terça-feira, janeiro 20, 2015

Sansão e Dalila e o namoro não cristão



Sansão e Dalila
João Cruzué

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, pois, que sociedade pode ter a justiça com a injustiça, e que comunhão pode ter a luz com as trevas? Pelo que saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor, e Eu serei para vós pais e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo Poderoso." II Cor. 6. Sansão é um triste exemplo bíblico, de como a desobediência de um jovem crente a esta ordenança de Deus pode trazer aborrecimentos, infelicidade, desgraça e a ruína da vida sentimental. Fuja deste comportamento. Venha fazer uma reflexão conosco neste resumo da  vida amorosa de Sansão.

Sansão nasceu de um milagre, de uma promessa de Deus. Por duas vezes, o Anjo do Senhor apareceu e fez promessas a sua mãe, porque era um mulher estéril. No tempo determinado Deus cumpriu com o prometido. Sansão nasceu e crescia cheio do Espírito Santo, até o dia em que seus olhos se encantaram com uma mulher de uma família não crente em Jeová.

Desde cedo, o coração de Sansão era atraído por iscas malignas. A Bíblia registrou que tanto seu pai quanto sua mãe o advertiram sobre isto. Mas ficou apenas em uma advertência; não insistiram o bastante, não foram incisivos em suas repreensões. A pedido de Sansão, eles até o acompanharam à casa da primeira mulher de que ele gostara. Deu tudo errado. Foi como mexer em um ninho de vespas. A partir desse episódio, sua vida começou a correr ainda mais perigo. O diabo procurava matá-lo de todo jeito pela mão dos filisteus.

Continuando com sua desobediência, Sansão começou a procurar por prostitutas. Deus não tinha em mente a infelicidade dele, nem aprovava suas atitudes, no entanto, Sansão sempre escolhia o caminho errado. Por isso, Deus apenas adaptou os planos quanto a destruição dos filisteus.

Depois da prostituta, Sansão se enamorou de outra moça também da família dos filisteus. Seu nome era Dalila. Depois que começaram a se encontrar, todo dia, ela perguntava onde estava o segredo de sua força. Ele sempre se esquivava, contando mentiras. Até que começou a se angustiar muito por causa da importunação constante, com que Dalila molestava a sua alma. Foi por isso, que ele revelou que o segredo de sua força era seu cabelo comprido que nunca tinha sido cortado.

Dormindo ele, cortaram lhe cabelo.

-Sansão! Acorda porque os Filisteus estão sobre ti!

Pensando que, como de costume, ele se livraria deles com facilidade, desta vez tinha se enganado. O Espírito do Senhor já o tinha abandonado porque ele prosseguira no caminho da desobediência e ainda mais: abrira seu coração e expôs sua intimidade para uma infiel.

Furaram seus olhos. Puseram-no para a puxar uma pedra de mó, para moer trigo para os filisteus. Como um animal e, ainda por cima, sem os olhos. No fim, ele cumpriu o propósito de Deus quanto a destruição dos filisteus, mas foi a custa da própria vida.

Sansão morreu jovem, não teve um amor verdadeiro, não se casou, não formou um lar e não deixou filhos. Era fruto de uma promessa mas pôs tudo a perder pela desobediência insistente em cobiçar mulheres mundanas.

Para sua meditação:

O fiel deve procurar por uma moça cristã de verdade para namoro e casamento - e vice versa. A Bíblia aconselha isso tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Infelizmente, todo dia, tem um cristão saindo dos limites estabelecidos por Deus. O diabo continua lá, na espreita: enganando e destruindo a vida de muitos jovens que têm procurado imitar Sansão.

Se este é o seu caso, pare! Não se engane nem se deixe enganar. Namoro de cristão é com uma pessoa crista, com um detalhe importante: sempre na direção do Senhor. Você ora, espera, e o Senhor prepara o seu par.

Quando Ele falar ao seu coração, aí sim, você começa namorar. Namoro com garantia do Senhor sempre dá certo! Vale a pena  andar na presença do Senhor e confiar Nele!




2 comentários:

Anônimo disse...

Exelente estudo

Joao Cruzue disse...

Obrigado pelo comentário. A Paz.