sábado, novembro 26, 2016

Fidel Castro deixa Cuba em paz



Ontem, dia 25 de novembro de 2016, o Presidente Cubano Raul Castro noticiou o falecimento do irmão, Fidel Castro, 90.  O título desta postagem tem na semântica mais de uma interpretação, escolha: qual das duas você prefere?



fidel
.
Hola! San Pedro? Donde está la llave? ...Como? Non tengo reservas?

João Cruzue
.
Postado em 19.02.2008
.
Estamos orando por uma grande porta de oportunidade que vai abrir-se em breve em Cuba. Por ela vão passar muitas coisas, mas principalmente o Evangelho . É Por isso que achamos importante nosso OLHAR CRISTÃO naquilo que Deus sempre abençoa: um plano de ação bem costurado com orações. É hora fazer ou tirar da gaveta nossos planos para ajudar na evangelização de Cuba.

Deus ama o povo cubano e deseja intensamente que ele seja abençoado e próspero. Mas para que isso aconteça, esse povo precisa ouvir livremente o evangelho e crer no Senhor Jesus. E para que ouçam e creiam, é preciso que haja alguém muito disposto a pregá-lo ou a contribuir com a Igreja Cubana. Isto é um grande desafio! As hostes da miséria estarão reunidas para que nada mude naquela nação, a não ser para pior.

Ao Continuar com minhas leituras sobre os cristãos envolvidos com política em Cuba, também descobri que existe uma grande empatia do povo cubano pelas religiões afro, mais até do que pelo cristianismo. Reflita sobre isto, para que, quando a oportunidade chegar não achar nossos departamentos de missões des-pre-ve-ni-dos.

O Presidente Lula, não foi à Cuba apenas para fazer uma visitinha a um enfermo. Na verdade, atrás desta visita, ele foi conhecer o novo chefe de governo - o então irmão de Fidel - Raul Castro Cruz - para assinar tratados comerciais, inclusive sobre prospecção de petróleo, na tentativa de competir com o presidente Venezuelano Hugo Chávez - por tais grandes oportunidades de negócio que estão se abrindo com o enfraquecimento do velho "Comandante". E agora voltemos ao nosso comentário de 2007, para que entendendo os considerandos, possamos ler o desfecho do assunto na postagem logo abaixo.

A renúncia de Fidel em favor do irmão Raul Castro, não é um decisão tomada recentemente. Cuba tem o hábito de planejar tudo com muita, muita antecedência. Creio que tanto Fidel quando Raul já chegaram a um consenso: uma aproximação com os Estados Unidos. Fidel não daria o braço a torcer; tudo ficaria mais fácil nas mãos de Raul para encontrar uma saída honrosa. Este fará a abertura enquanto o outro fingirá protestando  veementemente que não está de acordo.

.-.-.

Abaixo nosso antigo texto de agosto de 2007.


"Cuba e os próximos cinco anos"


João Cruzué

Publicado na primeira semana de agosto 2007 no Blog Olhar Cristão e depois re-postado no blog-arquivo de reportagens.

http://olhar-cristao2.blogspot.com/2007/08/cuba-e-os-próximos-cinco-anos.html


Comentários

De João Cruzué para o Blog Olhar Cristão  (2007)


"Dia 13 de agosto de 2007, Fidel vai completar 81 anos. Ele está no poder desde desde 1959, há quase 50 anos. Cinqüenta é um número bíblico muito significativo. A julgar pela saúde de "el comandante", Cuba deve passar de verdade para o controle de seu irmão, cinco anos mais novo, Raul Castro. Se algum dia a revolução foi boa para Cuba, deixou-lo de sê-lo há um bom tempo.


a Ilha tem ensino, esportes, educação, saúde - mas não tem dinheiro. Não se acha nem pasta de dente para comprar nas mercearias. Os atletas cubanos voltaram do "Pan" com as mochilas cheias de produtos de higiene e limpeza, comprados no comércio do Rio.

Nos próximos cinco anos, Fidel não deve estar mais no comando daquele país. A transição do poder pode não ser tão calma quanto Maristela Castro espera. Será uma rara oportunidade, depois de 48 anos, para que o povo cubano alcance a prosperidade que ainda não tem. O próximo governante - seja quem for - terá que proceder uma abertura.

Vai acontecer disputa pelo poder entre Raul Castro e algum líder militar cubano. Quanto tempo esta disputa levará, é o "xis" da questão. Cuba, sem dúvida, vai deixar de ser comunista.

Quanto ao lado religioso, assim que a transição se definir, o povo vai estar com uma sede espiritual tão grande, que buscará por qualquer coisa. Por isso, as lideranças evangélicas latino-americanas devem fazer planos, tirar da gaveta seus projetos de missões, porque a hora está chegando; o povo cubano merece ouvir coisas melhores que os discursos de dez horas de Fidel Castro.

Onde o Evangelho de Cristo é bem recebido, a prosperidade é uma conseqüência. Preparemo-nos, pois, para [ajudar a] pregá-lo em breve na pátria cubana. Oremos por isso".

Maranata!
autor: João Cruzué
Hoje, sete meses depois, aconteceu uma renúncia "light"


.



.

Um comentário:

Claudio Gomes disse...

Deixa em paz depende muito do ponto de vista.
http://harmonianatureza.com.br/ajuda-para-deixar-de-fumar/