domingo, dezembro 21, 2014

Pastor Hector Hunter Wright, superintendente da Assembleia de Deus em Cuba, passa para o Senhor


Pastor Hector Hunter Wright - (? - abril/2014)
João Cruzué

Fiquei surpreso com a nota de falecimento do Reverendo Pastor Hector Hunter Wright, Superintendente geral das Igrejas Assembleias de Deus em Cuba, ocorrida em 29 de abril de 2014. Mais surpreso fiquei, quando não vi nenhuma publicação da notícia em língua portuguesa. Por uma questão de justiça, não poderia deixar de registrar, aqui, um pouco da história deste homem de Deus.

O Pastor Hector era viúvo da irmã Dania Hunter, falecida de um mal súbito em dezembro de 2012

Já conhecia o Pastor Hunter, pela troca de alguns e-mails, principalmente em 2008, quando a região norte da Ilha sofreu muitíssimo com a passagem de dois tremendos furacões: Gustav e Ike. Em 2007, por ocasião do Dias dos Pais, também recebi um e-mail muito gentil do Pastor. Também sabia de uma chateação sua, com relação a má recepção da Igreja Brasileira, por ocasião  do 2º Congresso Mundial das Assembleias de Deus. Fato também reclamado, eu soube,  pelos irmãos da Assembleia Portuguesa.

---------------------

Tradução de artigo do Cross Map

Autora do artigo Amber Weigand-Buckley 

Tradutor: João Cruzué

"Na Terça-feira, 29 de Abril [2014], o Reverendo Hector Hunter [Wright], Superintendente Geral das Assembleias de Deus em Cuba durante 17 anos, passou para a glória do Senhor. Somente em suas últimas semanas, o Pastor Hunter foi capaz de ver realizada uma das suas visões: a unificação de um programa de Educação cristão sistemático em Cuba.

O Reverendo Hunter esteve implicado na liderança de igreja na Cuba durante 28 anos. Ele pastoreou quatro igrejas, e foi o membro do Presbitério  Executivo da AD de Cuba. Ele foi o líder nacional dos Embaixadores de Cristo - o departamento juvenil nacional - antes de ser indicado para o posto de Superintendente Geral. Sua paixão era zelar pela unidade da Igreja dinâmica que ele conduzia.

Sob a liderança do Pastor Hector, a Igreja Assembleia de Deus de Cuba experimentou um crescimento fenomenal. Devido à necessidade constante ao discipulado tanto novos crentes, como candidatos a cargos pastorais, a igreja cubana nunca ficou sem educação cristã. Durante as todas das mudanças dramáticas em Cuba, a Igreja nacional sempre encontrou caminhos para ser inovadora.

Antes de seu falecimento, ele viu o nascimento de uma Comissão Nacional Cubana de Educação [religiosa] que reuniu todas das entidades educativas embaixo de liderança cubana forte para transportar a Igreja ao futuro. Agora, cada crente de qualquer nível possui um meio de crescer e ser equipado para o ministério. Isto foi a paixão de reverendo Hunter e o sonho que ele viu realizar ainda em vida.

Um exemplo de crescimento dessas instituições é a Universidade Global, que agora  é capaz de prover uma graduação acreditada nos EUA para 3,000 ministros e obreiros cubanos. Em 2010, o Pastor Hunter contribuiu para o lançamento  da Universidade Global- Cuba. Ele traçou um objetivo em que  3,000 ministros cubanos e obreiros laicos fossem matriculados no programa. A inscrição de 3,000 estudantes foi registrada até meados de Abril. Enquanto se afligia com a perda do Irmão Hunter, a Igreja celebrava a conquista de uma das suas visões.

O Superintendente Geral das AD nos Estados Unidos, Pastor George O. Wood, externou os sentimentos mais profundos e compaixão à família do Irmão Hector. As Assembleias de Deus apreciavam grandemente o ministério do Irmão Hunter e seu fiel serviço à causa de Cristo - afirmou o Irmão Wood. 'A eternidade revelará as numerosas vidas transformadas para o Reino de  Deus e Assembleias de Deus em Cuba por aqueles muitos anos de serviço do seu Superintendente Geral. Considero o Irmão Hector Hunter um dos grandes heróis da Fé. Ele foi o homem de Deus no tempo de Deus para as Assembleias de Deus em Cuba. Ele também  foi um grande líder entre as Assembleias de Deus Mundiais.


Fim---


Comentários finais: Uma biografia (parcial) do Pastor Hunter foi publicada pelo enrichment journal das Assembleias de Deus dos Estados Unidos. Com relação ao novo Superitendente da AD cubana  informações dão conta que o Pastor Eliseo Villar Acosta assumiu a Superintendência Geral da Igreja. Ele pastoreia a Congregação Fonte de Vida na Cidade de Havana.


2 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Irmão João Cuzue,

A Paz do Senhor.

Para mim uma surpresa, parabéns pelo furo de reportagem aqui na Blogosfera cristã.
Saúde& Paz!

Joao Cruzue disse...

Pastor Carlos Roberto, fui muito honrado com sua visita e comentário. Que a mão do Senhor continue prosperando em sua vida, família e ministério. Obrigado pela sua visita.

É bem-vindo, sempre.


.