sexta-feira, fevereiro 20, 2015

A cura do leproso e a graça de Jesus Cristo

|

Texto bíblico: Marcos 1:40-45

A cura do leproso
JOÃO CRUZUÉ

No Evangelho segundo São Marcos um leproso aproximou-se de Jesus Cristo. Naquela época quem tinha lepra não podia se aproximar das pessoas, porque a doença era considerada pelos religiosos como uma maldição recebida por causa de um pecado grave praticado. Contextualizando o assunto, a AIDS é, por comparação, a lepra de nossa época e a graça de Deus o mesmo remédio que curava no passado, cura no presente e vai continuar curando no futuro.

Um dia, Cristo entrou na aldeia onde vivia aquele leproso.  De alguma forma, aquele homem ficou sabendo. Talvez tivesse visto o Senhor chegar, o fato é que fez planos para se encontrar com o Senhor. Quem sabe, não seria única oportunidade que teria para ser curado. O seu coração  ficou ansioso. Como não podia entrar na aldeia,  quando o Senhor saísse ele estaria lá, esperando.

E, quando Cristo  saiu da aldeia, aquele homem com a carne apodrecida pelo pecado correu e se aproximou de repente, dobrou os joelhos, baixou os olhos e OROU: Senhor, se quiseres pode limpar a minha pele.

O leproso estava preparado para três situações: Cristo poderia permanecer indiferente como se "ninguém" estivesse diante dele. Cristo poderia mandar que ele tomasse distância, conforme mandava a lei... Ou também acontecer aquilo que o leproso tanto desejava: o favor de Deus.

Quando Jesus Cristo, viu aquele farrapo humano dobrar os joelhos aos seus pés e ouviu aquela oração sincera, teve grande compaixão. Abrindo a boca, disse três palavras que mudaram para sempre a vida daquele leproso. 

--Quero,  fique limpo!

E tendo dito isso,  a lepra desapareceu completamente e a carne daquele homem ficou limpa de toda lepra. A Bíblia fala que Cristo lhe fez uma severa advertência, para que não voltasse aos antigos pecados. É como se dissesse: Vai e não peques mais! Depois disso, ainda recomendou para que mantivesse silêncio e que levasse ao sacerdote uma oferta pela purificação da Lei de Moisés.

Mas, tendo o ex-leproso saído, começou a testemunhar da sua cura para seus antigos companheiros de lepra. Depois contou tudo para os familiares, vizinhos e aldeões. Falou tanto, que o Senhor Jesus precisou ficar fora de locais públicos.

Que pecado leproso teria ele praticado? Esta reflexão na vai tratar da relação de causa e efeito da lepra e do pecado. Apenas lembrar que na Bíblia, há alguns casos reveladores: Miriam, a irmã de Moisés; o Rei Uzias; e Geazi, o servo de Eliseu.

Mas importante que lepra é a graça de Cristo que traz o perdão para a alma e a cura para o corpo.  Aquele moço agora não era mais leproso, estava curado.  Era um pecador, mas agora estava perdoado!

Da mesma forma que a lepra, algumas outras doenças traz um estigma social. A AIDS é uma delas.  Nos dias atuais produz a mesma tristeza e gera os mesmos preconceitos. Mas, eu não vim aqui para falar da AIDS, mas, sim, da graça de Deus. Esta graça manifestou-se no meio da humanidade por causa do amor de Deus. Deus enviou Jesus Cristo, seu único filho  a esta terra, para revelar a expressão máxima de seu amor para homens e mulheres que necessitam de paz, perdão e de cura.

Não importa se seja a AIDS ou alguma maldita doença incurável. Hoje o perdão de Deus e a cura de Jesus pode alcançar a sua vida. Aquele homem era leproso, mas depois do encontro que teve com Cristo, recebeu o perdão a cura para seu corpo. Ele é um bom exemplo a ser analisado. Cristo nunca virou as costas para alguém que batesse a sua porta. Ao ouvir a oração do leproso, contemplou sua grande coragem e a forma como se humilhou a seus pé. Mesmo sendo Deus, os olhos de Jesus molharam-se e Ele sentiu uma grande compaixão por ele. Estendeu-lhe a mão, tocou aquele corpo cheio de feridas e respondeu: Quero, sê limpo! Cristo se abaixou até ele o tocou com as mãos e o curou. Isto é a revelação do conceito da graça de Deus: o ato de abaixar até nossas misérias e nos estender a mão.

Você está passando por algo extremamente difícil? Sua doença é incurável?  Planeje também seu encontro com Jesus. Como na parábola o pai do filho pródigo, saiba que assim como todo o dia aquele pai olhava para o caminho onde tinha visto seu garoto ir embora, Deus também está esperando uma mudança de atitude da sua parte. Ele deseja que você abandone o medo e se aproxime com coragem e humildade para pedir o milagre para sua vida.
.

Com carinho,  Irmão João.









Nenhum comentário: