terça-feira, abril 14, 2009

Diante do Trono - uma Banda do passado?



João Cruzué

No final dos anos 90 minha primeira filha estava na adolescência e adorava música. Não descolava os ouvidos da FM por causa do grupo "Renascer Praise". Até o dia que ela conheceu a Banda Diante do Trono. Quando o DT veio a São Paulo gravar no Campo de Marte, lá estava ela. Nos congressos do mês de Abril na IBL de Belo Horizonte ela gostava de ir todo ano. Soube que orava e pedia ao Senhor que provesse os recursos para passagens e ingresso. E Deus era fiel respondendo suas orações com clientes de frutinhas miniaturizadas que ela sabia fazer para decorar mesas de aniversários. Ela guarda com muito orgulho as fotos que tirou junto com a Ana Paula e o André Valadão. Foi assim que eu também, já "tiozinho" fiquei conhecendo a Banda.

A princípio não gostei muito. Depois fui percebendo que havia muitas canções com letras e músicas inspiradas além de uma qualidade de músicos, que eu sabia deveria ser fruto de exaustivos ensaios. O DT não seria um fenômeno passageiro. O que passou foram duas gerações de adolescentes que eram apaixonados pela Ana. Hoje, a primeira geração já está casada e a segunda, no fim da adolescência. Como tudo nesta vida tem seu tempo, também o tempo do DT passou.

Passou?

Bom, no momento sim, mas uma volta depende somente deles. Ouvindo a canção "Milagres" com o André, eu percebo que ele está em boa fase e a qualidade não mudou. Imagino que seja muito exigente quanto a cada detalhe do seu trabalho, principalmente com a performance dos músicos. E, como músico que fui durante 14 anos na Igreja, sei por experiência própria que Deus ama, abençoa e honra àqueles que procuram pelo louvor perfeito. O melhor em cada detalhe para a glória ao Senhor. Eu creio que esta foi a diferença do DT - a perfeição no louvor, principalmente nas letras e na orquestra. Eu creio sinceramente que a Banda ainda pode voltar com muito mais força que antes.

O que mudou?

O Sucesso foi mudando imperceptivelmente a liderança do DT. A mudança não foi de propósito nem consciente. Mas houve uma mudança. Eles estão cansados? Não sei. O comércio pirata inviabilizou seus projetos? Não sei. A velha fórmula de reunir os crentes para gravar seus trabalhos ao vivo ficou obsoleta? Talvez? Mas eu acredito que no desejo de melhorar sempre, os investimentos e a tecnologia tomou o lugar de Alguém muito especial. José e Maria foram à Jerusalém e levaram Jesus com eles. Quando voltaram, já a caminho de três dias, descobriram que tinha deixado Jesus para trás. Então, tiveram que retroceder para encontrá-lo e só depois tomar o caminho de Nazaré.

O DT deixou Jesus para trás? É possível. Conscientemente? Não! Mas é conhecido que à semelhança de minha filha, muitos adolescentes fizeram deles mais que simples músicos. Em seus corações "teens" eles eram fãs e o DT, ídolos. Não houve nada proposital, mas a glória não foi 100% para Deus. O Tempo do DT chegou e passou. Pessoalmente acho que alguns deles ficaram muito longe das pessoas comuns, distantes e inatingíveis. Eles receberam muito carinho de duas gerações de adolescentes, em troca deixaram aqueles hinos lindos que falaram aos seus corações, mas que hoje não falam mais à alma das novas gerações.

É possível uma volta?

Creio que sim, ainda melhor que antes. Oro para que isto aconteça. O lugar do DT ainda está vazio. Não mais para adolescentes, mas para gerações mais maduras, mais exigentes que não procuram mais por adrenalina mas pelo calor da presença do Espírito. Na verdade, o que move os corações dos crentes maduros é muito mais que uma letra que repete o mesmo verso três quatro, cinco vezes. É preciso uma música que alegre primeiro o Espírito de Deus, para que Ele, que por sua vez, faça arder o coração dos verdadeiros adoradores e os faça abrir as bocas para salmodiarem: Bendito é o nome do Senhor Jesus Cristo!

Isso é muito difícil, mas não é impossível. Há muitos exemplos recentes acontecendo no noticiário cotidiano. Se isto é da vontade do Senhor, que Ele possa nos trazer de volta esta grandiosa Banda com canções cristãs que levem a voz do Espírito aos corações dos crentes.




20 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzue,
Graça e Paz!

Petinente seu artigo.
Essa relação entre apeciadores de um bom louvor e os levitas, deve ser, no mínimo, muito cuidadosa e criteriosa, justamente pelo que o preclaro irmão detacou.
Nada é feito propositalmente, mas por falta de vigilância, a relação pode simplesmente se transformar em fâ-clube x ídolos.
Minha oração é a mesma sua, pois acredito que tudo pode mudar para a glória de Deus!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Junior Fontes disse...

Tbm acredito numa grande volta do DT!!! E com isso muitos frutos.
=]

Matias Borba disse...

Irmão João Cruzué,
Graça e Paz!

Penso que de seu belo texto, o trecho que mais se encaixa com a realidade do DT é:

"Mas eu acredito que no desejo de melhorar sempre, os investimentos e a tecnologia tomou o lugar de Alguém muito especial."

Infelizmente foi o que aocnteceu, e infelizmente mudar isso é uma coisa difícil porque eles não irão assumir a falha.

Sem contar o mercado que o DT se envolveu, o propósito ou foco ficou para tráz. Hoje até para falar com os integrantes é uma coisa muito difícil, morando aqui e quase sempre indo até BH posso perceber as queixas de pessoas que antes podiam ter uma aproximação maior do grupo, mas hoje em dia isso é quase impossível.

Creio que só uma volta a base é que poderão trazer de volta o verdadeiro propósito inicial do DT.

Parabéns pela postagem.

Alessandro disse...

Estou aproveitando este espaço para divulgar o blog "Salvos Pelo Amor!"

Não deixem de conferir!

Abraços.

http://salvospeloamor.blogspot.com/

Unknown disse...

E incrivel como as pessoas perdem seu tempo criticando o Dt em vez de se preoculparem com suas vidas!O Dt e uma referencia de adoração!Vamos olhar primeiramente pra nós pois as vezes o problema está em nós e não neles!

João Cruzué disse...

.

Oi Danilo,

Obrigado pelo seu comentário.

Às vezes uma crítica construtiva vale mais, do que o silêncio da omissão.

Você tem toda razão, o DT é uma referência em Banda de Músicas de evangélicas. Até o Padre Marcelo grava músicas deles.

É por isso, que precisamos zelar para que ele continue bem. E não há como esconder, quer a nova geração de adolescentes não têm mais paixão das duas gerações anteriores.

Esconder isso deles, é ser omisso e desleal. Só os amigos criticam. A propósito, você sabe que é o owner da maior comunidade do DT no Facebook?

.

Lainizinha disse...

As cançoes do DT semrpe me abençoaram... desde o 1°cd, ate hj... e nao vejo que eles tenham deixado Deus de lado, disso descordo de vc. mas é sempre valido saber o que meu proximo pensa.
Fique na paz!

Lainizinha disse...

oxe.. deu erro akii acho que nao publicou meu post :(
Bom, o DT sempre me abençoou de forma sobrenatural atraves de suas cançoes, onde Deus fala por d+ ao meu coraçao em todos os tempos... nao concordo que eles tenham retirado o foco de DEUS.
Ja particei de congressos, coferencias em que alguns deles estavam e é notavel o compromisso deles com Deus.

fique na paz!

João Trajano disse...

Não acho que o DT deixou Jesus para trás, mesmo não sendo proposital, como citado. No entanto, concordo que depois de 10 anos qualquer banda acaba perdendo um pouco do seu brilho. Em todos os eventos com o DT que participei, as cançoes sempre se renovavam em minha vida, por mais antigas que fossem. Acho interessante a sua preocupação e vou orar a esse favor. Fique na paz!

thiago de oliveira disse...

ola! paz do Senhor
em primeiro lugar eu acho q ninguém
tem o direito de julgar ninguém.
Pois so Deus é nosso juíz, não acho que o DT perdeu a direção pois eles fazem um excelente trabalho e o sucesso e só reconhecimento de milhões de pessoas que são tocadas por Deus através de seus louvores.eles não se esquecerão de Deus,pois se isso tivesse acontecido Deus não os abençoaria de tal maneira.eu sou um testemunho vivo disso,pois as cançoes falam muito comigo e em momentos que muitos viravam as costas pra mim Deus falava e fala!muito comigo.a uma palavar muito linda e gostaria que vc meditasse "retire primeiro a trave dos teus olhos para depois tirares o arqueiro dos olhos do teu irmão" fica na paz!

Joao Cruzue disse...

.

Réplica a Thiago:

O preconceito não está no meu texto, mas na sua dificuldade de interpretação.

As canções do DT falaram com duas gerações de adolescentes. Mas hoje não falam mais com as gerações de hoje.

O problema não é de trave, mas de idolatria. Não confunda a voz do Espírito Santo com canções de quem quer que seja. A essência pelo secundário.



.

Dany meirelly disse...

oi!!! a paz do Senhor!quando eu vi os comentários do irmão não pulde acreditar, pois diante do trono não é uma banda do passado e não deixou o seu alvo para trás[jesus cristo].o susseso deles é simplesmente a sombra do reconhecimento das pessoas que gostam do dt.conheco pessoas de geraçoes mais velhas que eu e ainda gostam,escultam e são abençoadas com as cançoes do dt. Assim como eu várias veses senti o sobrenatural de Deus através dos louvores! que o senhor venha pensar mais uma vez em tudo que disse, pois aqueles que tocam nos ungidos de Deus serão feridos![não estou dizendo que oo senhor tocou, mas é bom lembrar]fiquem na paz!!!

Thiago Mengali disse...

Irmão João Cruzué, PAz Seja contigo!

lendo esse texto, em partes concordo, em partes não, mas vejo que vc não faz como muitos que criticam com criticas destrutivas, mas sim com uma critica construtiva.

E nesse fim de semana, ouvi umas ministrações da Ana Paula, que acho que vai de encontro com o que foi falado no texto. Ela pede perdão a Deus por muitas vezes deixar os projetos tomar o lugar dele. E as musicas do novo Cd falam tem uma q fala praticamente isso: Perdão pois muitas vezes procuro em vão o que só encontro em TI.

Não que eles tenham deixado de ser benção, mas assistindo o ensaio deles na igreja sabado, pareciam estar tão bem mais simples. Voltaram a gravar em BH... Nos estilos antigos com vários solistas. Será que eles pretendem voltar aquela origem a abençoou muitas vidas?

Olha o vídeo:

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=_F1JpiVGps0
.
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=ZAoNzYtqOEQ


Manda-me um email quero saber tua opinião. thiagoaugusto01@gmail.com

Unknown disse...

paz guerreiros
sou um jovem
que crescí ouvindo diante do trono
minha conversão foi marcada
ouvindo músicas com as letras
innpiradas na palavra de Deus.
e me encantava com a unção
de grupos como diante do trono,
mais tarde chegou o toque no altar
que alem da unção nas músicas eles eram separados.
não gostavam de aparecer nem em fotos
nos encartes dos cds.
mas o tempo passou
e aquele trecho da música que dizia:
"ESCONDO O ROSTO PRA QUE VEJAM TUA FACE EM MIM"... foi deixado para traz.
não só no toque no altar
a intenção no começo era que o sucesso e a fama não tirassem os focos dos adoradores,
hoje o diante do trono não tem temto impácto como antigamente quando o Espirito Santo falava através das cançoes deles. e o toque no altar... choro até hoje pela divisão daquele grupo.
minha oração é que Deus levante
uma nova geraçao de adoradores.
acesse o link abaixo e veja um post sobre como está a música gospel hoje em dia, trocaram as letras baseadas em versículos por versões de músicas "podres" como créu.
http://kiborblog.blogspot.com/2009/10/crentes-ou-mundanos.html

Joao Cruzue disse...

.


Oi Kássio,

Muito ponderado em seus argumentos.

Como diz você, vem aí uma nova geração de adoradores, e certamente uma outra banda para inspirá-los.


Abraço,

Silvio Júnior Lemuel Barbosa disse...

A paz de Cristo para o leitor!
Parabenizo, a iniciativa deste para levantar questionamentos quanto a santidade de levantados e escolhido pelo próprio Deus...
Mas como este abriu espaço para criticas, pois ao criticar automaticamente receberão criticas, o meu comentário não fugirá deste padrão.
Na critica inicial promovida pelo o moderador ha coisas isoladas que tem uma leve maquiagem da razão; mas afirmo que para olharmos tal publico do tal ministério (ou banda DT como referido) não é o suficiente e nem sóbrio pegar como exemplo sua filha (ou comunidade restrita) e igualar e afirmar pelo resto do público, pois para afirmarmos que tal "seguidores" são por maioria adolescentes estaríamos sendo superficial, pois em qualquer evento do Ministério de louvor Diante do Trono (e não banda DT ou Ana Paula Valadão) percebemos que há uma grande variação de idade de seu publico sendo assim sem fundamento totalmente a hipótese inicial.
Mas não é só isso que prova tal falta de fundamento em suas palavras, pois quem possui acesso aos Cd's ou DVD's do Ministério de louvor Diante do Trono, e tem um mínimo de conhecimento bíblico percebe-se que ouve um crescimento em conteúdo (+ letra). Na verdade A grande incógnita na verdade é que o grupo ministerial referido tem crescido muito (como na graça e no conhecimento) prova disso novo CD "Tua Visão" sendo assim a diminuição dos quem os compreendem ou atende tal espiritualidade exposta nos louvores e ministrações...
Se o publico ou fama vai acabar; não sabemos, mas o que sabemos é que poucos mas com qualidade provida do pai estará compreendendo tal posição e expressões declaradas e derramadas pelo Senhor...
Mesmo que parte do publico se dispersem, e criticas sem fundamentos, mal elaboradas e ignorantes caia sobre qualquer ministério, o Senhor estará presente em todos os trabalhos e derramará unção e os povos serão alcançados. A obra de Deus não irá parar e o mover de adoração ocorrido por varias gerações seja transformado em mover de missões.
Louvado seja o nosso Senhor (Pai, Filho e Espírito santo)!
Caso alguém queria contestar, criticar ou declarar algo peço encarecidamente que tal seja enviada para meu

e-mail: silviojuniorgps@gmail.com
Obrigado Pela Atenção!

Unknown disse...

concordo com o prof. silvio Jr., realmente o autor do texto fez uma análise muito superficial, como disse o prof. Silvio " Na critica inicial promovida pelo o moderador ha coisas isoladas que tem uma leve maquiagem da razão" Acho que o autor deveria colocar bases mais sólidas em seus argumentos e não somente uma pessoa, que foi a sua filha, pra fazer a análise da carreira de um ministério que já está há tantos anos na estrada. Já que o autor fala da excelência do DT em suas letras e musicas, ele deveria tbm buscar a excelência na hora de fazer uma pesquisa na hora de escrever o seu texto. Como pesquisadora eu sei e entendo que quando vamos escrever sobre um assunto devemos buscar todas as bases possiveis pra ficarmos muito bem respaldados caso contrario a pesquisa terá muitas falahas.

Mª Alice disse...

Olá Pastor!

Não corncordo quando você diz que o DT não toca mais no coração dos jovens.

Creio que o que aconteceu é que na época da sua filha adolescente, não tinha tantos ministérios no qual esses adolescentes se identificasem.

Depois do DT, surgiram vários outros ministérios de louvor. Com ritmos e adordagems mais compatíveis com os jovens.

Isso não é ruim, Deus tem levantado muitos ministros de louvor na nossa na ação para cumprir o seu propósito.

É muito sério o Sr afirmar que eles não tocam mais os jovens e adolescentes. Escuto o DT desde meus 15 anos. Hoje com 24 continuo sendo tocada e ministrada por Deus, através das músicas deles.

Deus abençoe a sua vida!

Mª Alice

Dádivas de Deus disse...

Post bem fraquinho. Sem referencia alguma. Tanto biblicas, como de matéria. Já faz um tempo que vejo que o DT não é mais o mesmo de antigamente. Mas expressar alguma opinião baseada neste post ai fica dificil, né???

Joao Cruzue disse...

Resposta.

Se o post é fraquinho, o comentario entao... e pior ainda. Ainda mais que desconsiderou o fator tempo: dois anos.