domingo, março 04, 2018

Flores do jardim de Israel

.
Por Viviane Zigelman

A nosso convite, Viviane escreveu um post sobre cultura de Israel, com fotografias das flores de Israel. Ela mora em Israel, é comerciante de cosméticos Made in Israel e edita o blog Israel Compras.


.
כלנית - Calanit (hebraico) ou Anemone Coronária
Mais uma belíssima flor que temos aqui em Israel naturalmente, no inverno. Campos e mais campos avermelhados com o verde, formam lindas paisagem e nós aproveitamos para passear e curtir toda essa perfeição Divina. 

Linda flor que aparece no inverno pelos campos verdes de Israel, naturalmente. Há diversas cores e também conseguimos comprar em lojas de flores ou plantas no inverno, que é quando tem flores... Em outras estações, ficam somente as folhas.


Rakefet (em hebraico) ou Cyclamen



A flor שקד (shaked),  Prunus dulcis

A flor שקד (shaked), é a Prunus dulcis, é a flor da amendoeira. Para ver Israel todo florido com essa beleza Divina, é preciso estar aqui no fim de janeiro, inverno, quando as amendoeiras começam a florir e enfeitar a paisagem como numa pintura. Quem vem pra Israel nessa época, fiquem atentos com suas câmeras ligadas, vale a parada e a foto! 

  1. Azaleia
 No inverno e na primavera, Israel é rico de flores... muitas e de muitos tipos... são muitos israelenses passeando pelos campos floridos nessa época, nos finais de semana, porém, no verão somente as flores mais resistentes ao calor dão o ar da graça, como por exemplo, Hibiscus,  BougainvilleaEspirradeira, etc... Devido a essa falta de cores em nossas paisagens, em cada cidade, vila ou o que quer que seja, é comum vermos azaleias aos montes, em rotatórias, margaridinhas, entre muitas outras espécies de flores... as prefeituras dos municípios se encarregam de florescer Israel manualmente para que não ficamos com a paisagem da seca.


Add captionה - Shkedyah ou Amendoeira
Imaginem campos e mais campos de plantações de Shkedim (amêndoas), no inverno todas floridas... Um paraíso na Terra! Aqui se come muita amêndoa, e para bebês tem até um tipo de creme de amêndoas de passar em biscoitos ou no pão... Tem o leite de amêndoas para crianças alérgicas à lactose, muito saudável. Quando tem jogo, é comum ver os israelenses comendo amêndoas cruas ou torradas, com sal ou natural... também gostam de comer girassol, o que pra mim é difícil, já que lembro meu papagaio comendo isto

Há muitas lojas especializadas na vendas dessas sementes entre outras, castanha do pará, macadâmia, nozes, castanha de caju, etc., e frutas cristalizadas, como por exemplo, papaya, abacaxi, coco, kiwi, morango, tamarindo, banana, maçã, etc.





Nenhum comentário: