domingo, março 25, 2018

Pimentas ornamentais - quatro anos depois da gertrudis


Por: João Cruzué

Voltei a cultivar pimentas ornamentais, a partir de sementes de sucessivas gerações de plantas que vieram da gertrudis, este lindo pé de pimenta malagueta anão, que aparece na janela do escritório, em foto clicada por mim, em maio de 2014. Esta pimenteira não suporta frio, também não vinga frutos em ambientes fechados.

Como a gertrudis estava soltando muitos botões de flores,  eu tive de levá-la para casa para que o vento ou algum inseto fizesse a polinização. Com menos de 5 minutos no meu quintal, eu pude ver algumas abelhas, muito pequenas, pousando em suas flores e saindo com as patinhas cheias de polem branco. Depois, eu me lembrei que no muro do quinta havia uma colmeia. 

Quatro anos se passaram. Também  já se forma, pelo menos, cinco gerações de gertrudinhas.

Como você vai ver mais abaixo, uma colmeia de abelhinhas está morando no muro do meu quintal. A qualquer hora do dia, eu as veja pousando nas flores dos meus pés de pimenta. É o que se pode chamar de meio ambiente sustentável, não é?  As abelhinhas gostam do polem das getrudinhas, e estas fazem com que as flores se transformem em pimentinhas. Depois das fotos, veja nosso vídeo, lá em baixo.


Pimentas ornamentais - fotos de João Cruzué

Gertrudis - foto de maio/2014



 Mudas de sementes de sucessivas gerações de gertrudinhas - data: 9 de fevereiro de 2018


 13 de fevereiro de 2018



17 de março de 2018



 Gertrudinhas - 24 de março de 2018


 24 de março de 2018


 24 de março de 2018


Gertrudinha em 24 de março de 2018
(mais ou menos 50 dias de idade)






Fotos e vídeos de João Cruzué
(Se copiar, coloque meu nome e o endereço do meu blog)






Nenhum comentário: