domingo, agosto 20, 2017

POPULAÇÃO EVANGÉLICA NO BRASIL PROJEÇÃO PARA 2020

.
POR: JOÃO CRUZUÉ



Quero presentear amigos, irmãos e pesquisadores com mais este trabalho de pesquisa sobre dados estatísticos de religião no Brasil. Para quem ainda não sabe, não temos uma fonte de pesquisa que bata à porta de cada família brasileira e pergunte qual a religião que professa. Tantos os dados do IBGE como os dos maiores institutos de pesquisa (Datafolha e Ibope) tabulam dados por amostragem. Tendo feito esta consideração, segue minha projeção com base em duas fontes.


1) Projeções da população evangélica para  2020, usando dados estatísticos do IBGE:




Notas explicativas:  1) AH, significa "Análise Horizontal"; 2) AV, quer dizer "Análise Vertical" 




Como metodologia da projeção, usei os seguintes critérios:


1) Para  encontrar a população Evangélica, apliquei a mesma variação entre os Censos de 2000 e 2010, sobre os dados populacionais de 2010 para projetá-los para 2020, ou seja o mesmo crescimento de 61,45% em 10 anos ou 4,9% por ano.


2) Quanto à variação de crescimento ou redução da quantidade de fiéis de cada Igreja, é algo mais complexo. Apenas utilizei o mesmo desempenho da primeira década para sugerir que, se tudo permanecer igual, o resultado poderia ser igual. 

Observações importantes: O IBGE não preparou questionários, no Censo de 2010, com os nomes das Igrejas Internacional da Graça de Deus, nem com o da Igreja Mundial do Poder de Deus. Acho que deveriam, mas não o fizeram. Também não fez separação entre Igrejas Pentecostais e Neopentecostais. Por outro lado, nem todos os países do mundo publicam estatísticas oficiais sobre religião. Neste ponto, aprecio o esforço do IBGE.


2) Projeções estatísticas com base em pesquisas publicadas pelo o Instituto DATAFOLHA em 28 de dezembro de 2016: 




a) Série Históricas de 1994 a 2015:




a) Em seguida, ainda pelo DATAFOLHA, seguem as estimativas de fiéis por Igreja Evangélica e nossa projeção para 2020.




Quero acrescentar que não adicionei incremento de eventual crescimento a partir de 2015. Mantive a mesma relação dos 30% sobre a população em 2020.

Conclusão: Comparando a projeção 2020 com base em dados do IBGE (32,18%) com a projeção com dados de 2015 do Instituto DATAFOLHA, é possível estimar que no final do ano de 2020 a população evangélica esteja em um intervalo de 32 a 35%.


P.s: como este post me custou mais de 6 horas ininterruptas de trabalho, por favor, se precisar de usar meus dados, solicite autorização por e-mail (cruzue@gmail.com). Certamente vou atender.


.


Nenhum comentário: