quinta-feira, agosto 13, 2015

Assuntos do dia a dia para adolescentes cristãos

.
Adolescentes

João Cruzué

1 - Amor - Deus tem mesmo preparado alguém especial para mim?

Verdade. Mas depende de você investir tempo com Deus. Não se trancar o dia inteiro em um quarto com a Bíblia na mão, mas conversando com Ele, pelo menos todo dia. Sim há alguém especial para sua vida. Para conhecê-lo você precisa fazer um compromisso de fidelidade com o Senhor. Ser honesto com Deus. Se falhar, peça perdão e não volte a errar nas mesmas coisas. E por fim, não será namorando ou ficando com todo mundo que você vai descobrir por tentativa e erro quem foi que Deus preparou para você. Não é da forma que você pensa. Deus gosta de nos surpreender. Se você esperar, e confiar em Deus Ele vai trazer até você alguém que amar por toda a vida. E a recíproca também é verdadeira:ele ou ela também o/a amará com a mesma intensidade.


2 - Sexo - Casar virgem é caretice e pensamento ultrapassado?

Mentira. Deus nos criou para amar ser amidos e felizes. Todavia, você precisa se guardar puro/pura para aquela pessoa especial que Deus preparou para você. Pisar na linha, avançar o sinal, entregar sua virgindade antes do casamento para alguém que não é o escolhido ou a escolhida, só porque os outros acham isso moderno? Isso não tem nada de modernidade. É uma aventura que desagrada a Deus. Que "todo" mundo faz assim, e que você deveria pensar igual a todo mundo. Errado! O mundo segue a voz do diabo e nós os crentes a voz do Espírito Santo. Quem quiser andar segundo os conselhos mundanos, também deve se preparar para sofrer nas mãos do diabo.

Um lar cristão precisa ser constituído de acordo com as verdade bíblicas. Para construir um lar sobre a ROCHA e não sobre a areia, você deve escutar o que Deus Fala. Se você se guardar e esperar o tempo de Deus, você vai se casar sob a proteção e vontade do Senhor. Se você pisar na "bola", e seguir o mundo, vai pecar por rebeldia. Você vai dar na bandeja a chave da sua vida sentimental na mão do diabo. E assim os planos de Deus para seu lar serão arruinados. Não é apenas a virgindade que se perde quando não se obedece a voz de Deus para seguir os costumes do mundo. O diabo vai roubar as bênçãos do seu lar. O pecado de fornicação, sexo antes do casamento, derruba o muro da proteção de Deus. E por esta brecha, as coisas malignas tem liberdade para entrar e sair quando quiserem.

Por isso, todo cuidado é pouco nos relacionamentos antes de você se casar. O sexo é muito deturpado nos dias de hoje. O sexo descartável é muito valorizado pelo mundo. E por descartável quero dizer aquilo que se usa e depois joga fora. Deus não criou o sexo para ser descartável. Foi criado para alegrar o dia a dia pessoas se amam de verdade e que esperam o tempo do matrimônio para depois praticá-lo.

Infelizmente, tem gente que ainda ESCOLHE errado, seguindo maus conselhos de amigos ou amigas da "onça", achando que é coisa "moderna", "chic", "top", quando na verdade, perder a virgindade voluntariamente antes do casamento é o caminho mais curto para abrir as portas do coração e colocar a chave nas mãos do diabo.


3 - Aborrecimentos na Igreja,  todo mundo passa por isso.

Verdade. Mas isso não é motivo para desistir de ir ao culto. Você vai à Igreja para honrar, para cultuar a Deus. Não vai lá para cuidar de outras coisas. E cultuar corretamente significa oferecer sacrifício agradável a Deus. Louvor, oferta voluntária, e o principal: a sua presença no culto. Aqueles que começam a desistir de ir ao culto por alguma razão estará oferecendo um sacrifício defeituoso. Isso não é aceito por Deus.

Chegar a Deus no culto com um coração humilde, sem se preocupar com A e B é a decisão correta. A causa de muitos desvios e enfraquecimentos, na maioria das vezes, vem do costume de reclamar, murmurar, relembrar continuamente de coisas ruins. O Espírito Santo se entristece com atitudes assim. E, cada vez que resistimos a voz ele vai se apagando da sua vida. É melhor jogar no lixo do esquecimento as coisas ruins que acontecem em nossos relacionamentos do que perder a alegria do Espírito Santo.


4 - Orações, Deus responde minhas orações?

VERDADE. Ele sabe o que precisamos. E principalmente, quando devemos receber o que pedimos. Algumas coisas Ele atende de imediato. Outras coisas são pedidos vaidosos, e não vamos mesmo recebê-las. Mas as grandes bênçãos estão condicionadas à nossa paciência e esperança. Coisas que precisamos aguardar pelo tempo de Deus. E quando somos capazes de esperar com paciência pela resposta, isto aumenta a nossa fé. Mas posso garantir que aqueles que agradam a Deus, que são sinceros com Ele, não ficarão sem receber as bênçãos maiores.

Experimente fazer uma listinha para intercessão, e tome um pouquinho demais de tempo para conversar com Deus. Eu sou testemunha viva de que Deus ouve orações, mesmo a mais simples delas.


5 - Internet é uma coisa segura?

Mentira. A experiência mostra que um psicopata, sempre se apresenta com a voz ou palavras de anjo. A especialidade dele é jogar, é enganar com a cara mais santo do mundo para conquistar suas vítimas. Tome muito cuidado. Não dê seus endereços, não mostre escancaradamente a escola onde estuda, tenha sabedoria suficiente para NUNCA fazer amizade com estranhos - que nunca viu. Não marque encontros sem sua família saber. Não dê "mole" para o diabo.

Ainda mais.A pornografia também é um vício incontrolável. Se você parar um segundo para contemplar a nudez de alguém pela Internet, isto será o bastante para ser fisgado e viciado. Um abismo chama outro abismo muito maior. O Salmista disse "Não porei coisa má diante dos meus olhos." Você também precisa assumir ou manter um compromisso com Deus de santidade no olhar. Cuidado com as imagens de câmera. Tudo o que é filmado hoje, pode ir para o YouTube amanhã.

Redes Sociais, como Facebook, Orkut, Twitter - Pesquisa concluída recentemente na China, mostrou que o uso descontrolado do tempo em redes sociais produz a mesma dependência que as drogas químicas. É difícil de abandonar. Tenha muito cuidado.


6 - Escola, por que é tão chata?

VERDADE. Durante a adolescência é muito chato carregar livros e mais livros, cadernos, trabalhos. Mas se não se esforçar e completar seus estudos, aí é que você vai conhecer uma coisa muito mais chata. Ver todo mundo conquistando seu lugar e você não. É preciso muito disciplina para se graduar com perfeição. Quem não estuda perde sua liberdade, compromete o conforto da família e passa a vida cumprimentando as conquistas dos amigos. Então, deixa de ser manhoso/a e "enfia" a "cara" nos livros. Estes, sim são amigos de verdade.

Se você não se esforçar, correr atrás dos seus sonhos, vai ganhar pouco, vai ajudar pouco a casa, e ainda poderá sofrer ate o assédio de criminosos. Se você gosta de estudar, e não tem livros nem dinheiro, vou lhe dar um conselho: Livros você pode pedir em qualquer biblioteca de uma Escola. Se o problema é dinheiro, se você insistir (mesmo) atrás de uma bolsa de estudos, mais cedo ou mais tarde vai conseguir realizar seu sonho. O problema é que os que desistem de correr atrás dos sonhos, ficam para trás e os que dão um passo a mais conquistam suas vitórias. Veja o exemplo da campeã Olímpica de salto à distância - Maurren Maggi. Ela ganhou a medalha de ouro porque saltou 1 cm a mais que a segunda colocado. O que é um centímetro? Neste caso foi a distância entre a vitória e a derrota.


7 - Verdades e Mentiras - nem tudo o que se ouve hoje pode ser verdadeiro. 

Quando aparecem certas coisas desconhecidas para mim, eu vou orar e esperar a voz de Deus. Depois de ter feito isso eu observo meu coração. Se ele está preocupado, com dúvidas eu percebo que não é da vontade de Deus insistir naquele assunto.

Mas se meu coração estiver com uma grande paz, aqui está um grande segredo, eu sigo em frente pois Deus está no negócio. E concluindo: é por isso que precisamos ser honestos com nós mesmos e fiéis em tudo ao Senhor, pois a orientação de Deus não é para todos. Pois, Deus não orienta alguém cuja vida anda cheia de pecado. É preciso se concertar para ouvir Deus falar e nos orientar.

Vou ficando por aqui. Abraço!




LEIA TAMBÉM: Carta a uma adolescente

3 comentários:

Jaime Alves disse...

Eu tenho convivido com os jovens da atual conjuntura e infelizmente tenho os visto tão distante de tudo isto que o amado irmão está abordando...

Suas ricas palavras infelizmente elas se identificam mais com os jovens de duas décadas atrás e parece que falas como quem prega no deserto.

Isto tudo é muito triste e desanimador pastor!...

Sei que me censurarás por causa do meu pessimismo e com razão, mas na verdade estou tentando ser realista, e sinceramente espero estar completamente equivocado...

Joao Cruzue disse...

James, A paz de Cristo!

Há quanto tempo...

Obrigado pela sua lembrança, de deixar sua opinião neste velho Blog. Entendo seu pessimismo, sei que os tempos são muito trabalhosos. Temos mesmo um viés de enxergar as coisas só olhando para baixo. Não penso muito diferente, apenas tenho o cuidado de me policiar. Quando Elias entrou na caverna, ele achou que estava sozinho e que tudo estava acabado. Deus pensava de forma diferente. Foi assim no passado, e desconfio que é assim também no presente.

Um grande abraço.


irmão João.



jaime alves disse...

Amém.
És um homem sábio, glórias a Deus por isto...