúdo que mais agrada os leitores.

10 – O respeito pelo leitor precisa ser conquistado, com uma forma gentil de resposta aos comentários recebidos e o domínio da língua portuguesa. Sempre melhorando.


Para se afiliar à Associação de Blogueiros Cristãos, faça sua inscrição aqui: Inscreva-se e seja bem-vindo(a).

Em Cristo,


Irmão João Cruzué


.