sábado, setembro 09, 2017

Temporada de Furacões 2008 x Temporada de Furacões 2017

Furacão Irma - 9.9.17

João Cruzué:

Em 2008, registrei a passagem de dois furacões que devastaram Cuba - Gustav e Ike [Mc]. Naquele mesmo ano o Furacão Hanna ceifou  mais de 500 vida em sua passagem pelo Haiti [G1]. Todos eles tinham uma coisa em comum: o mês de setembro de 2008.

Nove anos depois, agora em setembro de 2017, outra temporada de furacões está começando. O furacão Irma está em todas as mídias sociais.  Há dois dias ele está passando por Cuba. Hoje, à meia noite ele atinge o sul da Flórida. Todos dizem que ele subirá pela Flórida, mas à semelhança do que aconteceu em 2008 com o Gustav e o Ike, acho que ele pode ir direto pelo meio do Golfo do México, podendo atingir o Texas, pela segunda vez este ano.

O furacão José, segue o mesmo caminho do Irma. Hoje deve passar pelas Ilhas do Caribe: Barbuda, Antigua e San Marteen. Espero que não faça nada no Haiti, como fez o segundo furacão de 2008 - o Hanna.

O Terceiro Furacão da Temporada, potencialmente, está se formando, no paralelo 15,  perto da costa africana.  Quem quiser olhar nos mapas pode ver uma imensa tempestade tropical caminhando para o meio do Atlântico, da mesma forma que o Irma e o José estão fazendo.

Mapa de 9.9.17


Agora, vamos à temporada de furacões de setembro de 2008:

Furacão Gustav
Período: 25 de agosto a 7 de setembro de 2008


Caminho do Furacão Gustav


Furacão Hanna
Período de 28 de agosto a 12 de setembro de 2008.


Caminho do Furacão Hanna


Furacão Ike
Periodo de 1 de setembro a 15 de setembro de 2008


Caminho do Furacão Ike



Não sou especialista em furacões. Estou registrando apenas minhas observação, depois de ter comparado a temporada de setembro dos grandes furacões de 2008 com o início da temporada de setembro de 2017. A respeito do Furacão Irma (setembro 2017) em certo sentido, seu caminho parece um pouco com o do Furacão Ike, da figura acima.  Seu caminho inicial foi um pouco mais ao norte. Os dois passaram por Cuba. O Ike segui direto para o Texas, quanto ao Irma vamos saber por onde passará a partir dos próximos 3 dias.





.


.

2 comentários:

Lucas Cristão disse...

Muito interessante.

meu blog www.cristao.blog.br

xat evangelico disse...

Gostei muito parabéns!