domingo, março 15, 2015

Jesus e a toalha do lavapés

.
Lavapés
João Cruzué


São João registrou no Evangelho que na última ceia, Jesus tomou uma toalha e lavou os pés aos discípulos. Na leitura dos livros dos outros evangelistas, podemos ver que antes de Jesus pegar a toalha houve uma discussão entre os doze, para tentar encontrar um lavador de pés.

Vivemos em uma época de muitas palavra e poucas atitudes cristãs. Mas, parece que isto não é coisa apenas de nosso tempo, sendo o egoísmo um terreno fértil onde brota o pecado desde o princípio da humanidade.

Caim se irritou com Deus, porque aceitava a oferta de sacrifício de Abel e rejeitava a sua. Acabou matando o irmão por inveja. Ló procurou escolher o melhor pasto para suas ovelhas, querendo levar vantagem sobre o Tio Abraão. O profeta Jonas desconsiderou o mandado de Deus, pois achava que os ninivitas não mereciam viver.

Essa questão de servir em lugar de ser servido é, sim, o grande diferencial entre os que são cristãos e aqueles que pensam que são cristãos.

Na era dos smartphones e do fast-food, é difícil pegar a toalha e servir. Esta toalha representa a humildade em ação. Sabe-se que os discípulos começaram uma discussão entre eles sobre quem seria o maior. Na verdade, esta discussão existiu porque os discípulos procuram encontrar alguém que ocupasse o papel de servo (o menor entre eles) para que fosse o lavador de pés.

Quando Jesus chegou e viu aquela cena, tirou as vestes, colocou a toalha e foi lavando um por um os pés aos discípulos. Pedro ficou constrangido e não admitia ter os pés lavados pelo Senhor, foi repreendido e aceitou.

Da mesma forma, há em muitas famílias de cristãos o mesmo egoísmo. À mãe é destinado a divisão do trabalho de lavar pias de louças, montanhas de roupas e a limpar a sujeira da casa de todo mundo, porque ninguém há que tire as vestes da presunção e coloque a toalha da solidariedade.

Jesus não estava preocupado com os pés, mas com o egoísmo dos discípulos. Se ele estive hoje conosco é possível que em muitas casas de cristãos ele tivesse que tirar de novo as vestes, para por a toalha e ensinar uma lição de humildade  e de solidariedade.



.

Nenhum comentário: