domingo, dezembro 31, 2017

Perspectivas de um cristão para 2018


(Ator Robert Powell)

Por: João Cruzué
.
O mundo está se tornando a cada ano um lugar mais perigoso para se viver. De acordo com as profecias de Jesus, feitas no Monte das Oliveiras, escritas no Evangelho segundo São Marcos, 13.3-23, haverá guerras e rumores de guerras. Pestes, fome e terremotos e muitos falsos cristos e falsos profetas especialistas em enganos religiosos. Por outro lado, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Quem anda na presença de Deus não está nem um pouco preocupado, porque foi o mesmo Jesus que disse: "Eis que estou convosco todos os dias".

Em nossos dias, há uma real ameaça de uma guerra nuclear vinda da Coreia de Norte. De um lado está um doido inseguro querendo mostrar um poder que não possui. De outro, um aprendiz de presidente que está tentando falar mais grosso, acossado por um escândalo eleitoral que a cada dia chega mais perto da Casa Branca. A combinação destas duas situações tira a paz do mundo e pode  perturbar enormemente a economia do planeta.

No Brasil, a febre amarela voltou com força ao noticiário da TV. Esta semana, mais um parque foi fechado na Cidade de São Paulo,  diante do aparecimento de mais macacos mortos. Fico imaginando, se o mosquito da dengue, de repente, começar a espalhar o vírus da febre amarela, o sistema de saúde do país pode implodir.

Continuando no tema do Monte das Oliveiras, este mundo já foi abalado por vários terremotos. A Bíblia registra  no livro do profeta Amós (1.1) a ocorrência de um terremoto nos dias do Rei Uzias. O mesmo fato está registrado no capítulo 14.5 do livro do profeta Zacarias. 

Em 25 de maio de 1960, ocorreu no Chile o maior terremoto já registrado nos últimos tempos: 9,5 graus na escala Richter. O sismo produziu um maremoto tão grande que causou destruição do Alaska à Nova Zelândia; do México às Filipinas. Cerca de 15 horas depois do abalo, ondas enormes chegaram à costa do Japão deixando 500 mil desabrigados e 185 mortos a milhares de quilômetros de distância.

Há  quase 7 anos, em 11 de março de  2011, ocorreu o grande terremoto de Kobe.  a blogueira  e irmã em Cristo, Cíntia Kaneshigue registrou o que sentiu, quando morava no Japão com sua família no Japão:

"Depois de cinco minutos, a TV começou a dar o alerta de tsunami para toda a costa do Japão, e de repente comecei assistir em tempo real a a água invadindo ruas, casas e fábricas. A onda não para. Ela vai engolindo tudo que encontra pela frente.

É uma visão aterrorizante.

Eu me senti totalmente impotente, o que poderia conter toda aquela enxurrada... Visão assoladora, carros, barcos, postes e até casas inteiras boiando, sem rumo, barcos vagando no meio das ruas.

Dentro de mim, começou a crescer uma angústia pelas pessoas que moravam nos lugares atingidos. E um profundo agradecimento a Deus por estar longe daquilo tudo. Sentimento de impotência total, só posso mesmo orar pelas vítimas.


Agora, madrugada, [12 horas depois] mais dois abalos fortes e eu não consigo dormir."

Era só o começo. Por causa desse terremoto, houve um grande desastre na usina nuclear de Fukushima. Notícias da época [1] dão conta de que 8,6 mil pessoas morreram e  13 mil estavam desaparecidas.

No Monte das Oliveiras, Jesus também falou dos falsos cristos e falsos profetas no tempo do fim. Quanto a isso, não é preciso escrever muito. A situação das Igrejas Evangélicas no Brasil e no mundo é alarmante. Basta girar o dial do rádio ou observar os canais religiosos na TV para conhecer ou sentir a temperatura morna  de um evangelho estranho. O Espírito Santo é quente e o mundo, frio. A mornidão é  o retrato da influência do mundo pós moderno dentro da Igreja. Uma horda de falsos profetas ou de profetas velhos desviados, andam apregoando um evangelho horizontal, para uma multidão interessada em bens, conforto e prosperidade. Com raras exceções. É o homem e suas necessidades em primeiro lugar. Jesus Cristo, para os apregoadores deste "novo" evangelho é um nome que dá lucro.  

Enquanto o apóstolo Paulo, nos capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios era transparente e íntegro no trato com a coleta para os pobres da Igreja em Jerusalém, pessoalmente eu assisti um falso profeta mandando aos presentes na sua igreja pedir empréstimo no banco para ofertar o dinheiro, como mostra de "fé".  

Algumas Igrejas Evangélicas no Brasil estão fundando partidos políticos. Seus pastores andam muito interessados em divulgar a candidatura de entes familiares, mais até que uma campanha de evangelismo nacional ou  missões.

Enquanto isso, a periferia das grandes cidades está se tornando um território abandonado pelo governo. No vácuo institucional outro poder está tomando lugar: as organizações criminosas do tráfico de drogas. É sabido que no Rio de Janeiro, a Polícia não tem acesso à muitas comunidades. A Capital paulista caminha para a mesma situação, em uma dezena de anos a situação pode ficar idêntica a do Rio.

O que é isto? É o cumprimento da profecia de Jesus, feita no Monte das Oliveiras. A iniquidade  multiplicando-se, o amor dos crentes esfriando-se e a volta de Jesus aproximando-se.

No livro " Os 40 anos finais da terra", publicado pela Editora Record, eu li que nos últimos tempos o próprio satanás iria abrir o peito e atirar no meio da sociedade o que de mais podre há dentro de si. Hoje, temos lido, visto e ouvido  sobre "liberdade" de gênero. Homens que querem ser mulheres, mulheres que desejam ser homens e pessoas que querem ter gênero algum. Entretanto, ainda não estamos vendo a última moda, a podridão das podridões, que é o costume da maligno de a mãe dormir e fazer sexo com o próprio filho.

A resposta de Deus para uma sociedade podre e violenta é: fome, peste, guerra, vulcões, terremotos e meteoros. Sim, meteoros. O escurecimento do sol e a falta da luz da lua previstos em vários livros da Bíblia são as consequências da queda das "estrelas" na terra.  Quanto maior a corrupção, maior será o peso da mão de Deus para que a sociedade perceba que esta terra se mantém unicamente graças ao amor e a graça de de Deus.

E por falar em corrupção, o protagonismo mundial do Brasil é espetacular. Aqui não se rouba apenas milhões. Os escândalos daqui são medidos em bilhões! O financiamento das campanhas políticas é feito com recursos que na maioria das vezes foi surrupiado do bolso do pobre e até do mendigo. Um geração maligna de políticos, salvo muito poucos como exceção. A corrupção no sistema político invadiu templos e denominações. Temos visto a loucura de algumas Igrejas que estão literalmente fundando partidos políticos, tendo pastores famosos como protagonistas. Isto tem um nome: loucura. 

Diante de toda esta situação ruim, o que faremos?

Esta situação já aconteceu antes. A receita bíblica é conhecida  ha quase 3 mil anos.

"Se o meu povo que clama pelo meu Nome se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Nós temos conhecimento do resultado disso.  Um cativeiro de 70 anos. Uma nação sem território por quase 2.000 anos. Um holocausto de 6 milhões de judeus.

Deus é amor, e Deus também é justiça!

Diante dos fatos, As perspectivas para 2018 não são boas. Independentemente disso, para aqueles que amam o Senhor Jesus Cristo, andar na presença de Deus ainda é possível. Jejuar e orar pela alma do seu vizinho, jejuar e orar pelo filho da sua colega de trabalho que está sendo destruído pelo crack e morando no meio da rua, são atitudes de um servo/serva de Deus cujos ouvidos estão ouvindo a voz do Espírito Santo. 


Foto: João Cruzué
Cracolândia em dezembro/17

Há muitas e boas coisas que um cristão fiel pode fazer, em qualquer tempo, pois se a corrupção é contagiosa, a graça de Deus, por outro lado, continua sendo abundante e os ouvidos de Deus continuam atentos às orações dos pais dos filhos pródigos.

Até aqui nos tem ajudado o Senhor.  Uma das  perspectivas diante desta situação horrível no começo deste 2018 é a seguinte: dias da volta do Senhor para o arrebatamento da Igreja estão mais perto. Quanto mais corrupção, mais gerra, mais peste, mais terremotos, mais abominação dentro da Igreja, mais falsos profetas e falsos apóstolos, mais falsos bispos, MAIS perto também está o dia da volta do Senhor.

A outra perspectiva é que o Espírito Santo continua batendo à porta do coração das pessoas, porque Jesus não desistiu das almas perdidas. Ele precisa de você e de mim para levar as palavras do Evangelho. Não importa quem seja nem quantos pecados tenha. Jesus, em 2018, quer salvar a todos. Para fazer a vontade dele, é preciso buscar a sua presença, e aprender a ouvir a voz do Espírito Santo. 

Você entra com a oração e com o jejum em 2018 e o Senhor, com a graça, a cura e o perdão.

Maranata! Ora, vem Senhor Jesus.




.








4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão e amigo Pb. João Cruzue,
A Paz do Senhor!

Passo aqui para agradecer-te as felicitações de Ano Novo, registradas em meu singelo blog, e também retribuir o seu gesto.
Desejo ao amado e todos os seus um Feliz Ano Novo, repleto das bençãos do Eterno.
Saúde & Paz!

Seu conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, João.

Passo por seu blog e deixo aqui, publicamente, os meus votos de um feliz 2018 para você e toda a sua família. Obrigado por suas felicitações, lá no Belverede.

Que o nosso Deus continue a usá-lo como ferramenta de difusão de sua Palavra via internet, que a chama do desejo em ser evangelista via blog continue sempre acesa em sua vida.

Abraço!

Junior Melo disse...

Boa tarde , servos de Deus,

Li o texto e minha alma recebi
um refrigério em saber que Jesus, Senhor do Universo, domina e está conosco até os séculos e séculos .
De fortaleza, saúdo aos amados irmãos com a PAz do Eterno.

Samara disse...

O mundo está cada vez pior, muito bom seu artigo pois não devemos nos preocupar pois Jesus mesmo disse que estará conosco até a consumação do século obrigado por compartilhar conosco, que Deus abençoe!