quarta-feira, janeiro 07, 2015

Perguntas e Respostas sobre Namoro e Casamento


Por: João Cruzué

Namoro cristão
A maneira mais fácil para um jovem cristão desviar-se do propósito inicial de Deus é se casando com a pessoa errada. Tenho recebido muitos e-mails de irmãos que têm dúvidas quanto ao namoro, como de outros que já se casaram fora do propósito de Deus e estão com a vida sentimental em pedaços. A Bíblia diz em Provérbios 18:22 que o crente que acha uma boa esposa, foi abençoado com o favor de Deus. Não fiz doutorado em assuntos sentimentais, todavia estou casado há 31 anos e as filhas que o Senhor presentou a minha esposa e a mim estão firmes na Igreja, nesse sentido, posso dizer que minha casa e eu servimos ao Senhor. Este artigo tem o propósito de ajudar jovens cristãos solteiros sobre algumas dúvidas sobre vida sentimental, e a maneira mais fácil, que vejo, é através de perguntas e respostas.

1. PARA QUE SERVE O NAMORO?

O namoro serve para conhecer um pouco mais sobre o que cada um pensa, que perspectiva tem para os anos vindouros, o que está fazendo no momento (trabalho, estudos...), detalhes muito importantes para perceber de antemão um pouco de como a pessoa é. Isto é particularmente difícil, pois quando as pessoas engatam um namoro, na maioria das vezes, já está comprometida emocionalmente. E, assim, todos os defeitos de caráter, forma de pensar, perspectiva de vida já não podem ser analisados com a razão, isto é, de forma crítica.

2. QUANDO SE DEVE INICIAR UM NAMORO CRISTÃO?

Eu creio que a prioridade de um adolescente/jovem nos dias atuais são os estudos. Quem casa, certamente, vai constituir uma família. Ter um filho, principalmente, para a mulher é uma tarefa mais pesada que de um homem. Explico: se ela estiver estudando, vai precisar interromper seus estudos. Se sua carreira demanda muita aplicação nestes estudos, pode ser que o tempo para cuidar do bebê influa na conclusão do curso. Hoje, sem uma formação acadêmica, via de regra, haverá dificuldades para se sustentar um lar. Por isso, passando os primeiros impulsos da paixão de adolescente, imagino, processo normal de constituição psicológica de uma pessoa, a prioridade deve ser os estudos. Estudar para garantir o sustento de um lar sem sobressaltos. Voltando ao o cerne da pergunta, o namoro cristão pode até se iniciar antes da conclusão de uma graduação, mas os dois devem saber que a prioridade entre namoro e estudo fica com o último. Nada mais, nada menos que bom senso.

3. COMO INICIAR UM NAMORO CRISTÃO

Posso falar de minha experiência pessoal. Deus foi muito bom para mim. Eu olhava para as filisteias, principalmente no trabalho, mas Deus sempre fazia as coisas darem errado - antes mesmo do começo. Eu disse OLHAVA. Na Igreja, nunca namorei para reforçar minha autoestima, coisa que era bem resolvido. Quero dizer com isto, que não aceitava a companhia de uma moça para exibir aos outros que era um pavão. Esperei ter condições de sustentar um lar para ter um namoro curto e me casar. Em um dia de aniversário, Deus mostrou a moça que viria a ser minha esposa. Nunca procurei profetas, ou frequentar a casa de irmãs videntes para saber se era com fulana ou beltrana com quem iria me casar. Acho isto um erro. Você vai se casar com quem merece: a boa esposa e o bom esposa é uma bênção de Deus. Eu diria que a ansiedade em querer saber, deve ser a causa de 90% ou mais dos casamentos que não deram certo.

Sobre profecias de namoro ou casamento. Não posso dizer que todas as orientações de profecias vêm de um espírito de engano. Isto seria leviano de minha parte. Mas conheço resultados neste terreno. Cuidei de uma Igreja, e lá conheci um casal muito muito atuante. Ela tinha feito seminário, entendida em Teologia; ele pregava muito bem e era do tipo "fogo puro". Com o passar do tempo tive problemas com ele. Explico: gostava muito de andar com os rapazes da Igreja, Resumindo, a esposa dele não conseguia acreditar que seu marido era homossexual. Fato que ficou provado e comprovado. E eu me perguntava: Como uma jovem seminarista, crente fiel, fervorosa se casou com aquele rapaz? Minhas observações e perguntas me levaram à resposta: Ouvindo uma profecia mentirosa! Este é o ponto: Se até a Bíblia manda testar os profetas para ter certeza se não falam pela carne ou por um espírito de engano - muito frequente nos textos dos profetas bíblicas, então uma profecia sobre namoro ou casamento não é de forma nenhuma uma referencial para uma certeza se é ele ou é ela. Quem for prudente, que ande na presença do senhor, para fazer a escolha certa ouvindo a voz do Espirito Santo.

4. COMO ENCONTRAR A PESSOA CERTA?

A primeira regra é: sirva bem ao SENHOR na sua Igreja. A receita bíblica deste conselho está nos primeiros versículos do Salmo 37. Agrada ao Senhor, sirva de coração ao Senhor, seja um(a) jovem compromissado(a) com o trabalho na Casa do Senhor. Igreja não é composta por um grupo de panelinhas antropofágicas, nem um cabo de guerra entre lideranças. Isto são características de quem vive na carne (Gálatas 5:15-17). Olhe bem, isto é muito comum nas congregações de nosso tempo. Os frutos do Espírito são o que o Senhor procura na Igreja (Gálatas 5:22-26). A maior garantia de receber o favor de Deus, principalmente, na vida sentimental é ser sincero com Deus e com a Igreja. Servir ao Senhor com alegria e sem preguiça é uma das condições para receber de Deus a esposa ou o esposo certo. A outra condição é estar atento aos mal-entendidos do Diabo. Explico: não aceite indicações de namoro de outras pessoas. É você que deve ver com os próprios olhos. Você pode acertar em tudo: estudos, dinheiro, carreira, negócios, mas se for um cristão e se casar com a pessoa que não foi Deus que preparou - prepare-se para sofrer pelo resto da vida. Oriente-se por suas orações; Deus não tem pressa. Enquanto existir uma dúvida no seu coração, alguma coisa está errada. Veja a promessa do Salmo 40: a paciência com esperança foi a condição para que Deus ouvisse a oração de Davi. Não procure profecias, use a oração para conversar com Deus sobre suas dúvidas e preocupações. Deixe que o Senhor decida por você. Ele não vai aparecer em sonhos ou visão para lhe dizer que é a pessoa A ou a B. Guie-se pela paz que você vai ter no seu coração, este é o principal sinal da resposta de Deus para a sua dúvida. Decida com um coração calmo. Medite sobre isto em Colossenses 3:15.


5. POR QUE ME CASEI NO SENHOR E MESMO ASSIM PASSAMOS POR DIFICULDADES

Cada cônjuge foi criado em uma cultura familiar. Um lar é a união pelo casamento de um homem e uma mulher com diferenças. Deus usa pessoas diferentes para se complementarem. Naquilo que um é deficiente, o outro não é. O lar não é um um espaço onde um manda e o outro obedece. Eu creio, que é nesta situação os potenciais de cada um serão podados. Quem manda no lar cristão é o Senhor Jesus; nas situações complexas, as decisões em conjunto serão mais acertadas.  A Bíblia foi escrita em tempos remotos, mas foi inspirada pelo Espírito de Deus. Um lar onde o esposo diz "A" e a esposa contradiz com "B", é o caminho mais curto para produzir filhos que vão contrariar os pais. A linha de autoridade deve existir, para que haja respeito aos limites. Isto não quer dizer que em tudo o marido manda e a mulher só obedece. O consenso deve ser a três. Esposo, Esposa e Senhor Jesus. É difícil? É! Mas é o padrão. O amor é o cimento do Lar. O respeito à forma de pensar da esposa e do esposa é uma base sólida, pois o cristão segue a paz. Nas confusões, teimosias, tirania e imposições, quem vai se utilizar da brecha é o diabo.


6. E QUANDO TUDO DER ERRADO E O LAR ESTIVER DESMORANDO?

Somos cristãos, porque algum dia, lá atrás, aceitamos o SENHORIO de Cristo. Quando o lar está naufragando é porque Cristo já não mais está no barco. Entretanto, ainda que tudo pareça perdido, a decisão acertada  a fazer é ir para o quarto, fechar a porta, se humilhar debaixo da potente mão do Senhor, pedir perdão e o socorro do Senhor. No capítulo 30 do Primeiro Livro de Samuel mostra uma situação análoga. A família de Davi e de seus amigos tinham sido levadas pelos amalequitas. Amalequitas, na visão espiritual de hoje, são demônios que atacam em momentos de fragilidade. Enquanto todos se desesperaram, Davi foi buscar a presença do Senhor. No Noto Testamento, em Tiago 4:7 está escrito: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de voz. São dois textos, a teoria do último está bem aplicada no primeiro.

BH, 07.01.2015

Comentário final: Poderia escrever mais algumas coisas, mas creio que o que está escrito nas respostas deste questionário, coloco à disposição do Senhor para que Ele as leve até a tela de quem está precisando ouvir. Eu procuro escrever, para servir ao Senhor e glorificar o nome dele. Caso queira usar meu texto, por favor escreva antes para mim: cruzue@gmail.com

João Batista Cruzué: é Presbítero da Igreja Ev. Assembleia de Deus e servidor do Tribunal de Contas do Estado de SP.


5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelos 31 anos de casado e bem casado.
Obrigada por compartilhar da sua experiência.
Quanto tempo de namoro vocês tiveram antes de casar? Tiveram algum obstáculo antes do casamento?

Joao Cruzue disse...

Como eu tinha feito prova pessoal com Deus, já trabalhava por conta e tinha comprado casa, namoramos durante seis meses e nos casamos em um ano. Todavia, minha filha namorou uns cinco anos, quando seu noivo teve condições financeiras, casaram-se. Eu não tive problemas durante o namoro nem no noivado.



Anônimo disse...

A paz meus queridos, gostaria de estar divulgando meu blog Nada é Impossível pela Fé, criamos um proposito de estar falando do amor e da verdadeira salvação de Jesus Cristo. Por meio do blog podemos estar postando vários estudos sobre a fé, salvação, justificação e etc. Com o intuito de trazer edificação e crescimento na palavra de Deus a todos nós. Obrigada e Deus te abençoe! Guilherme & Paula

Unknown disse...

Olá estou precisando de ajuda conheci uma garota que é serva de Deus e eu também só começamos a nos gostar sem se falar um para o outro porém no Face ela confessou comigo e eu também para ela ela tem 25 anos e eu tenho 18 só que ela já trabalha e eu ainda não o que devo fazer devo procurar emprego antes de começar a orar para ver se é da vontade de Deus ou Devo continuar orando Assim como nós já estamos favor me ajude estou com muitas dúvidas

Anônimo disse...

Se um casal, uma garota faz consagração, é necessário que para namorar com ela, ele também deva se consagrar? Ou um namoro santo ainda é permitido à ambos?