sábado, abril 06, 2013

Blog Geração que Lamba: um Blog Cristão que faz grande diferença


POST: PARA VOCÊ QUE NÃO PASSOU NO VESTIBULAR
Autor: Nilton Rodolfo


“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6,7).

Hoje pela manhã foi apresentado o listão dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Sem dúvida alguma, o dia 05/01/13 (mais conhecido como “hoje”) ficará gravado na memória de muitos estudantes. Para a minoria destes, este será lembrado como um dia de felicidades, conquistas e realizações. Entretanto, para a sua maioria, o dia de hoje será lembrado como um dia de tristezas e frustrações. E é exatamente aos alunos e alunas pertencentes a este grupo que eu gostaria de me dirigir neste texto singelo.

Eu sei que você sonhou com este dia. Se você se assemelha pelo menos um pouco comigo, provavelmente você quase não conseguiu dormir de ontem para hoje, a sua frequência cardíaca aumentou repentinamente somente ao lembrar de que o listão sairia hoje – e o que dizer sobre o momento do anúncio dos aprovados no curso no qual estamos na disputa? – e, querendo ou não, a sua mente ficou cheia das imagens de seus sonhos: tanto as daquele em que você é aprovado e a sua família lhe parabeniza e tudo o mais; quanto as daquele sonho (que está mais para pesadelo) em que você não escuta o seu nome na divulgação do listão e a sua família fica meio sem o que dizer para você... 

Fico triste ao saber que, infelizmente, você não foi aprovado no vestibular. Não duvido de seu esforço empregado nos estudos nem de sua responsabilidade para com o seu futuro profissional - por isso me entristeço juntamente com você. Mas, em meio a tudo isso, eu gostaria de lembrar-lhe de algumas verdades muito importantes a fim de que você seja animado a perseverar tanto em seus estudos quanto em sua vida com Deus [1].

Primeiro, vestibular não mede o valor de ninguém para a sociedade. Não caia no erro de achar que na universidade estão as melhores pessoas da sociedade. Na verdade, se você e eu fizéssemos um breve passeio pelo dia dia-a-dia de muitos universitários nós encontraríamos uma série de mazelas morais. Alguns alunos universitários são orgulhosos, eles vivem pela soberba da vida e por isso tudo o que eles fazem dentro e fora da sala de aula não passam de tentativas de serem elogiados por aqueles que lhes cercam – sem falar da fúria que enche seus corações quando alguém alcança algum tipo de destaque que supere o deles. Outros são promíscuos. Estes se ajuntam com colegas também imundos diante de Deus e cometem abominações sexuais e todo o tipo de imoralidades – inclusive o consumo de drogas. Enfim, eu repito: não ache que a aprovação num exame dita quem tem valor e quem não tem [2].

Além disso, se você é um cristão, lembre-se de que o seu valor está nos méritos de Cristo Jesus. Meu irmão, isto não é um clichê. Pelo contrário, isto é uma verdade a qual nos ensina que mesmo que não sejamos perfeitos em nossa obediência à Palavra de Deus, em nossa vida de oração e em nosso dever para com a sociedade (e nós sabemos quão aquém da perfeição nós estamos em tudo isso), ainda somos amados por Deus porque Cristo sim foi e é perfeito em todas estas coisas – e nEle estão nosso valor tanto para com Deus quanto para com as pessoas. Portanto, busque no Senhor graça para seguir a sua vida e, em especial, para poder olhar para seus pais, familiares e amigos sem aquele senso maligno de “eu não sirvo para nada” ou “eu desapontei vocês” [3].


Finalmente, jamais esqueça: Deus é soberano. E esta é uma verdade muito confortante, pois ela mostra que nada foge do controle de Deus – inclusive a sua reprovação no vestibular. Você pode ter certeza de que Deus sabe lidar conosco e cuida de nós mesmo em nossas tristezas e frustrações. A sua vida está nas mãos dEle. Por isso, entregue ao Senhor as suas petições e até mesmo as suas lágrimas. Ele é fiel. E por causa de Sua perfeita soberania esta reprovação não é o fim [4].


Caro estudante e irmão em Cristo, eu lhe desejo um ano de 2013 abençoado. Que Deus faça com que você (e eu também) amadureça em sua vida cristã cada vez mais, de modo que a sua satisfação esteja (no fim das contas) nEle e nEle somente. Desejo também a você, é claro, um ano abençoado em seus estudos. Que o Senhor lhe ajude a estudar organizada e produtivamente – e lembre-se de que você não precisa deixar de ir à igreja para conseguir ter este tipo de estudo. E se o Senhor quiser: que possamos comemorar a sua aprovação na UFPA (ou em outra instituição de ensino superior) em 2014. Um abraço.


---fim---



Comentário do Blogueiro: Conheço o trabalho desses moços desde 2007. O Blog "Geração que Lamba", além de um título  diferente, também trazia um formato diferente. O título misturava duas línguas e um formato de escrever a quatro mãos. Depois a cinco mãos:  Nilton Rodolfo, Victor Leonardo, Carlos Eduardo, Renan Diniz e Janyson Costa. Este blog nasceu na Igreja Assembleia de Deus de Belém do Pará, considerada o berço Assembleia do Brasil. E eu estou fazendo, hoje, uma homenagem justa a estes moços. Sei que eles têm em seus currículos o bom cheiro de Cristo e muito água da fonte para distribuir a crentes, agnósticos, ateus, políticos.  Queridos irmãos em Cristo, ainda há muitos posts a escrever. A blogosfera cristã brasileira confia em vocês.





Um comentário:

Carlos Roberto Silva, Pr. disse...

Caro irmão e amigo, Pb. João Cruzue,

A Paz do Senhor!

Assino contigo esta justa homenagem ao Geração que Lamba.

Parabéns a eles e ao Olhar Cristão!