domingo, março 01, 2015

A cura do leproso II

.
A cura do leproso
JOÃO CRUZUÉ


Semana passada estive escrevendo sobre este tema[1], mas ele ainda não saiu da minha mente. Por isso, fui compelido a deixar aqui outras palavras para  que o Espírito Santo as leve diante dos meus olhos e de quem também estiver precisando.

Marcos1:40-45. "E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, podes limpar-me"(v.40)

O que me chama a atenção no primeiro verso deste texto é a importância de buscar a presença de Deus diante das dificuldades da vida. Tenho observado tantas pessoas se deixarem abater pelo desânimo. E este desânimo tem por trás dele um pensamento. Um pensamento que, em muitos casos são sementes malignas plantadas pelo diabo.  É quase automático, e lá está você com um sentimento de desânimo. Desânimo de ir à Igreja, de se levantar da cama, caminhar um pouco.

O leproso soube de uma oportunidade. Era sua única oportunidade de ficar curado. Imagino que deva ter lutado contra os pensamentos malignos: "Olha, ele não vai querer te ouvir". A realidade é bem cruel: Muita gente tece uma trança de impossibilidades de uma coisa dar certo. Com o tempo isto vira um costume, um costume contagioso. Uma "vida-maria" que se repercute na vida de familiares, colegas, amigos. E na origem de tudo isto a voz do diabo.

O leproso foi curado porque se levantou e foi até o SENHOR. Há uma eternidade entre o significado do verbo ir e o verbo ficar. No ficar estão as doenças não curadas por falta de vontade de ir na Igreja ou se encontrar com o SENHOR. No ficar estão os casamentos em crise, em que os cônjuges preferem ficar do que ir à presença de Deus para orar ou pedir perdão para o cônjuge.

A maneira de ver as coisas daquele leproso era positiva. Ele, de alguma forma percebeu que Jesus estava por perto. Planejou a forma de chegar até sua presença, e no momento certo aproximou-se, dobrou os joelhos e pediu o que precisava. Simples assim, e também foi muito simples a resposta de Jesus: Quero, sê limpo!

Da mesma forma, abra seu coração para as possibilidades de sucesso da sua oração, dos planos e sonhos. Isto é um exercício de fé. Paulo escreveu em II Coríntios que: "Devemos andar por fé e não por vista". Se aquele leproso estivesse olhando para sua pele e visto apenas feridas e carne necrosada ele nunca teria procurado por Jesus. Ele se aproximou de Cristo porque sabia que Jesus tinha o poder de curar.

Sim, Jesus tinha, tem e sempre terá o poder de curar, de perdoar de reconstruir vidas do lixo e casamentos desfeitos. A última palavra sobre qualquer assunto não é sua nem do diabo: Jesus tem a última palavra: Quero, sê curado!  Quero, sua porta de emprego está aberta. Quero, seus pecados já estão perdoados. Quero, seu casamento não vai ser destruído pelo diabo. Quero, esta doença não é para a morte. Quero, sê batizado com o Espírito Santo! Quero, levanta desta cama e anda!

Ô Glória!

Fico imaginando se aquele leproso andasse segunda as palavras da maioria dos cidadãos daquela aldeia, imagino que ficaria longe de Jesus. Mas tenho certeza de que havia alguém ali que o animava. Isto, vai lá que seu desejo se tornará realidade.

Que tipo de voz seus ouvidos estão ouvindo?  A voz de Deus ou a voz do diabo? A que voz você costuma dar crédito? Que tipo de argumento aquele leproso teria para convencer a si mesmo de que mereceria a atenção do SENHOR? Nenhum. A compaixão de Cristo não obedece a hierarquias de pecados. A lepra era um dos maiores sinais do pecado de rebeldia contra Deus, nem por isso Cristo deixou de ter compaixão do leproso.

Da mesma forma, ainda que seus pecados fosse negros como a cor do betume  a compaixão do Senhor seria a mesma. A única diferença está em buscar a presença dele em oração. Aproxime-se, mesmo que a possibilidade de solução do seu caso seja uma em um trilhão. 

Para Deus não há nada impossível, mas ele só vai começar agir na sua vida se você se  buscar a presença dele, se humilhar e abrir a sua boca para pedir o que precisa.  Peça e recebe! Você tem opção de ficar em silêncio, mas se abrir a sua boca com humildade, vai receber a sua bênção.





.







Nenhum comentário: