domingo, fevereiro 22, 2015

Bem-aventurados os que choram


Sermão das Bem-Aventuranças


JOÃO CRUZUE

Minha mãe aprendeu com os presbiterianos o hábito da leitura bíblica diária. De vez em quando ela ligava para mim perguntando sobre determinada passagem bíblica que ela disfarçava não entender. Acho que distância de 900 km  entre nós aumentava a saudade. Ela já se foi há quase quatro anos, mas uma coisa me deixou  muito comovido: a sua Bíblia aberta na mesa da cozinha.

Eu me lembro que antes de voltar para casa, minha irmã e eu fizemos a  última visita ao apartamento que ela morou nos últimos de seus anos. Três semanas antes, durante as férias, eu tinha estado com ela. Agora, a casa estava vazia. Na mesa da cozinha ela tinha deixado sua bíblia, aberta na última meditação.

Este era o assunto principal estava no capítulo cinco de Mateus: "Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e abrindo a boca, os ensinava, dizendo:

1. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;

2. Bem -venturados os que choram, porque eles serão consolados...

Quero abrir esta reflexão nesta segundo bem-aventurança. Isto me veio à mente quando estava ouvindo esta música - Your Eyes - que coloquei no meio, aí do lado, na barra lateral do blog. 

Há dois tipos de choro: o choro de alegria, por exemplo, por ouvir a voz de Deus. Quando Deus fala a minha alma, meus olhos molham e as emoções brotam, mesmo com a Igreja em silêncio. Mas, não foi sobre o choro da alegria que Jesus estava falando. Ele, com certeza, estava falando de um choro de tristeza. Tristeza por uma perda, um quebrantamento de espírito por algum fracasso, perseguição, um choro por  uma injustiça, uma impossibilidade. Era sobre este choro que Jesus estava falando.

Em muitas ocasiões a Bíblia registra que o próprio Jesus chorou, ou se turbou diante de uma situação lastimável, miserável, injusta. Por exemplo, em João 11:33-35, ele ficou fortemente emocionado na casa Marta e Maria, no episódio da morte de Lázaro. Diante da viúva da cidade de Nain que seguia atrás do filho morto, para seu sepultamento.

Por que são  bem-aventurados os que choram e porque serão consolados?

Bem, Jesus não estava falando para qualquer um. As promessas das bem-aventuranças foi um ensino que Jesus transmitiu a uma multidão de pessoas que se ajuntou para ouvir a palavra de Deus.

O choro fora da presença de Deus é um choro inútil. É preciso chegar à presença do SENHOR para ser consolado. Podemos ver isto na própria Bíblia.

As irmãs e os amigos de Lázaro estavam chorando quando Jesus chegou. Maria lançou-se a seus pés e chorando, reclamou: Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. Ao ver muita gente chorando por causa da perda de Lázaro, o próprio Jesus chorou. O resultado do  choro e da oração de Maria foi maravilhoso, quando o Senhor chegou diante do local onde Lázaro estava sepultado, e bradou: Lázaro, vem para fora!

A viúva de Naim chorava atrás do filho morto a caminho da sepultura. Muitas viúvas carregaram seus filhos para a sepultura, mas aquela mulher não viu seu filho ser sepultado. Jesus a viu, aproximou-se e disse-lhe: Não chores. Em seguida, tocou no caixão e falou ao morto: Levanta-te! E ele levantou. O choro de tristeza daquela mãe, daquele momento em diante passou a ser um choro de alegria.

Aceite Jesus Cristo. Procure uma Igreja Evangélica, próxima de sua casa. Procure se encontrar com o Senhor Jesus, faça um concerto com ele. Sem Deus, você pode chorar uma vida toda e nada vai acontecer. Mas, depois que você aceitar Jesus e pedir o perdão de Deus, seus pecados serão perdoados, seu nome registrado no livro da vida, e sua condição de estranho, será trocada pela condição de filho/filha. Agora, quando você chorar, por alguma grande necessidade, os olhos do Senhor estarão atentos, assim como estavam atentos ao sofrimento  da viúva de Naim.

Se você buscar a presença de Deus, o seu choro pode durar uma noite, mas na manhã do outro dia, diz a profecia do salmista, a alegria virá. Aquele que se torna íntimo de Deus é bem-aventurado de várias formas, pois não orará nem chorará em vão, pois o cuidado de Deus com ele é constante. Aquele que toma a atitude de ficar distante de Deus, não será bem-aventura, pois nem seu choro nem sua oração serão ouvidos.


Reconcilie-se com o Senhor ainda hoje. Veja como aqui: Como se reconciliar com Deus








Nenhum comentário: