quarta-feira, janeiro 14, 2015

Michel Houellebecq, o romance Submission e Dan Brown


Por João Cruzué

Michel Houellebecq
O escritor francês Michel Houellebecq está com medo da Al-Qaeda. Ele escreveu o livro "Submission" satirizando o islã, seguindo o mesmo tema do Charlie Hebdo ao descrever sua obra como uma publicação irresponsável. Aquilo que Dan Brown deitava e rolava usando Cristo e a Igreja Católica, parece que também foi copiado por este Michel (famoso na Europa e desconhecido no Brasil) com foco no Islã. Só que Dan Brown ficou rico e Houellebecq está com medo de morrer.

Escrevendo sobre o Capitalismo, não bombou na mídia. Mudou. Foi  mexer em um novo nicho de literarura (sátiras do Islã) e acertou em uma casa de marimbondos. Mídia e divulgação ele vai ter, mas já sabe que vai ter que ficar recluso, da mesma forma que Salman Rushdie o autor do livro "Versos Satânicos."

Parece que a nata da civilização europeia ainda não aprendeu tudo. Os últimos embates com o Islã radical está produzindo a reformulação de velhos conceitos tidos como imutáveis sobre liberdade absoluta de expressão. Palavras e imagens sem limites. Para surpresa nossa está acontecendo uma inversão de conceitos.

Bastou uma dúzia de fanáticos para tirar a segurança absoluta dos americanos. Na França bastou três deles para forçar uma autocrítica literária. Irresponsabilidade de expressão não é a mesma coisa que liberdade de expressão. 

A cultura ocidental pensa que nada mudou. Mas o medo já está produzindo mudanças e contenção de besteiras.

O 6º romance de Michel,  Submission foi publicado na quarta-feira, passada (07.01.2015) mesmo dia do massacre no Charlie hebdo. Um mau agouro. Ele desistiu dos eventos promocionais do livro e se recolheu. O livro conta a história de uma França debaixo de uma sharia islâmica no ano de 2022. Na sua última entrevista ao Daily Telegraph ele insistiu que seu livro não é islamofóbico... será?

Pelo sim, pelo não, vai cair fora da França, porque teme ser alcançado pelos radicais muçulmanos.

Moral da história: A liberdade de expressão tem um custo. Se você for além do bom senso, pode levar um processo se disser besteiras ou, no caso de ataque irresponsável à religião islâmica, uma bala na cabeça!

Efeito da globalização.




.


Nenhum comentário: