domingo, janeiro 18, 2015

Música Clássica no Spotify.com

.
Por João Cruzué

Dona Glória da Natividade Cruzué, minha  saudosa mãe, gostava de música clássica, principalmente, solos de piano. Lá por 2005 eu reuni algumas coisas de Mozart, Beethoven, Chopin e Thaicovsky, coloquei em um CD e ela adorou. Seu gosto pela música vinha das Missas cantadas em latim pelo coral de moças (anos 40) da cidade de Guiricema. Sua maior decepção foi quando meu avô a retirou no coro. Nestes meus últimos dias de férias, andei reativando um perfil do Blog Olhar Cristão no Facebook e dei de cara com o Spotify. Ele já estava no meu computador, mas não tinha a menor ideia do que seria.

Fiz a instalação (rápida) e comecei a colocar o nome de artistas do gospel nacional. André Valadão, Nívea Soares, Diante do Trono, Aline Barros...Depois fui para a busca do gospel americano (poucas novidades) e assim fui. De repente me deu um estalo na mente: João Carlos Martins, dizem o maior pianista das músicas de Bach. Uma vez ele recebeu um outro pianista do Canadá e o ensaio dos dois foi transmitido pela TV Cultura. Neste ensaio ele usava um piano Baldwin, como dizem os paulistas, "meu" a sonoridade daquele piano perto do Fritz Dobert é muito diferente. Eles tocaram trechos românticos de Bach. Pessoalmente gosto de Mozart (porque é alegre), Chopin (porque mexe com minha alma) e alguma coisa de Schubert (Serenade).

Spotify - Tela com player com João Carlos Martins

Tenho um colega de trabalho que ama música clássica, mas sempre que vamos procurar João Carlos Martins, não há nada na praça para comprar. Mas, tive uma grata surpresa com o Spotify. Depois dos primeiros resultados da pesquisa, descendo no player, você começa a ver "Essential Bach" de 2009, com o Cravo bem Temperado, Depois outro álbum: João Carlos Martins - The Complete Bach Collection com 19 CDs, com mais de 25 performances em cada um. Depois outros quatros CDs de 2008. Por exemplo, agora estou ouvindo a Abertura nº 3 em Ré maior (Air on a G string). Ainda tem um álbum de 2002, execuções de piano de Haydn e Mozart. Part Inventions de 1994 e outros CDS inteiros.

Uma coisinha a mais antes de terminar: Se você fizer a pesquisa em nome dos artistas clássicos: Mozart, Schubert, Liszt, Rachamaninof, Mendelson, Beethoven, Haydn, Clementi, Pleyel, Brahms, Ravel, Procofiev, Dvorak, Thaicovsky, Schumann.

Quando falei acima de CDs, entenda: uma por uma, todas as músicas para você ouvir. Você nunca vi tanta música clássica junta. Se for ouvir cada uma de cada artista, vai precisar um mês inteiro, ou dois, ou três... Duas sugestões simples: Noturno em Lá bemol maior de Liszt e os Noturnos 19  e  20 de Frédéric Chopin. Este último, é tocado pelo protagonista do filme "O Pianista" de Roman Polanski. E uma terceira sugestão: "Gloria in excelsis Deo" de Antonio Vivaldi. E se gosta do som do cravo com duetos de violino, veja François Couperin.

Se você gosta de música clássica, spotify é o lugar. Os primeiros 30 dias são de graça, para você experimentar. Depois, 15 reais por mês, com direito a ouvir as músicas em smartphones, computador, tablets e notebooks. Eu estou na fase de experimentação. Pelo que você já leu neste texto, foi além de minhas expectativas. Olha que ainda nem falei da pesquisa musical evangélica rápida para escolher hinos para colocar em corais de jovens, senhoras e adolescentes, começando pelos Arautos do Rei.




Nenhum comentário: