quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Como tirar a segunda via do Recibo da RAIS

.

JOÃO CRUZUÉ

Alô meus amigos contadores, administradores, empresários e gerentes de RH, passei por um probleminha, hoje, bem difícil. Encontrei todos os recibos da RAIS, no meu caso era a NEGATIVA, com exceção do ano base 2013. Sabe, quando você precisa entregar um "monte" de documentos e lhe falta um? Parece até aquela história bíblica da ovelha perdida.

Vou compartilhar o caminho para conseguir este abençoado documento:

1º passo: acesse a RAIS portal do MTE: http://portal.mte.gov.br/rais/

2º passo: veja de qual delas você precisa da segunda via. Se da Rais normal ou da Rais negativa.
    São dois endereços diferentes.

3º passo: você precisa descobrir o nº do CREA (não me pergunte o que isto significa) Cada ano base, tem um CREA diferente.
Para a Rais normal, você vai acessar este link:
http://www.rais.gov.br/sitio/consulta_crea_identificacao.jsf

Para emitir o Recibo de Entrega da Rais Negativa: http://www.rais.gov.br/sitio/negativa.jsfº

Agora você precisa estar atento: Preencha os dados para conseguir o nº do CREA.

4º - Com o número do CREA em mãos, você volta uma página com o Mouse (ou acessa) a página anterior e clica  em Rais já Entregue/impressão de Recibo de Entrega. Ali você preenche o número do CREA e o CNPJ da empresa,

5º A tela do Recibo vai aparecer e você pode imprimir.

Mais difícil de escrever do que fazer.


Abraço do João.


Um comentário:

Anônimo disse...

A descrição da RAIS negativa não é emissão de segunda via, mas sim a transmissão da própria RAIS. Isso me deu uma dor de cabeça sem tamanho. O meu contador já havia feito a RAIS 2014 e eu só queria a segunda via. Como não tinha o CPF e o nome do responsável da RAIS já enviada, acompanhei os passos da RAIS Negativa e, ao invés de conseguir o CREA da RAIS, emiti (inocentemente) uma nova RAIS 2014. Foi um trabalhão para cancelar e não tenho certeza se foi realmente cancelada.