sábado, fevereiro 13, 2010

A publicação de conteúdo cristão-evangélico na Internet

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João Cruzué
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A
Internet é mídia pública e globalizada. É o quarto e maior veículo de comunicação de massa a partir da imprensa. Fonte de difusão e aquisição de conhecimento da atual e próxima gerações. E o "microfone" mais democrático de interação acessível a partir de um Real. Gostaria de compartilhar minha visão, missão, críticas e sonhos de uma blogosfera evangélica responsável
e eficiente. Algo grande por que valha a pena investir tempo e esforço.

A internet é muito rápida. Em uma semana tirou uma Susan Boiller do anonimato e a transformou em estrela de primeira grandeza da música mundial. Também em menos de uma semana tem derrubado pretensões políticas e a credibilidade de campeões do esporte. A WEB é uma vitrine feita para fazer trilhões. O comércio, a indústria, bancos e o terceiro setor estão ali para potencializar o ganho. Eles pagam fortunas a consultores para conhecer cientíiicamente os novos caminhos do êxito.

Há cinco anos comecei publicar meus primeiros testemunhos na WEB. Compartilhei com todos desde então os conhecimentos conquistados dia a dia. A partir de 2007 disponibilizei um tutorial chamado Como Blogar que tem servido de apoio para a Associação de Blogueiros Cristãos e a tantos outros, pois é pública.

Eu tenho uma missão e uma visão para compartilhar

A missão é incentivar e desafiar a toda liderança cristã para que não seja apenas um usuário-leitor na Internet. Trabalho para que todos aprendam como e comecem a publicar conteúdo cristão no papel de publicadores.

Minha visão é simples e pretensiosa. Pela fé eu posso ver milhares de formadores de opinião ocupando os espaços vazios que de há muito são exclusivos de uma imprensa e liderança ostensivamente desfavorável aos princípios cristãos. Ateus, ímpios, incrédulos, homossexuais, artistas, esportistas, jornalistas, repórteres fotógrafos - dizendo o que pensam e induzindo outros à mesma forma de pensamento. Não vamos resolver isto apenas com Blogs - mas é um começo.

Todavia, depois de dar graças a Deus por mais de 20 mil blogueiros publicando na Internet, 7.000 deles na UBE, tenho motivos para preocupações. A maioria dos que conquistaram seus espaços estão repercutindo uma cultura de baixo e médios níveis herdadas da cultura de suas Igrejas. Não há lugar para mediocridade na Internet. Há sede de Deus nos corações das pessoas que navegam pela internet. E o que elas fazem quando abrem um blog ou um site evangélico e começam a ler os comentários nos rodapés? Fogem!

Quando nossas ações contradizem os princípios do ágape neotestamentário passamos a ter cheiro de hipocrisia. Os blogs evangélicos não podem ser "puxadinhos" de uma cultura individualista de gosto mundano que os santos do Senhor rejeitam. E depois de termos semeado e compartilhado nosso conhecimento para colocar um recurso de grande potencial nas mãos de nossos irmãos líderes, o joio ameaça a blogosfera.

Um tirirical de ofensas, difamações, críticas gratuitas, discussões de credos, somados velho farisaísmo daqueles que se especializaram em procurar defeitos e somente defeitos como se olhos de urubus tivessem.

Eu sonho com uma blogosfera evangélica vencedora. Textos que atraiam os olhos e os corações desta e das futuras gerações de leitores. No meu sonho não importa a multiforme manifestação dos aspectos culturais, mas que tenha um bom cheiro: o cheiro do amor cristão. Eu sempre soube que um bom texto é aquele que traz o calor do Espírito Santo em suas palavras, e que o mau texto é aquele que está a serviço da desconstrução de alguma coisa ou alguém.

Antes de concluir quero dizer meia dúzia de palavras: "Procura-se formadores de opinião cristãos." Se não tomarmos juízo, a sociedade brasileira vai perceber muito rapidamente que nós evangélicos não somos dignos de crédito, pois não vai gostar daquilo que ela vê: muito individualismo e pouco amor! Por último, quando for publicar qualquer coisa na internet saiba que você está literalmente dentro uma vitrine global. Não se deixe influenciar pelo sucesso passageiro dos maus blogueiros, construa sua credibilidade virtual passo a passo com muito trabalho, solidariedade e espírito comunitário.


*João Cruzué é um dos ex-administrador da UBE.


quinta-feira, fevereiro 11, 2010

As quatro propostas de faraó


O Mar Vermelho
João Cruzué

Quando Deus apareceu a Moisés no Monte Horebe deu-lhe uma missão quase impossível: Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o Meu povo, os filhos de Israel, do Egito. E tendo (de má vontade) aceitado aquela missão, enfrentou a astúcia do soberano do Egito que não tinha nenhuma vontade de deixar o povo ir. Por quatro vezes Faraó tentou enganar Moisés sem lograr êxito.

A primeira proposta


Então chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Moisés não aceitou, e por duas razões: ele temia que, sacrificando no Egito, os egípcios considerariam o sacrifício uma afronta a seus deuses e poderiam perseguir Israel. Mas o pior não era isso. Deus não aceitaria um sacrifício na terra da escravidão. O Egito simboliza o mundo, lugar do pecado; é preciso sair do mundo para consagrar a vida ao Senhor.

Deus requer mudança. Sacrifício no Egito significa um falso ensino e uma falsa conversão. A mensagem divina é: Arrependei-vos e convertei-vos dos vossos maus caminhos. O "Egito" é um mau caminho - é caminho do mundo. Um pecador para receber o perdão de Deus tem que abandonar o mundo, sair do Egito, e tornar-se para Deus.

O Faraó com tal proposta queria que Moisés e o povo de Israel pensassem que estariam agradando a Deus, mas seu real propósito era que continuassem escravos. O Egito é a terra da escravidão e Faraó simboliza satanás; e Moisés, o libertador, uma figura do Cristo.

Moisés recusou a proposta de Faraó e não aceitou o acordo.

A segunda proposta


Disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe; orai também por mim. Tendo sofrido as conseqüências da quarta praga, Deus estava quebrando o orgulho de Faraó lento e gradualmente. Uma nova proposta Faraó fez, depois de ouvir os conselheiros. Moisés não se deixou enganar pela aparente humildade, pois a trás daquela proposta escondia outra armadilha - sacrificar perto do Egito. Isto significava coxear entre dois caminhos. Morar na divisa do Egito era tão perigoso quanto estar no Egito. Um exemplo: quando Ló, o sobrinho de Abraão, escolheu a campina do Jordão, não foi morar direto em Sodoma. Ao longo do tempo ele foi assentando sua tenda cada vez mais perto, e por fim, foi morar na própria Sodoma. Quem aceita Jesus, mas não rompe com as velhas amizades, é como a semente à beira do caminho, que fica ao alcance do diabo. Se na primeira proposta Faraó queria que Moisés aceitasse um sacrifício de mentirinha, na segunda ele esperava que a mudança também fosse de "brincadeirinha".

A terceira proposta


Mas três pragas tinham caído sobre o Egito. Sete pragas. Moisés ia fortalecendo-se diante dos olhos do Egito e de Israel. Agora ele estava na ofensiva e Faraó, acuado. Disse Moisés a Faraó: Assim diz o Senhor: Até quando recusas a humilhar-te diante de Mim? Deixa ir o Meu povo para que Me Sirva, e em seguida ameaçou com a praga de gafanhotos. Então Faraó querendo mostrar força diante de seus servos, endureceu as negociações. Moisés queria que saísse povo com suas famílias, incluindo velhos, filhos, filhas e o gado para fazer uma festa ao Senhor a uma distância de três dias no deserto. Faraó não concordou: Andai agora vós e os varões e ninguém mais. E os lançou fora do palácio.

De acordo com essa proposta, eles deviam deixar para trás as famílias e o gado. A família é um projeto do Senhor. Seu conceito é divino e uma Igreja forte se faz com famílias bem constituídas. Quando a família vai mal, sofrem a sociedade, a Igreja e toda nação. De que vale o crente ganhar o mundo inteiro para Cristo a custa da sua própria família? É isto que muitos pastores e pregadores estão fazendo. Moisés não aceitou deixar as famílias de Israel para trás; nem os velhos, nem as esposas, nem filhos, nem filhas; como também não ficariam nem os animais. Faraó recusou a proposta de Moisés e a resposta de Deus foi a praga dos gafanhotos, que arrasou com a agricultura do Egito.

A quarta proposta de Faraó.


E Faraó chamou Moisés - em Êxodo 10. 24 - e propôs: Ide e servi ao Senhor, as crianças também podem ir, mas vão ficar as ovelhas e as vacas. Faraó contava com a fuga de Israel para a liberdade. Ao exigir que ficassem as ovelhas e as vacas estava planejando que a fome debilitasse, fragilizasse Israel e quando estivesse assim, iriam se lembrar das cebolas, da comida dos escravos, e votaria correndo com os próprios pés.

Um povo sem vacas e sem ovelhas afetaria diretamente as crianças, pois não haveria leite e a reprodução ficaria comprometida. A esta altura, Moisés além de querer levar a família e o gado impôs uma nova condição: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, para que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.

Moisés aumentou as exigências em vez de diminuí-las. Faraó, irritado, disse que nunca mais queria vê-lo. O Resultado de sua recusa em deixar sair Israel foi a última e mais devastadora das pragas: a morte de todos os primogênitos do Egito. E não houve uma casa no Egito que não acordasse de luto.

A conclusão do negócio


Faraó mandou chamar a Moisés pela última vez. Na calada da noite ele disse: Levantai, e saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel. Ide e servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide e abençoai-me também a mim. "E os egípcios apertavam o povo, apressando-se para lançá-los fora da terra com receio de serem todos mortos pelo Deus de Israel.

E fizeram , pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios vasos de prata, vasos de ouro e vestes. Indenização! E saíram em vitória, livres e prósperos.

Mensagens de João Cruzué

cruzue@gmail.com



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