terça-feira, janeiro 03, 2012

Conselhos espirituais do Pastor Watchman Nee

.

Watchman Nee

Do Livro "Spiritual Knowledge"

“Não é de se estranhar que aqueles que conheciam tão pouco as Escrituras [os magos do Oriente] buscassem com determinação o Rei dos judeus enquanto aqueles que tinham grande conhecimento das Escrituras não o fizessem?”

“Se um crente se recusar a aceitar os tratamentos de Deus nunca conseguirá progredir. Se apenas desejar adquirir conhecimento da Bíblia, só precisa estudar bastante e ser auxiliado por aqueles que já têm conhecimento bíblico. Mas se realmente deseja conhecer a Deus, precisa ter um encontro pessoal com Ele, pois não pode ser de outra maneira.”

“Lembremo-nos de que não há lugar para pressa na fé nem na oração. A fé resiste ao tempo. Se Deus não responder, podemos esperar até que tenhamos 100 anos de idade. Esperamos contra a esperança. Abraão creu em Deus. Eliseu disse ao rei Joás para atirar a flecha contra a terra, mas o rei fez assim apenas três vezes, ao passo que deveria ferir os siros até os consumir. Assim também deve ser nossa oração; não devemos orar duas ou três vezes e parar”

“Orar é como colocar cartões de visita no prato de uma balança. Você coloca um peso de 100 gramas em um dos pratos, e vai colocando os cartões no outro. Quando joga o primeiro cartão, ele não consegue levantar o peso. Cartão atrás de cartão vão sendo colocados, sem que o peso se mexa. Até o momento que lançar o último cartão, quando ele se levanta. Assim também acontece com a oração. Oramos uma, duas, três vezes, e uma vez mais. Talvez seja essa a nossa última oração, mas então vem a resposta”

“Muitos pensam que, após haverem estudado em seminários teológicos, estão qualificados para pregar. Permitam-me fazer uma pergunta: Ao pregar o Evangelho, saímos a explicar a Bíblia ou a proclamar o Salvador? Mesmo que esses seminários sejam idealmente bons, podem apenas ajudar as pessoas a compreenderem a Bíblia, mas não a conhecerem a Deus. (...) Na realidade, sobre o que poderiam falar? A pessoa só pode pregar a mensagem que a tocou. Só pode ajudar as pessoas naquilo que ela própria tem sido tocada por Deus. O que pode alguém realmente pregar se não conhecer a Deus? (...) Pregar é proclamar aquilo que Deus tratou em sua vida.”

“Podemos preparar um sermão que receba a aprovação dos homens, e, no entanto não conseguir fazer que as pessoas prossigam vitoriosamente em seus caminhos, por não terem em que se apoiar. É como uma criança na escola primária que tenta escrever um relato sobre uma viagem que nunca realizou. Somente é real aquilo a respeito do que tivemos tratamento; é isso que vai tocar as pessoas quando falarmos.”

“Há mais valor em conhecermos a Deus do que em termos conhecimento intelectual da Bíblia”

“O que é iniqüidade? Iniqüidade é aquilo que não deve ser feito. Só depois que li a história de certo homem que foi ouvir um pregador na igreja, foi que vim a saber o que é iniqüidade. Terminando a mensagem, o pregador desceu do púlpito e foi sentar-se ao lado desse homem.

Mas para chegar até onde ela estava o pregador, se o perceber, pisou na capa de chuva de uma senhora sentada na primeira fila. Ele a chutou para o lado sem se desculpar com a dona da capa.

O outro homem julgou o incidente dizendo quão iníquo era o pregador. O que é a iniqüidade? É dever alguma coisa para alguém. Se o pregador não quisesse pagar a senhora pelo que fez, deveria pelo menos tentar limpar-lhe a capa; caso contrário, ficará sempre devendo algo a ela diante de Deus.

Toda vez que ignoramos um pecado, estamos sendo iníquos.”



Fonte: livro "Conhecimento Espiritual" - Editora Vida - 1993.



.

Nenhum comentário: